segunda-feira, 30 de junho de 2025

Estatísticas da Educação | REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA 2023/2024

 




As Estatísticas da Educação disponibilizam informação referente a alunos, pessoal docente, pessoal não docente e estabelecimentos de ensino da RAM, relativa ao ano letivo 2023/2024.

MADEIRA: Despacho n.º 521/2025 - CALENDÁRIO ESCOLAR 2025/2026

 



Despacho n.º 521/2025, joram,!!ª Série , nº 115 de 30 de junho

Aprova o Calendário Escolar para o ano letivo de 2025/2026 dos estabelecimentos de educação e ensino da rede pública da Região Autónoma da Madeira.

ACEDER: https://joram.madeira.gov.pt

Candidatura das Escolas à Certificação - Selo “ESCOLA SEM BULLYING/ESCOLA SEM VIOLÊNCIA 2025"

 




Convite à candidatura das Escolas à Certificação - Selo “Escola Sem Bullying | Escola Sem Violência”, até ao próximo dia 23 de julho, através de formulário online.

A Escola deve assumir-se como um espaço privilegiado na prevenção e combate a todas as formas de violência. Para tal, afigura-se de extrema importância a definição e implementação do seu Plano de Prevenção e Combate ao Bullying e ao Ciberbullying, “Escola Sem Bullying | Escola Sem Violência”.

Importa continuar a promover um ambiente de bem-estar, onde a cooperação e colaboração de toda a comunidade educativa contribua para que, em cada espaço, se respire empatia e respeito, e a inclusão seja assumida como uma realidade, onde o preconceito, os estereótipos e os discursos de ódio não têm voz nem espaço, alinhado com o preconizado no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória.

A Direção-Geral da Educação vai continuar a distinguir com o “Selo Escola Sem Bullying | Escola Sem Violência” as escolas públicas e privadas que, atentas, respondem “não” à violência e desenvolvem um plano de prevenção e combate a todas as formas de violência, em particular ao Bullying e ao Ciberbullying. Destacamos que na última edição, 417 AE/EnA receberam esta certificação. A candidatura a essa distinção em 2025 implica a apresentação de um relatório, produzido em resultado do preenchimento do formulário concebido para esse efeito, até ao próximo dia 23 de julho.

Aceda à informação relativa à iniciativa em “Escola Sem Bullying | Escola Sem Violência”.

A lista das escolas candidatas será divulgada no dia 25 de julho p.f.
A lista das escolas certificadas será divulgada no dia 6 de novembro, Dia Internacional Contra a Violência e o Bullying na Escola, no website oficial da iniciativa - https://www.sembullyingsemviolencia.edu.gov.pt/ e nos canais de divulgação da Direção-Geral da Educação.
 


sábado, 28 de junho de 2025

O Observatório masculinidades.pt

 




O Observatório Masculinidades.pt constitui-se como um elo de ligação entre a investigação sobre masculinidades, a monitorização das principais ações que mobilizam este campo, e a construção de intervenções e políticas públicas em Portugal, a partir de diversos projetos, parcerias e colaborações nacionais e internacionais coordenados pelo CES-UC. 

sexta-feira, 27 de junho de 2025

"A Ordem dos Psicólogos Portugueses responde sobre...",

 


Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP)

https://www.youtube.com

Assista à primeira edição da iniciativa "OPP responde sobre...", que teve como tema Psicologia da Educação.
Disponível no canal de youtube da OPP ou no site da OPP (https://www.youtube.com/watch?v=1PxhPScdfuM
).
Este é um espaço (online) onde os psicólogos podem esclarecer as suas dúvidas junto da Direção Nacional da Ordem dos Psicólogos Portugueses, todos os meses, em tempo real.
A próxima sessão será sobre Intervenção na área comunitária (inscrições no site da OPP). Contamos com a sua participação.

quinta-feira, 26 de junho de 2025

BALANÇO ANUAL DA EDUCAÇÃO 2025

 





Fundação Belmiro de Azevedo
Um relatório transversal sobre o estado da educação em Portugal, que identifica os seus principais sucessos e constrangimentos, com o objetivo de promover um debate atualizado, informado e baseado em factos. 

Este olhar pretende-se amplo e procura incluir todas as fases e resultados educativos ao longo do ciclo de vida, das creches e educação pré-escolar aos doutoramentos, incluindo os resultados económicos e sociais dos investimentos em educação no mercado de trabalho e o papel central que o sistema de ensino superior desempenha no sistema científico e de inovação em Portugal.

DOCUMENTÁRIO "Diploma de Saída" - Milhares de jovens qualificados deixam Portugal todos os anos

 




Parte I - Episódio 1 de 2 Duração: 28 min

Milhares de jovens qualificados deixam Portugal todos os anos em busca de melhores salários e perspetivas de carreira. Neste cenário, o Estado perde o investimento feito ao longo de anos na sua formação e as empresas procuram adaptar-se à escassez de talento.

Estará o futuro do país em risco? Não perca a estreia do novo documentário da Fundação Francisco Manuel dos Santos, coproduzido com a RTP, esta noite, 26 de junho, às 21h00, na RTP1.

Esc. Sec. Francisco Franco: Matrículas 10.º ano para o ano letivo 2025.2026



Matrículas 10.º ano para o ano letivo 2025.2026
15, 16 e 17 de julho

quarta-feira, 25 de junho de 2025

ESTUDO Clima de Mudança: perceções sobre os desafios ambientais em Portugal

 



Qual a importância que os portugueses consideram para o combate às alterações climáticas? O que os motiva a agir para proteger o ambiente? E qual o papel das organizações ambientais nesta mobilização? Encomendado pela Fundação Calouste Gulbenkian à Ipsos APEME, este estudo procurou não só compreender as atitudes dos cidadãos em relação às questões ambientais, mas também perceber como são percebidas as organizações da sociedade civil na área do ambiente, bem como as principais abordagens que adotam para envolver os cidadãos na sua missão

Jovens menos preocupados:  Um dos dados sublinhados no estudo é a menor preocupação dos jovens (18 a 24 anos) com o ambiente e a sustentabilidade, em comparação com as faixas etárias mais velhas. Mas apenas 13% dos jovens nesta faixa etária são considerados “entusiastas” das questões ambientais, com a maioria a demonstrar maior ansiedade em relação ao aumento do custo de vida e ao desemprego. Este grupo, de acordo com a pesquisa, revela-se também menos ligado à comunidade e menos propenso à adoção de rotinas sustentáveis. Fonte https://expresso.pt/sustentabilidade/ambiente/


terça-feira, 24 de junho de 2025

profissões CTEM: evolução na última década

 




Gender Pay Gap nas profissões CTEM: evolução na última década

"Mulheres nas engenharias e matemáticas ganham cada vez menos do que os homens As mulheres com profissões nas áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharias e Matemáticas ganham, em Portugal, menos 16% do que os homens que têm características profissionais semelhantes, seja ao nível da idade, escolaridade ou regime de tempo de trabalho.

Mulheres nas engenharias e matemáticas ganham cada vez menos do que os homens 
Dados do Observatório Género, Trabalho e Poder, a que o PÚBLICO teve acesso, comparam 2010 e 2023 nas chamadas profissões CTEM, que não só são consideradas essenciais no crescimento económico sustentável como são das que melhor pagam aos trabalhadores."
Fonte:

https://www.publico.pt/2025/06/23/sociedade/noticia/mulheres-engenharias-matematicas-ganham-menos-homens-2137389


segunda-feira, 23 de junho de 2025

Diretrizes para um modelo de intervenção em rede - proteção de crianças vítimas de violência doméstica

 



No âmbito do projeto "A Teu Lado", foi elaborada uma brochura com diretrizes para um modelo de intervenção em rede, dirigido a todos os profissionais convocados para atuar e colaborar na proteção de crianças vítimas de violência doméstica.

Os desafios da produtividade, com Nicholas Bloom

 



Fundação Francisco Manuel dos Santos

episódio de «Isto não é assim tão simples» com Nicholas Bloom, economista britânico e professor na Universidade de Stanford
Como se mede e avalia a produtividade? Qual o impacto do teletrabalho no rendimento dos trabalhadores? E o da inteligência artificial? 

A importância de medir resultados e a razão por que a produtividade continua a ser um dos maiores dilemas da economia moderna.

Relatório sobre a Interrupção Voluntária da Gravidez em Portugal

 


https://www.amnistia.pt/Retirado de

https://www.amnistia.pt/pdf

Numa importante investigação, a Amnistia Internacional – Portugal identificou várias barreiras no acesso à interrupção voluntária da gravidez (IVG) no país e apresentou um conjunto de recomendações para melhorar os cuidados nesta área. 

Entre os principais problemas está a falta de cobertura em todo o território nacional, um dos limites gestacionais mais curtos da Europa, o período de reflexão obrigatório de pelo menos três dias, a obrigatoriedade de haver dois médicos diferentes para atestar e realizar uma IVG e a falta de regulamentação das recusas médicas por motivos de consciência.

A Amnistia lançou uma petição a pedir à Assembleia da República que dê início a um processo de revisão da legislação para que esta fique em conformidade com as diretrizes da Organização Mundial de Saúde.

sábado, 21 de junho de 2025

Podcast "Nós percebemos": Redes sociais saudáveis na adolescência

 


https://www.youtube.com

No 11.º episódio do podcast “Nós Percebemos“, tivemos a honra de contar com a participação da Professora Sofia von Humboldt e da Professora Tânia Gaspar para uma conversa esclarecedora e orientada para soluções concretas face a um dos maiores desafios da adolescência na era digital.
Este episódio aborda, de forma fundamentada, questões essenciais como:
  • Quais os critérios que definem uma utilização saudável das redes sociais por parte dos adolescentes?
  • Como reconhecer sinais de um uso equilibrado — ou potencialmente problemático?
  • Que impacto têm as comparações sociais na autoestima dos jovens?
  • Qual o papel dos pais, educadores e das próprias plataformas digitais na promoção de ambientes digitais mais positivos?
Uma reflexão atual, útil e necessária, especialmente para quem trabalha com, para ou perto de jovens.

sexta-feira, 20 de junho de 2025

PUBLICAÇÃO: Preditores cognitivos e familiares da aprendizagem precoce de leitura e matemática

 


https://www.iniciativaeducacao.org/

As crianças iniciam a escola com diferenças consideráveis nas habilidades académicas iniciais, especialmente na leitura e na matemática (Napoli & Purpura, 2018). 

podcast "5 minutos de pedagogia com..."

 



Inov@U lança podcast "5 minutos de pedagogia com..."

Este projeto tem como principal objetivo dar visibilidade a práticas pedagógicas inovadoras, reconhecendo assim o seu valor e promovendo a partilha de experiências entre docentes, investigadores, estudantes e pessoal técnico e administrativo. 

Pretende-se, assim, fomentar uma cultura de colaboração e reflexão em torno da inovação no Ensino Superior.

quarta-feira, 18 de junho de 2025

Curso de Português para Lusodescendentes e Migrantes – Inscrições Abertas!

 


Curso de Português para Lusodescendentes e Migrantes – Inscrições Abertas!

A tua ligação à Madeira pode começar… pela língua!
Estão abertas as inscrições para a 12.ª edição do curso "Língua, Literatura e Cultura Madeirenses", promovido pela Direção Regional das Comunidades e Cooperação Externa (DRCCE), em parceria com a Universidade da Madeira.
Para quem?
Lusodescendentes (em Portugal ou no estrangeiro)
Emigrantes
Imigrantes residentes na Região
Quando?
Curso intensivo durante o mês de julho
50h de aulas + 50h de experiências no terreno (visitas, encontros, cultura e muito mais!)
Aprende português, vive a cultura madeirense, conhece as tuas raízes e integra-te de forma única na sociedade local.
“A língua é o primeiro elemento identificativo de um povo. Aprendê-la é um gesto de ligação às raízes.” – Sancho Gomes, Diretor Regional
Inscrições até 30 de junho!
civld@madeira.gov.pt
291 203 805
Vagas limitadas!⚠️
Não percas esta oportunidade de te reconectares com a Madeira – pela língua, pela cultura, pelas pessoas!

terça-feira, 17 de junho de 2025

Programa da Câmara Municipal do Funchal de Atribuição de Manuais e Material Escolar

 


Programa da Câmara Municipal do Funchal de Atribuição de Manuais e Material Escolar no Ensino Básico: - Ano Letivo 2025/2026

Candidaturas decorrem de 2 de julho a 31 de outubro
Destinatários: Alunos de 1.º, 2.º e 3.º ciclos do ensino básico das escolas do Funchal, desde que tenham residência permanente neste concelho há mais de 1 ano.
Atribuição do Vale Educação, através do Cartão do Munícipe, destinado à compra de material escolar e, em casos específicos, manuais escolares.
1º Ciclo
Alunos apoiados pelo Governo Regional com manuais escolares 30€
Alunos não apoiados pelo Governo Regional com manuais escolares 60€
2º e 3º Ciclos
Alunos apoiados pelo Programa “Manuais Digitais” 30€
Alunos não apoiados pelo Programa “Manuais Digitais” Sem Ação Social Escolar (ASE): 100€
Com Ação Social Escolar (ASE): 50€
Pedido de adesão ao Cartão do Munícipe e candidatura ao Programa, exclusivamente online, em https://cmfonline.funchal.pt/login

Universidade dos Valores - Atividades e Materiais




Destinatários:
O módulo Valores em Ação é dirigido a crianças e jovens do Jardim de Infância ao Secundário.

É centrado em atividades de forte componente experiencial e pode ser desenvolvido em sala de aula, no exterior e na comunidade.

Os exercícios propostos têm como objetivo desenvolver competências pessoais, sociais e cívicas, trabalhando valores claramente identificados, como por exemplo, amizade, cooperação, liderança, honestidade, humildade, entre muitos outros.

Pinóquio na Escola - Como identificar notícias falsas

 



https://www.youtube.com/

Como identificar notícias falsas?

Que ferramentas estão à nossa disposição para analisar fontes e distinguir factos de opinião?

Estas são apenas algumas das questões que estarão em destaque no próximo webinar "Pinóquio na Escola". É uma iniciativa do Polígrafo em parceria com a Fundação Calouste Gulbenkian, no âmbito do European Media and Information Fund.

O webinar decorreu no dia 15 de maio e foi dirigido a professores e alunos do ensino secundário.
Durante a sessão, também foi apresentado o concurso nacional "Pinóquio na Escola", que desafia alunos do ensino secundário, com o apoio dos seus professores, a criarem projetos originais de verificação de factos. As candidaturas estão a decorrer até ao dia 15 de junho 2025. Todas as informações estão disponíveis em https://especiais.poligrafo.pt/pinoquio/.

Além do Polígrafo e da Fundação Calouste Gulbenkian, a iniciativa conta com o apoio da Direção-Geral da Educação, da Representação da Comissão Europeia em Portugal, do Gabinete do Parlamento Europeu em Portugal e da Agência Nacional Erasmus+ Juventude / Desporto e Corpo Europeu de Solidariedade.

segunda-feira, 16 de junho de 2025

O Europass no Desenvolvimento Vocacional em Contexto Escolar



 https://www.youtube.com/

O desenvolvimento vocacional dos alunos é uma área fundamental na intervenção das/os psicólogas/os escolares.

O "Referencial para a Intervenção dos Psicólogos em Contexto Escolar", publicado pela DGE, destaca a importância de estratégias que promovam a orientação e aconselhamento vocacional, visando capacitar as/os alunas/os para tomadas de decisão informadas sobre o seu futuro académico e profissional, ao longo da vida.

Neste contexto, o Europass surge como uma ferramenta digital europeia que facilita a apresentação clara e estruturada das competências e qualificações dos indivíduos, promovendo a mobilidade educativa e profissional na Europa. A plataforma

Europass oferece diversas funcionalidades.
Este webinar visa proporcionar às/aos psicólogas/os a intervir em contexto escolar uma compreensão aprofundada das potencialidades do Europass, demonstrando como a sua utilização pode enriquecer as práticas de intervenção vocacional e contribuir para o desenvolvimento de competências essenciais nos alunos, em consonância com as diretrizes estabelecidas pelo referencial da DGE.



GUIA ORIENTADOR DE BOAS PRÁTICAS DE INTERVENÇÃO PSICOTERAPÊUTICA DE ENFERMAGEM

 




Ordem dos Enfermeiros

GUIA ORIENTADOR DE BOAS PRÁTICAS DE INTERVENÇÃO PSICOTERAPÊUTICA DE ENFERMAGEM
Trabalho desenvolvido por iniciativa da Mesa do Colégio da Especialidade de Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica (MCEESMP) – Mandato 2020-2023

1.ª edição digital: junho de 2023

domingo, 15 de junho de 2025

Relatório de Perspectivas sobre IA Generativa - Explorando a Intersecção entre Tecnologia, Sociedade e Política

 



ABENDROTH DIAS, K., ARIAS CABARCOS, P., BACCO, FM, BASSANI, E., BERTOLETTI, A. et al., Generative AI Outlook Report - Exploring the Intersection of Technology, Society and Policy, NAVAJAS CAWOOD, E., VESPE, M., KOTSEV, A. e VAN BAVEL, R. (editores), Serviço de Publicações da União Europeia, Luxemburgo, 2025, https://data.europa.eu/doi/10.2760/1109679, JRC142598.

Este relatório Outlook, preparado pelo Centro Comum de Pesquisa (JRC) da Comissão Europeia, examina o papel transformador da IA ​​Generativa (GenAI), com ênfase específica na União Europeia. Ele destaca o potencial da GenAI para inovação, produtividade e mudança social. 

A GenAI é uma tecnologia disruptiva devido à sua capacidade de produzir conteúdo semelhante ao humano em uma escala sem precedentes. Como tal, ela oferece múltiplas oportunidades de avanços em vários setores, incluindo saúde, educação, ciência e indústrias criativas.

Programa do XVI GOVERNO DA REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA

 



Educação e Formação

Entre esses fatores, destacam-se: 

• a assunção do papel insubstituível dos docentes e a dignificação da respetiva carreira; 

• o regular funcionamento dos estabelecimentos durante todo o ano letivo;

• a existência de um modelo de gestão das escolas que salvaguarda a respetiva autonomia administrativa e pedagógica;

 • o fortalecimento dos diversos recursos humanos das escolas; 

• a adaptação do reordenamento da rede de estabelecimentos escolares às transformações sociodemográficas;

 • a implementação da transição digital educativa;

 • o acesso generalizado às valências de creche e de pré-escolar; 

• o compromisso das famílias no percurso académico dos seus descendentes.

sábado, 14 de junho de 2025

Programa XXV GOVERNO CONSTITUCIONAL

 



Apresentação e debate do Programa, na Assembleia da Republica, a  17 e 18 de junho de 2025: 

Principais medidas de Educação

12.Construir, em diálogo com os diretores e professores, um novo modelo de autonomia e gestão das escolas, que robusteça a autonomia financeira, pedagógica e de gestão de recursos humanos e infraestruturas das escolas; 

13. Proibir o uso do telemóvel nas escolas até ao 6º ano e regular o consumo de redes sociais pelas crianças (até aos 12 anos); 

14. Criar um serviço de apoio ao estudo para alunos carenciados ou em risco; 

15. Assegurar o acesso universal e gratuito à educação pré-escolar a partir dos 3 anos, contratualizando com o sector social, particular e cooperativo as cerca de 12 mil vagas que se estima faltarem nos territórios mais carentes. Integrar a faixa etária dos 0 aos 3 anos no sistema educativo tutelado pelo Ministério da Educação, Ciência e Inovação;

 16. Rever as competências dos serviços centrais do ministério e concretizar o sistema de transferência de competências para as autarquias, em articulação com as escolas, eliminando redundâncias e instituindo um sistema eficaz de prestação de contas;

 17. Desenvolver e implementar uma Estratégia para o Digital na Educação, potenciando as oportunidades da digitalização para garantir o desenvolvimento de competências, na criação de recursos educativos digitais inovadores e no potencial da Inteligência Artificial para o apoio personalizado à aprendizagem dos alunos;

 18. Implementar sistemas de informação robustos, que gerem informação rigorosa, simplifiquem procedimentos administrativos e garantam a transparência de processos; 

19. Identificar as necessidades de professores para a próxima década, por grupo disciplinar e região, e estabelecer contratos programa com as Instituições de Ensino Superior para garantir o aumento necessário na formação de professores.


Na escola, os Técnico Superiores são agora denominados Técnicos especializados para outras funções - TEOF (pag 165 Programa)