Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens (CNPDPCJ)
Para participar neste livro, a CNPDPCJ convidou várias personalidades que nos ofereceram o seu contributo para uma melhor compreensão deste flagelo. Tentámos assim abranger as diferentes áreas
que a ele estão ligadas
O Centro Knight - Universidade de Texas - para o Jornalismo nas Américas, em parceria com a Unesco, tem estado na vanguarda de uma exploração de um ano sobre o que a ascensão dos influenciadores, ou criadores de conteúdo digital, significa para a indústria dos meios de notícias.
Esse projeto multifacetado culminou esta semana com o lançamento, em 18 de novembro, de um curso online gratuito em inglês, francês, português e espanhol sobre como criadores de conteúdo digital e jornalistas podem se tornar vozes confiáveis online.
O Portal info Cosméticos é uma iniciativa desenvolvida no Laboratório de Tecnologia Farmacêutica, da Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto, no âmbito da promoção e educação para a Saúde.
O Portal info Cosméticos tem assim como missão:
Promover a literacia em Saúde, no que diz respeito a ingredientes e produtos cosméticos
Capacitar os consumidores para tomarem decisões adequadas à sua Saúde relacionadas com o uso de produtos cosméticos
Dotar os profissionais com responsabilidade no aconselhamento de produtos cosméticos de conhecimentos atuais e suportados na evidência científica
How do our brains handle grief? | Mary-Frances O'Connor | TEDxUArizona
Mary-Frances O’Connor, PhD is an associate professor of psychology at the University of Arizona, and author of The Grieving Brain: The Surprising Science of How We Learn from Love and Loss
O professor, investigador e psicólogo clínico da Fundação Champalimaud, Jaime Grácio, explica que pistas podemos levar do laboratório para o recreio da escola
Perante o agravamento da violência contra professores em Portugal, o SIPE relança a plataforma “Violência nas Escolas – Tolerância ZERO” e reforça a exigência pelo cumprimento da Resolução n.º 612/XIV/1.ª, aprovada pela Assembleia da República, que resulta de uma petição promovida pelo Sindicato Independente de Professores e Educadores.
Carlos Vidal é médico e humorista e, em ambas as artes, existe uma gestão da emoção e uma oscilação entre o riso e o choro, a felicidade e a desgraça.
Neste podcast semanal, vamos pensar o humor através das histórias que cada convidado nos trouxer. A ideia é falar, pensar, aprofundar, estudar e debater o riso e, se tudo correr bem... não chegar a conclusão nenhuma. Todos os domingos um novo episódio.
O mais recente estudo do EDULOG, “Cartografia e dinâmicas socioeconómicas dos estudantes do ensino superior do Grande Porto e da Grande Lisboa”, alerta para as dificuldades sentidas pelos estudantes do ensino superior no Porto e em Lisboa, particularmente aqueles que estão deslocados. Aproximadamente 66% dos estudantes do Grande Porto e da Grande Lisboa dependem da ajuda familiar para frequentar o Ensino Superior, e apenas cerca de 18% têm acesso a bolsas de estudo, uma percentagem considerada insuficiente para responder às necessidades da população estudantil deslocada.
O estudo revela uma dependência significativa do suporte familiar para cobrir as despesas de alojamento, de alimentação e de transporte. Segundo a análise feita pelo EDULOG, dos estudantes deslocados, expostos aos custos da habitação temporária, 48% não possuem contrato de arrendamento. O estudo também dá nota de uma insuficiente oferta de residências universitárias, em que apenas 3% dos que concorrem a uma vaga obtêm lugar, o que agrava a dificuldade de acesso a alojamento de qualidade e a preço acessível.
A criação de mais alojamentos subsidiados, o aumento das bolsas de estudo e a revisão dos critérios de elegibilidade constituem algumas das recomendações do EDULOG para ajudar a diminuir as consequências das desigualdades socioeconómicas.
Dos estudantes deslocados em Lisboa e no Porto, 48% não possuem contrato de arrendamento, e 66% dos estudantes destas regiões estão dependentes das famílias para financiarem os seus estudos.
III Congresso Internacional de Ambientes de Aprendizagem e Trabalho Saudáveis: O papel central das relações
Data:14 de Maio de 2025 das 9h às 18h.
Organização conjunta: Laboratório Português de Ambientes de Trabalho Saudáveis; Serviço de Psicologia Inovação e Conhecimento; Laboratório Relacional;Agência Europeia para a Saúde e Seguranca no Trabalho e Autoridade para as Condições de Trabalho
O encontro irá decorrer na modalidadeonline e presencial no Auditório Agostinho da Silva - Universidade Lusófona - Lisboa.
O evento é gratuito, mas com inscrição obrigatória, garanta o seu lugar.
O certificado de participação deverá ser solicitado no momento da inscrição no evento e terá uma taxa de 12€.
A Iniciativa Educação foi criada com uma missão: contribuir para melhorar a qualidade da educação em Portugal. Desde 2019, apoia crianças com dificuldades de leitura, promove o ensino profissional e disponibiliza conteúdos formativos. Conheça os programas da Iniciativa Educação, todas as sextas-feiras, pela voz de quem deles faz parte
O presente relatório explicita as funções e ospapéis desempenhados pelo pessoal não
docente na escola pública, nomeadamente os assistentes operacionais e os técnicos
especializados,evidenciando a sua importância para a construção de uma escola que se
pretende para todos.
Importa neste contexto de análise clarificar como são exercidos esses
papéis, qual a sua dimensão educativa e como estes agentes articulam se entre si, com os
professores, com as lideranças e com o exterior
Organização:Fundação da Juventude, com o apoio da Ciência Viva
Desafio: promover projetos científicos no contexto escolar das áreas da Biologia, Ciências da Terra e do Ambiente, Ciências da Saúde, Ciências Sociais e Económicas, Engenharias e Tecnologias, Física, Matemática e Química.
Os cinco melhores projetos serão apresentados e receberão os prémios na 19.ª Mostra Nacional de Ciência.
Na semana em que se celebra o Dia Mundial do Solo, a Ciência Viva lança um novo ciclo de Encontros com Cientistas
Formatoonline
Destinatários: dirigidos a estudantes do ensino básico e secundário.
Programa: O papel do solo na sustentabilidade ambiental, a diversidade microbiológica que contém e os impactos do seu uso indevido são apenas alguns dos temas a abordar neste ciclo de encontros.
O jogo RAYUELA é uma ferramenta concebida para educar e capacitar as crianças e jovens para os riscos associados à utilização da internet. De uma forma lúdica e educativa, o jogo permite alertar os menores para os potenciais perigos associados ao uso da internet e das redes sociais. Ao replicar situações da vida real, os jogadores podem imergir interactivamente em cenários do seu dia a dia, promovendo-se uma forma de aprender mais envolvente e agradável.
O RAYUELA está disponível para as instituições de ensino e serviços educativos a nível nacional, sendo a sua aplicação promovida através de professores.
WEBINAR - Decorre, no próximo dia 27 de novembro de 2024, entre as 16:30 e as 19:30 horas, mais um webinar realizado no âmbito da iniciativa “Missão Cibersegura – Polícia Judiciária (PJ)”.https://www.dge.mec.pt
- Há uma associação positiva entre o nível de educação e os salários auferidos mas uma redução destes ganhos (prémios salariais médios) associados ao ensino secundário e à licenciatura ( neste ultimo nível o prémio salarial tem vindo a reduzir progressivamente);
- O prémio salarial do mestrado e do doutoramento tem aumentado (menos para o primeiro nível)
- Os licenciados em informática, saúde, matemática e direito recebem prémio salarial maior
Elevada prevalência do consumo de bebidas alcoólicas
No que diz respeito ao álcool,51% dos jovens indicam ter consumidode forma binge (o ato de beber uma grande quantidade de álcool de uma só vez).nos 12 meses anteriores, 62% embriagaram-se ligeiramente e 36% severamente.
Utilização da internet
A maioria (61%) dos jovens usa, em média, a internet durante 4 horas ou mais por dia, sendo que 40% usam durante 5 horas ou mais.
Um grupo de especialistas da Comissão Europeia forneceu novas recomendações para formuladores de políticas, líderes escolares, professores e educadores
Não, este episódio não é um regresso (ou uma ‘trip’) aos anos 60: é uma viagem factual aos efeitos destas substâncias no contexto terapêutico, que voltaram a estar na ordem do dia, e agora por melhores razões.
Oradores: Luísa Lopes . neurocientista; Rui Maria Pego _ ator e apresentador.
A saúde física e mental é um determinante crítico do bem-estar das pessoas, influenciando significativamente os resultados educacionais em crianças e adolescentes, bem como os resultados de emprego em adultos. Evidências recentes apontam para uma deterioração na saúde física e mental dos adolescentes. A proporção de jovens de 15 anos que relatam múltiplas queixas de saúde — relacionadas a problemas físicos e sofrimento psicológico — aumentou de 42% em 2017-18 para 52% em 2021-22, em média, nos países da UE. Vários fatores explicam a tendência crescente de sofrimento psicológico entre adolescentes durante esse período, incluindo o impacto dos bloqueios da COVID-19, maiores taxas de uso problemático da Internet e das redes sociais e maior exposição ao cyberbullying. O impacto das redes sociais e do tempo excessivo de tela na saúde mental dos indivíduos, especialmente entre os jovens, justifica um monitoramento rigoroso.
Um produto da Faculdade de Letras e a Universidade de Lisboa
Os Primeiros Socorros Psicológicos consistem num conjunto de ações iniciais de apoio a uma pessoa que está a passar por uma situação de sofrimento emocional ou crise, até que ela receba ajuda profissional adequada ou até que a crise se resolva.
Esse apoio pode ser prestado por qualquer pessoa, pois não se trata de um atendimento psicológico profissional nem de um tratamento especializado.
Desenvolvido, em parceria, pelo Gabinete de Igualdade e Inclusão da NOVA e a Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG) e lançado a 5 de novembro de 2024.
O Guia visa orientar toda a comunidade da NOVA (estudantes, pessoal académico e pessoal administrativo) para a adoção de uma linguagem que elimine estereótipos de género e contribua para a promoção de uma cultura de respeito, compreensão e inclusão em toda a universidade.
O Instituto Superior de Economia e Gestão, instituição líder no estudo das desigualdades de género nas esferas laboral e económica, criou esta quinta-feira, dia 14 de novembro, o Observatório Género, Trabalho e Poder, com o objetivo de promover a investigação e a disponibilização regular de informação sobre estes temas.
Consultar também o Barómetro do Diferencial Remuneratório entre Homens e Mulheres
A Feira de Emprego do Turismo é um espaço de oportunidades e de desenvolvimento para atuais e futuros profissionais do setor!
Desde estágios profissionais e curriculares a contratos de curto e longo prazo nas melhores empresas do setor do Turismo e Hospitalidade, este será um passo transformador para o futuro profissional dos seus alunos.
O Centro Internet Segura-CIS- lançou um novo recurso de sensibilização que promove Parentalidade Digital Positiva
Destinatários: pais e educadores de crianças entre os 3 e os 6 anos, a lidarem com os desafios do mundo digital.
Este livro oferece orientações claras para a gestão saudável da exposição aos ecrãs, sugerindo alternativas criativas para promover um desenvolvimento equilibrado das crianças
A Ordem dos Psicólogos Portugueses lança um novo documento com recomendações para trabalhadores/as e empregadores/as sobre o impacto da transição digital na saúde psicológica e no bem-estar laborais.
O documento tem como objectivo contribuir para a adaptação das organizações à transição digital, promovendo, em simultâneo, o bem-estar e desenvolvimento de competências nos/as empregadores/as, gestores/as e trabalhadores/as.
Propomos uma abordagem centrada nas pessoas; destacando a importância de uma liderança empática
Depoimentos registados em vídeo com psicólogos e psiquiatras que relatam um caso que tenha sido particularmente marcante ao longo da sua carreira.
Ou porque marcou um ponto de viragem na forma como abordavam um determinado problema dos paciente; ou porque foi a primeira vez que se confrontaram com uma situação de que apenas tinham lido nos livros ou ouvido falar na faculdade; ou ainda porque aquele paciente chegou num momento particular da vida do terapeuta, tornando o distanciamento mais desafiante.
O Museu do Dinheiro disponibiliza o “Programa de Aprendizagem 2024/25”, que integra diversas atividades que promovem a reflexão, a cidadania ativa e a criatividade.
As atividades são dinamizadas por mediadores profissionais, com recurso a estratégicas pedagógicas adaptadas à idade, estilos de aprendizagem e competências dos alunos.
As atividades são gratuitas e podem ser desenvolvidas presencialmente e online, através de plataformas digitais, como Teams ou Zoom.
O Congresso é promovido pela Comissão para a Igualdade e a Inclusão da Universidade da Madeira (UMa), em colaboração com o Centro Universitário de Investigação em Psicologia - Pólo Madeira e o Centro de Investigação em Educação da UMa
Objetivo: explorar as múltiplas facetas e complexidades do tema numa abordagem multidisciplinar. Serão, assim, dois dias dedicados à reflexão e a uma abordagem necessariamente interdisciplinar das construções culturais e das vivências sociais relacionadas com a inclusão e os estereótipos de género.
A atribuição do Prémio (no valor de 150.000 euros) decorreu, ontem.
Projeto educativos vencedores foram:
Ciberescola
Dedica-se à lecionação de Português Língua Não Materna, por videoconferência, a alunos falantes não nativos do português a frequentar as escolas portuguesas, do 2.º ao 12.º ano. O projeto visa expandir o acesso a mais alunos e professores.
My Polis Agentes 2.0
Através da gamificação e da Inteligência Artificial, transforma as salas de aula em Academias de Participação, onde os alunos, exploram os seus territórios, identificam problemas e criam soluções inovadoras, fortalecendo a democracia.
Teach For Portugal
Pretende quebrar ciclos de pobreza e de desigualdade educativa, colocando Mentores em escolas desfavorecidas para aumentar o desempenho académico e motivação dos alunos. Neste projeto, irão desenvolver workshops de Literacia Financeira.