https://www.oecd.org/pisa/
https://www.oecd.org/pisa/PISA2018_ - (PORTUGAL - Leitores do séc. XXI: desenvolver competências de leitura num mundo digital)
Na comunicação social (Jornal Publico) de hoje:
" Em Portugal, a percentagem de alunos que sabe distinguir facto de opinião é de 50%, quando a média da OCDE é de 47%, revela o relatório “Leitores do séc. XXI: desenvolver competências de leitura num mundo digital”, elaborado a partir do PISA 2018 e apresentado nesta terça-feira."
Alfabetizar no século 21 é construir e validar conhecimentos. As tecnologias digitais possibilitaram a difusão de todos os tipos de informação, substituindo formatos tradicionais de informações geralmente mais cuidadosamente selecionadas, como enciclopédias e jornais. O enorme fluxo de informações da era digital exige que os leitores sejam capazes de distinguir entre fato e opinião. Os leitores devem aprender estratégias para detectar informações tendenciosas e conteúdo malicioso, como notícias falsas e e-mails de phishing. O que o relatório dos leitores do PISA para o século 21 revela é que o acesso dos alunos às tecnologias digitais e o treinamento sobre como usá-las variam muito entre os países e os perfis socioeconômicos dos alunos. Este relatório explora como alunos de 15 anos estão desenvolvendo habilidades de leitura para navegar no século 21, rico em tecnologia. Ele lança luz sobre maneiras potenciais de fortalecer a capacidade dos alunos de navegar no novo mundo da informação. Ele destaca como os países precisam redobrar seus esforços para combater as brechas digitais emergentes. Ele também explora o que os professores podem fazer para ajudar os alunos a navegar pela ambigüidade e gerenciar a complexidade. Ele destaca como os países precisam redobrar seus esforços para combater as brechas digitais emergentes. Ele também explora o que os professores podem fazer para ajudar os alunos a navegar pela ambigüidade e gerenciar a complexidade. Ele destaca como os países precisam redobrar seus esforços para combater as brechas digitais emergentes. Ele também explora o que os professores podem fazer para ajudar os alunos a navegar pela ambigüidade e gerenciar a complexidade.
Jovens de 15 anos estão preparados para lidar com notícias falsas e desinformação?
https://www.oecd-.org