sábado, 29 de outubro de 2016

quinta-feira, 27 de outubro de 2016

quarta-feira, 26 de outubro de 2016

Talent portugal - Nova plataforma de recrutamento




Portugal tem, a partir de hoje, uma nova plataforma que une profissionais e jovens licenciados, sejam eles portugueses ou estrangeiros, a empresas com vagas de emprego para preencher. As ofertas disponíveis na Talent Portugal são apenas de empresas tecnológicas e centros de serviços globais que estejam instalados no País.
Retirado de: http://marketeer.pt/

terça-feira, 25 de outubro de 2016

GUIA "Despertar para a Educação Global - Manual do Formador"


Já online a versão portuguesa do "Global How? Despertar para a Educação Global - Manual do Formador"
O Manual do Formador, intitulado “Global How? Despertar para a Educação Global - Manual do Formador”, é o resultado do Projeto Europeu "Despertar para a Educação Global - Competências-Chave dos Membros de Organizações da Sociedade Civil Europeias”, que decorreu na Alemanha, em Portugal e na Roménia, em resposta à necessidade evidente de uma formação de qualidade dos multiplicadores de Educação para a Cidadania Global (ECG) que operam no seio das Organizações da Sociedade Civil.

Novo Guia para Intervenção em Violência Doméstica e de Género


Guia que agora se apresenta, dando cumprimento ao previsto na medida 23 do Plano Nacional em curso, visa garantir a igualdade no acesso aos serviços de apoio às vítimas de violência doméstica e de género, preconizando um conjunto de requisitos mínimos de intervenção, de cumprimento obrigatório, designadamente pelas estruturas de atendimento, respostas de acolhimento de emergência e casas de abrigo, entre outros.

segunda-feira, 24 de outubro de 2016

LIVRO: Psicologia Escolar - que fazer é esse?




Publicado em 2016 pelo Conselho Federal de Psicologia (BRASIL), a obra traz em páginas uma importante contribuição para uma discussão tão atual: o espaço escolar e seus atravessamentos.

quinta-feira, 20 de outubro de 2016

Projecto "Bullying Não" - Recursos Digitais




Esta publicação foi realizada no âmbito do Projecto Bullying NÃO, da responsabilidade do Serviço de Documentação do Centro de Estudos, Documentação e Informação do Instituto de Apoio à Criança, que conta com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian. 

O objetivo foi tratar o tema da violência escolar entre pares sob a forma de bullying e cyberbullying. 
A primeira parte é dedicada à definição de conceitos e enumera- ção de características distintivas de outras formas de violência escolar. Apresenta-se em seguida uma lista de documentos de cariz científico-pedagógico disponíveis on-line. Por fim, disponibilizam-se as hiperligações para vários sites nacionais e internacionais versando estas temáticas. Este documento faz parte de um conjunto de publicações que inclui um desdobrável dirigido ao público jovem assim como um boletim bibliográfico onde consta o que será um dos mais completos e atualizados acervos a nível nacional sobre bullying e cyberbullying. 

Todos estes documentos estão disponíveis para  download gratuito no site do IAC:

sábado, 15 de outubro de 2016

Nova plataforma de formação de acesso livre



Há mais uma plataforma que disponibiliza em acesso aberto um conjunto de materiais de formação, bem como outros materiais para os interessados na matéria do estudo do abandono escolar precoce (entre os 10 a 15 anos).
Estes materiais são constituídos sobretudo por produtos multimédia produzidos no âmbito do projeto Erasmus+ “2Young2Fail”, no qual participa o investigador do CIEC, Jorge Pinto. A parceria envolve diversas instituições de Portugal, Espanha, Itália e Holanda.
(Fonte:https://ciecum.wordpress.com/2016/10/14/plataforma-de-formacao-de-acesso-livre/?

Melhores práticas, nas áreas: 



Plataforma "Ainda estou a aprender"


O site da Plataforma: https://aindaestouaprender.com
EDUCAÇÃO A plataforma Ainda Estou a Aprender é um recurso didático e interativo para ajudar as crianças do 1.º ciclo a ler melhor
São objectivos da Plataforma:
  • uma revisão das questões e problemáticas em torno da avaliação e da intervenção nas DAL (Dificuldades de Aprendizagem da Leitura);
  •  materiais e atividades de avaliação que permitam a caraterização do padrão de aquisições e de dificuldades dos alunos na leitura;
  •  materiais e atividades de intervenção que permitam responder às dificuldades de leitura apresentados pelos alunos.
  • Paralelamente, espera-se facilitar o acesso dos agentes da ação educativa aos resultados da investigação em dificuldades de aprendizagem na leitura, contribuindo para a formação e ação informadas de professores neste âmbito específico.

sexta-feira, 14 de outubro de 2016

Projeto: HOUSES of EMPATHY



Houses of Empathy é um projeto europeu que pretende contribuir para a redução das elevadas taxas de violência entre pares no contexto de acolhimento institucional de jovens, através da criação de um programa de prevenção do bullying.
Conheça o projecto e os seus recuros:

  • Cadernos de Abel | Um mundo de diferenças, um mundo de igualdade: Aposta na convivência | 9 a 12 anos
  • Con. Vivencia | 12 a 14 anos
  • Kapacita | Manual para a promoção de competências pessoais e sociais
  • Bullying Não | Recursos Digitais


quinta-feira, 13 de outubro de 2016

A SUA PLATAFORMA DE SAÚDE MENTAL E NEUROLÓGICA



A plataforma Saudementalpt nasceu para acrescentar valor à saúde mental nacional.


A génese do termo «saudementalpt» parte do conceito lato de saúde mental da Organização Mundial de Saúde** que diz que "saúde mental é a base para o bem-estar e funcionamento eficaz do indivíduo e de uma comunidade". Desta forma a plataforma Saudementalpt integra as perturbações de aprendizagem, as perturbações de neurodesenvolvimento do cérebro, as perturbações psicológica/psiquiátricas, as neurocognitivas, as alterações/desvios de comportamento, os consumos de substâncias, ou qualquer outra afetação/limitação do funcionamento cerebral.

SABER mais: http://us11.campaign-archive2.com/ 

Na RTP ( Dra. Neusa Patuleia, esteve à conversa com a Ana Filipa Rosa | 10 Out, 2016): 
http://www.rtp.pt/play/

sábado, 8 de outubro de 2016

Websérie “Net com Consciência”,

Websérie “Net com Consciência”, dirigida aos jovens. Esta série, de registo humorístico, aborda várias problemáticas associadas à utilização da Internet, nomeadamente dependência online, cyberbullying, sexting, gaming, cuidados com reputação online, roubo de identidade, discurso de ódio, entre outros. Os vídeos podem ser visualizados aqui:

quinta-feira, 6 de outubro de 2016

TUTORIAS - Apoio ao director



APOIO TUTORIAL ESPECÍFICO  - Informações, legislação e documentação de apoio aos Directores das escolas.

E o documento Jornadas de trabalho com os directores, datado de maio/junho de 2016, AQUI