segunda-feira, 21 de dezembro de 2020

Resolução do Conselho de Ministros n.º 112/2020

Resolução do Conselho de Ministros n.º 112/2020 - Diário da República n.º 245/2020, Série I de 2020-12-18
Presidência do Conselho de Ministros 

Aprova a Estratégia Nacional para os Direitos da Criança para o período 2021-2024. 

https://dre.pt/

sexta-feira, 18 de dezembro de 2020

Manual pluridisciplinar «Violência Doméstica – Implicações Sociológicas, Psicológicas e Jurídicas do Fenómeno»

 



Centro de Estudos Judiciários
Violência Doméstica - implicações sociológicas, psicológicas e jurídicas do fenómeno – Manual pluridisciplinar (2.ª edição) Dezembro de 2020
Coordenação e Produção Executiva: Paulo Guerra, Juiz Desembargador e Diretor-Adjunto do CEJ Lucília Gago, Procuradora-Geral Adjunta (1.ª edição), hoje Procuradora-Geral da República 
Retirado de: http://www.cej.mj.pt/

quarta-feira, 16 de dezembro de 2020

plataforma "Nova SBE Role to Play"

 


https://roletoplay.novasbe.pt

A Nova School of Business and Economics disponibiliza uma biblioteca aberta com acesso a trabalhos científicos e de investigação que poderá servir para diminuir o fosso entre a produção de conhecimento e a sua aplicação prática.
A plataforma Nova SBE Role to Play, que conta já com mais de 200 conteúdos totalmente acessíveis ao público em geral, deverá continuar a crescer graças à participação de mais de 350 colaboradores.
Ali partilham-se estudos, projectos de investigação, relatórios, artigos, webinares e histórias de impacto. São trabalhos de alunos e ex-alunos, professores e investigadores, empreendedores e outros membros ligados à comunidade da Nova SBE
Fonte: Jornal Publico/Lusa

segunda-feira, 14 de dezembro de 2020

Informação aos estudantes britânicos que iniciaram estudos de ensino superior em Portugal

 


A Embaixada do Reino Unido em Portugal, no âmbito do fim do período de transição estabelecido aquando da saída do Reino Unido da União Europeia, a ter lugar a 31 de Dezembro de 2020 informa que:

A embaixada britânica refere que o recurso generalizado ao ensino online em resposta à pandemia de Covid-19 pode ter levado alguns estudantes britânicos que iniciaram estudos de ensino superior em Portugal a permanecer no país de origem neste período. No âmbito do Acordo de Saída, os estudantes devem matricular-se no seu curso e mudar-se para o país onde estudam antes do término do período de transição para que os seus direitos estejam protegidos durante a duração dos seus estudos. 

 Anexo: AQUI

sexta-feira, 11 de dezembro de 2020

Manual de Apoio - NOS CAMINHOS DO SUCESSO E DA INCLUSÃO - REFERENCIAIS E PRÁTICAS

 


https://www.youtube.com 

e

 https://sites.google.com/view/sucessoeinclusao

REGIÂO AUTONOMA DA MADEIRA

Este Manual, de natureza dinâmica, configura-se como um instrumento de apoio aos estabelecimentos de educação e ensino na organização, gestão e operacionalização do currículo que, na salvaguarda da sua autonomia poderão a ele recorrer acolhendo, adaptando e ajustando os referenciais e práticas propostos, adequando-os ao seu contexto. Constitui-se, igualmente, um documento auxiliar aos pais ou encarregados de educação, aos elementos da comunidade educativa e a outros agentes envolvidos na Educação, da Região Autónoma da Madeira.

PROJETO DE LEI N.º 590/XIV/2.ª - Antecipação da idade da reforma dos trabalhadores com deficiência

 


PEV - Partido Ecologista "Os verdes"

Ler a Exposição dos motivos - http://www.osverdes.pt/

Acompanhar a iniciativa em: https://www.parlamento.pt/ 

Autoria do Projeto: Os Deputados José Luís Ferreira e  Mariana Silva



- Resolução da Assembleia da República n.º 128/2021

Diário da República n.º 83/2021, Série I de 2021-04-29
Recomenda ao Governo que apresente, com carácter de urgência, o estudo relativo à definição das condições de acesso à reforma antecipada para as pessoas com deficiência

Não foi contemplada verba, destinada a esta medida (reforma antecipada para as pessoas com deficiência) na proposta do Orçamento de Estado para 2022


quinta-feira, 10 de dezembro de 2020

O Ensino Profissional e os estágios curriculares

 


EDULOG

Augusto Resende, do Agrupamento de Escolas Serafim Leite (São João da Madeira), e Igor Silva, da Pecol (Águeda), analisam o tema dos estágios curriculares no Ensino Profissional.

Livro Digital: Educação Inclusiva: Desafios, IDEA’s e Boas Práticas (2018)

 




Autor: Maria Dulce Gonçalves


Nos empregos do futuro, a análise de dados e a inteligência artificial serão fundamentais

 



Artigo de Rita Gomes Almeida, 9 de dezembro de 2009, P3 do Jornal Publico:

Nos empregos do futuro, a análise de dados e a inteligência artificial serão fundamentais

De acordo com o Fórum Económico Mundial 2020, vão surgir novas funções, mas também vai haver menos procura de alguns dos trabalhos já existentes. Há “potencial” para trabalho remoto ou híbrido.

A automatização do trabalho tem vindo a crescer ao longo dos anos e, em conjunto com a recessão que a pandemia de covid-19 trouxe, está a surgir um cenário de “dupla interrupção” para os trabalhadores. O Fórum Económico Mundial 2020, em parceria com o Fundo Monetário Internacional, prevê que possam vir a emergir novos empregos no campo da tecnologia, como analistas e cientistas de dados e especialistas em inteligência artificial, e de profissões ligadas à estratégia e ao marketing digital, como a gestão de redes sociais, vendas e produção de conteúdos, que permite trabalhar com vários tipos de pessoas. Pelo contrário, vai reduzir a procura por empregos ligados à administração, à montagem, à reparação e ao atendimento ao público. Prevê-se que, até 2025, 85 milhões de empregos no mundo sejam adaptados de forma a conciliar o trabalho entre humanos e máquinas. Além disso, espera-se que possam surgir 97 milhões de novas funções que permitam também esta divisão laboral, mas com a inserção de algoritmos. “Durante a última década, um conjunto de inovações e tecnologias emergentes sinalizaram o início da quarta revolução industrial”, pode ler-se no documento divulgado pelo Fórum Económico Mundial.

As empresas vão ter de se adaptar: 43% das empresas pesquisadas pelo Fórum Económico Mundial, que inclui vários sectores, estão a procurar obter “mais automatização e reduzir a força de trabalho” humano; 34% quer aumentar a força de trabalho “como um resultado da integração tecnológica mais profunda”, enquanto 41% procura contratar pessoas para tarefas especializadas. Espera-se que mesmo aqueles que mantenham os empregos necessitem de actualizar 40% das competências para o futuro mercado de trabalho, por forma a responder à quarta revolução industrial. Além disso, conclui-se também que o sector público precisa de dar um apoio mais forte para a requalificação e qualificação dos trabalhadores em risco de perder o emprego ou vê-lo adaptado. Apenas 21% das empresas dizem “ser capazes de usar fundos públicos para apoiar os funcionários” de forma a conseguirem actualizar as suas competências. 

O relatório faz ainda referência ao teletrabalho e ao trabalho em regime híbrido. Segundo o documento, a plataforma online Glassdoor mostra que, desde 2011, o teletrabalho quase duplicou, uma vez que, com a covid-19, as empresas tiveram de se ajustar. 84% dos empregadores estão prontos para agilizar a “digitalização dos processos do trabalho” (como o “uso de ferramentas digitais e videoconferências”), que permite um aumento do teletrabalho, e os empresários dizem existir “potencial” para que 44% das pessoas trabalhem remotamente ou em regime híbrido. Apesar disso, 78% deles “esperam algum impacto negativo na produtividade” dos funcionários. No entanto, muitas empresas estão a tomar medidas para os ajudar na adaptação. Os serviços de alojamento e de alimentos, a agricultura, a construção e os transportes são sectores que não permitem o trabalho remoto e, face à situação actual, estão em risco de desemprego. Em 2025, relativamente às soft skills, vão ser valorizadas as capacidades de “pensamento analítico e de inovação”, a “resolução de problemas complexos”, a “criatividade, originalidade e a iniciativa”, a “flexibilidade”, bem como a “gestão do stress” e a “inteligência emocional” dos empregados.


segunda-feira, 30 de novembro de 2020

Governo aprova a Estratégia Nacional para os Direitos da Criança 2021-2024

 



 Cinco grandes pilares: 

  • "Promover o bem-estar e a igualdade de oportunidades a todas as crianças e jovens"; 
  • "Apoiar as famílias e a parentalidade"; 
  • "Promover o acesso à informação e à participação das crianças e jovens"; 
  • "Prevenir e combater a violência contra crianças e jovens" 
  • "Promover a produção de instrumentos e de conhecimento científico potenciadores de uma visão global dos direitos das crianças e jovens".

sábado, 28 de novembro de 2020

GAP – Gulbenkian Aprendizagem

 


O confinamento de março a junho veio agravar as dificuldades sentidas por crianças e jovens socioeconomicamente mais vulneráveis. Para contrariar esta situação e reduzir as desigualdades entre alunos, a Fundação Gulbenkian, em colaboração com vários parceiros, lançou o projeto GAP – Gulbenkian Aprendizagem, com a qual vai apoiar cerca de 5 000 alunos a recuperar aprendizagens perdidas em Português, Inglês e Matemática e a desenvolver competências importantes para o estudo autónomo.

https://gulbenkian.pt/gap


terça-feira, 24 de novembro de 2020

Guia: Dependências Online – orientações para a gestão saudável dos comportamentos online»

 





Este guia tem como objetivo central abordar as questões mais frequentes sobre o impacto do comportamento e das dependências online na saúde em geral. A resposta a cada questão tem por base uma revisão científica da literatura, a investigação na área e a experiência clínica. Cada resposta inclui exemplos e orientações específicas. É um guia realizado em parceria com o CIS|FCT, para pais, educadores, professores e todos aqueles que aceitem o desafio da gestão saudável do comportamento online. Edição de outubro de 2019

segunda-feira, 23 de novembro de 2020

LIVRO DIGITAL "Humor para aprender Matemática: Tarefas matemáticas para rir e aprender"

 


https://repositorio.ipv.pt/


A Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu, no âmbito do projeto HUMAT: Humor no ensino da Matemática, edita o livro “Humor para aprender Matemática: Tarefas matemáticas para rir e aprender” e destina-se a alunos dos diferentes ciclos de ensino.
O livro tem como objetivo apoiar a aprendizagem da matemática com humor, tanto em contextos de sala de aula como extra sala de aula.
A publicação está disponível na página eletrónica da Escola Superior de Educação de Viseu.


sábado, 21 de novembro de 2020

sexta-feira, 20 de novembro de 2020

STE(A)M IT lançou um novo espaço no seu Portal para Alunos, Pais, Professores

 


http://steamit.eun.org/

O projeto STE(A)M IT lançou um novo espaço no seu Portal para Alunos, Pais, Professores e Orientadores Vocacionais no sentido de ajudar os jovens a encontrar a sua vocação e encontrar empregos nas carreiras STEM! Descubra agora!

Fonte DGE


quinta-feira, 19 de novembro de 2020

jogo de dominó "Somos o que quisermos"

 


Para o dia de hoje relembramos o jogo de dominó "Somos o que quisermos.
Este jogo é constituído por 18 peças que representam algumas profissões, foi pensado com o objetivo de desconstruir estereótipos que relacionam as mulheres e/ou os homens com determinadas profissões.
Como jogar:
- Fazer Download do dominó AQUI
- Imprimir e recortar as peças e colar em cartolina ou cartão de forma a facilitar o manuseamento das mesmas.
- Para jogar virar as peças com as imagens para baixo e vai-se tirando uma peça de cada vez.
A finalidade é fazer uma cadeia seguida em que se vai associando as imagens com profissões idênticas.
Durante o jogo converse com as crianças sobre as imagens em cada peça:
- Que profissão é esta?
- Quais as tarefas que desempenham as pessoas que têm esta profissão?
- Esta profissão será só para mulheres? Porquê?
- Esta profissão será só para homens? Porquê?
- Homens e mulheres podem ter as mesmas profissões?
Divirtam-se em Igualdade 
Fonte: Projeto desenvolvido pela Questão de Igualdade - Associação para a Inovação Social, no âmbito do Programa Cidadãos Ativ@s

quarta-feira, 18 de novembro de 2020

CNE: Recomendação - Cidadania e Educação Antirracista

 



Conselho Nacional de Educação

Recomendação elaborado pelas Conselheiras Relatoras Isabel Menezes; Joana Brocardo e Luisa Malhó o Conselho Nacional de Educação, em reunião plenária de 6 de novembro de 2020.

O CNE aconselha a recolha de dados sobre raça e etnia na caracterização dos alunos, justificando que “o reconhecimento da discriminação implica uma efetiva monitorização do impacto destas variáveis”. Isto, a par de uma “discussão alargada, a partir da escola”, sobre o colonialismo e a expansão portuguesa, que possa ajudar os alunos na “construção de um pensamento crítico”. Fonte: Edulog

Fonte: https://www.cnedu.pt/

Site: "Genderbread"

 




terça-feira, 17 de novembro de 2020

Entreler Revista Digital

 


Entreler é uma revista digital de acesso livre e gratuito, com periodicidade anual, que tem como objetivo divulgar estudos e reflexões sobre a leitura, a escrita e a literacia, em todas as faixas etárias e nas suas múltiplas dimensões (educativa, literária, social, antropológica, …) e contextos (formal, informal e não formal), bem como projetos e atividades de promoção da leitura e formação de leitores. Dirige-se a mediadores, docentes, formadores, investigadores, bibliotecários, técnicos e a todos os que partilham o interesse pela leitura, pela escrita e pelas literacias.

Os textos do n.º zero da Entreler foram escritos a convite do PNL2027, pelo que agradecemos aos respetivos autores. A partir deste número, será aberta uma chamada de artigos.

SABER mais e Descarregar a Revista: http://www.pnl2027.gov.pt

Jogo Pedagógico Verdade ou Mentira!




Este jogo estimula o desenvolvimento do sentido crítico dos jovens perante as imagens e notícias com que se vão confrontando nas suas vidas. Seguindo uma abordagem de “quiz” os conteúdos lúdicos são acompanhados de uma área pedagógica sobre como detetar notícias falsas. Este jogo é um recurso introdutório ao tema, motivando ao desenvolvimento de outros temas no âmbito do domínio de Educação para os Media/Cidadania e Desenvolvimento.

Este recurso foi desenvolvido com a colaboração do jornalista Paulo Pena.

O Jogo foi lançado a 13 de novembro 20

Fonte: DGE


sábado, 14 de novembro de 2020

Coronavírus: Um Guia para Crianças

 


By Rebecca Growe and Julia Martin Burch
Illustrated by Viviana Garofoli

Tradução Portuguesa de: Cátia Magalhães (Instituto Politécnico de Viseu, CI&DEI, ISAMB); Bruno Carraça (ARSC-IP Dão Lafões); José Sargento (Instituto Politécnico de Viseu; CI&DEI); Ana Berta Alves (Instituto Politécnico de Viseu)

As crianças têm muitas perguntas sobre a pandemia de coronavírus e todas as mudanças nas suas vidas. Este livro, com ilustrações coloridas e atrativas, fornece as respostas que as crianças procuram, explicando o que é o vírus, como se espalha e o que podem fazer para ajudar, em linguagem simples e gentil que até as crianças mais novas conseguem acompanhar.

A Nota para Pais e Educadores oferece estratégias para ajudar os seus filhos(as) a lidar com a ansiedade que possam estar a sentir, em relação à pandemia.

Retirado de: https://www.apa.org

quinta-feira, 12 de novembro de 2020

O Ensino Profissional e a transição para o mercado de trabalho


 António Santos, da Escola Secundária Ferreira de Castro, Oliveira de Azeméis, e António Machado Matos, do Montebelo Vista Alegre Ílhavo Hotel, debatem o Ensino Profissional e a transição para o mercado de trabalho, numa sessão moderada por Gonçalo Paiva Dias.

quarta-feira, 11 de novembro de 2020

GUIA PARA A INTERNET SEGURA

 



Centro Internet Segura
Cyberbullying, discurso de ódio, grooming, sextortion, roubo de identidade ou burlas online são apenas algumas das ameaças existentes na internet. este ebook pretende preparar-te para elas.

terça-feira, 10 de novembro de 2020

Programa de Prevenção do Bullying - Manual para Educação de Pares

 


Plano B Programa de Prevenção de Bullying Apresentamos aqui o manual de Educação de Pares desenvolvido pela equipa do Plano B. Este manual é dirigido a facilitadores/as, a docentes e a alunos/as destacados/as para representarem o papel de um/a educador/a de pares. Assim, serve este manual o objetivo de capacitar os/as alunos/as para o desenvolvimento de competências para o respeito pela diversidade social e para a prevenção do bullying, capacitando-os/as enquanto agentes multiplicadores/as, implementando ações com a restante comunidade escolar.

segunda-feira, 9 de novembro de 2020

quinta-feira, 5 de novembro de 2020

Raquel Lemos: O pensamento crítico

 


Iniciativa Educação

Como é que o nosso cérebro desenvolve o sentido crítico? Raquel Lemos, neuropsicóloga e investigadora na Fundação Champalimaud, explica quais os processos cognitivos envolvidos na aprendizagem e de que forma é que os professores podem ensinar a pensar de forma crítica.

terça-feira, 3 de novembro de 2020

O futuro do trabalho: Profissionais de TIC

 



A Previsão de Competências do Cedefop permite-nos imaginar como será o mundo laboral dentro de 10 anos, através da previsão das tendências futuras em matéria de emprego. Na nossa nova série de artigos, debruçamo-nos sobre os possíveis desafios e alterações que enfrentarão determinadas profissões até 2030.

 


segunda-feira, 2 de novembro de 2020

“Come to the rainbow school: Guia para Professor@s Inclusiv@s”

 



A It Gets Better Portugal anuncia uma nova ferramenta para o ensino em Portugal, o e-book: “Come to the rainbow school: Guia para Professor@s Inclusiv@s”, financiado pela Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género. Este instrumento pode ser utilizado nas aulas de Educação para a Cidadania ou em qualquer outro momento em que seja necessário ferramentas para educação sexual e afetos. Por ter um formato totalmente digital e interativo, pode ser utilizado, quer em aulas síncronas ou assíncronas.



ANEIS - kit de sobredotado para distribuir pelas escolas

 




A ANEIS, Associação Nacional para o Estudo e a Intervenção na Sobredotação

sábado, 31 de outubro de 2020

Ferramenta de Autoavaliação da Cultura de Inovação

 


Instrumento de promoção da inovação ao dispor das entidades públicas

A equipa de inovação do INA trabalha colaborativamente com as entidades públicas com vista a apoiar a autoavaliação e a melhoria das competências necessárias à promoção da cultura de inovação.

Pretende definir uma estratégia de inovação para a sua organização? Quer estimular o envolvimento, a participação e a inovação conduzida pelos trabalhadores e pelas equipas na sua entidade? Quer reforçar a modernização da sua organização, melhorando a capacidade de criar valor?

Seja uma das várias organizações que investiu neste processo de transformação e desenvolvimento.

Contacte-nos através do endereço de email capacitacao.inovacaoap@ina.pt. 


quinta-feira, 29 de outubro de 2020

Regulamento n.º 935/2020


 

Regulamento n.º 935/2020 - Diário da República n.º 209/2020, Série II de 2020-10-27

Educação - Instituto Português do Desporto e Juventude, I. P. 
Criação da Bandeira da Ética.


sites oficiais

terça-feira, 27 de outubro de 2020

Portaria n.º 250-A/2020

 Diário da República n.º 207/2020, 1º Suplemento, Série I de 2020-10-23

Cria o Programa «Jovem + Digital», programa de formação para a aquisição de competências na área digital

Aceder; https://dre.pt/

Podcast Fundação/Público Assim fala a Ciência

 


Podcast Fundação/Público Assim fala a Ciência

Conheça o novo podcast da Fundação Francisco Manuel dos Santos, em parceria com o jornal Público que dá voz à ciência, na luta contra a desinformação. Conheça estas conversas quinzenais.

sexta-feira, 23 de outubro de 2020

Site: CIDADE DAS PROFISSÕES

 

http://cdp.portodigital.pt/

A Cidade das Profissões assume como objetivos:

  • Promover a acessibilidade à informação: garantir a todos os cidadãos o

    acesso a informação atualizada e de qualidade, promotora de conhecimento sobre educação, formação ao longo da vida e emprego, que possibilite escolhas e decisões informadas

  • Promover uma nova mentalidade perante a formação e o emprego, com a adoção de uma nova atitude e comportamento proativo: habilitar os cidadãos a serem agentes ativos no processo de construção de percursos educativos, formativos e profissionais;
  • promover a construção de significado positivo para os períodos de mudança (período de transição e não de rutura), enquanto oportunidades de crescimento e valorização pessoal e profissional;

  • Aproximar os sistemas do ensino e do trabalho, promovendo o desenvolvimento de condições de possibilidade de interação e ajustamento;
  • Promover uma cultura empreendedora, desenvolvendo o espírito empresarial e estimulando a criação de emprego e de novas actividades que fixem as pessoas na cidade;
  • Realizar parcerias e alianças estratégicas, que contribuam para a qualidade e relevância da atividade da Cidade das Profissões.

domingo, 18 de outubro de 2020

CURSO: SEGURANÇA DIGITAL E DIREITOS HUMANOS

 


GRATUITO
Este curso é um ponto de partida para saber mais sobre ameaças digitais, segurança online e as suas implicações nos direitos humanos.

METODOLOGIA:
O curso decorrerá em ambiente e-learning, através da plataforma disponibilizada pela Amnistia Internacional Portugal.
A realização do curso e tarefas propostas pode ser feita a qualquer hora e em qualquer lugar, ao seu próprio ritmo.
No módulo 1 pode efetuar o download dos materiais de formação para gravar no seu computador e/ou imprimir e no final de cada aula tem a possibilidade de testar a sua aprendizagem.

OPP lança site "maisprodutividade.org"

 



ORDEM DOS PSICÓLOGOS PORTUGUESES

Este é um site construído e pensado para dar resposta às organizações e aos psicólogos do Trabalho. Em www.maisprodutividade.org é possível calcular o custo da perda de produtividade de uma organização, independentemente da sua dimensão e simultaneamente perceber o custo do absentismo e presentismo. As organizações podem encontrar um conjunto de informações e materiais de apoio, como checklists, emails tipo ou mesmo um plano de acção para construir um local de trabalho saudável.

Segundo Francisco Miranda Rodrigues, Bastonário da OPP "começa a existir um despertar por parte das empresas para o bem-estar e o seu impacto competitividade, no entanto, é necessário existir conhecimento sobre as soluções que deverão ser aplicadas e quais são as melhores práticas. É também por isso, que a OPP lança este site, construído a pensar nos decisores, lideranças, trabalhadores e nos psicólogos do trabalho. Nele poderão ter acesso a um conjunto de informações, orientações e até materiais bastante práticos que irão ajudar a implementar boas práticas nas organizações. É também uma ferramenta para dar a conhecer as potencialidades e aproveitamento do papel dos psicólogos no trabalho."


sexta-feira, 16 de outubro de 2020

quinta-feira, 15 de outubro de 2020

Resultados do Seminário Virtual Cross-Border 'A voz do cliente na orientação de carreira'

 O Virtual 2020 Seminário Cross-Border  ' Voz do cliente em orientação de carreira ' foi realizada no dia  30 th  de setembro e foi assistido por mais de 150 praticantes de orientação profissional e profissionais de 19 países europeus. O seminário foi organizado pelo centro Euroguidance eslovaco em cooperação com os centros Euroguidance de 9 países europeus diferentes: Áustria, Croácia, República Checa, Alemanha, Hungria, Portugal, Roménia, Sérvia e Eslovénia.

Para mais informações, assista novamente a todas as palestras e sessões do workshop: 

http://www.euroguidance.sk/

 Workshop: Dream Galery (Portugal)