sexta-feira, 25 de dezembro de 2020
segunda-feira, 21 de dezembro de 2020
Resolução do Conselho de Ministros n.º 112/2020
Aprova a Estratégia Nacional para os Direitos da Criança para o período 2021-2024.
sexta-feira, 18 de dezembro de 2020
Manual pluridisciplinar «Violência Doméstica – Implicações Sociológicas, Psicológicas e Jurídicas do Fenómeno»
quarta-feira, 16 de dezembro de 2020
plataforma "Nova SBE Role to Play"
A plataforma Nova SBE Role to Play, que conta já com mais de 200 conteúdos totalmente acessíveis ao público em geral, deverá continuar a crescer graças à participação de mais de 350 colaboradores.
Ali partilham-se estudos, projectos de investigação, relatórios, artigos, webinares e histórias de impacto. São trabalhos de alunos e ex-alunos, professores e investigadores, empreendedores e outros membros ligados à comunidade da Nova SBE
terça-feira, 15 de dezembro de 2020
Fundação Calouste Gulbenkian: Materiais didáticos e recursos educativos para professores
Materiais – como videotutorias e guiões – de apoio ao trabalho dos professores, dentro e fora da sala de aula.
segunda-feira, 14 de dezembro de 2020
Informação aos estudantes britânicos que iniciaram estudos de ensino superior em Portugal
A Embaixada do Reino Unido em Portugal, no âmbito do fim do período de transição estabelecido aquando da saída do Reino Unido da União Europeia, a ter lugar a 31 de Dezembro de 2020 informa que:
A embaixada britânica refere que o recurso generalizado ao ensino
online em resposta à pandemia de Covid-19 pode ter levado alguns estudantes
britânicos que iniciaram estudos de ensino superior em Portugal a permanecer no
país de origem neste período. No âmbito do Acordo de Saída, os estudantes devem
matricular-se no seu curso e mudar-se para o país onde estudam antes do término
do período de transição para que os seus direitos estejam protegidos durante a
duração dos seus estudos.
Anexo: AQUI
sexta-feira, 11 de dezembro de 2020
Manual de Apoio - NOS CAMINHOS DO SUCESSO E DA INCLUSÃO - REFERENCIAIS E PRÁTICAS
e
https://sites.google.com/view/sucessoeinclusao
REGIÂO AUTONOMA DA MADEIRA
Este Manual, de natureza dinâmica, configura-se como um instrumento de apoio aos estabelecimentos de educação e ensino na organização, gestão e operacionalização do currículo que, na salvaguarda da sua autonomia poderão a ele recorrer acolhendo, adaptando e ajustando os referenciais e práticas propostos, adequando-os ao seu contexto. Constitui-se, igualmente, um documento auxiliar aos pais ou encarregados de educação, aos elementos da comunidade educativa e a outros agentes envolvidos na Educação, da Região Autónoma da Madeira.
PROJETO DE LEI N.º 590/XIV/2.ª - Antecipação da idade da reforma dos trabalhadores com deficiência
Acompanhar a iniciativa em: https://www.parlamento.pt/
Autoria do Projeto: Os Deputados José Luís Ferreira e Mariana Silva
- Resolução da Assembleia da República n.º 128/2021
quinta-feira, 10 de dezembro de 2020
O Ensino Profissional e os estágios curriculares
EDULOG
Augusto Resende, do Agrupamento de Escolas Serafim Leite (São João da Madeira), e Igor Silva, da Pecol (Águeda), analisam o tema dos estágios curriculares no Ensino Profissional.
Livro Digital: Educação Inclusiva: Desafios, IDEA’s e Boas Práticas (2018)
Nos empregos do futuro, a análise de dados e a inteligência artificial serão fundamentais
Nos empregos do futuro, a análise de dados e a inteligência
artificial serão fundamentais
De acordo com o
Fórum Económico Mundial 2020, vão surgir novas funções, mas também vai haver
menos procura de alguns dos trabalhos já existentes. Há “potencial” para
trabalho remoto ou híbrido.
A automatização do trabalho tem vindo a crescer ao longo dos anos e, em conjunto com a recessão que a pandemia de covid-19 trouxe, está a surgir um cenário de “dupla interrupção” para os trabalhadores. O Fórum Económico Mundial 2020, em parceria com o Fundo Monetário Internacional, prevê que possam vir a emergir novos empregos no campo da tecnologia, como analistas e cientistas de dados e especialistas em inteligência artificial, e de profissões ligadas à estratégia e ao marketing digital, como a gestão de redes sociais, vendas e produção de conteúdos, que permite trabalhar com vários tipos de pessoas. Pelo contrário, vai reduzir a procura por empregos ligados à administração, à montagem, à reparação e ao atendimento ao público. Prevê-se que, até 2025, 85 milhões de empregos no mundo sejam adaptados de forma a conciliar o trabalho entre humanos e máquinas. Além disso, espera-se que possam surgir 97 milhões de novas funções que permitam também esta divisão laboral, mas com a inserção de algoritmos. “Durante a última década, um conjunto de inovações e tecnologias emergentes sinalizaram o início da quarta revolução industrial”, pode ler-se no documento divulgado pelo Fórum Económico Mundial.
As empresas vão ter de se adaptar: 43% das empresas pesquisadas pelo Fórum Económico Mundial, que inclui vários sectores, estão a procurar obter “mais automatização e reduzir a força de trabalho” humano; 34% quer aumentar a força de trabalho “como um resultado da integração tecnológica mais profunda”, enquanto 41% procura contratar pessoas para tarefas especializadas. Espera-se que mesmo aqueles que mantenham os empregos necessitem de actualizar 40% das competências para o futuro mercado de trabalho, por forma a responder à quarta revolução industrial. Além disso, conclui-se também que o sector público precisa de dar um apoio mais forte para a requalificação e qualificação dos trabalhadores em risco de perder o emprego ou vê-lo adaptado. Apenas 21% das empresas dizem “ser capazes de usar fundos públicos para apoiar os funcionários” de forma a conseguirem actualizar as suas competências.
O relatório faz ainda referência ao teletrabalho e ao trabalho em regime híbrido. Segundo o documento, a plataforma online Glassdoor mostra que, desde 2011, o teletrabalho quase duplicou, uma vez que, com a covid-19, as empresas tiveram de se ajustar. 84% dos empregadores estão prontos para agilizar a “digitalização dos processos do trabalho” (como o “uso de ferramentas digitais e videoconferências”), que permite um aumento do teletrabalho, e os empresários dizem existir “potencial” para que 44% das pessoas trabalhem remotamente ou em regime híbrido. Apesar disso, 78% deles “esperam algum impacto negativo na produtividade” dos funcionários. No entanto, muitas empresas estão a tomar medidas para os ajudar na adaptação. Os serviços de alojamento e de alimentos, a agricultura, a construção e os transportes são sectores que não permitem o trabalho remoto e, face à situação actual, estão em risco de desemprego. Em 2025, relativamente às soft skills, vão ser valorizadas as capacidades de “pensamento analítico e de inovação”, a “resolução de problemas complexos”, a “criatividade, originalidade e a iniciativa”, a “flexibilidade”, bem como a “gestão do stress” e a “inteligência emocional” dos empregados.
quarta-feira, 9 de dezembro de 2020
Livro digital: A Viagem de um Bichinho pelo Mundo – Contos COVID-19
Coordenação e edição: FEC | Fundação Fé e Cooperação
edição de nov 20
segunda-feira, 30 de novembro de 2020
Governo aprova a Estratégia Nacional para os Direitos da Criança 2021-2024
Cinco grandes pilares:
- "Promover o bem-estar e a igualdade de oportunidades a todas as crianças e jovens";
- "Apoiar as famílias e a parentalidade";
- "Promover o acesso à informação e à participação das crianças e jovens";
- "Prevenir e combater a violência contra crianças e jovens"
- "Promover a produção de instrumentos e de conhecimento científico potenciadores de uma visão global dos direitos das crianças e jovens".
sábado, 28 de novembro de 2020
GAP – Gulbenkian Aprendizagem
O confinamento de março a junho veio agravar as dificuldades sentidas por crianças e jovens socioeconomicamente mais vulneráveis. Para contrariar esta situação e reduzir as desigualdades entre alunos, a Fundação Gulbenkian, em colaboração com vários parceiros, lançou o projeto GAP – Gulbenkian Aprendizagem, com a qual vai apoiar cerca de 5 000 alunos a recuperar aprendizagens perdidas em Português, Inglês e Matemática e a desenvolver competências importantes para o estudo autónomo.
terça-feira, 24 de novembro de 2020
Guia: Dependências Online – orientações para a gestão saudável dos comportamentos online»
Este guia tem como objetivo central abordar as questões mais frequentes sobre o impacto do comportamento e das dependências online na saúde em geral. A resposta a cada questão tem por base uma revisão científica da literatura, a investigação na área e a experiência clínica. Cada resposta inclui exemplos e orientações específicas. É um guia realizado em parceria com o CIS|FCT, para pais, educadores, professores e todos aqueles que aceitem o desafio da gestão saudável do comportamento online. Edição de outubro de 2019
segunda-feira, 23 de novembro de 2020
LIVRO DIGITAL "Humor para aprender Matemática: Tarefas matemáticas para rir e aprender"
A Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu, no âmbito do projeto HUMAT: Humor no ensino da Matemática, edita o livro “Humor para aprender Matemática: Tarefas matemáticas para rir e aprender” e destina-se a alunos dos diferentes ciclos de ensino.
O livro tem como objetivo apoiar a aprendizagem da matemática com humor, tanto em contextos de sala de aula como extra sala de aula.
A publicação está disponível na página eletrónica da Escola Superior de Educação de Viseu.
sábado, 21 de novembro de 2020
Fronteiras XXI Como se Vive a Sexualidade, Hoje?
Como se Vive a Sexualidade, Hoje? - A forma como os portugueses vivem a sexualidade mudou? As relações são mais causais, menos afetivas?
sexta-feira, 20 de novembro de 2020
STE(A)M IT lançou um novo espaço no seu Portal para Alunos, Pais, Professores
O projeto STE(A)M IT lançou um novo espaço no seu Portal para Alunos, Pais, Professores e Orientadores Vocacionais no sentido de ajudar os jovens a encontrar a sua vocação e encontrar empregos nas carreiras STEM! Descubra agora!
Fonte DGE
quinta-feira, 19 de novembro de 2020
jogo de dominó "Somos o que quisermos"
Este jogo é constituído por 18 peças que representam algumas profissões, foi pensado com o objetivo de desconstruir estereótipos que relacionam as mulheres e/ou os homens com determinadas profissões.
Como jogar:
- Fazer Download do dominó AQUI
- Para jogar virar as peças com as imagens para baixo e vai-se tirando uma peça de cada vez.
A finalidade é fazer uma cadeia seguida em que se vai associando as imagens com profissões idênticas.
Durante o jogo converse com as crianças sobre as imagens em cada peça:
- Que profissão é esta?
- Quais as tarefas que desempenham as pessoas que têm esta profissão?
- Esta profissão será só para mulheres? Porquê?
- Esta profissão será só para homens? Porquê?
- Homens e mulheres podem ter as mesmas profissões?
Divirtam-se em Igualdade
quarta-feira, 18 de novembro de 2020
CNE: Recomendação - Cidadania e Educação Antirracista
Conselho Nacional de Educação
Recomendação elaborado pelas Conselheiras Relatoras Isabel Menezes; Joana Brocardo e Luisa Malhó o Conselho Nacional de Educação, em reunião plenária de 6 de novembro de 2020.
O CNE aconselha a recolha de dados sobre raça e etnia na caracterização dos alunos, justificando que “o reconhecimento da discriminação implica uma efetiva monitorização do impacto destas variáveis”. Isto, a par de uma “discussão alargada, a partir da escola”, sobre o colonialismo e a expansão portuguesa, que possa ajudar os alunos na “construção de um pensamento crítico”. Fonte: Edulog
Fonte: https://www.cnedu.pt/
terça-feira, 17 de novembro de 2020
Entreler Revista Digital
Entreler é uma revista digital de acesso livre e gratuito, com periodicidade anual, que tem como objetivo divulgar estudos e reflexões sobre a leitura, a escrita e a literacia, em todas as faixas etárias e nas suas múltiplas dimensões (educativa, literária, social, antropológica, …) e contextos (formal, informal e não formal), bem como projetos e atividades de promoção da leitura e formação de leitores. Dirige-se a mediadores, docentes, formadores, investigadores, bibliotecários, técnicos e a todos os que partilham o interesse pela leitura, pela escrita e pelas literacias.
Os textos do n.º zero da Entreler foram escritos a convite do PNL2027, pelo que agradecemos aos respetivos autores. A partir deste número, será aberta uma chamada de artigos.
SABER mais e Descarregar a Revista: http://www.pnl2027.gov.pt
Jogo Pedagógico Verdade ou Mentira!
Este jogo estimula o desenvolvimento do sentido crítico dos jovens perante as imagens e notícias com que se vão confrontando nas suas vidas. Seguindo uma abordagem de “quiz” os conteúdos lúdicos são acompanhados de uma área pedagógica sobre como detetar notícias falsas. Este jogo é um recurso introdutório ao tema, motivando ao desenvolvimento de outros temas no âmbito do domínio de Educação para os Media/Cidadania e Desenvolvimento.
Este recurso foi desenvolvido com a colaboração do jornalista Paulo Pena.
O Jogo foi lançado a 13 de novembro 20
Fonte: DGE
sábado, 14 de novembro de 2020
Coronavírus: Um Guia para Crianças
Tradução Portuguesa de: Cátia Magalhães (Instituto Politécnico de Viseu, CI&DEI, ISAMB); Bruno Carraça (ARSC-IP Dão Lafões); José Sargento (Instituto Politécnico de Viseu; CI&DEI); Ana Berta Alves (Instituto Politécnico de Viseu)
As crianças têm muitas perguntas sobre a pandemia de coronavírus e todas as mudanças nas suas vidas. Este livro, com ilustrações coloridas e atrativas, fornece as respostas que as crianças procuram, explicando o que é o vírus, como se espalha e o que podem fazer para ajudar, em linguagem simples e gentil que até as crianças mais novas conseguem acompanhar.
A Nota para Pais e Educadores oferece estratégias para ajudar os seus filhos(as) a lidar com a ansiedade que possam estar a sentir, em relação à pandemia.
Retirado de: https://www.apa.org
quinta-feira, 12 de novembro de 2020
O Ensino Profissional e a transição para o mercado de trabalho
quarta-feira, 11 de novembro de 2020
GUIA PARA A INTERNET SEGURA
terça-feira, 10 de novembro de 2020
Programa de Prevenção do Bullying - Manual para Educação de Pares
Plano B Programa de Prevenção de Bullying Apresentamos aqui o manual de Educação de Pares desenvolvido pela equipa do Plano B. Este manual é dirigido a facilitadores/as, a docentes e a alunos/as destacados/as para representarem o papel de um/a educador/a de pares. Assim, serve este manual o objetivo de capacitar os/as alunos/as para o desenvolvimento de competências para o respeito pela diversidade social e para a prevenção do bullying, capacitando-os/as enquanto agentes multiplicadores/as, implementando ações com a restante comunidade escolar.
segunda-feira, 9 de novembro de 2020
TESE: Projeto de Intervenção em Orientação Vocacional com alunos do 4º ano de Escolaridade: Editar o meu Percurso Vocacional
Dissertação apresentada no Mestrado Integrado de Psicologia, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, orientada pela Professor Doutor Carlos Gonçalves (FPCEUP)
Data da publicação 26 de outubro de 2020
Inquérito aos Hábitos Desportivos da População Escolar Portuguesa - 1.º Ciclo
Inquérito aos Hábitos Desportivos da População Escolar Portuguesa - 1.º Ciclo. Portugal Continental, 2016/2017
quinta-feira, 5 de novembro de 2020
Raquel Lemos: O pensamento crítico
Iniciativa Educação
Como é que o nosso cérebro desenvolve o sentido crítico? Raquel Lemos, neuropsicóloga e investigadora na Fundação Champalimaud, explica quais os processos cognitivos envolvidos na aprendizagem e de que forma é que os professores podem ensinar a pensar de forma crítica.
quarta-feira, 4 de novembro de 2020
terça-feira, 3 de novembro de 2020
O futuro do trabalho: Profissionais de TIC
A Previsão de Competências do Cedefop
permite-nos imaginar como será o mundo laboral dentro de 10 anos, através da
previsão das tendências futuras em matéria de emprego. Na nossa nova série de
artigos, debruçamo-nos sobre os possíveis desafios e alterações que enfrentarão
determinadas profissões até 2030.
segunda-feira, 2 de novembro de 2020
“Come to the rainbow school: Guia para Professor@s Inclusiv@s”
A It Gets Better Portugal anuncia uma nova ferramenta para o ensino em Portugal, o e-book: “Come to the rainbow school: Guia para Professor@s Inclusiv@s”, financiado pela Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género. Este instrumento pode ser utilizado nas aulas de Educação para a Cidadania ou em qualquer outro momento em que seja necessário ferramentas para educação sexual e afetos. Por ter um formato totalmente digital e interativo, pode ser utilizado, quer em aulas síncronas ou assíncronas.
sábado, 31 de outubro de 2020
Ferramenta de Autoavaliação da Cultura de Inovação
Instrumento
de promoção da inovação ao dispor das entidades públicas
A equipa de inovação do INA trabalha colaborativamente com as
entidades públicas com vista a apoiar a autoavaliação e a melhoria das
competências necessárias à promoção da cultura de inovação.
Pretende definir uma estratégia de inovação para a sua organização?
Quer estimular o envolvimento, a participação e a inovação conduzida pelos
trabalhadores e pelas equipas na sua entidade? Quer reforçar a modernização da
sua organização, melhorando a capacidade de criar valor?
Seja uma das várias organizações que investiu neste processo de
transformação e desenvolvimento.
Contacte-nos através do endereço de email capacitacao.inovacaoap@ina.pt.
quinta-feira, 29 de outubro de 2020
Regulamento n.º 935/2020
Regulamento n.º 935/2020 - Diário da República n.º 209/2020, Série II de 2020-10-27
quarta-feira, 28 de outubro de 2020
terça-feira, 27 de outubro de 2020
Portaria n.º 250-A/2020
Diário da República n.º 207/2020, 1º Suplemento, Série I de 2020-10-23
Cria o Programa «Jovem + Digital», programa de formação para a aquisição de competências na área digital
Aceder; https://dre.pt/
Podcast Fundação/Público Assim fala a Ciência
Podcast Fundação/Público Assim fala a Ciência |
Conheça o novo podcast da Fundação Francisco Manuel dos Santos, em parceria com o jornal Público que dá voz à ciência, na luta contra a desinformação. Conheça estas conversas quinzenais. |
sábado, 24 de outubro de 2020
Violência(s), (Des)Igualdade(s) e Diversidade(s) - Guião de Promoção de Boas Práticas
Violência(s), (Des)Igualdade(s) e Diversidade(s) - Guião de Promoção de Boas Práticas
Associação Plano i
sexta-feira, 23 de outubro de 2020
Site: CIDADE DAS PROFISSÕES
A Cidade das Profissões assume como objetivos:
- Promover a acessibilidade à informação: garantir a todos os cidadãos o
acesso a informação atualizada e de qualidade, promotora de conhecimento sobre educação, formação ao longo da vida e emprego, que possibilite escolhas e decisões informadas
- Promover uma nova mentalidade perante a formação e o emprego, com a adoção de uma nova atitude e comportamento proativo: habilitar os cidadãos a serem agentes ativos no processo de construção de percursos educativos, formativos e profissionais;
promover a construção de significado positivo para os períodos de mudança (período de transição e não de rutura), enquanto oportunidades de crescimento e valorização pessoal e profissional;
- Aproximar os sistemas do ensino e do trabalho, promovendo o desenvolvimento de condições de possibilidade de interação e ajustamento;
- Promover uma cultura empreendedora, desenvolvendo o espírito empresarial e estimulando a criação de emprego e de novas actividades que fixem as pessoas na cidade;
- Realizar parcerias e alianças estratégicas, que contribuam para a qualidade e relevância da atividade da Cidade das Profissões.
quarta-feira, 21 de outubro de 2020
segunda-feira, 19 de outubro de 2020
Declaração de Retificação n.º 40-A/2020
Declaração de Retificação n.º 40-A/2020 - Diário da República n.º 202/2020, 2º Suplemento, Série I de 2020-10-16
Presidência do Conselho de Ministros - Secretaria-Geral Retifica a Portaria n.º 245-A/2020, de 16 de outubro, que procede à primeira alteração à Portaria n.º 272-A/2017, de 13 de setembro.
Aceder AQUI ( Declaração de Retificação n.º 40-A/2020)
Recursos específicos para apoio à educação inclusiva
domingo, 18 de outubro de 2020
CURSO: SEGURANÇA DIGITAL E DIREITOS HUMANOS
OPP lança site "maisprodutividade.org"
ORDEM DOS PSICÓLOGOS PORTUGUESES
Este é um site construído e pensado para dar resposta às organizações e aos psicólogos do Trabalho. Em www.maisprodutividade.org é possível calcular o custo da perda de produtividade de uma organização, independentemente da sua dimensão e simultaneamente perceber o custo do absentismo e presentismo. As organizações podem encontrar um conjunto de informações e materiais de apoio, como checklists, emails tipo ou mesmo um plano de acção para construir um local de trabalho saudável.
Segundo Francisco Miranda Rodrigues, Bastonário da OPP "começa a existir um despertar por parte das empresas para o bem-estar e o seu impacto competitividade, no entanto, é necessário existir conhecimento sobre as soluções que deverão ser aplicadas e quais são as melhores práticas. É também por isso, que a OPP lança este site, construído a pensar nos decisores, lideranças, trabalhadores e nos psicólogos do trabalho. Nele poderão ter acesso a um conjunto de informações, orientações e até materiais bastante práticos que irão ajudar a implementar boas práticas nas organizações. É também uma ferramenta para dar a conhecer as potencialidades e aproveitamento do papel dos psicólogos no trabalho."
sexta-feira, 16 de outubro de 2020
Mobiliza-te Contra o Sexismo!
quinta-feira, 15 de outubro de 2020
Resultados do Seminário Virtual Cross-Border 'A voz do cliente na orientação de carreira'
O Virtual 2020 Seminário Cross-Border ' Voz do cliente em orientação de carreira ' foi realizada no dia 30 th de setembro e foi assistido por mais de 150 praticantes de orientação profissional e profissionais de 19 países europeus. O seminário foi organizado pelo centro Euroguidance eslovaco em cooperação com os centros Euroguidance de 9 países europeus diferentes: Áustria, Croácia, República Checa, Alemanha, Hungria, Portugal, Roménia, Sérvia e Eslovénia.
Para mais informações, assista novamente a todas as palestras e sessões do workshop: