quinta-feira, 24 de fevereiro de 2022

CES Vai à Escola

 



https://www.ces.uc.pt

CES Vai à Escola

O "CES Vai à Escola" (CVE) é um programa de extensão do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (CES-UC), dirigido a escolas e contextos educativos formais e não formais. 
O evento visa promover a disseminação do conhecimento produzido nas áreas das Ciências Sociais, Artes e Humanidades, assim como estimular debates críticos sobre os principais desafios das sociedades contemporâneas.
Os interessados poderão também contactar a coordenação do programa solicitando a organização de sessões pontuais, subordinadas a temas que se articulem com os conteúdos programáticos educativos, numa abordagem inter e transdisciplinar.

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2022

jogo “Vamos às compras com sílabas”

 Treinar a capacidade de dirigir a atenção para os sons da fala, identificá-los e manipulá-los é um exercício bastante útil para a aprendizagem da leitura e da escrita. Esta exigirá a análise da sílaba nos seus constituintes mais elementares, os fonemas. O jogo “Vamos às compras com sílabas”, disponível na plataforma LER, proporciona as componentes lúdica e educativa necessárias a esse treino.

ACEDER: https://ler.pnl2027.gov.pt

https://pnl2027.gov.pt/




plataforma "EstudoEmCasa Apoia"



O Projeto #EstudoEmCasa Apoia visa, não só orientar, encorajar e apoiar os alunos na recuperação e desenvolvimento das suas aprendizagens com autonomia, mas também ajudar a desenvolver as competências transversais preconizadas nos documentos curriculares orientadores através da promoção e organização do trabalho autónomo dos discentes. 

De acesso livre, as ferramentas de apoio destinam-se aos alunos do ensino básico e secundário (cursos científico-humanístico, cursos técnicos e cursos profissionais), professores, escolas e famílias, compreendendo um variado conjunto de recursos digitais, a saber webinários, podcasts, vídeos e, brevemente, cursos online desenvolvidos por áreas prioritárias de intervenção com a criação de comunidades de aprendizagem de alunos, em b-learning. Em todos os processos, os utilizadores contarão sempre com a orientação e apoio de especialistas nas diferentes áreas. 

Para o enriquecimento da plataforma digital, o #EstudoEmCasa@ conta com a rede de parceiros de agrupamentos de escolas e escolas portuguesas no estrangeiro, com as associações de professores e com parceiros da sociedade civil e científica. A plataforma estará disponível numa página web e terá presença nas redes sociais Linkedin Instagram.

O Projeto #EstudoEmCasa Apoia concretiza o plasmado no Eixo 1 – Ensinar e Aprender – do Plano 21|23 Escola+ e encontra-se disponível em https://estudoemcasaapoia.dge.mec.pt/

fonte; DGE

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2022

EçaNews

 


EçaNews
EçaNews é uma publicação online que tem como objetivo principal dar voz aos alunos. Teve a sua primeira edição em janeiro de 2021 e foi distinguido com o segundo lugar no Concurso Nacional de Jornais Escolares do Público em 2021.



ACD - Roteiro - Projeta-ME | Caixa de Imagens do Mundo

 


O Roteiro 'Projeta-ME | Caixa de Imagens do Mundo' é um recurso educativo do Programa de Educação Estética e Artística (PEEA), que comporta um conjunto de imagens e objetos, suportado por um dossiê digital, para desenvolver atividades que exploram os domínios da Educação Artística, no âmbito das Orientações Curriculares da educação pré-escolar e das Aprendizagens Essenciais das componentes curriculares dos 1.º e 2.º ciclos do ensino básico, com o propósito de alcançar as competências inscritas no Perfil dos Alunos. 

Para tal, irão realizar-se, durante o mês de fevereiro, várias Ações de Formação de Curta Duração presencial, dirigidas a Educadores e Professores dos 1.º e 2.º ciclos, promovendo a aplicação do Roteiro em contexto de sala de aula, para a recuperação das aprendizagens. 

Estas Ações de Formação de Curta Duração presencial são realizadas no âmbito do Plano 21|23 Escola+, enquadradas no Eixo “Ensinar e Aprender”, domínio + Recursos Educativos, desenvolvidas na ação específica “Recuperar com Arte e Humanidades” e terão lugar nos dias 5, 8, 9, 10, 15, 16, 18, 19, 22 e 25 de fevereiro. 

Fonte: DGE


SABER Mais: https://escolamais.dge.mec.pt

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2022

Despacho n.º 2044/2022

 Despacho n.º 2044/2022-Diário da República n.º 33/2022, Série II de 2022-02-16

Educação - Gabinete do Secretário de Estado Adjunto e da Educação
Estabelece normas destinadas a garantir o apoio aos alunos cuja língua materna não é o Português.

Despacho Normativo n.º 6/2022

 Despacho Normativo n.º 6/2022-Diário da República n.º 33/2022, Série II de 2022-02-16

Educação - Gabinetes do Secretário de Estado Adjunto e da Educação e da Secretária de Estado da Educação
Procede à segunda alteração do Despacho Normativo n.º 10-A/2018, publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 116, de 19 de junho de 2018.

Artigo 1 - O presente despacho normativo procede à segunda alteração ao Despacho Normativo n.º 10 -A/2018, de 19 de junho, que estabelece o regime de constituição de grupos e turmas e o período de funcionamento dos estabelecimentos de educação e ensino no âmbito da escolaridade obrigatória.

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2022

Da paixão ao (des)amor


 

"Conversa Ímpar" Jornal Publico

Na véspera do Dia dos Namorados vamos falar da descoberta do amor, das borboletas, da sua vivência, da estabilidade, do perigo da rotina, dos medos, do divórcio, da perda, do "viveram felizes para sempre". Com o padre Paulo Duarte, o psicólogo e autor Eduardo Sá, e a psicóloga clínica e investigadora Luana Cunha Ferreira. A moderação é da editora da Ímpar, Bárbara Won


quarta-feira, 9 de fevereiro de 2022

Como ajudar os jovens para quem viver se tornou insuportável

 


Conversa Limpa - Jornal Publico

Segundo o estudo "Os jovens em Portugal, hoje: quem são, o que pensam e o que sentem", da Fundação Francisco Manuel dos Santos, 23% dos jovens já tiveram pensamentos ou actos suicidas. A depressão não é só uma doença dos adultos, mas também das crianças e jovens. Como podem os adultos estar atentos e apoiar os mais novos? A editora da Ímpar, Bárbara Wong, conversa com Miguel Ricou, professor universitário e presidente do Conselho de Especialidade de Psicologia Clínica e da Saúde da Ordem dos Psicólogos Portugueses, Tania Gaspar, psicóloga clínica e directora do Instituto de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade Lusíada, e Paula Correia, pedopsiquiatra.


terça-feira, 8 de fevereiro de 2022

publicação: “Educar para a Cidadania Global: Contributos para a área curricular de Cidadania e Desenvolvimento”

 



EI lança a publicação: “Educar para a Cidadania Global: Contributos para a área curricular de Cidadania e Desenvolvimento”

Para assinalar o dia Internacional da Educação, 24 de janeiro, o escritório português da OEI lançou a publicação bilingue: Educar para a Cidadania Global: Contributos para a área curricular de Cidadania e Desenvolvimento, que reúne os resultados de um estudo realizado pela Universidade do Porto - Faculdade de Psicologia e ciências da Educação (FPCEUP) – Centro para a Cooperação Internacional, Formação e Desenvolvimento (CCIfD) e o Centro de Formação de Professores Júlio Resende (CFJR), com o apoio da OEI.
Fonte: DGE

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2022

PORDATA: Novos Mapas Estatísticos


 



Portaria n.º 65/2022

 Diário da República, 1.ª série, nº 22 de 1 de fevereiro de 2022

Educação

Procede à primeira alteração à Portaria n.º 223-A/2018, de 3 de agosto, que regulamenta as ofertas educativas do ensino básico previstas no n.º 2 do artigo 7.º do 
Decreto-Lei n.º 55/2018, de 6 de julho, na sua redação atual, introduzindo o curso básico de teatro para os 2.º e 3.º ciclos do ensino básico.

Portaria n.º 86/2022

 Portaria n.º 86/2022-Diário da República n.º 25/2022, Série I de 2022-02-04

Educação e Trabalho, Solidariedade e Segurança Social
Regulamenta os cursos de educação e formação de adultos, designados por «cursos EFA»

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2022

Editor de currículos online gratuito do Canva

 




Explore outros recursos da plataforma

Novo referencial de competências-chave de educação e formação de adultos – nível básico

 


Foi disponibilizado, no dia 29 de dezembro, no Catálogo Nacional de Qualificações, o Novo Referencial de Competências Chave para AdultosestaqueDetalhe/5231

A atualização do referencial tem como principal objetivo melhorar as competências dos adultos, em particular, as que se consideram hoje necessárias à obtenção de uma qualificação escolar de nível básico, procurando assim dar resposta às múltiplas exigências que se colocam à cidadania, ao trabalho e à aprendizagem ao longo da vida (ALV).

Exemplo disso é a nova Competência Digital (CD), cuja certificação confere um nível de proficiência de acordo com o Quadro Dinâmico de Referência de Competência Digital (QDRCD), a comunicação noutras línguas, para além do português, na área de Cultura, Língua e Comunicação (CLC), a introdução da literacia científica com a Matemática, Ciências e Tecnologia (MCT) ou a atualização da Cidadania e Empregabilidade (CE) aos novos desafios da sociedade portuguesa, europeia e global. Pretende-se ainda com este referencial dar visibilidade a algumas das soft skills mais valorizadas no mercado de trabalho, através da criação de uma área especificamente dedicada às Competências Pessoais, Sociais e de Aprendizagem (CPSA), ainda que esta não seja obrigatória para efeitos de obtenção da certificação escolar.

Este é também um referencial mais inclusivo, que permite abranger adultos com muito baixas qualificações e baixos níveis de literacia em percursos de qualificação que dão acesso a uma certificação escolar do 1.º ciclo do ensino básico e, com isso, viabilizar a substituição do Programa de Competências Básicas, que não confere certificação escolar, pela oferta de EFA B1

Fonte: iefp

 

 


YOUTH WiKi: a enciclopédia online da Europa na área das políticas nacionais de juventude

 




Portugal: https://national-policies.eacea.ec.europa.eu/youthwiki/chapters/portugal/

terça-feira, 1 de fevereiro de 2022

Portaria n.º 64/2022

 Diário da República n.º 22/2022, Série I de 2022-02-01, páginas 4 - 7

Estabelece as patologias que podem ser objeto de emissão de atestado médico de incapacidade multiúso, no âmbito da avaliação de processo em sede de junta médica de avaliação de incapacidade, com dispensa de observação presencial do interessado

https://dre.pt/dre/