terça-feira, 4 de julho de 2017

Jovens NEET: Apresentação Pública da Estratégia Nacional

Decorreu, a 27 deste mês, na sede do IEFP, a sessão de Apresentação da Estratégia Nacional de Sinalização de Jovens que não trabalham, não estudam nem frequentam formação profissional (NEET).
A estratégia visa, sinalizar os jovens inativos, "afastados do sistema formal de educação, formação e emprego, não registados no serviço público de emprego". Para este efeito, Portugal contou com o apoio da Organização Internacional do Trabalho (OIT) para a realização de um trabalho de definição de uma estratégia integrada de sinalização e apoio aos jovens NEET – jovens que não estudam, não trabalham nem frequentam qualquer formação.
Segundo declarações do Vice-Presidente do CD do IEFP, Paulo Feliciano, no decorrer da sessão, "a estratégia tem como meta sinalizar 30.000 jovens dos 67.500 que não estudam, não trabalham, não frequentam formação profissional, nem procuram respostas nestes domínios".
Para este trabalho o IEFP através da iniciativa Garantia Jovem, propõe-se alargar a rede de parceiros (cerca de 1500 em todo o território continental) que, no terreno, dão um importante contributo para a sinalização e atendimento dos jovens mais "afastados do sistema", nomeadamente autarquias, associações de juventude e instituições particulares de solidariedade social.
A sessão contou com a presença do Secretário de Estado do Emprego, Miguel Cabrita, do Secretário de Estado da Juventude e Desporto, João Rebelo e do representante da OIT, Gianni Rosas.  
IEFP lança nova campanha "FAZ-TE AO FUTURO" que tenta combater o fenómeno NEET

Sem comentários: