Francisco Simões, investigador do Iscte – Instituto Universitário de Lisboa é o autor de um relatório elaborado para a Comissão dos Assuntos Económicos e Monetários do Parlamento Europeu (ECON) sobre a transição da escola para o trabalho no contexto dos Planos de Recuperação e Resiliência, especificamente sobre políticas ativas de emprego para a juventude.
Relativamente à análise qualitativa das medidas dedicadas às políticas para as próximas gerações nos PRR dos seis países do Sul da Europa, Francisco Simões salienta três conclusões principais:
- “as reformas e os investimentos são de banda larga, isto é, tendem a abranger toda a população, não sendo focadas nos jovens, embora os jovens estejam mais expostos ao desemprego”;
- "quando as medidas são focadas nos jovens, não são suficientemente específicas”, isto é, não parecem ter em conta a diversidade de certos grupos (e.g., mulheres, migrantes, NEEF) e suas particularidades, com exceção de um grande grupo, os estudantes;
- as medidas também “não parecem ter em conta as necessidades das diferentes áreas territoriais dos seis países analisados”, apesar das disparidades regionais nos indicadores avaliados.
Saber mais:
https://www.cis.iscte-iul.pt Os desafios da transição da escola para o trabalho nos países do Sul da Europa
O RELATÓRIO (em inglês)
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