Páginas

quinta-feira, 29 de junho de 2023

EU Democracy in Action’ Toolkit for schools

 




O objetivo deste conjunto de ferramentas didáticas - centradas na Iniciativa de Cidadania Europeia, é dotar os alunos de conhecimentos e competências que lhes permitam ser cidadãos europeus ativos e empenhados.

Destinatários: ensino secundário 

Línguas: disponíveis em todas as línguas oficiais da EU

quarta-feira, 28 de junho de 2023

Guia "O Direito a SER nas Escolas"

 



A Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género e a Direção-Geral da Educação publicam hoje nos seus sites o guia “O Direito a Ser nas Escolas”: Orientações para a prevenção e combate à discriminação e violência em razão da orientação sexual, identidade de género, expressão de género e características sexuais, em contexto escolar”, que hoje se publica, será complementado com ações de formação, divulgação e sensibilização nas escolas.

Retirado de: https://www.dge.mec.pt/

A Saúde dos Adolescentes Portugueses em contexto de Pandemia: apresentação dos resultados nacionais do estudo


 https://www.youtube.com

O estudo Health Behaviour School-Aged Children, da Organização Mundial da Saúde, e que em Portugal é realizado pela equipa da Aventura Social com o apoio da Direção-Geral da Saúde, analisa o impacto da pandemia COVID-19 na saúde e bem-estar dos jovens europeus.

O estudo, realizado de 4 em 4 anos em 51 países incluindo Portugal, revela que em relação à saúde mental e bem-estar cerca de 30% dos jovens reportam impacto negativo da pandemia.  As raparigas e os adolescentes mais velhos são os que reportam mais.

ACEDER aos relatórios; https://www.dgs.pt

terça-feira, 27 de junho de 2023

O AMOR É

 




2762 episódios disponíveis


Série de episódios de "O Amor é", na Edição diária, versão curta, com exibição na Antena  Prof. Júlio Machado Vaz * em conversas sobre amor e sexualidade com Inês Meneses.

.* Médico psiquiatra, professor universitário e autor

Educação, Cérebro e mente: Qual a ligação

 


https://www.youtube.com

Existe um interesse crescente dos professores em saber mais sobre o cérebro, mas nas escolas os neuromitos estão mais presentes do que os dados vindos da ciência.
Afinal, qual pode ser de facto o contributo da psicologia cognitiva e das neurociências para diferentes domínios da educação, como a conceção de programas ou estratégias de ensino? Qual é a ponte possível entre mente, cérebro e educação?

Para refletir sobre estas questões, chamamos à conversa na Praça da Fundação, na Feira do Livro de Lisboa, Joana Rato, autora do ensaio «Mente, Cérebro e Educação», e Isabel Leite, professora na Universidade de Évora, membro do EDULOG (Think Tank para a Educação da Fundação Belmiro de Azevedo) e ex-secretária de Estado do Ensino Básico e Secundário.
junho 23

segunda-feira, 26 de junho de 2023

Eduardo Sá - Seminário sobre Alienação Parental



O Psicólogo Eduardo Sá
Conselho Distrital de Lisboa da Ordem dos Advogados
Ano 2012

 

domingo, 25 de junho de 2023

E- book - SAÚDE PSICOLÓGICA E BEM - ESTAR

 




 
Margarida Gaspar de Matos
Cátia Branquinho
Nuno Neto Rodrigues

Esta publicação cumpre um dos objetivos do Plano de Recuperação das Aprendizagens Escolares - Escola 21/23, que elege o trabalho sobre  bem-estar socio-emocional um dos seus eixos prioritários. 
Ministro da Educação


O Plano de Recuperação das Aprendizagens Escolares - Escola 21/23 será prolongado por mais um ano.

RELATÓRIO “Observatório Escolar: Monitorização e Ação | Saúde Psicológica e Bem-estar”

 



https://www.dgeec.mec.pt saúde psicológica e bem-estar

O Ministério da Educação, através da DGEEC, apresenta o relatório do estudo “Observatório Escolar: Monitorização e Ação | Saúde Psicológica e Bem-estar”, que teve como principal objetivo proceder à recolha e monitorização de indicadores de saúde psicológica e bem-estar nas escolas portuguesas, tendo em vista o desenho de propostas de intervenção diferenciadas, em função das necessidades identificadas, por grupos etários e por região geográfica.

Pod ESCLARECER

 




Pod Esclarecer é um podcast semanal do Conselho Regional de Lisboa da Ordem dos Advogados e tem como objetivo levar o direito à sociedade.

Cada episódio aborda uma situação do nosso dia-a-dia de forma concisa e pretende esclarecer o ouvinte sobre a sua resolução. 

A nossa missão é comunicar o direito de forma clara e acessível para que todos o compreendam.

Constam Episódios sobre a temática da saúde mental, tais como

  • depressão 
  • violência obstétrica
  • auto-cuidado
  • inteligência emocional
  • ...



ESCLARECER 49 | Violência Obstétrica

 


https://www.youtube.com

Conselho Regional de Lisboa - Ordem dos Advogados

Mia Negrão, Advogada e Ativista pelos Direitos na Gravidez explica as várias dimensões da Violência Obstétrica em mais um episódio do podcast Pod Esclarecer com João Massano, Presidente do CRLisboa.


ESTÁ A BEBER A QUANTIDADE DE ÁGUA SUFICIENTE?

 




GOVERNO DA AUSTRÁLIA

Utilize esta tabela de cores da urina para avaliar o grau de hidratação. É importante 
beber muita água todos os dias para se manter saudável.


sábado, 24 de junho de 2023

Psico.TV - projeto que divulga o papel dos profissionais da saúde mental

 



A Psico.TV foi criado em Maio de 2020 e consiste em um projeto que tem como objetivo expandir e divulgar o papel dos profissionais da saúde mental na nossa sociedade, tal como compreender as suas funções e promover a literacia em saúde mental.
Esperamos que seja útil para toda a comunidade e que possa ser visto como uma mais valia na divulgação do trabalho em prol da ciência e da saúde mental.


sexta-feira, 23 de junho de 2023

O Psicólogo Eduardo Sá: Como lidar com mães problemáticas nas escolas?

 



Rádio Observador Podcast Porque sim não é resposta

Ouvir  todos Podcast do psicólogo Eduardo Sá  sobre Filhos, sobre amor, escolas e tribunais - de segunda a sexta ao fim da tarde, a seguir às 17h00, na Rádio Observador.

 Envie as suas perguntas e comentários para 917698051 ou para eduardosa@observador.pt

quinta-feira, 22 de junho de 2023

Gostava de estudar numa universidade estrangeira sem sair de Portugal? Já é possível




A Brave Generation Academy (BGA) tem estado a crescer e, além da expansão que tem feito, com a abertura de novos hubs tanto a nível nacional como internacional, alcançou uma nova fase, começar a dar formação também a adultos.
A BGA passa a oferecer licenciaturas (três anos), em parceria com um conjunto de mais de 140 universidades estrangeiras
(..)

As candidaturas para a BGA for Adults (https://bravegenerationacademy.com/adults) já estão abertas.

Fundada em 2021, em Portugal, pelas mãos do empresário Tim Vieira, a BGA precisou de apenas dois anos para chegar aos cinco principais continentes. Os hubs escolares da start-up já estão disponíveis em Portugal, Espanha, Estados Unidos, África do Sul, Moçambique, Namíbia, Quénia, Ilhas Maurícias, Índia, Tailândia e Nova Zelândia.

podcast "Uma gota no oceano"

 




Antena 2 - Ciência RTP PLAYEp. 22 de 30 mai. 2022

Sobre o podcast "Uma gota no oceano". Um projeto de investigadores do CBMA - Centro de Biologia Molecular e Ambiental da Universidade do Minho, para aumentar a literacia sobre os oceanos.

Um programa de Ana Paula Ferreira; Às 2ªs feiras às 10h45, com repetição às 15h45 - Os trabalhos e os dias dos cientistas e o que muda nas nossas vidas
Outros episódios sobre Ciência: https://www.rtp.pt/play/p783/antena2-ciencia

O Transforma - Programa para uma Cultura Inclusiva no Alentejo Central

 



Em vez de fármacos, médicos no Alentejo vão prescrever cultura. Assim, em consulta, juntamente com o utente, o médico de família traça o perfil motivacional em conjunto com aquele, quais as atividades artísticas e culturais pelas quais o utente manifesta interesse/curiosidade. O médico de família terá acesso à agenda cultural atualizada disponibilizada em linha a partir de página web da CIMAC.

Populações alvo
Trata-se de um projeto que será avaliado pela Escola Nacional de Saúde Pública, da Universidade Nova de Lisboa em que foram identificadas as populações com problemas sociais: os velhos, que sofrem de isolamento demográfico e social; os jovens, cujo abandono escolar e da região é uma preocupação para os municípios; e os migrantes e minorias étnicas.

Atividades na escola
Relativamente à escola, a inclusão dos alunos foi trabalhada com quatro agrupamentos de escolas de Évora, em que artistas locais desenvolveram residências artísticas, trabalhando com professores e alunos. Foi ainda feita formação quer a funcionários das autarquias, quer a agentes culturais.

Eventos Conferência Internacional “Cultura, Comunidade e Saúde: As artes e a criatividade na construção de comunidades saudáveis

Dia: 22 de junho

Local: Teatro Garcia de Resende, em Évora.

Programahttps://www.cimac.pt

terça-feira, 20 de junho de 2023

A ciência da amizade

 



A ciência psicológica está explorando a necessidade humana dos relacionamentos e as maneiras específicas pelas quais eles reforçam o bem-estar.
Saiba neste artigo como a amizade muda o corpo e o cérebro.

segunda-feira, 19 de junho de 2023

Está muito quente para trabalhar? Pergunte ao Napo como vencer o stress térmico!


 As alterações climáticas já são uma realidade e o ambiente de trabalho e a segurança e saúde dos trabalhadores podem ficar comprometidos.

Trabalhadores de muitos setores podem ser afetados pelo aumento da temperatura ambiente.

SABER mais https://osha.europa.eu/

Recomendações da DGS para proteção contra o calor: https://www.dgs.pt/

Atenção: o ChatGPT chegou à sala de aula!

 




Iniciativa educação -  EDUCAR EM CIÊNCIA

EP 35: A Inteligência Artificial na escola

Historicamente, tendemos a recear a inovação tecnológica e os seus impactos sociais. A inteligência artificial não é exceção, especialmente no que diz respeito à educação. 


Alunos e professores já estão a utilizar ferramentas como o ChatGPT para algumas das tarefas de sala de aula. Será esta utilização prejudicial à aprendizagem e ao ensino? Quais os riscos para os sistemas educativos?


COM
Célia Oliveira é Doutorada em Psicologia Experimental e Ciências Cognitivas pela Universidade do Minho.
Nuno Crato é professor desde 1980. Lecionou no Ensino Secundário e no Instituto Superior de Economia e Gestão, em Lisboa, onde atualmente é catedrático de Matemática e Estatística.

domingo, 18 de junho de 2023

ESTUDO "EDUCAÇÃO CTEM EM PORTUGAL: INICIATIVAS E DESAFIOS PARA O FUTURO"

 





O acrónimo CTEM – Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática – surgiu nos anos 90, nos EUA, associado à necessidade de aumentar o número de jovens a prosseguirem estudos e carreiras nestas áreas. Tomado como indicador de produtividade, competitividade e bem–estar dos países, e relacionado com projetos de inovação a nível internacional, o lema  STEM legitimou políticas educativas, mudanças curriculares e novas práticas educativas. 

Seguindo esta tendência, em Portugal tem existido um incremento de iniciativas de Educação CTEM, em contextos de aprendizagem formal e não formal, com o objetivo de promover a integração CTEM, fomentar a aprendizagem CTEM baseada em contexto, e  despertar o interesse dos alunos por estudos e carreiras nestas áreas. Não obstante, em Portugal é possível fazer mais e melhor, através de uma ação conjunta entre escolas e organizações dos setores público e privado (autoridades públicas, indústria, universidade, etc.). 

Nesse sentido, preconiza-se uma estratégia nacional para a Educação CTEM, um  currículo aberto a práticas de design  thinking, e a formação de professores em CTEM.


sexta-feira, 16 de junho de 2023

PUBLICAÇÃO: Ensino de qualidade na disciplina de historia no seculo XXI - Linhas orientadoras

 


https://edoc.coe.int/ (versão Portuguesa)

https://edoc.coe.int/ (outros recursos sobre o ensino da história)


Conselho da Europa
O ensino da história desempenha um papel fundamental para fazer face aos desafios políticos, culturais e sociais que a Europa enfrenta atualmente; em particular, aos desafios colocados pela diversificação das sociedades, pela integração de migrantes e refugiados na Europa, e pelos ataques à democracia e aos valores democráticos. Assim, o objetivo geral destes Princípios e linhas orientadoras é promover o conhecimento especializado e as aptidões necessárias para que o ensino da história desempenhe devidamente esse papel, baseando-se na perspetiva do Conselho da Europa sobre o ensino da história, refletida em vários documentos essenciais do Comité de Ministros e da Assembleia Parlamentar.

VIII Boletim "Atualidade em Primeira Infância" - Educação na Primeira Infância para o desenvolvimento sustentável

 





Rede Ibero-Americana de Administrações Públicas para a Primeira Infância

Disponibiliza-se o VIII Boletim "Atualidade em Primeira Infância" - Educação na Primeira Infância para o desenvolvimento sustentável – dezembro 2022.

Fonte:  https://www.dge.mec.pt

quinta-feira, 15 de junho de 2023

Plataforma Forma-te: AULA ABERTA

 https://www.youtube.com/watch?v=ylzZawEndOA



Ferramentas digitais suportadas pela Inteligência Artificial para conceção de conteúdos aprendizagem


Study in Portugal Network (SiPN)



Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (FLAD)

A Study in Portugal Network (SiPN) é um provedor especializado em estudos no exterior com sede em Lisboa, Portugal. Como um consórcio multi-universitário de universidades portuguesas, pretendemos atrair estudantes e professores norte-americanos para Portugal através de uma variedade de experiências de estudos no estrangeiro.

O Potencial Ganha Asas: Tutorias e Mentorias

 



Tutorias e mentorias: construir o futuro em partilha, superando obstáculos rumo ao sucesso.
Medida do Plano de Desenvolvimento Pessoal, Social e Comunitário: programa de mentoria "Aprender pela partilha!"
Intervenientes: Diretor do AE do Cadaval, Paulo Henriques, Tecnicas PDPSC Marisa Delgado, Assistente Social e Catarina Chaves, Psicóloga.

Tendências de Trabalho e Local de trabalho para 2023


 - O estudo sobre o futuro do trabalho da Accenture 2021https://www.accenture.com

 - Fórum Económico Mundial :5 tendências do local de trabalho a serem observadas em 2023, de acordo com um especialista:https://www.weforum.org/



RELATÓRIO: Como valorizar o ensino secundário profissional? Dilemas, Desafios e Oportunidades

 





Título Como valorizar o ensino secundário profissional? Dilemas, Desafios e Oportunidades

Autores Belém Barbosa 
 
Fundação Belmiro de Azevedo/ Universidade de Aveiro
março de 2023

O Relatório apresenta reflexões sobre o ESP com base nos resultados obtidos ao longo dos três anos de trabalho do projeto +PRO: Medir, Articular e Valorizar o Ensino Profissional em Portugal, financiados pelo EDULOG, o think tank para a educação da Fundação Belmiro de Azevedo.
Esse trabalho incluiu vários estudos, cujos principais resultados e conclusões se refletem no presente relatório.


Apresentação do Plano Nacional de Literacia em Saúde e Ciências do Comportamento 2023-2030

 


O PLANO NACIONAL (doc na íntegra )

A Direção-Geral da Saúde apresenta o Plano Nacional de Literacia em Saúde e Ciências do Comportamento 2023-2030 (PNLSCC), no próximo dia 14 de junho de 2023, entre as 15h00 e as 17h30, no Torreão Sul do Palácio Nacional de Mafra.

Este Plano visa a promoção de uma população com elevados níveis de literacia em saúde, procurando construir políticas e ambientes que conduzam à adoção de comportamentos saudáveis.  

A confirmação de presença deve ser feita aqui(https://docs.google.com) - o registo para novas inscrições está terminado

Consulte aqui o Programa.(https://www.dgs.pt/)

O Plano sugere a criação de um Observatório  de Literacia em Saúde, de uma Plataforma para divulgar boas práticas na área da promoção da saúde e de um Guia de Autocuidado para Promoção do Envelhecimento Activo e Saudável

 Retirado de: https://www.dgs.pt/

Transmissão no dia 15/6 a partir das 10h em https://www.facebook.com/events/978647923328864

terça-feira, 13 de junho de 2023

Ispa Talks

 


Psicologia e identidades - Isabel Leal - https://www.youtube.com


20 conferências sobre Psicologia num só dia- Programa

"A misoginia explica o femicídio" - esta semana temos nova conferência das Ispa Talks para ver no Youtube.

Dia 15, José Ornelas fala-nos de "Psicologia, masculinidade e prevenção da violência de Género".

Realizado no Ispa - Instituto Universitário, em Lisboa, estas conferências serviram para discutir o presente e o futuro da Psicologia, assim como as diferentes vertentes da área no nosso dia a dia.




José Ornelas fala-nos de "Psicologia, masculinidade e prevenção da violência de Género".






Técnica Pomodoro para Aprender a Estudar

 


O portal Educa y Aprende sugere a Técnica Pomodoro, um método de gestão de tempo, para ensinar a estudar e a tirar melhor partido do esforço empreendido.

 Esta técnica consiste em dividir o tempo de trabalho em intervalos de 25 minutos (os designados “pomodoros”), separados por pausas de cinco minutos. Ao fim de quatro “pomodoros” é feita uma pausa mais longa, de 15 a 30 minutos. O ciclo repete-se as vezes necessárias.

Fonte Edulog

25 de setembro - Dia Nacional da Sustentabilidade

 



Resolução do Conselho de Ministros n.º 56/2023 - : Institui o dia 25 de setembro como o Dia Nacional da Sustentabilidade
Aceder: https://files.diariodarepublica.pt

domingo, 11 de junho de 2023

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: ÉTICA E INOVAÇÃO PEDAGÓGICA


 https://www.youtube.com

A ACADEMIA FORGES, através do grupo de trabalho do eixo FORMAÇÃO E INOVAÇÃO PEDAGÓGICA, realizou no dia 06 de junho, o webinar INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: ÉTICA E INOVAÇÃO PEDAGÓGICA, tendo como oradores convidados António Dias de Figueiredo (Universidade de Coimbra, Portugal) e Isabel Batista (Universidade Católica Portuguesa, Portugal).

A moderação está a cargo de Maria da Conceição Barbosa Rodrigues Mendes (Instituto Superior de Ciências da Educação – Benguela, Angola) e Conceição Rego (Universidade de Évora, Portugal) e Ana Luísa Rodrigues (Universidade de Lisboa, Portugal) assumem a coordenação do eixo FORMAÇÃO E INOVAÇÃO PEDAGÓGICA.

sexta-feira, 9 de junho de 2023

Podcast "Chá do Dia" sobre saúde mental

 



Procrastinação e stress nos exames: https://open.spotify.com 

 Autoconhecimento, em: https://open.spotify.com


E outros sobre:
  • ansiedade; 
  • autocuidado; 
  • relação com o próprio; 
  • distorções cognitivas; 
  • luto e perdas
  • ...

Um produto do  Gabinete de Apoio Psicológico (GAPsi) da Ciências ULisboa

terça-feira, 6 de junho de 2023

EDA50 – Escolas à Descoberta de Abril - 50 Anos 25 de Abril



https://www.cnedu.pt/

O Conselho Nacional de Educação decidiu desenvolver o projeto EDA50 - Escolas à Descoberta de Abril - 50 Anos 25 de Abril, em parceria com escolas e professores de todo o país, para envolver ativamente as crianças e jovens na descoberta dos significados do 25 de Abril e da sua importância na história contemporânea do país e do mundo

Desenvolvimentos de projetos nas escolas: https://www.cnedu.pt/

Como o cérebro aprende a ler - Prof. Stanislas Dehaene





Vídeo legendado da palestra do Prof. Dehaene no World Innovation Summit for Education (WISE), em que ele explica de que maneira técnicas de visualização do cérebro hoje nos possibilitam compreender de que maneira o cérebro se reorganiza para "acomodar" a aprendizagem da leitura.

sábado, 3 de junho de 2023

Referencial “Saúde de Qualidade – Compromisso para o Ensino Superior

 




Este referencial é resultado das principais recomendações de um conjunto de cinco workshops, com 15 participantes cada, ministrados por especialistas de diversas áreas, onde foram identificadas necessidades, desafios e obstáculos à promoção da saúde, e posteriormente definidas medidas a serem implementadas pelas Associações de Estudantes e Instituições de Ensino Superior.

Retirado de:


DGS: jogo-"Exploradores da Saúde"

 




"Exploradores da Saúde" é o novo jogo lançado pela Direção-Geral da Saúde (DGS) no Dia Mundial da Criança (1 de junho), criado no âmbito de uma parceria entre a Divisão de Literacia, Saúde e Bem-Estar com os Programas Nacionais e as restantes Direções e Divisões da DGS, com o objetivo de promover de forma lúdica e divertida a literacia em saúde de crianças do 1º ciclo do ensino básico.


O Jogo é constituído por 28 cartas, não serà comercializado mas chegará às escolas.

sexta-feira, 2 de junho de 2023

Brochura: Competências para hoje e para o futuro

 




ENSINO E FORMAÇÂO PROFISSIONAL - Competências para hoje e para o futuro