quinta-feira, 24 de março de 2016

Iduka - Promover o financiamento do ensino pós-secundário


A  Iduka é uma plataforma onde podes  criar uma campanha de angariação de fundos para financiar os teus estudos, participar em programas de voluntariado e ter acesso a estágios profissionais.  
«Não basta facilitar o financiamento dos estudos pós-secundário. O nosso objetivo é que finalizada a formação académica pós-secundária, o estudante encontre uma saída profissional que garanta a sua sustentabilidade», explica Miguel Martim, fundador da Iduka, ao Canal Superior.  
O projeto surgiu em 2009, nos Estados Unidos, depois de Miguel ter enfrentado dificuldades em financiar o próprio programa de doutoramento, na Universidade da Califórnia, em Santa Bárbara.  
Com o intuito de aliviar a mesma provação que «milhares» de outros estudantes enfrentam diariamente, sendo que uns acabam «mesmo por desistir ou abandonar os estudos» e outros são «forçados a colocar na prateleira os seus sonhos por falta de meios financeiros», Miguel Martim decidiu criar uma plataforma no sentido de «promover o financiamento [colaborativo] do ensino pós-secundário».   
A Iduka, hoje uma Instituição Particular de Solidariedade Social, chegou a Portugal há três anos. Mas a funcionalidade dedicada ao crowdfunding ficou disponível a partir deste mês. 

O projeto, dinamizado, para já, apenas por voluntários, é direcionado a estudantes da CPLP - Comunidade dos Países de Língua Portuguesa. «Uma vez que neste momento a Iduka não tem protocolos assinados com as instituições de ensino portuguesas, apenas aceitamos inscrições de candidatos que preencham determinados requisitos de elegibilidade», frisa Miguel Martim.  
Para integrar o projeto, os estudantes devem frequentar cursos «prioritários para o desenvolvimento do país», isto é, formações ligadas a áreas como ciência, tecnologia, engenharia, gestão hoteleira e estudos oceânicos.  
Na Iduka estão, atualmente, a decorrer quinze campanhas de angariação de fundos e outros quinze processos estão sob a avaliação da plataforma.  
Miguel Martim destaca ao Canal Superior três das iniciativas em curso na Iduka: #NoColorShame, uma campanha na área da educação contra a discriminação de estudantes albinos, em Moçambique, o projeto «ScholarCHIP 4 Refugees», uma iniciativa de apoio a refugiados que pretendam estudar em Portugal, e uma campanha de formação de professores, a «Power of 10 Teachers»

Os interessados em investir no percurso de estudantes que buscam apoio financeiro podem fazê-lo aqui.
22/03/2016 17:31


Sem comentários: