A Psicoterapia corresponde a um método, a um conjunto de técnicas e procedimentos, baseados na evidência científica e eticamente informados, que têm como objectivo modificar comportamentos, pensamentos e emoções, no sentido de reduzir o sofrimento psicológico e promover o desenvolvimento pessoal e o bem-estar.
Gaspar, T., Telo, E., Rocha-Nogueira, J., & LABPATS (2023). Manual de Boas
Práticas: Promoção de Ambientes de Trabalho Saudáveis. Laboratório Português de
Ambientes de Trabalho Saudáveis.
2023 - Filipa de Sousa Rocha, com o projeto «programação acessível para deficientes visuais», no Prémio Jovens Inventores. A investigadora portuguesa desenvolveu um sistema educativo que utiliza objetos tangíveis para ensinar literacia digital a crianças com deficiência visual.
Projeto de Filipa de Sousa Rocha: de bloco em bloco, Filipa Rocha constrói aulas de programação mais inclusivas. Professora assistente no Instituto Superior Técnico, desenvolveu um projecto que junta blocos físicos e um programa de computador para ensinar crianças cegas e com baixa visão a programar. Fonte: Jornal Publico
As alterações climáticas são um tema complexo, que envolve várias disciplinas científicas, atinge múltiplas dimensões das nossas vidas e que há décadas é alvo de campanhas de desinformação.
Como educar então para as alterações climáticas? Ouça o Da Capa à Contracapacom o presidente da Associação Portuguesa de Educação Ambiental Joaquim Ramos Pinto e o biólogo marinho João Correia, fundador da empresa Flying Sharks. Moderador Joao Pedro Frazão, jornalista da Renascença.
Nesta conferência, especialistas exploraram o futuro da inteligência artificial e suas consequências para a humanidade, discutindo os avanços recentes, aplicações em diversas áreas e os impactos económicos, sociais e filosóficos desta tecnologia revolucionária.
As crianças têm o direito de dar a conhecer a sua opinião. Para garantir que as suas vozes são ouvidas, a UE criou a Plataforma Europeia para a Participação das Crianças.
A plataforma é um espaço seguro onde as crianças que vivem na UE têm uma palavra a dizer sobre a legislação e as políticas europeias.
Poderão também contactar outras crianças, interagir, debater e aprender sobre os seus direitos. Podem ainda participar em eventos e reuniões em linha e presenciais e ver a democracia em ação.
Quatro docentes da licenciatura em Terapia da Fala da Escola Superior de Saúde do Politécnico de Leiria estão entre os autores do "Compendium de Terapia da Fala: avaliar e intervir com evidência", uma obra técnica da Sociedade Portuguesa de Terapia da Fala (SPTF), validada cientificamente e pioneira em Português Europeu, que aborda todas as áreas da terapia da fala.
Nesta LeYa Talk, Ana Alcântara, diretora de cursos profissionais, apresenta sugestões de como os professores podem ajudar os alunos na seleção e construção de uma Prova de Aptidão Profissional (PAP).
Escolher uma PAP pode ser uma tarefa assustadora para os alunos e é crucial que se dê orientação e suporte para garantir que os alunos escolham um projeto que seja desafiador, envolvente e relevante para os seus interesses e habilidades.
Neste vídeo são exploradas algumas estratégias eficazes que os professores podem usar para ajudar os alunos a construir um projeto que permita mostrar competências, desenvolver talentos e atingir os objetivos de aprendizagem dos alunos.
Cofinanciado pelo programa EU4Health da União Europeia, o Schools4Health (2023-2026) visa introduzir, fortalecer e sustentar a adoção de uma abordagem de escola promotora de saúde (HPS) e outras abordagens escolares integrais à saúde. Envolverá 16 escolas em toda a UE, com especial atenção para ambientes escolares em áreas carentes.
Objetivo: translação do conhecimento científico para a sociedade e o envolvimento dos stakeholders, incluindo cidadãos; responsabilidade social científica; políticas públicas; democratização do conhecimento; impacto social da investigação.
Nova SBE volta a ser a instituição de Portugal de ensino para executivos com a melhor classificação na contagem doFinancial Timese figura no Top 20 das melhores escolas.
Este teste online vai permitir, através de perguntas, avaliar alguns dos hábitos dos jovens, em relação ao uso das tecnologias e da internet, permitindo aferir o risco de dependência online.
Tem em conta a perceção do comportamento online do jovem, do ponto de vista de quem preenche: dos pais, dos professores ou até dos próprios jovens.
Linda Vaz é Presidente da direção da Delegação Regional do Centro da Ordem dos Psicólogos e é a convidada do Quarto do Fundo desta semana.
Uma mudança traz sempre consigo desafios. A passagem para a faculdade pode ser especialmente desafiante para alguns alunos. Estudar mais, ter a pressão da média, estar menos com os amigos ou a fazer atividades de lazer, a própria pressão da família… e ainda a antecipação de um novo meio onde será preciso integrar-se. Só a preparação e a candidatura ao ensino superior já é um desafio
ComCatarina Calado, psicóloga, especialista em Educação, Membro da direção da Delegação Regional do Centro da Ordem dos Psicólogos.
Os exames nacionais aproximam-se, a primeira fase de inscrições para as provas de acesso ao ensino superior está a decorrer e a verdade é que em algumas casas e na vida de alguns alunos começa já a instalar-se um certo nervosismo e ansiedade.
Partilhamos as Recomendações das Pessoas Imigrantes para o Combate ao Discurso de Ódio, recolhidas a partir dos inquéritos anónimos, realizados no âmbito dos relatórios do projeto Migra Myths - Desmistificando a Imigração, em 2020 e 2021. Para consultar, em português e inglês, na ligação.
Consulte também as Recomendações das Pessoas Imigrantes para o Combate à Discriminação, em português e inglês, em https://www.acm.gov.pt/-
LEYA TALKS | Ensino Profissional - que desafios?, por Joaquim Azevedo
Nesta LeYa Talk, Joaquim Azevedo, membro do Conselho Nacional de Educação, fala sobre os desafios atuais do Ensino Profissional, que desempenha um papel crítico na preparação para carreiras que exigem habilidades e conhecimentos específicos. No entanto, enfrenta desafios que podem prejudicar a sua eficácia e impacto.
Neste vídeo são explorados alguns desses desafios, como financiamento, programas e formação de professores, entre outros. Só compreendendo esses desafios podemos trabalhar para melhorar o Ensino Profissional e preparar melhor os alunos para carreiras de sucesso.
LEYA TALKS l Ensino Profissional - Uma resposta no mercado de trabalho, por Gonçalo Xufre
Nesta LeYa Talk, Gonçalo Xufre, professor no ISEL, fala da importância do Ensino Profissional na capacitação de alunos com conhecimentos e habilidades práticas para uma carreira específica.
No mundo de hoje, os cursos profissionais estão a ganhar cada vez mais importância, pois formam alunos com capacidades especializadas de elevada procura no mercado de trabalho. Com a crescente procura de profissionais qualificados em vários setores, optar por um curso profissional torna-se uma escolha de carreira muito importante. Neste vídeo são exploradas algumas razões para que os cursos profissionais devam ser considerados uma boa opção para os alunos.
A empatia cognitiva é a capacidade de entender o que outra pessoa está a pensar ou a sentir, compreendendo a sua lógica, sem que para isso seja necessário a partilha de emoções. É uma competência que pode melhorar a comunicação e as relações escolares, mas também a resolução de problemas.
O portal educativo Educa y Aprende sintetiza os ensinamentos do psicólogo Daniel Goleman, autor do livro Inteligência Emocional.
Para Bárbara Bessa, aluna do curso de Ciências e Tecnologias, o ensino secundário está a acabar. Mas não sem uma última prova.
O exame nacional de Português já está feito e os próximos dias serão de muito estudo, para preparar o de Matemática A, que vai decorrer já esta sexta-feira. Como será a melhor forma de estudar para este exame?
Cada um terá o seu método, certamente. No vídeo desta terça-feira, conheça o método de Bárbara.
Iniciativa desenvolvida por investigadores do Iscte - Instituto Universitário de Lisboa
O “Kit Direitos Humanos” é um programa inovador, didático, socio-lúdico e multimodal, de promoção da educação para os direitos humanos das pessoas com deficiência, com maior enfoque na deficiência intelectual e autismo. A substância das atividades, dinâmicas e jogos que integrarão o Kit têm por base os princípios e o articulado da Convenção Sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, da ONU (…).
O Kit é uma ferramenta adaptada a diferentes faixas etárias, disponível para professores, educadores, dirigentes ou outros agentes educativos, mas igualmente para utilização da criança e jovem a nível individual ou em família.
O Kit incorporará uma componente física/analógica (jogo de tabuleiro) e uma componente digital (plataforma online/moodle e uma app). Será igualmente desenhada uma versão em linguagem fácil por forma que os conteúdos possam ser trabalhados com crianças com deficiência intelectual e/ou neurodiversidade. As aplicações digitais garantirão igualmente acessibilidade a pessoas cegas e surdas.
As crianças e jovens, com e sem deficiência, participarão também, de forma colaborativa, na conceção das atividades e dinâmicas que integram o Kit.
A Priberam lançou esta semana oficialmente em Madrid a plataforma Monitio, que, com recurso a inteligência artificial, monitoriza em tempo real os media de todo o mundo e traduz para inglês conteúdos em qualquer língua.
De acordo com a Priberam, o Monitio "organiza automaticamente milhares de artigos em grupos temáticos, para que os utilizadores obtenham uma visão geral de como o conteúdo se relaciona com tópicos específicos, pessoas, empresas, etc" e possam receber "informação mais aprofundada da sua indústria, mercados e concorrentes".
Assim, para além de combinar inteligência artificial (IA) e tecnologias linguísticas "para fornecer informações e relatórios melhores e mais fiáveis", o Monitio inclui uma ferramenta de verificação de factos "para lutar contra a desinformação"
As quatro novas experiências online, criadas por artistas do Google Arts & Culture lab, afirmam-se como aplicações práticas da investigação feita pela gigante tecnológica na área da inteligência artificial.
O Referencial está organizado em seis áreas
conceptuais, cada um deles constituído por
um conceito central da literacia de
informação, um conjunto de práticas do
conhecimento e um conjunto de disposições. As seis áreas conceptuais que ancoram os
conceitos são:
·
A Associação Portuguesa para a Educação e Formação de Adultos (APEFA), com o apoio do POCH, lançou uma publicação que visa contribuir para a reflexão sobre o campo da educação e formação de adultos em Portugal.
A publicação aborda os desenvolvimentos neste setor, nas últimas duas décadas, e reúne um conjunto de artigos com reflexões e propostas de atuação para o caminho a percorrer nos próximos anos, face ao desafios atuais da nossa sociedade.
Realizou-se a 21 de Março, a 25.ª edição da Conferência Human Resources. Tendo como tema “Gestão de Pessoas: No centro do furacão. E afinal, quem manda aqui” e um painel de oradores de luxo, realizou-se no Museu do Oriente, em Lisboa, cujo auditório voltou a encher, contando com a presença de mais de 350 pessoas. O live streaming registou novo recorde, com cerca de 66 mil entradas.
Helena Marujo, Professora associada do ISCSP da Universidade de Lisboa, Investigadora do Centro de Administração e Políticas Públicas, Investigadora em Psicologia Positiva, Felicidade, Bem-Estar, Paz e Virtudes Corporativas e Coordenadora da Pós-Graduação em Psicologia Positiva Aplicada.
Entidade promotora
AMPLOS – Associação de Mães e Pais
pela Liberdade de Orientação Sexual
e Identidade de Género
1ª Edição - Outubro de 2021
Este guia surge no âmbito do projeto “Ampliando Famílias” e pretende ser
uma ferramenta, de caráter essencialmente informativo, dirigido a famílias de pessoas de identidade e de expressão de género diversas, que iremos designar por
pessoas trans*.
A plataforma para os meios de resolução alternativa de litígios permite resolver vários tipos de conflitos fora dos tribunais tradicionais, de forma mais rápida, mais simples e mais acessível.
Com a RAL + o cidadão pode:
pedir informações sobre os meios RAL
iniciar e consultar o estado dos processos
consultar a agenda de sessões
descarregar e enviar documentos
receber notificações nos canais por si escolhidos.
Nesta fase piloto, integra os sistemas
Mediação Familiar e Laboral
três Julgados de Paz - Julgados de Paz do Oeste (que integra 12 municípios), de Vila Nova de Poiares e de Sintra.
O projecto só vai ser oficialmente lançado no próximo dia 18 de Maio, na Nova SBE.
O principal objectivo da associação dNovoé apoiar pessoas qualificadas com mais de 50 anos a regressar ao mercado de trabalho, através de um método de mentoria e networking.
Aqui pode encontrar um conjunto de pequenas histórias infantis que explicam, de forma simples, a origem e os sintomas de algumas doenças às famílias e cuidadores.
O Programa Online de Saúde Psicológica e Bem-Estar EU SINTO.ME é um programa de informação, na área da Saúde Psicológica e do Bem-Estar, baseado na evidência científica da Ciência Psicológica, mas acessível a todos cidadãos, através da utilização de linguagem simples, temas e situações com as quais as pessoas se possam identificar.
CES - Univ Coimbra - O projetoFronteiras de Vidro - Custos e fatores da segregação profissional e educativa para homens e mulherespropõe-se fazer uma abordagem integrada das várias vertentes dos impactos da segregação do mercado de trabalho e das escolhas vocacionais nas desigualdades económicas entre mulheres e homens.
O Seminário de apresentação dos resultados realizou-se a 4 de maio de 2023, na Faculdade de Economia da UC. Saber mais: https://www.ces.uc.pt/
No que respeita aos Especialistas das Profissões Intelectuais e Científicas, verifica-se um contraste flagrante
entre, por um lado, as engenharias e especialistas em TIC (com mais de 70% de homens) e as profissões de
docentes do ensino básico e secundário, enfermagem e outras profissões da saúde, cientistas sociais e
veterinária com muito forte predominância de mulheres.
Desde a linguagem, passando pelas habilidades parentais ou cuidados na infância, são esses os temas relacionados à educação das crianças na primeira infância.
O EDUSTAT
inaugurou uma nova área dedicada às crianças dos 0 aos 3 anos de
idade, com dados relativos a creches, vagas e taxas de cobertura e de utilização
Em 2027, 23% dos empregos serão diferentes, uma revolução que implicará a criação de 69 milhões de empregos e, paralelamente, o desaparecimento de 83 milhões de trabalhos, segundo um relatório publicado pelo Fórum Económico Mundial.
A DGEEC acaba de divulgar três estudos na área da Educação que permitem um olhar aprofundado sobre a realidade do sistema educativo.
São eles:
Provas Finas e Exames Nacionais: Principais Indicadores – 2022 [PDF]
Resultados Escolares: Sucesso e Equidade – Ensinos básico e secundário – 2018 a 2021 [PDF]
Análise das Classificações Internas nos cursos Científico-humanísticos – 2018 a 2022 [PDF]
Estudo: Resultados Escolares: Sucesso e Equidade – Ensinos básico e secundário
Sintese: " O hiato entre alunos com menos recursos e os restantes tem diminuído, mas persistem ainda diferenças no secundário, tanto em termos de notas como de taxas de conclusão sem chumbos." Jornal Publico de hoje