sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Bullying: Um plano B


Com Sónia Raquel Seixas e Luis Fernandes 

Esta conferência decorreu no dia 26 de Maio de 2013 e esteve integrada no Ciclo de Conferências 2013 “A ciência que por cá se faz” do ISPA.

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

“Projecto Job Shadowing – Queres conhecer uma profissão?”Tese de Mestrado



Impacto da Técnica Job Shadowing no Desenvolvimento Vocacional de Estudantes do 12º Ano de Escolaridade -  Isabel Maria Quirino Cabrita dos Santos Costa Oliveira 

Dissertação de Mestrado em Psicologia, especialização em Psicologia do Desenvolvimento Vocacional.

A técnica do job shadowing é uma modalidade de intervenção vocacional que envolve proporcionar a adolescentes e jovens, a exploração e a aproximação ao mundo do trabalho e das profissões, à semelhança de outras modalidades experienciais de aprendizagem acerca do trabalho, de que são exemplo o estágio, a visita a contextos de trabalho e a prática profissional simulada.

Isabel Maria Quirino Cabrita dos Santos Costa Oliveira apresenta na sua tese de mestrado, como construiu e abordou uma intervenção vocacional organizada em torno da técnica do job shadowing, denominada “Projecto Job Shadowing – Queres conhecer uma profissão?”, com o objetivo de estudar o impacto do job shadowing no desenvolvimento vocacional de estudantes do 12º ano a frequentar cursos científico-humanísticos.

sábado, 22 de fevereiro de 2014

Pensamento 36 - NÃO MENDIGUE ATENÇÃO



"Se eu posso te dar um conselho, eis aqui: Não mendigue atenção de quem quer que seja. Não se esforce para compartilhar minutos com quem está mais interessado em coisas que não te incluem. Não prolongue a conversa apenas para ter o outro por perto, quando você perceber que precisa se esforçar bastante para que o monólogo vire um diálogo. Esqueça. Prefira a sua solidão genuína à pseudo presença de qualquer pessoa. Ainda digo mais: Perceba que existem pessoas que curtem dividir a atenção contigo sem que você precise desprender esforço algum. Aproveite o que te dão de livre e espontânea vontade. Dispense o que te dão por força do hábito ou por conveniência. Esqueça o que não querem te dar. Cada um dá o que pode."
Mario Calfat Neto


António Coimbra de Matos * afirma o mesmo: "…só o amor desinteressado cria riqueza afetiva.”  (dado e recebido).

*Psicanalista no seu livro “O desespero”

TENHA UM ÓTIMO FIM de SEMANA

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Despacho n.º 2929-A/2014.


Encontra-se publicado o Despacho n.º 2929-A/2014. D.R. n.º 36, Suplemento, Série II de 2014-02-20, do Ministério da Educação e Ciência - Gabinete do Ministro, que determina as datas do teste de diagnóstico de inglês e aprova o regulamento para aplicação do referido teste.
ACEDER aqui.



quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

projeto ScienceCalifragilistic da Fundação Champalimaud

Se estás no ensino secundário e és apaixonado por ciências, interessa-te o  projeto ScienceCalifragilistic da Fundação Champalimaud. 

Saber o prazo de candidaturas das escolas para 2013/14 em  neuro.fchampalimaud.org/




Directorio das escolas


http://www.directorioescolas.eu/


O directoriodasescolas.eu é o maior banco de dados electrónico e um portal cada vez mais frequentado pelos candidatos aos estudos em Portugal. Aqui os visitantes encontram as informações de todos os tipos de escolas, desde os jardins-de-infância até às universidades.

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

IGUALDADE PARENTAL - Guia para os estabelecimentos de ensino, pais, mães e encarregados de educação.



Guia para os estabelecimentos de ensino, pais, mães e encarregados de educação.
Um produto da Associação Portuguesa para a Igualdade Parental e Direitos dos Filhos
Setembro 2013

Um artigo da Ordem dos Advogados, sobre as responsabilidades parentais, em: oa.pt

domingo, 16 de fevereiro de 2014

O país não resiste a este pingue-pongue


ENTREVISTA de Maria João Avillez a EDUARDO MARÇAL GRILO (ex- Ministro da Educação), que saiu no Jornal Publico deste domingo, aqui. , na íntegra.

João dos Santos - Os mestres

Os mestres

“Os mestres são os que acreditam no valor da relação humana, no florescer das ideias que são mito, e que sabem viver na floresta do conhecimento (…). Os mestres são modelos, modelos de disponibilidade. Ser ou estar disponível é ter uma vida interior que se organize em termos de deixar espaço para a sensibilidade e para a sabedoria dos outros. O encontro não é só obra do acaso, é também obra da disponibilidade recíproca daqueles que se encontram. O encontro depende da convicção do que de perene existe nos nossos semelhantes.”
João dos Santos*, Ensaios sobre Educação II


*Psicanalista

Pensamento 35 - RESPONSABILIDADE

Quinta Berardo - Monte (Funchal)

"Nós somos responsáveis pelo que fazemos, mas também pelo que deixamos de fazer e pelo que deixamos que os outros façam connosco."
 Antonio Nóvoa -  reitor da Universidade de Lisboa


TENHA uma ÓTIMA SEMANA

sábado, 15 de fevereiro de 2014

Andrew Solomon sobre o amor incondicional e a aceitação




AME, APESAR DE TUDO 
Conferência importante para compreender os conceitos de AMOR, IDENTIDADE e ACEITAÇÃO das diferenças.
Como é criar uma criança essencialmente diferente de você (como um prodígio ou uma criança com necessidades especiais ou um criminoso)? 
Nesta palestra emocionante, o escritor Andrew Solomon partilha o que aprendeu conversando com dezenas de pais -- perguntando-lhes: Qual é a linha que separa o amor incondicional da aceitação incondicional?
Andrew Solomon é um escritor sobre política, cultura e psicologia

Conferência em várias línguas, retirada de:
http://www.ted.com/talks/andrew_solomon_love_no_matter_what.html


sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

A Parent's Resource Guide to Social and Emotional Learning



·         Encouraging Kindness and Empathy
·         Cultivating Perseverance and Resilience
·         Mindfulness, Emotional Intelligence, and Focus
·         Home, School, and Community Partnerships
·         Children’s Social Selves and Technology
·         Additional Resources



Pensamento 34 - AMOR PÓPRIO


"Não te esqueças de te apaixonar por ti primeiro!", caso contrário, não estarás preparado para amar outra pessoa.

PS. apaixonar-se por si, significa considerar que é digno, merece ser respeitado...e capaz de maravilhar-se com as suas proezas, também.  

FELIZ DIA dos NAMORADOS


quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Jovens seguros on-line



Este sítio assume-se como mais um instrumento do projecto para a disseminação de informação para uma utilização segura da Internet, disponibilizando conselhos, planos de aulas, testes e cenários interativos.

Contém recursos para alunos, professores e pais.

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Em Busca do Tesouro das Famílias



O "Em Busca do Tesouro das Famílias" apresenta-se como um programa de prevenção em meio familiar, de média/longa duração, dirigido a famílias com crianças entre os seis e os doze anos. Ainda que desenhado para aplicação selectiva, pode ser utilizado como programa universal, desenrolando-se em sessões semanais de hora e meia, com sessões paralelas para pais e filhos.

 Objetivos do programa
- Prevenir problemas de abuso de substâncias e problemas de ajustamento nos jovens;

- Promover o bem-estar das famílias e dos seus elementos numa perspectiva integrada (físico, social, psicológico e espiritual);

- Aumentar processos de resiliência familiar (sistemas de crenças e significados, processos organizacionais e comunicação/resolução de problemas).



Pensamento 33 - GENTE A CONHECER


“Eu gosto de gente que se preocupa, de gente que se importa. E gosto principalmente de gente que demonstra isso.”

SCOTT PECK* (psicoterapeuta)  afirma o mesmo: “o amor não é um sentimento…o amor é como o amor age” (se não temos atitude, não amamos)

 Entenda o amor como um impulso de vida em direção ao outro.

*in O caminho menos percorrido

TENHA uma ÓTIMA SEMANA

sábado, 8 de fevereiro de 2014

The Unfixed Brain.



In this teaching video, Suzanne Stensaas, Ph.D., Professor of Neurobiology and Anatomy at the University of Utah, demonstrates the properties and anatomy of an unfixed brain. WARNING: The video contains graphic images, a human brain from a recent autopsy. Background noise is unrelated to this brain or the deceased. There are two purposes for this video: 1) to stress the vulnerability of the brain to highlight the importance of wearing helmets, seat belts, and taking care of this very precious tissue, and 2) to use as a teaching aid for students who only have access to fixed tissue, models, and pictures.

domingo, 2 de fevereiro de 2014

Pensamento 32 - O QUE NOS DEFINE


“Você não é tudo isso, meu bem”

Há diferença entre quem somos e o que fazemos, ou o que nos fazem. 
As nossas experiências más ou boas, por si só, não nos definem. O nosso valor transcende cada uma delas, pelo que, devemos aceitar que somos tudo isso e apesar disso, mas sobretudo devemos caminhar para a descoberta de um eu que se transforma.

TENHA UMA ÓTIMA SEMANA


sábado, 1 de fevereiro de 2014

O Mundo na Escola



O Mundo na escola é um programa do Ministério da Educação e Ciência que visa aproximar a escola dos vários saberes, das artes às ciências e às letras. 
O tema deste ano letivo é Ciência e Tecnologia