quarta-feira, 30 de novembro de 2016

PLATAFORMA Skills Jovem

http://www.skillsjovem.pt/ 
(trabalhar as competências para a vida)

Skills Jovem é uma plataforma gratuita que quer ajudar jovens a trabalhar "soft skills" como comunicar, decidir, resolver problemas, gerir-se a si próprio, trabalhar em equipa, profissionalismo e liderança. Uma plataforma de formação online em competências pessoais, destinada a 620 mil jovens universitários ou abrangidos pelo programa Garantia Jovem, foi lançada esta terça-feira em Lisboa e visa facilitar a transição destes jovens para o mercado de trabalho.

Manual de Orientação sobre a Saúde de Crianças e Adolescentes na Era Digital



Está disponível para download o Manual de Orientação sobre a Saúde de Crianças e Adolescentes na Era Digital produzido pelo Departamento Científico de Adolescência da SBP. (Brasil)
Contém orientações bem práticas de como equilibrar o tempo passado com as tecnologias, proteger a criança e melhorar a interação.
Retirado de: 
https://www.sbp.com.br/

terça-feira, 29 de novembro de 2016

Despacho n.º 14202-B/2016

Presidência do Conselho de Ministros, Finanças, Educação, Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Saúde, Economia, Ambiente, Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural e Mar - Gabinetes da Ministra da Presidência e da Modernização Administrativa e dos Ministros Adjunto, das Finanças, da Educação, do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, da Saúde, da Economia, do Ambiente e da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural e da Ministra do Mar 
Determina a criação da Comissão Nacional de Combate ao Desperdício Alimentar.
ACEDER: AQUI

OBJECTIVOS
.....
f) Propor medidas de redução do desperdício alimentar que integrem objetivos de segurança alimentar, educação escolar, saúde pública, combate à pobreza e de boas práticas na produção, na indústria agroalimentar, na distribuição e no consumo

segunda-feira, 28 de novembro de 2016

Guia prático para a intervenção em micro, pequenas, médias empresas


Consumo de substâncias psicoativas reflexos em meio laboral Com este Guia propomo-nos abordar a prevenção e a intervenção nesta área, para evitar, reduzir ou resolver estes problemas. Para facilitar a sua leitura optámos por organizá-lo sob a forma de perguntas (mais frequentes) e as respetivas respostas. Todas as atividades profissionais comportam riscos, embora em algumas os riscos sejam mais significativos que noutras. Deste modo, a intervenção dos serviços de segurança e saúde no trabalho não deve estar apenas focada na exposição aos fatores de risco profissionais, mas contemplar ainda outros componentes que podem agravar ou potenciar esses riscos.

VERSÃO AMIGÁVEL DA CONVENÇÃO DE LANZAROTE


A Convenção do Conselho da Europa para a Proteção das Crianças Contra a Exploração Sexual e os Abusos Sexuais tem  50 artigos, mas não são fáceis de entender por crianças e jovens, pelo que esta publicação foi preparada especialmente para dar a conhecer aos seus leitores mais jovens os direitos e a proteção dadas pela Convenção.
ACEDER ao ebook http://www.dge.mec.pt/

terça-feira, 22 de novembro de 2016

Novo 'ranking' escolar combina aprovações e exames nacionais


Escolas que retêm alunos antes dos anos de exame são penalizadas pelo novo indicador elaborado pelo ministério.

Ministério da Educação apresenta indicador da qualidade das escolas que compara alunos que partiram do mesmo nível de resultados e cruza elementos da avaliação interna e da externa - indicador dos "percursos directos de sucesso"
Continuar a ler: http://www.dn.pt/portugal/

sexta-feira, 18 de novembro de 2016

MANUAL - A Minha História de Carreira


(AQUI) ou (AQUI )

O Instituto de Orientação Profissional (http://www.iop.ul.pt/ ) disponibiliza o My Career Story/ A Minha História de Carreira de Mark L.  Savickas e Paul J. Hartung numa tradução e adaptação para Portugal
Trata-se de um Manual para o Sucesso na Vida/Carreira, numa edição de 2012
Para pensar sobre a sua história de vida é importante compreender-se melhor e como poderá utilizar o trabalho para ser a pessoa que deseja ser. Conhecer e contar a história da sua vida, ou autobiografia, acrescenta significado aos seus planos e escolhas de carreira. Assim, poderá aprofundar o seu planeamento de carreira e tomada de decisão ao ter um sentido mais claro de direcção e de finalidade. Os exercícios de “A Minha História de Carreira” (MHC) procuram ajudá-lo a contar, ouvir e criar a sua história de vida.

A FONTE DE RECURSOS:
Vocopher is a career collaboratory involving academic professionals, career counselors, and professional web developers. The purpose of Vocopher is to provide researchers and counselors with resources with which to further their research and assist their clients respectively. These services are provided free of charge in the hope that others will join us in this collaborative effort.
http://www.vocopher.com

Ler o artigo de Paulo Cardoso com o título "Desenvolvimento vocacional: abordagem narrativa em grupo de adolescentes" sobre A Minha história da Carreira": 
https://www.researchgate.net/Paulo_Cardoso

Abordagens multinível na educação: Uma prática integrada na aprendizagem e no comportamento



Psicóloga:Marisa Simões Carvalho e João Filipe Freire


O sucesso educativo é uma preocupação constante das escolas nos dias de hoje. Os profissionais da educação procuram encontrar soluções para responder às dificuldades de aprendizagem ou problemas de comportamento dos alunos e melhorar os respetivos resultados académicos e sociais. Ainda assim, o enfoque continua a ser maioritariamente remediativo, centrado no pretenso problema do aluno, e de implementação tardia. As abordagens multinível constituem-se como uma alternativa que considera a complexidade, multiplicidade e interconectividade entre as dimensões da aprendizagem e do comportamento, oferecendo um modelo integrado de ação nestes mesmos domínios. São abordagens que se definem como modelos educativos, que oferecem uma intervenção integrada na aprendizagem e no comportamento, suportando-se em processos de tomada de decisão baseados em resultados, através de uma estrutura organizada por níveis de apoio/suporte, que variam em tipo, intensidade e frequência, dependendo das necessidades dos alunos. Para que seja eficaz, exige que toda a comunidade educativa seja parte integrante de um sistema atento às necessidades dos alunos, atuando proativamente e em estreita colaboração.

terça-feira, 15 de novembro de 2016

Biblioteca Digital da Direção Geral de Educação




A Biblioteca Digital é composta pelos recursos editados pela DGE, inclui o acervo de documentos digitais ou digitalizados das entidades que a antecederam, e tem como principal objectivo a disponibilização de documentos na sua forma integral, para disponibilização livre.
Nesta página pode pesquisar as coleções já digitalizadas e disponíveis.

O*NET OnLine


US Department of Labor/Employment and Training 

The O*NET program is the nation's primary source of occupational information. Central to the project is the O*NET database, containing information on hundreds of standardized and occupation-specific descriptors. The database, which is available to the public at no cost, is continually updated by surveying a broad range of workers from each occupation. Information from this database forms the heart of O*NET OnLine, an interactive application for exploring and searching occupations. The database also provides the basis for our Career Exploration Tools, a set of valuable assessment instruments for workers and students looking to find or change careers

Polo de Emprego da DRJD


Já conheces o Polo de Emprego da DRJD?
Estás à procura de emprego ou de uma nova oportunidade profissional? Temos respostas para ti!

O Polo de emprego da DRJD destina-se a jovens e adultos em fase de inserção ou reinserção profissional, bem como aos jovens que procurem apoio e orientação na construção do seu projeto de vida.

Conta connosco!
Preenche o formulário de contacto e nós ajudamos a esclarecer as tuas dúvidas https://docs.google.com
E ficas automaticamente inscrito/a na mailling list do Polo de Emprego da DRJD, para estares sempre a par das novidades.

Rua dos Netos, nº 48, Funchal
Telf: 291 203 830
Email: poloemprego.drjd@gmail.com


Repositório Digital - História da Educação


A Secretaria-Geral da Educação e Ciência (SGEC) dispõe de um acervo documental de grande interesse para a História da Educação, que pretende divulgar e tornar acessível aos estudiosos e público em geral. No Repositório Digital terá acesso a conteúdos relevantes, nomeadamente:
•Legislação sobre educação e ciência
•Edições do Ministério – acervo de material editado pelo Ministério e respetivos serviços ao longo do tempo
•Edições externas

sexta-feira, 11 de novembro de 2016

Miríada X: cursos on-line grátis para fazer em casa



A plataforma Miríada X acaba de lançar para os meses de out e nov. de 2016 novos cursos online gratuitos.
 Esta é uma excelente oportunidade para aprender coisas novas e receber um certificado, sem ter que pagar nada
SABER mais:http://noticias.universia.pt/ e https://miriadax.net/cursos

quinta-feira, 10 de novembro de 2016

Despacho normativo n.º 3/2016

REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA 

SECRETARIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO 
Despacho normativo n.º 3/2016 Regulamenta o regime de avaliação e certificação das aprendizagens desenvolvidas pelos alunos do ensino básico, apresentando também medidas de promoção do sucesso educativo que se querem pensadas e operacionalizadas pelas escolas, a partir de um efetivo conhecimento das dificuldades, e delineadas de acordo com as fragilidades a ultrapassar, tendo em conta as características dos alunos e as possibilidades de cada comunidade escolar.

quarta-feira, 9 de novembro de 2016

“Reportagem Especial – Adaptação às alterações climáticas em Portugal”.



Já está disponível para download a banda desenhada “Reportagem Especial – Adaptação às alterações climáticas em Portugal”.
Esta banda desenhada é da autoria de Bruno Pinto (argumento), Penim Loureiro (desenho) e Quico Nogueira (cor). Neste livro, podemos acompanhar uma jornalista e um repórter de imagem enquanto fazem uma reportagem de televisão sobre a adaptação às alterações climáticas em Portugal, focando também um projeto de adaptação a nível municipal (ClimAdaPT.Local). Neste percurso, cruzamo-nos com histórias e personagens reais, assistimos a conversas com especialistas no tema, conhecemos desafios postos pelas alterações climáticas e maneiras de lidarmos com eles.
O lançamento desta banda desenhada irá decorrer no dia 7 de Novembro, coincidindo com a data de início da COP22, em Marraquexe, na Fundação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, pelas 17h0


Livro ilustrado sobre Audição da Criança




É promovido pelo Conselho Regional de Lisboa, o livro ilustrado “O João vai a Tribunal/O dia que a Mariana não queria” da autoria de Eunice Guerreiro, ilustração de Pedro Cifuentes e coordenação científica das psicólogas Rute Agulhas e Joana Alexandre (psicólogas).
Esta iniciativa do Conselho Regional de Lisboa que é também de todo/as o/as Advogado/as por ele inscritos, visa constituir um contributo da Advocacia portuguesa para melhorar o envolvimento e o desempenho de todos os profissionais do judiciário que de alguma forma intervenham na audição da Criança em Tribunal, sejam magistrados judiciais, magistrados do ministério público, advogados, psicólogos ou assistentes sociais

segunda-feira, 7 de novembro de 2016

Sexualidades, Gêneros e Cidadania em espaços educativos



A terceira edição da COES (Conferência Internacional Online de Educação Sexual), que promoveu o debate sobre sexualidades, gênero e cidadania foi o ponto de partida para a realização deste livro, que apresenta as produções teóricas e empíricas de investigadores/as brasileiros/as, portugueses/ as, argentinos/as e espanhóis/las.

domingo, 6 de novembro de 2016

Webinar "Ambientes educativos inovadores"


Já está disponível o webinar "Ambientes educativos inovadores"
O objetivo deste webinar é mostrar a todos os interessados, e aos Diretores em particular, a forma de implementação de uma sala deste tipo e de tudo o que lhe deve estar associado.


Com Ana Claúdia Cohen

quinta-feira, 3 de novembro de 2016

Caderno de Educação Financeira para o 2ª Ciclo

Caderno de Educação Financeira para o 2.º ciclo do ensino básico foi apresentado pelo Diretor-Geral da Educação e pelos supervisores financeiros, a 2 de novembro, no Dia da Formação Financeira 2016.
O Caderno de Educação Financeira 2 destina-se a alunos do 2.º ciclo do ensino básico e, à semelhança do caderno para o 1.º ciclo, tem como objetivo apoiar alunos e professores na abordagem a temas do Referencial de Educação Financeira (REF) – elaboração de um orçamento, criação de uma poupança, realização de pagamentos, ou prevenção de riscos…
A ação desloca-se da família para a escola e os temas do REF são trabalhados, de forma lúdico-didática, através de cinco histórias protagonizadas por alunos do 5.º e 6.º anos de escolaridade, membros do Clube O Tesouro, e por um professor. As histórias são exploradas por atividades que procuram explicitar e completar os saberes, as atitudes e os comportamentos inerentes à narrativa.
Os professores do 2.º ciclo do ensino básico podem utilizar este Caderno de Educação Financeira para trabalhar com os seus alunos os temas de educação financeira, no âmbito das disciplinas, das ofertas complementares ou dos projetos.
Caderno de Educação Financeira para o 2.º ciclo foi desenvolvido no âmbito da parceria existente entre Ministério da Educação, o Conselho Nacional de Supervisores Financeiros (Banco de Portugal, Comissão do Mercado de Valores Mobiliários e Instituto de Seguros de Portugal) e as quatro associações do setor financeiro (APB – Associação Portuguesa de Bancos; APS – Associação Portuguesa de Seguradores; APFIPP – Associação Portuguesa de Fundos de Investimento, Pensões e Patrimónios e ASFAC – Associação de Instituições de Crédito Especializado).

ACEDER ao  Webinar acerca destes cadernos de educação financeira:
http://webinar.dge.mec.pt