segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Projeto P3M



O Projeto P3M pretende estudar as práticas profissionais de professores de Matemática e as condições da sua transformação.
Poderá ser uma fonte de recursos.

Destaca-se o Seminário "Práticas Profissionais dos professores de Matemática" a realizar a 15-16 fevereiro 2013

imagem retirada daqui

sábado, 26 de janeiro de 2013



O Perigo da internet - pense duas vezes antes de colocar certos conteúdos (Textos, fotos ....), na Net (blogues, redes sociais ....).

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Rede Social para as escolas




Conheça a Weduc,a evolução da rede social

A Weduc é um serviço na nuvem, que une aprendizagem, gestão do conhecimento e comunicação para interligar a comunidade da sua instituição num ambiente web, interativo e completamente seguro.
Não exige da sua instituição nenhum novo investimento em hardware.
É só aceder à internet, seja do seu computador, tablet ou telemóvel, e desvendar o universo Weduc: conhecimento, aprendizagem, comunicação e interatividade.

Está em: http://weduc.com/



sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Sociologia/Psicologia

Peter Blake, the Meeting or "Have a nice day, Mr Hockney"

Uma distinção entre o objeto de estudo da sociologia e o objeto de estudo da psicologia:
“O individuo social está dividido por lógicas heterogéneas que o constituem, o individuo psicológico compõe a ilusão da unidade.”
Jean-Claude Kaufmann* O Labirinto Conjugal Editorial Notícias.
O quanto pode ser interessante explicar e compreender, como cada um se “vai fazendo à vida”, num caminho que está sempre incompleto!
Sem precisão absoluta. Pelo modo pessoal como interpretamos e abordamos o nosso mundo, o dos outros seres e o das coisas. E nos esforçamos pela coerência.
É um campo de estudo da Psicologia
* Sociólogo 
TENHA UM ÓTIMO Fim-de-semana

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Eduardo Sá – Vídeojogos


O Prof Eduardo Sá, psicólogo, que eu muito admiro, é entrevistado pelo programa Falar Global. O tema é vídeojogos, aqui (entrevista de 12.1.13)

A afetividade ligada à inteligência e à competência científica.
MUITO BEM DITO. COMO SEMPRE!

Autismo - Guia Prático



É um recurso da Associação de Amigos do Autismo,  da autoria de Marco Reis, cujo download pode ser feito AQUI..

No mesmo site poderá ter acesso a outros documentos, nomeadamente, sobre a avaliação cognitiva e funcional.

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Guiões de Educação Género e Cidadania

Os Guiões de Educação Género e Cidadania constituem uma iniciativa da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género.
Os Guiões são instrumentos de apoio para profissionais de educação – Educadores/as de Infância, profissionais dos Serviços de Psicologia e Orientação e docentes do ensino básico.
Estão disponíveis online (em versão integral).


( AQUI ) Pré -escolar


(AQUI ) 1º ciclo


( AQUI ) 2º ciclo


( AQUI ) 3º ciclo


Retirados de http://www.cig.gov.pt/

domingo, 13 de janeiro de 2013


A literacia financeira é a capacidade de compreender os assuntos ligados ao dinheiro, gerir crédito e débito e tomar decisões financeiras saudáveis.
No sítio do projeto sobre Literacia Financeira poderá aceder ao livro de exercíciosCompetências de literacia financeira para formandos adultos, em financial-literacy.eu.

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Portal "A sua Europa"


No Portal A sua Europa – tudo sobre ajuda e aconselhamento para os cidadãos da EU e seus familiares, sobre os temas:

- Viajar
- Trabalho e Reforma
- Viver no estrangeiro
- Educação e Juventude
- Saúde
- Família
- Consumidores
- Veículos (brevemente)

ACEDER aqui


A Sua Europa - Aconselhamento:
http://europa.eu/youreurope/advice/index_pt.htm

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Daniel Sampaio - resiliência


“…

O conceito de resiliência é sobretudo importante para a área da psicologia, e está relacionado com a capacidade de uma pessoa lidar com seus próprios problemas, vencer obstáculos e não ceder à pressão, seja qual for a situação. A teoria diz que resiliência é a capacidade do indivíduo para decidir, quando tem a oportunidade de tomar uma atitude que é correcta, mas ao mesmo tempo mostra receio do que isso possa ocasionar. A resiliência tem também a ver com as dificuldades sentidas pela pessoa em mostrar se sabe, ou não, lidar com a pressão.
Michael Rutter, considerado uma das figuras centrais da psicologia e psiquiatria das crianças, adaptou o conceito de resiliência às trajectórias de vida. A partir da observação longitudinal de crianças sujeitas a condições desfavoráveis de desenvolvimento (por ex., criminalidade parental ou abandono precoce), verificou que algumas tinham um percurso adequado e sem dificuldades.
Postulou então a resiliência como a capacidade de resistir à adversidade.


Muito da nossa capacidade para ultrapassar a crise dependerá de sermos (ou não) resilientes. A entreajuda familiar, o reconhecimento permanente do outro, a empatia entre as pessoas, a criatividade e a coragem são exemplos de factores que contribuirão para a nossa resiliência. A nossa história mostra que somos um povo resiliente: é a altura de o confirmarmos.
 …”

Daniel Sampaio* Seremos resilientes? Revista 2, Jornal Publico, 6.1.13
* psiquiatra, terapeuta familiar

Victor Cláudio, psicólogo



É fundamental ter uma boa autoestima. Tema de conversa com o Professor Doutor Victor Cláudio, psicólogo do ISPA-IU, no programa Consultório na TVI24 - 3 vídeos
Video de 2011

sábado, 5 de janeiro de 2013





Boss AC featuring Mariza - Alguém me Ouviu (Mantém-te Firme)

Levanta-te – Unidos para ajudar.
Levanta-te contra a descriminação das doenças mentais.

“Insanidade é fazer as coisas sempre da mesma maneira e esperar resultados diferentes”. Rita Mae Brown
Convém ter presente que todo o indivíduo tem um limiar de rutura. Cuide da sua saúde mental. Pode começar por admitir perante si próprio as suas alegrias e tristezas. E sendo criança e adolescente, não pode ser deixado sózinho nesse processo.
TENHA UMA ÓTIMA SEMANA

sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Entrevista - Jaime Milheiro



Jaime Milheiro nasceu em 1935, é psiquiatra e psicanalista. É entrevistado por Anabela Mota Ribeiro pela Revista 2 do Publico em 23.12.12. Com o título “Tão bom foi o Natal”, aqui vos deixo só uma pequena parte. A entrevista na íntegra encontra-se no meu outro blogue:

"Ainda que remotamente, existe em nós a ideia de que fomos esperados? E já vamos dar ao Menino Jesus, o esperado.
Jaime MTodos temos isso dentro de nós. Se não tivermos, estamos bastante mal - a nossa saúde mental [está bastante mal]. O que às vezes vemos na clínica é, justamente, a falha disso. Pessoas que acham que não foram esperadas. O saudável é pensar que se foi esperado. Isso implica uma relação real e fantasmática com as pessoas de quem provimos, a mãe, o pai.
A ideia de que somos e fomos queridos é fundamental para a construção psicológica de uma pessoa, de uma criança. E é fundamental para o seu desenvolvimento harmónico, entre si e as pessoas com quem se ligou, entre si e aquelas com quem se vai ligar.
A falha - porque não se foi querido e desejado - acontece pelo desencontro de expectativas, de percepções do que foi a relação afectiva entre pais e filhos?
Jaime M: Aparece como uma falha: "Eu tenho um desejo de, e esse desejo não foi satisfeito." Ou uma perda de qualquer coisa que se teve e que agora não se tem. Ou uma falha original, que é mais grave.
..."