A Direção-Geral da Educação, através do Centro de Sensibilização SeguraNet fez a adaptação dos recursos SELMA, para português.
O projeto SELMA (Social and Emotional Learning for Mutual Awareness) é coordenado pela European Schoolnet, juntamente com um conjunto de parceiros europeus, incluindo Portugal.
Os recursos foram recentemente publicados no site (https://hackinghate.eu/) do projeto SELMA e pretendem apoiar todos aqueles que, trabalhando diretamente com crianças e jovens, promovem iniciativas com o objetivo de eliminar o discurso de ódio online.
Destinados a um público-alvo com idades compreendidas entre os 11 e os 16 anos, os recursos e as atividades SELMA Toolkit caracterizam-se pela sua flexibilidade, podendo ser adaptados a outra idades e utilizados de acordo com as características das crianças e dos jovens.
O projeto SELMA, apoiado pela Comissão Europeia, assenta numa abordagem socioemocional. Tem como objetivos promover o respeito, a tolerância e a tomada de consciência em relação às situações de ódio online. Ao disponibilizar vários recursos e ao propor estratégias, cuja implementação permitirá uma melhor compreensão acerca de um fenómeno crescente, pretende-se capacitar os jovens para que, através da sua ação, façam a diferença e sejam verdadeiros agentes de mudança.
Fonte: https://www.erte.dge.mec.pt