sábado, 13 de dezembro de 2025

EPIS - AULA ABERTA : O PODER DAS EXPETATIVAS (GRATUITA)

 


AULA ABERTA - O PODER DAS EXPETATIVAS

Data: 19 de dezembro, das 18h15 às 19h30,
Com: Dr. Marcelo Formosinho, psicólogo e coordenador de equipas EPIS
Objetivo: refletir sobre o impacto silencioso — e muitas vezes subestimado — das expetativas dos professores no desempenho e motivação dos alunos.
Destinatários: Para quem quer melhorar práticas, questionar hábitos e potenciar o sucesso dos alunos.
Online, via Zoom
Participação gratuita, https://docs.google.com

Portaria nº 801/25 - Estabelece as taxas para caminhar nos percursos pedestres da Madeira e Porto Santo

 Portaria n.º 801/2025 Portaria que estabelece as taxas e os respetivos montantes a cobrar pelo Instituto de Florestas e Conservação da Natureza, IP-RAM, SECRETARIAS REGIONAIS DE TURISMO, AMBIENTE E CULTURA E DAS FINANÇAS; Joram, Iª Série de 10 de dezembro

https://ifcn.madeira.gov.pt/

Portal para as reservas e  pagamento das Taxas: https://simplifica.madeira.gov.pt/ 

sexta-feira, 12 de dezembro de 2025

Podcast "A Vida Passa a Comer"

 



"A Vida Passa a Comer", um podcast com apoio do Continente, trata disso mesmo: da gestação à idade adulta, passando pela adolescência e pela terceira idade, traçamos em oito episódios um roteiro alimentar saudável.

Com a ajuda de especialistas das várias áreas que a nutrição cruza, servem-se dicas e conselhos para que, passando a correr, a vida seja sempre um prazer.

Programa "A Minha Lancheira", exibido pela RTP

 


A Pilar e a Kate estão prontas para transformar cada lanche numa aventura!

Entre gargalhadas, cores e muita imaginação, as Irmãs mostram como preparar lancheiras divertidas,

quinta-feira, 11 de dezembro de 2025

Universidade Júnior - Natal 2025 Faculdade de Ciências da U.Porto

 




Os programas de férias de Natal destinam-se a crianças entre os 6 e os 12 anos de idade. São muito diversas as atividades que preparámos, cujos temas abordados focam-se nas Ciências, Artes, Ambiente, Botânica, Biologia, Geologia, Química, Astronomia, estruturadas em ações reflexivas, lúdicas e criativas.

As atividades, construídas numa base diária ou semanal, utilizam jogos, observação e investigação. Todas as ações serão orientadas por monitores.

Oficinas Diárias: 17 a 23 de dezembro

Local: Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), Rua do Campo Alegre, 695

Dar voz aos alunos através da escrita na era digital | Ana Ferreira

 A transcrição apresenta uma conferência de Ana Paula Ferreira sobre a importância de capacitar os alunos através da escrita no contexto educacional moderno. 

A oradora traça a evolução histórica da escrita, desde a Antiguidade até à revolução da imprensa, contrastando-a com a sua forma atual, rápida e fragmentada, influenciada pela tecnologia. 
São explorados os desafios e oportunidades impostos pelas ferramentas digitais, como a Inteligência Artificial (IA) e as redes sociais, que alteram a forma como se interage com o texto, mas que também oferecem novas vias de aprendizagem. 

O texto sublinha as dimensões cruciais da escrita (epistémica, metacognitiva e social) e propõe que os educadores promovam tarefas significativas e uma cultura de escrita que seja transversal a toda a escola. A apresentação conclui realçando o intenso engajamento dos jovens em plataformas de escrita digital como o Wattpad, sugerindo que estes recursos sejam incorporados no ensino para otimizar a aprendizagem.

quarta-feira, 10 de dezembro de 2025

Despacho n.º 14616-A/2025, de 9 de dezembro - Calendário de provas e exames

 Diário da República n.º 236/2025, Suplemento, Série II de 2025-12-09

Aprova o calendário, para o ano letivo de 2025-2026, das provas de Monitorização da Aprendizagem, das provas finais do ensino básico, das provas de equivalência à frequência do ensino básico, dos exames finais nacionais do ensino secundário e das provas de equivalência à frequência do ensino secundário

É aprovado o calendário de para o ano letivo de 2025-2026:

a) Das provas de Monitorização da Aprendizagem (ModA);

b) Das provas finais do ensino básico;

c) Das provas de equivalência à frequência do ensino básico;

d) Dos exames finais nacionais do ensino secundário; 

e) Das provas de equivalência à frequência do ensino secundário

.

https://diariodarepublica.pt

Podcast "Eu posso ser...mais positivo"

 



Uma série de cinco episódios que nos convida a refletir sobre emoções, desafios e bem-estar mental, com narração da atriz Sofia Ribeiro e banda sonora original da Maro.

CONFERÊNCIA DE NATAL CIÊNCIA VIVA 2025 NA ONDA DO UNIVERSO (gratuita)

 


Site da Conferência: https://www.cienciaviva.pt/

CONFERÊNCIA DE NATAL CIÊNCIA VIVA 2025

NA ONDA DO UNIVERSO

Com o físico Vitor Cardoso

18 de dezembro, 19.00 | Teatro Aberto, Lisboa


Entrada gratuita mediante inscrição e limitada à lotação da sala

terça-feira, 9 de dezembro de 2025

relatório O ESTADO DA EDUCAÇÃO 2024

 





Título Estado da Educação 2024 Direção Domingos Fernandes, Presidente do Conselho Nacional de Educação 
Editor Conselho Nacional de Educação (CNE)
Edição Dezembro 2025

 

A falta de diretrizes e de conhecimento especializado representa um desafio para o uso da IA ​​nas escolas.


Lack of Guidelines and Expertise Prove Challenging for AI Use in Schools - EUA

A new report by the Milken Institute pushes for more AI integration in the classroom — but argues  the effort has to go beyond teachers.

 https://www.edsurge.com/news/2025-12-02-lack-of-guidelines-and-expertise-prove-challenging-for-ai-use-in-schools



Museu Ubuntu da Empatia

 


https://museuubuntu.org/

Museu Ubuntu da Empatia é um espaço digital de memória viva, onde cada história é um gesto de reconhecimento e cada testemunho amplia a consciência coletiva sobre a dignidade humana.
As primeiras histórias da coleção Comunidade Ubuntu já estão disponíveis no canal de YouTube do Museu, com novos conteúdos a serem lançados nos próximos meses.
 Até lá, descobre, partilha e segue o Museu Ubuntu da Empatia.

domingo, 7 de dezembro de 2025

417 euros - Este foi o valor médio mensal por quarto em Portugal

 



417 euros -  Este foi o valor médio mensal por quarto em Portugal, em setembro de 2025, de acordo com o Observatório do Alojamento Estudantil. Trata-se do valor mais alto dos últimos cinco anos. Apesar de a oferta ter vindo a aumentar desde 2022, os preços têm também subido. Só em relação a setembro de 2024, os valores médios aumentaram 4,8%. 

Lisboa concentra quase metade dos quartos disponíveis (45%) e mantém os valores mais elevados, seguida do Funchal, Faro e Porto.

sábado, 6 de dezembro de 2025

Relatório Regional - estudo que acompanha os hábitos dos alunos do ensino público entre os 13 e os 18 anos.

 




Estudo revela evolução dos comportamentos aditivos entre jovens a nível regional

O ICAD, I. P. publicou o Relatório Regional do ECATD-CAD 2024, um estudo que acompanha os hábitos dos alunos do ensino público entre os 13 e os 18 anos.

Face a 2019
- consumo de álcool, tabaco e drogas desceu em todas as regiões

- crescimento do jogo a dinheiro e do jogo eletrónico

A Região Autónoma da Madeira destaca-se por ser uma das regiões onde a situação parece menos gravosa no que aos comportamentos aditivos entre os alunos diz respeito. Os únicos indicadores em que a região regista valores superiores ao total nacional dizem respeito ao consumo de outras drogas ilícitas que não canábis, ao consumo prescrito de tranquilizantes/sedativos e ao jogo eletrónico. A região regista as prevalências menos elevadas do país no que concerne ao álcool e comportamentos de risco acrescido associados, tabaco dito tradicional, canábis. É também na Madeira que o consumo precoce de álcool e de tabaco eletrónico tem menos expressão e onde menos alunos consideram fácil ou muito fácil o acesso a canábis. Face às prevalências registadas na anterior edição do estudo, na região, merece destaque a descida do consumo recente de álcool
(-14pp.) e também a subida da prática de jogo a dinheiro (+6pp)

“Que futuro deixamos às próximas gerações? Um Índice de Justiça Intergeracional para Portugal”

 Estamos a ser justos com as próximas gerações? 

A apresentação dos resultados atualizados do projeto  “Que futuro deixamos às próximas gerações? Um Índice de Justiça Intergeracional para Portugal”, realizou-se no dia 4 de dezembro de 2025, na Fundação Calouste Gulbenkian (Auditório 3).

O projeto “Um Índice de Justiça Intergeracional para Portugal” elaborado pelo Institute of Public Policy e apoiado pela Fundação Calouste Gulbenkian, insere-se na esteira de trabalhos que a Fundação Calouste Gulbenkian tem vindo a desenvolver nos últimos cinco anos.

As dimensões consideradas são: 

  • o ambiente e recursos naturais, 
  • a saúde,
  • o mercado de trabalho,
  • a habitação, 
  • a pobreza e condições de vida 
  • as finanças públicas

Todas com o mesmo peso no Índice de Justiça Intergeracional agregado.

Aceder ao Relatório: https://www.ipp-jcs.org/

Retirado de: https://www.ipp-jcs.org/indice-de-justica-intergeracional

sexta-feira, 5 de dezembro de 2025

A inteligência artificial é amiga da aprendizagem?

 


https://www.iniciativaeducacao.org/

A inteligência artificial é amiga da aprendizagem?

A inteligência artificial generativa faz parte do dia a dia de muitos alunos. Mas como pode apoiar a sua aprendizagem? No episódio desta semana, a psicóloga Célia Oliveira fala sobre a importância de a tecnologia estar ao serviço da educação, em lugar de ditar as metodologias e procedimentos de ensino e aprendizagem.

quinta-feira, 4 de dezembro de 2025

Observatório Nacional da Luta Contra a Pobreza



O Observatório Nacional tem como missão observar em permanência o fenómeno da pobreza e de exclusão social na sociedade portuguesa, atendendo não só às suas diversas manifestações e efeitos nas diferentes esferas da vida social, mas também aos processos de reprodução que lhe subjazem, sem deixar de examinar criticamente as estratégias de luta pela sua erradicação e respetivos impactos.

Viver com PHDA

 



Perturbação de hiperatividade e défice de atenção 

Podcast (IN)pertinente - Fundação Francisco Manuel dos Santos

A psiquiatra Rute Cajão e o comunicador Rui Maria Pêgo definem as fronteiras desta neurodivergência, exploram estratégias para lidar com a patologia, na idade adulta, e falam sobre a importância do acompanhamento médico para amenizar o impacto da PHDA na vida familiar, laboral e social.

2025 Global Ranking of Academic Subjects

 



O Ranking de Xangai introduziu pela primeira vez o ranking mundial de universidades por áreas acadêmicas

quarta-feira, 3 de dezembro de 2025

Framework da ANPRI “Inteligência Artificial na Escola Portuguesa: Guia para uma Integração Ética, Equitativa e Pedagógica”

 



https://drive.google.com/

https://www.anpri.pt/

Destinatários: professores e escolas na utilização segura, crítica e pedagógica da IA.

Edição: ANPRI Associação Nacional de Professores de Informática

Ano: 2 dez 2025

O guia reúne orientações éticas, ações estratégicas e recomendações para integrar IA na aprendizagem de forma responsável.

Com esta iniciativa, reforçamos a necessidade de preparar as escolas portuguesas para um futuro, no qual a Inteligência Artificial será cada vez mais presente, para garantir que alunos e professores utilizam estas ferramentas de forma crítica, segura e criativa

Publicação: "Diversidade e Inclusão nos Locais de Trabalho"

 



Na data em que se assinala o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, divulgamos o policy brief, elaborado pela Ordem dos Psicólogos Portugueses, sobre o tema "Diversidade e Inclusão nos Locais de Trabalho".

Nos Locais de Trabalho Inclusivos todas as pessoas - quer vivam com deficiência, sejam neurodivergentes ou pertençam a minorias socioculturais - têm acesso a oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional, de progressão na carreira e, de modo geral, sentem-se realizadas e integradas na organização onde trabalham.

Competências essenciais em matéria de IA: QUAIS SÃO, ONDE E COMO AS DESENVOLVER

 

Competências de IA para o futuro: Um guia para a melhoria de competências na era digital

Num mercado de trabalho em rápida mudança, a IA está a transformar a forma como trabalhamos. Para se manterem competitivos, os candidatos a emprego necessitam de competências essenciais em matéria de IA. 

Aqui, oferecemos informações e recursos para melhorar as suas competências em matéria de IA e aumentar a sua empregabilidade na era digital.https://eures.europa.eu/

terça-feira, 2 de dezembro de 2025

podcast “O Futuro do Futuro” - Francisco fundou uma startup para tornar as salas de aula mais "eficazes e inclusivas"

 


Semanário Expresso

Chegada de novos alunos tem mantido e recuperado “escolas que estavam a fechar”. “Estamos com uma saúde demográfica diferente", realça Francisco Pires de Miranda em entrevista ao podcast “O Futuro do Futuro”.

Ouça aqui o episódio na íntegra:https://expresso.pt/podcasts/o-futuro-do-futuro/2025


A Class of Wonders, startup portuguesa liderada por Francisco Pires de Miranda, ambiciona uma realidade em que as salas de aula sejam “lugares onde todas as crianças aprendam de forma significativa e evoluam de acordo com o seu ritmo individual”. Conta como o fazem neste episódio de "O Futuro do Futuro".


segunda-feira, 1 de dezembro de 2025

DigComp 3.0 – Nova edição do Quadro Europeu de Competências Digitais para Cidadãos

 




DigComp 3.0 – Nova edição do Quadro Europeu de Competências Digitais para Cidadãos

COSGROVE, J. and CACHIA, R., DigComp 3.0: European Digital Competence Framework - Fifth Edition, Publications Office of the European Union, Luxembourg, 2025, https://data.europa.eu/doi/10.2760/0001149, JRC144121.

A Comissão Europeia publicou o DigComp 3.0, a quinta edição do principal referencial europeu para as competências digitais dos cidadãos, e organiza um webinar de apresentação no dia 12 de dezembro, entre as 10h00 e as 11h00 (CET).
O novo DigComp atualiza os conhecimentos, competências e atitudes essenciais para uma participação digital segura, crítica e eficaz — na vida quotidiana, na sociedade, no trabalho e na aprendizagem. A edição 3.0 apresenta uma visão mais aprofundada das competências digitais e integra, de forma transversal, a Inteligência Artificial em todo o quadro.
Este referencial apoia políticas e iniciativas da União Europeia no domínio das competências digitais, contribuindo para responder aos desafios sociais, económicos e educativos da transformação digital.
Mais informações e inscrições no webinar:
Publicação oficial do DigComp 3.0:

Fonte: erte.dge




domingo, 30 de novembro de 2025

Podcast "Inteligência Emocional - Paulo Moreira"

 


https://open.spotify.com

Paulo Moreira é um dos principais impulsionadores do conceito da Inteligência Emocional em Portugal.
É autor do best-seller "Inteligência Emocional - uma abordagem prática", CEO da empresa EQ-TRAINING, fundador da marca Treino Inteligência Emocional, Doutorando em Psicologia das Emoções e Bem-Estar, criador de Jogos e co-criador da Banda Desenhada Emoty, que fala sobre emoções.
Neste podcast, Paulo Moreira explora o mundo da Inteligência Emocional e também entrevista alguns convidados.

Podcast “Diálogos sobre Direitos das Crianças e dos Adolescentes”

 




É um projeto do XI Congresso Mundial de Infância e Juventude!
Este podcast é um espaço de reflexão, diálogo e troca de experiências sobre os mais variados temas relacionados ao universo das crianças e adolescentes. 

Até novembro de 2026, teremos episódios mensais, onde traremos convidados especiais para aprofundar questões essenciais e relevantes sobre educação, direitos, saúde, proteção e tantos outros assuntos que permeiam a vida das novas geraçõe

quinta-feira, 27 de novembro de 2025

Podcast CHICA ESPERTA: : "Tenho um filho que joga bastante e quero perceber quando é que se pode considerar isto um vício"

 



Neste novo episódio de 'Chica Esperta', Ana Galvão aborda o que considera como a "pandemia dos vícios tecnológicos", recebendo Pedro Hubert como convidado. Ao longo da conversa, o professor e investigador de psicologia clínica, com enfoque na área dos jogos

Podcast CHICA ESPERTA " Como é que podemos perceber que alguém está a ter um ataque de ansiedade?" Como o médico de psiquiatria Gustavo Jesus

 

Participar nas Férias com Ciência

 



O programa “Férias com Ciência”

Organização: O pavilhão do conhecimento

Datas: de 17 de dezembro a 2 de janeiro de 2026

Destinatários;: As atividades destinam-se a crianças e jovens, dos 6 aos 12 anos de idade.

Inscrições: As inscrições efetuam-se através da plataforma disponível online

quarta-feira, 26 de novembro de 2025

Bolsas Gulbenkian Investigação em Cultura Portuguesa para Estrangeiros

 



CANDIDATURAS ABERTAS - até 30 de janeiro de 2026

Destinatários: Pós graduados não portugueses

Área: Humanidades

Candidaturas abertas para as Bolsas Fulbright 2026/2027

 


O Programa Fulbright Portugal

Destinatários: estudantes, professores e investigadores portugueses, para o ano letivo de 2026/2027.

As bolsas Fulbright oferecem a oportunidade de estudar, lecionar ou realizar investigação em instituições dos Estados Unidos da América.

Data limite das candidaturas: até ao dia 15 de janeiro de 2026.

Recomendações e Orientações para o Diagnóstico, Investigação e Abordagem Terapêutica do Transtorno do Espectro Autista

 



Recomendações e Orientações para o Diagnóstico, Investigação e Abordagem Terapêutica do Transtorno do Espectro Autista

Helio van der Linden Junior1 , Carlos Gadia2 , Paulo Emidio Lobão Cunha3 , Júlio Amaro de Sá Koneski4 , Erasmo Barbante Casella5 Sociedade Brasileira de Neurologia Infantil – Departamento Científico de Transtornos de Neurodesenvolvimento da SBNI e colaboradores 1 Centro de Reabilitação Dr. Henrique Santillo (GO - Brasil) 2 Nicklaus Chidren’s Hospital (Florida - USA) 3 Hospital Universitário de Brasília / Universidade de Brasília (DF - Brasil) 4 Univille - Universidade da Região de Joinville (SC - Brasil) 5 Instituto de Criança / Universidade de São Paulo (SP – Brasil) 

Outubro de 2025

terça-feira, 25 de novembro de 2025

CAMPANHA Stand Up - Contra o assédio em locais públicos (por L'Oréal Paris)

 


O assédio sexual em locais públicos é o principal problema que as mulheres e raparigas de todo o mundo têm de enfrentar. 80% das mulheres já foram vítimas de assédio em locais públicos.
O Stand Up é um programa de formação concebido para ajudar a evitar o assédio em locais públicos e construir espaços seguros e inclusivos para todos, desenvolvido por L'Oréal Paris em parceria com a ONG Right To Be.
O objetivo do programa Stand Up é aumentar a sensibilização para este problema subestimado e dar formação às pessoas sobre como reagir quando o enfrentam.

PUBLICAÇÃO Perguntas e Respostas sobre Violência Emocional e Psicológica

 




Ordem dos Psicólogos Portugueses

No Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres, que se assinala esta terça-feira, a Ordem dos Psicólogos Portugueses lança o recurso “Perguntas e Respostas Sobre Violência Emocional e Psicológica”.
Um documento que esclarece, de forma detalhada, o que é a violência psicológica, como identificá-la, quais os sinais de alerta, quem pode ser vítima ou agressor e que passos podem ser dados para procurar apoio ou ajudar alguém

2ª Edição do FÓRUM DE PSICÓLOGOS EM CONTEXTO ESCOLAR

 



A Universidade de Coimbra vai realizar a 2ª Edição do FÓRUM DE PSICÓLOGOS EM CONTEXTO ESCOLAR com o tema “Diversidade e Inclusão", que acontecerá no dia 17 de janeiro de 2026, na UC, com os seguintes objetivos:
• Explorar os princípios da Educação Inclusiva, reconhecendo os desafios, benefícios e implicações para a comunidade escolar;
• Explorar o papel da compaixão como ferramenta pedagógica e relacional, capaz de fomentar um clima escolar positivo e de respeito pela diferença;
• Discutir estratégias de aconselhamento e orientação escolar que favoreçam a inclusão e a igualdade de oportunidades para todos os alunos;
• Identificar obstáculos à promoção da inclusão e diversidade nas escolas, construindo de forma colaborativa soluções práticas e sustentáveis;
• Fomentar o trabalho interdisciplinar e colaborativo, através da partilha de experiências e do diálogo entre especialistas e profissionais da educação.
Para mais informação, consultar o site https://www.uc.pt/forum-psicologos/
Qualquer dúvida será esclarecida através do e-mail student_hub@uc.pt.