Fundação Francisco Manuel dos Santos
Episódio de 22 de dez 22
Porque é que nos sentimos responsáveis pelo sucesso ou insucesso dos nossos filhos?
Porque é que nos sentimos culpados quando não sabemos tratar um filho ‘como deve de ser’ (e, já agora, o que é isso)?
Porque é que andamos nesta cruzada da sobre-estimulação das crianças?
Queridos pais: este episódio vai ajudar-vos muito. A Ana Markl vai confessar-se uma mãe ansiosa e por isso irá fazer inúmeras questões à psicóloga Luísa Lima sobre o tema que assola muitos daqueles que têm filhos: como podemos ser a versão melhorada dos nossos pais, conseguiremos ser uma versão 2.0? Vai ver que a parentalidade pode ser descomplicada e que, um dos ‘segredos’ é perceber que, na verdade … não somos assim tão determinantes da vida das nossas crianças.
psicóloga Luísa Lima - É professora catedrática do departamento de Psicologia Social e das Organizações do ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa, onde leciona desde 2004. E desenvolve a sua pesquisa no Centro de Investigação e de Intervenção Social, na mesma instituição de ensino superior.
Coordenou vários projetos de investigação ao longo da sua carreira, tendo-se especializado na aplicação da Psicologia Social a questões da saúde e do ambiente. Um dos temas que analisou mais aprofundadamente é a questão da perceção de riscos, desde os fatores sociais que a afetam às suas consequências para a participação do público em processos de tomada de decisão.
Entre 2006 e 2010, presidiu à Associação Portuguesa de Psicologia. Foi membro do Conselho Científico de Ciências Sociais e Humanidades da Fundação para a Ciência e a Tecnologia.
É autora de vários livros, como “Psicologia Social da Saúde, Volumes 1 e 2” (Edições Sílabo) e o ensaio ""Nós e os outros: o poder dos laços sociais”, da Fundação Francisco Manuel dos Santos.
Sem comentários:
Enviar um comentário