segunda-feira, 29 de junho de 2015

Educação sexual: livro "CÁ ENTRE NÓS"



Material disponibilizado pela UNESCO (2012) sobre educação integral em sexualidade. 
Autoras: Silvani Arruda; Vânia Correia
Prefeitura de São Paulo - Secretaria de Educação

terça-feira, 16 de junho de 2015

Saúde Mental Infantil e Juvenil nos Cuidados de Saúde Primários



Recomendações para a Prática Clínica - Saúde Mental Infantil e Juvenil nos Cuidados de Saúde Primários
PORTUGAL, Ministério da Saúde, Alto Comissariado da Saúde, Coordenação Nacional para a Saúde Mental
Autores: Cristina Marques; Teresa Cepêda

Vídeos sobre Profissões




Como recolher informação sobre as profissões preferidas?
Os vídeos sobre profissões são um meio atractivo de divulgar informação sobre a natureza do trabalho, as condições de trabalho, os interesses e aptidões necessários para exercer bem a profissão, a evolução da profissão, entre os aspectos mais importantes.

 - O Design The Future (http://designthefuture.pt/) disponibiliza videos em português -  Fundação Vodafone

 - O site dos Serviços de Orientação de França disponibiliza em língua francesa, uma enorme variedade de vídeos sobre profissões, para além de informação escrita. Para ver os videos, por exemplo, por ordem alfabética das profissões, em: http://oniseptv.onisep.fr/metiers/liste-alphabetique/a


DESAFIO: Fazer um vídeo sobre a sua profissão preferida


sábado, 13 de junho de 2015

Publicação Juvenília




Esta edição da Juvenília (nº12) uma publicação do Conselho Nacional de Juventude, é sobre comunicação online, redes sociais e muito mais.

Kit do Unicef para o desenvolvimento infantil



http://desenvolvimento-infantil.blog.br

Kit do Unicef ajuda a fortalecer o desenvolvimento infantil

Este material é uma ótima ferramenta para seu trabalho de conscientização de famílias sobre os cuidados com a criança pequena.
Aborda:
  •  Pré-natal, parto e pós-parto
  • O primeiro mês de vida.
  • A criança do segundo ao 12º mês
  • A criança de um a três anos 
  • A criança de quatro a seis anos

sexta-feira, 12 de junho de 2015

A Plataforma INTERAGIR



PLATAFORMA INTERAGIR - FORMAÇÃO CONTÍNUA DA RAM (Região Autônoma da Madeira) NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO

A Plataforma INTERAGIR visa a gestão, divulgação e acompanhamento da oferta de formação contínua na RAM, no âmbito da Educação, destinando-se às escolas, aos professores, aos trabalhadores em funções públicas e a outras entidades.

quinta-feira, 11 de junho de 2015

Portal do Conhecimento



Este Portal contém documentos de carácter académico e científico – teses, dissertações, artigos, etc. – produzidos em instituições nacionais e estrangeiras, tendo como objeto de pesquisa Cabo Verde e os cabo-verdianos.
Este acervo bibliográfico tem contado também com a colaboração de vários autores que, gentilmente, têm cedido os seus trabalhos.
Está igualmente disponível neste portal bibliografia proveniente de instituições estrangeiras, composta tanto por teses e dissertações que resultam do procedimento de obtenção de equivalência de graus na DGES como por documentos sobre Cabo Verde gentilmente cedidos pelos repositórios de instituições internacionais.

quarta-feira, 10 de junho de 2015

Plataforma Your Learn


Aplicação pretende que os alunos do secundário possam estudar e realizar outras tarefas em simultâneo, através de conteúdos áudio
Fazer a revisão da matéria para os exames nacionais de Português (12.º), História A (12.º) e História B (11.º) em clips de áudio de poucos minutos. Esta é a proposta que a startup Ypodcast avança através da aplicação móvel (app) e plataforma Your Learn, que disponibiliza conteúdos gratuitos e outros pagos de apoio ao estudo dos alunos que estão em vésperas de ver os seus conhecimentos serem postos à prova no ensino secundário.
"Your Learn - não é um jogo, mas quase". É assim que o site e a app Your Learn são apresentados aos alunos do 11.º e do 12.º. A ideia é transformar os conteúdos com toda a matéria a estudar para os exames nacionais em clips de áudio, com ritmo, associados a um “design irreverente e colorido”, indica a bracarense Ypodcast.
A Your Learn possibilita o acesso a explicações em formato áudio, que permitem ao aluno desempenhar outras tarefas enquanto “ouve” a matéria no lugar de a ler num manual escolar. O projecto-piloto da plataforma Your Learn foi lançado o ano passado, com resumos em áudio de Português dos 10.º, 11.º e 12.º anos. Segundo a Ypodcast, o feedback foi “bastante positivo”. Na altura foram feitos 135 mil downloads. Para Marlene Ribeiro, da startupde Braga, isso “revelou que os alunos, cada vez mais, procuram novas formas de estudar com recurso às novas tecnologias”.
Este ano, a Ypodcast lança uma aplicação móvel para smartphones da Your Learn, que funciona integrada com a plataforma com o mesmo nome. Paulo Sousa, director criativo executivo da startup, indicou ao PÚBLICO que a appserá lançada no final desta semana para Android e deverá ficar disponível para iOS no início do mês de Junho.
Com a app, o aluno pode aceder a conteúdos áudio gratuitos, com parte da matéria para os exames, e também ao chamado conteúdo premium, que, até ao final de Maio, terá descontos de 40%, mediante um pré-registo na plataforma. Paulo Sousa explica que os ficheiros estão divididos por disciplina e, dentro delas, por módulos e por pacotes. Os pacotes, que contêm diferentes módulos, têm os nomes de Survival Mode, Adventure Mode e Creative Mode, numa alusão ao universo dos videojogos.
Em Português, por exemplo, existem os módulos "Camões Lírico", "Fernando Pessoa ortónimo" ou "Memorial do Convento, de José Saramago". Cada módulo tem depois ficheiros específicos. “Por exemplo, dentro de Memorial do Convento, temos ficheiro 1 – ‘O texto narrativo’, o ficheiro 2 – ‘A obra e o autor’ e o ficheiro 11 – ‘Resumo parte IV’”.
Até ao final de Maio, um pacote custa 4,49 euros, dois 7,98 euros, uma disciplina 9,99 euros e duas disciplinas 16,19 euros. Em Junho, um pacote custa 5,99 euros, dois 11,98 euros, uma disciplina 14,99 euros e duas 26,99 euros. O desconto de 40% é aplicado na compra de duas disciplinas até ao final do mês de Maio.
Questionado sobre que características destaca no produto, Paulo Sousa indica que a app permite “estudo e entretenimento em simultâneo”. “Permite ao aluno estar a estudar e a realizar uma outra qualquer tarefa, como um passeio no parque, uma viagem de comboio, um passeio de bicicleta”.
No próximo ano lectivo, a Ypodcast pretende alargar o projecto a mais disciplinas. “Sabendo à partida que algumas requerem o recurso a imagem, privilegiaremos sempre o áudio e a vantagem deste, que nos permite efectuar outras tarefas enquanto escutamos. Iremos ainda tornar a plataforma maisuser friendly e mais eficiente e integrá-la com redes sociais e com plataformas de e-learning”, adiantou o responsável.
Fonte: Publico

Educação e limite: Ivan Capelatto e Joel Birman




Ivan Capelatto é Psicólogo Clínico e Psicoterapeuta de Crianças, adolescentes e Famílias. Fundador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Autismo e Outras Psicoses Infantis (GEPAPI), supervisor e Fazer Grupo de Estudos e Pesquisas em Psicopatologias da Família na infância e adolescência (GEIC) . hum de Cuiabá e Londrina Mestre em Psicologia Clínica Pela Puc-Campinas, professor E Convidado professora Fazer oe Milton H. Erickson Foundation Inc. (Phoenix, Arizona, EUA), Fazer curso de pós-graduação da Faculdade de Medicina da PUC -. PR Autor da obra "Diálogos Sobre a Afetividade -. O Nosso lugar de Cuidar
Joel Birman é psiquiatra e Psicoterapeuta . Formou-se em medicina na DÉCADA DE 1970 e efetuou SUA Pós-Graduação em São Paulo e Paris. Birman escreveu Vários Livros no Brasil e na França Sobre psicanálise. Atualmente professora Ele e de Psicologia na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e do Instituto de Medicina Social na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) .Está Construindo, Não Collège International de Philosophie, em Paris, Uma Linha de Pesquisa interdisciplinar em psicanálise e filosofia em torno da Questão das 'Novas condições do mal-estar na Civilização ".

segunda-feira, 8 de junho de 2015

Guardian Jobs.



Find the latest jobs available to apply for on Guardian Jobs. Use our job search tool to find the best job vacancies in the public sector, media, marketing, graduate and government jobs, working full time or part time.

sábado, 6 de junho de 2015

Regulamentação das terapêuticas não convencionais.



"As portarias que regulamentam os cursos de acupunctura, fitoterapia, naturopatia, osteopatia e quiropraxia foram publicadas em Diário da República, sexta-feira à noite, permitindo a regularização dos profissionais que exercem estas terapêuticas em Portugal, num prazo de 180 dias.
"A regulamentação das terapêuticas não convencionais, que agora se conclui, encontrava-se pendente há cerca de 12 anos", afirma em comunicado enviado à Lusa a Administração Central do Sistema de Saúde.
Uma lei publicada em 2013, havia já regulamentado as condições de exercício profissional de sete terapêuticas não convencionais – acupunctura, fitoterapia, homeopatia, naturopatia, osteopatia, quiropraxia e medicina tradicional chinesa.

"A lei de 2013 veio definir os requerimentos para a obtenção de cédula profissional por quem se encontrava a exercer a profissão", explica a mesma fonte, acrescentando que estes profissionais têm agora 180 dias para requerer o documento junto da Administração Central do Sistema de Saúde."
Fonte: Publico de hoje

REGULAMENTAÇÃO e CONTEÚDOS FUNCIONAIShttp://www.acss.min-saude.pt/

quinta-feira, 4 de junho de 2015

"Oferta de escola" - Cultura e Línguas Clássicas no currículo do Ensino Básico

O Ministério da Educação e Ciência considera que deve ser dada atenção especial ao desenvolvimento cultural e linguístico dos nossos alunos, com particular destaque para o conhecimento mais profundo da língua materna e das suas raízes.
A integração, como "Oferta de escola", de uma componente de Cultura e Línguas Clássicas no currículo do Ensino Básico reveste-se, pois, de crucial importância na formação das crianças e jovens, quer pelo valor intrínseco do conhecimento que agrega, quer pela função desse conhecimento na aprendizagem de valores fundamentais, da língua portuguesa e de outras disciplinas, sejam elas das áreas de humanidades, científicas, artísticas e de expressões.
ENQUADRAMENTO; CONTEÚDOS E FINALIDADES, em http://dge.mec.pt/ 

segunda-feira, 1 de junho de 2015

eAGORA?



Elabora o teu ranking pessoal de cursos superiores

Criado pelo Instituto Politécnico de Coimbra, tem 1718 pares de cursos/instituições registados, distribuídos por 720 cursos  lecionados em 277 instituiões de ensino superior nacionais. 
Um projeto de Mestrado elaborado por Paulo Pereira (ISCAC) sob orientação de Jorge Bernardino (ISEC) e Isabel Pedrosa (ISCAC).