sexta-feira, 28 de setembro de 2012

LEUU - livros usados



A LEUU é site de classificados exclusivamente dedicado a livros escolares e universitários usados. Procura livros mais baratos? Quer vender os seus que já não precisa? Este é o lugar: http://leuu.pt/

imagem retirada de boasnoticias.pt


quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Cadernos do Pavilhão do Conhecimento


O Pavilhão do Conhecimento disponibiliza online materiais de apoio às exposições efetuadas.
De entre estes recursos, estão cadernos relativos à sexualidade, ao corpo humano e ao cérebro, este  ultimo com o titulo “Pequenas células cinzentas – Grandes Pensamentos – um caderno temático sobre o cérebro.”(AQUI)  ou aqui.
Os restantes cadernos estão aqui.

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Declaração de Retificação nº 51/2012


Encontra-se publicada a Declaração de Retificação nº 51/2012. D.R. nº 184, Série I de 2012-09-21, da Presidência do Conselho de Ministros - Secretaria-Geral que retifica a Portaria n.º 243/2012, de 10 de agosto, do Ministério da Educação e Ciência, que define o regime de organização e funcionamento dos cursos científico-humanísticos de Ciências e Tecnologias, de Ciências Socioeconómicas, de Línguas e Humanidades e de Artes Visuais, ministrados em estabelecimentos de ensino público, particular e cooperativo, e estabelece os princípios e os procedimentos a observar na avaliação e certificação dos alunos, publicada no Diário da República, 1.ª série, n.º 155, de 10 de agosto de 2012.
Aceder aqui.

terça-feira, 18 de setembro de 2012

10 técnicas psicológicas para arranjar um novo emprego


Trata-se de um texto (em inglês), que se encontra no blogue  de psicologia, PsyBlog , que o podem ajudar na preparação para um novo emprego.
As orientações apresentadas, são fundamentadas com a investigação científica na área da psicologia.

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Declaração de retificação nº 46/2012

Encontra – se publicada a Declaração de retificação nº 46/2012 DR nº 180, Série I de 2012 – 09 – 17, da Assembleia da República que  retifica a  Lei n.º 51/2012, de 5 de setembro, que aprova o Estatuto do Aluno e Ética Escolar, que estabelece os direitos e os deveres do aluno dos ensinos básico e secundário e o compromisso dos pais ou encarregados de educação e dos restantes membros da comunidade educativa na sua educação e formação, revogando a Lei n.º 30/2002, de 20 de dezembro, publicada no Diário da República, 1.ª série, n.º 172, de 5 de setembro de 2012. Aceder, aqui

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Carreiras internacionais


O CIEJD lançou um novo sítio Web que visa promover a divulgação de oportunidades de emprego e estágio em organizações internacionais.
Através do endereço Carreiras Internacionais o Centro de Informação Europeia Jacques Delors (CIEJD) passa não só a disponibilizar as diferentes ofertas de emprego e estágio que vão sendo publicadas por diferentes organizações internacionais, mas também a proporcionar informações sobre como concorrer, dados relativos à preparação para exames, testemunhos, FAQ e uma agenda de sessões de informação.
O objetivo do projeto consiste em contribuir para reforçar a presença de portugueses nas instituições e organismos da União Europeia e de outras organizações internacionais, multiplicando simultaneamente o leque de oportunidades de trabalho para pessoas à procura do primeiro emprego ou já com experiência profissional.
Fonte: CIEJD e Blogue Universia.

Portaria nº 275 - A/2012

Encontra-se publicada a Portaria nº 275 - A/2012.DR nº 176, Suplemento, Série I de 2012 - 09 - 11, do Ministério da Educação e Ciência que regula o ensino de alunos com currículo específico individual (CEI) em processo de transição para a vida pós-escolar. Aceder aqui.

Perguntas frequentes, respostas aqui:
http://www.dgidc.min-edu.pt/educacaoespecial/index.php?s=directorio&pid=5

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Coimbra de Matos - Quanto menos se sofrer melhor

Entrevista de Paula Torres de Carvalho a António Coimbra de Matos,  psiquiatra e psicanalista, publicada no Jornal Publico a 30 de maio de 2000, com o título Quanto menos se sofrer melhor, no meu outro blog, na Etiqueta Entrevistas 

Por esta entrevista, compreenderá melhor o que é a Psicanálise. 

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Estatuto do Aluno e Ética Escolar

Já se encontra publicada a Lei n.º 51/2012. D.R. n.º 172, Série I de 2012-09-05, da Assembleia da República que aprova o Estatuto do Aluno e Ética Escolar, que estabelece os direitos e os deveres do aluno dos ensinos básico e secundário e o compromisso dos pais ou encarregados de educação e dos restantes membros da comunidade educativa na sua educação e formação, revogando a Lei n.º 30/2002, de 20 de dezembro. Aceder aqui.



segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Legislação regional CEF, EFA...

Trata-se de legislação muito importante referente a cursos profissionalizantes (dupla certificação), a nível da RAM (Região Autónoma da Madeira).

Portaria n.º 72/2011 - Altera a Portaria n.º 118/2005, de de 14 de Outubro, que definiu a organização, o  desenvolvimento, a avaliação e acompanhamento, bem como as tipologias e respectivas matrizes curriculares dos cursos integrados na oferta formativa de educação e formação.

Portaria n.º 73/2011 - Altera a Portaria n.º 53/2006, de 22 de Maio, que estabeleceu os princípios e procedimentos a observar na avaliação sumativa externa, nos exames de equivalência à frequência, bem  como os seus efeitos, e aprova os modelos de certificados e registo, respeitantes à oferta formativa de educação e formação.

Portaria n.º 74/2011 - Altera a Portaria n.º 80/2008, de 27 de Junho, que adapta à Região o disposto pela Portaria n.º 230/2008, de 7 de Março, quer às estruturas existentes na Região e organismos competentes, quer às políticas, objectivos e metas traçadas a nível regional, bem como à sua dimensão e respectivas necessidades de qualificação da população, com vista a criar as condições necessárias à viabilidade do funcionamento dos cursos EFA e das formações modulares na Região.

ACEDER às Portarias, AQUI

domingo, 2 de setembro de 2012

O que pode ser a criatividade

Os maiores criativos copiam e transformam obras de outros. Isto pode ser considerado criatividade.
“We are not self-made. We are dependent on one another. Admitting this to ourselves isn't an embrace of mediocrity and derivativeness, it's a liberation from our misconceptions.” Kirby Ferguson.
Conferência em 9 línguas. Também em: http://www.ted.com/talks/kirby_ferguson_embrace_the_remix.html