Com o objetivo a apoiar a tomada de decisão dos jovens que estão neste momento na transição do ensino básico para o ensino secundário, foi disponibilizado um site dinâmico, estruturado em seis passos, onde é lançado um conjunto de desafios aos alunos.
Instrumento dinâmico criado pela ANQEP (Associação Nacional para a Qualificação e Ensino Profissional), Direção Geral de Educação e proHUB (Investigação & Inovação para o Ensino Profissional). A presente ferramenta é um projeto apoiado através do POR Lisboa.
A Médicos Sem Fronteiras (MSF) promoveu esta terça-feira, pelas 18.00, um webinar com os oradores Miguel Palma e Ana Marques (conselheiros de saúde mental) sobre técnicas de comunicação eficaz e primeiros socorros psicológicos.
De acordo com a informação disponibilizada pela MSF, no webinar serão “apresentadas algumas estratégias essenciais para a uma comunicação mais efetiva e centrada no utente” e “será igualmente explorada, de forma breve, a estrutura dos Primeiros Socorros Psicológicos – um modelo de comunicação e prestação de cuidados que orienta a resposta de profissionais na linha da frente a pessoas em situações de grande angústia ou stress”.
Na apresentação do webinar, a MSF refere que “o estabelecimento de uma relação positiva com utentes e famílias e a implementação de um modelo de cuidados verdadeiramente centrado nas necessidades e vontades dos beneficiários depende de uma comunicação aberta, humana e eficaz”.
A COVID-19 “trouxe incertezas e novos desafios a instituições, funcionários, utentes e famílias, os quais exigem uma comunicação baseada em pressupostos de partilha, clareza, assertividade e empatia”.
Este recurso pedagógico apresenta a descrição, a fundamentação teórica e os materiais necessários para o desenvolvimento de um jogo pedagógico sobre gênero no contexto da Educação Básica. Apresenta, também, dicas e observações para que o recurso possa ser adaptado para diferentes cenários de ensino-aprendizagem. O jogo Gênero em Quadrinhos tem como objetivo estimular a discussão sobre questões de gênero no ambiente escolar para superação de preconceitos e estereótipos presentes no cotidiano. Para isso, o jogo propõe uma reflexão sobre as percepções dos próprios alunos a respeito dos super-heróis como uma forma de problematizar padrões difundidos e impostos a meninos e meninas na sociedade.
O que é ler? Aprender a ler é natural? Qual é o papel do ensino na aprendizagem da leitura? Conhecer a resposta a estas questões é fundamental para perceber a leitura e as dificuldades na sua aprendizagem, tal como sublinha um artigo científico acabado de publicar na «American Educator»
O Quiz Profissões e a Masterclass têm como objetivo ajudar a explorar
informação relativa ao mundo escolar e profissional, bem como promover um maior
envolvimento pessoal dos alunos na construção do seu projeto vocacional,
criando uma maior autonomia e responsabilização no processo de tomada
de decisão.
No final da Masterclass, é possível ter acesso a um Portefólio Vocacional, que inclui a lista dos interesses, aptidões e valores, as profissões preferidas, competências associadas, planos de ação para o futuro, etc, que podem imprimir ou gravar.
Como se aprende a ler e como combater as dificuldades de aprendizagem da leitura? É o tema do Nota 20 desta semana com João Lopes, professor de Psicologia Aplicada da Universidade do Minho e coordenador do Programa AaZ e Nuno Crato. Uma parceria com a Rádio Observador.
A pandemia COVID-19 trouxe muitas mudanças à nossa vida e à nossa relação com a escola e com as aprendizagens também. Quando regressares à escola também não estará tudo igual: existirão novas regras de uso do espaço e novos comportamentos a adoptar na relação com os outros. Estas alterações são essenciais para te manteres e manteres os outros em segurança e, ao mesmo tempo, poderes retomar as aulas presenciais. Ordem dos Psicólogos Portugueses
É apresentado este Programa com um horizonte temporal até ao fim de 2020, que assenta em quatro eixos:
1º eixo relacionado com a manutenção do emprego e a retoma progressiva da atividade económica;
2º eixo incidente sobre temas de cariz social e apoios ao rendimento das pessoas, sobretudo aquelas que foram mais afetadas pelas consequências económicas da pandemia;
A Revista Forum Estudante inaugurou esta quinta-feira, 27 de março, a plataforma estudanteemisolamento.pt, que quer ser um ponto de encontro para toda a comunidade educativa. “Estudar em isolamento não é estudar sozinho” é o lema da plataforma, que reúne dicas de estudo, ferramentas úteis e recursos complementares ao estudo a distância.
Temas ligados à vida dos estudantes em isolamento, destacando vertentes indiretamente ligadas ao estudo, como a cultura, o lazer ou a atividade física serão também focados no site.
Serão também publicados testemunhos de vários intervenientes do sistema educativo, destacando os principais desafios, dificuldades e soluções num contexto de ensino a distância. “Acreditamos que dar eco às vozes dos vários intervenientes da Educação em Portugal será uma forma de aumentar a motivação e o conhecimento mútuo, neste contexto tão desafiante”, refere em comunicado de imprensa Gonçalo Gil, o diretor da revista.
A Forum Estudante nasceu em 1991, assumindo a missão de levar aos estudantes informação sobre cursos, escolas e profissões. É a segunda publicação para estudantes mais antiga da Europa.
O jogo "ALI e a Psicomotricidade" enquadra-se no âmbito da intervenção psicomotora, sendo constituído por um conjunto de atividades lúdico-interativas que se baseiam nos 7 fatores psicomotores e no Modelo Funcional de Luria.
Este jogo foi elaborado pela psicomotricista Glória Pereira e revisto pela restante equipa da Divisão de Acessibilidade e Ajudas Técnicas.
No decurso da reunião virtual dos Ministros da Cultura da União Europeia, realizada no passado dia 8 de abril de 2020, foi proposto, entre outras ações, o lançamento de uma plataforma para o setor cultural com vista à partilha de informação e boas práticas.
Neste sentido foi criado o Creatives Unite uma plataforma que oferece um espaço comum a todos os que procuram informações sobre iniciativas no setor cultural e criativo que respondam à crise do coronavírus e que dá acesso, num espaço único, a uma multiplicidade de recursos existentes e a inúmeras redes e organizações pertinentes.
O Creatives Unite é operacionalizado pela Rede Europeia de Hubs Criativos e pelo Goethe-Institut como parte do Creative FLIP (Projeto piloto cofinanciado pela União Europeia).
A Iniciativa Educação lançou, ontem, o projeto «Histórias de AaZ», vocacionado para crianças dos dois primeiros anos de escolaridade. Às segundas e quintas-feiras, será publicado um vídeo com uma história que as crianças, com ou sem dificuldades de leitura, podem ouvir e ler ao mesmo tempo, já que as palavras vão sendo destacadas à medida que são lidas. A primeira história, «O Coelhinho Branco» já está disponível e quinta-feira chega um novo vídeo.
Consultório da Aprendizagem (webinar) com o tema: "Mapas Mentais Digitais e Aprendizagem", no dia 04 de junho, pelas 15h:00 (Portugal Continental), dinamizado por Daniel Lança Perdigão (UpSideUp) e moderado por Mário Martins (Forma-te). Sessão gratuita, emissão em direto Via Youtube, com gravação automática e possibilidade de interação com os dinamizadores. Duração aproximada: 60 minutos.
Este site, uma iniciativa conjunta da Comissão Europeia, do Conselho da Europa e da UNESCO, foi criado principalmente como uma ferramenta para auxiliar as redes ENIC-NARIC na execução das tarefas que eles foram encarregados de realizar dentro de sua própria jurisdição, orientando informações atualizadas fornecidas e mantidas pelos órgãos competentes de cada país membro e por cada organização membro. Também é seu objetivo expresso ajudar outras organizações e indivíduos interessados a encontrar facilmente informações sobre questões atuais da mobilidade acadêmica e profissional internacional e sobre procedimentos para o reconhecimento de qualificações estrangeiras. Consultar também: https://www.dge.mec.pt/equivalencias-estrangeiras
Trabalhar a partir de Casa e Cuidar da Saúde Mental - CASA +
O guia para o apoio ao bem-estar e saúde mental dos trabalhadores da administração pública, a trabalhar a partir de casa, resulta de um trabalho colaborativo e multidisciplinar, feito por uma equipa de 15 pessoas e 11 entidades.
Outros GUIAS que integram o O Plano de Trabalho Colaborativo na Administração Pública: http://ina.pt/