quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

Estudo do CEDEFOP - Contributo para a redução do abandono escolar/formação profissional Precoces

 Um novo estudo do CEDEFOP, publicado em dois volumes, explora a contribuição do ensino e da formação (VET – Vocational education and training) para a redução do abandono precoce do ensino e formação profissional.
O primeiro volume  (http://www.cedefop.europa.eu) baseia-se em dados quantitativos para uma melhor compreensão da extensão do abandono do ensino e formação profissional precoces. Analisa os mecanismos para a sua monitorização, aos níveis nacional e da União Europeia, examina os fatores específicos do mercado de trabalho e do ensino e a da formação profissional, bem como os fatores relacionados com o passado individual e familiar que contribuem para o fenómeno do abandono precoce.
Pretende apoiar em diferentes níveis, os responsáveis e decisores políticos no desenvolvimento dos sistemas de medida do abandono precoce do ensino e formação profissional existentes, no sentido de os capacitar na criação de políticas que o combatam. Pretende também apoiar os Stakeholders Europeus, no sentido de precisar o indicador EU para a captação de características/indicadores importantes da vida daqueles que abandonam precocemente o sistema de ensino e formação profissional.
O segundo volume (http://www.cedefop.europa.eu/) faz uma revisão das medidas existentes no ensino e formação profissional, para o combate ao abandono precoce, seja na prevenção da desistência do sistema, seja na recuperação daqueles que já o abandonaram


Sem comentários: