31-05-2025
sábado, 31 de maio de 2025
Resultado das Legislativas 2025 e a relação dos deputados eleitos para a Assembleia da República
31-05-2025
sexta-feira, 30 de maio de 2025
RTP Play "Mestres do Ofício" - sobre o Ensino Profissional
https://www.rtp.pt/play/p14349/e853664/linha-da-frente
Mestres do Ofício|Ep. 1429 mai. 2025 | temporada 17
quinta-feira, 29 de maio de 2025
quarta-feira, 28 de maio de 2025
3 documentos sobre a SAÚDE MENSTRUAL
Publicado Relatório GREVIO sobre sistema de prevenção e combate à violência contra as mulheres em Portugal
O Grupo de Peritos do Conselho da Europa (GREVIO) publicou hoje o seu primeiro relatório temático sobre Portugal no âmbito da Convenção de Istambul.
segunda-feira, 26 de maio de 2025
PARTILHA de PRÁTICA do XI Seminário de Psicologia da Educação 2025
sexta-feira, 23 de maio de 2025
A idade de entrada na escola
quinta-feira, 22 de maio de 2025
Com@Viver sem (cyber)bullying: um guia para trabalhar com crianças e jovens
https://www.psicologia.ulisboa.pt/PDF
- Tema A – Informa-te”, referente à definição dos conceitos;
- “Tema B – Fica atento”, respeitante a estratégias e comportamentos de cibersegurança e proteção online;
- “Tema C – Previne o (cyber)bullying”, relativo a estratégias de prevenção dos fenómenos de violência entre pares e desenvolvimento de competências sociais e emocionais;
- “Tema D – Age perante o (cyber)bullying”, alusivo a estratégias de intervenção em situações de bullying e cyberbullying.
retirado de: https://www.psicologia.ulisboa.pt/ebooks-conviver-sem-cyberbullying
e-book "Com@Viver Sem (Cyber)Bullying: referencial de formação"
Observatório Ibérico dos Media Digitais
Deliberação n.º 674/2025 - Candidatura ao ensino superior português de estudantes titulares de cursos do ensino secundário estrangeiro
Deliberação n.º 674/2025-Diário da República n.º 98/2025, Série II de 2025-05-22
O que torna um bom emprego num emprego de sonho?
Para compreender aquilo com que os candidatos sonham atualmente, a Michael Page inquiriu mais de 5000 profissionais à procura de emprego em toda a Europa.
SABER mais: https://www.michaelpage.pt
terça-feira, 20 de maio de 2025
EMOÇÕES EM Podcast
RELATÓRIO OECD (2025) The State of Global Teenage Career Preparation
OECD (2025), The State of Global Teenage Career Preparation, OECD Publishing, Paris, https://doi.org/10.1787/d5f8e3f2-en.
Este relatório apresenta as principais conclusões do PISA relacionadas ao desenvolvimento profissional de adolescentes. O relatório mostra que, nos países da OCDE, os estudantes expressam níveis muito altos de incerteza e confusão profissional. As expectativas de emprego mudaram pouco desde 2000 e guardam pouca relação com os padrões reais de demanda do mercado de trabalho, inclusive em áreas de alta importância estratégica. Além disso, os planos educacionais dos estudantes são mais fortemente moldados pela origem social do que pelo desempenho acadêmico.
Muitos estudantes, compreensivelmente, demonstram considerável ansiedade em relação à sua preparação para a carreira. Pesquisas longitudinais mais amplas mostram que a participação em muitas atividades de desenvolvimento profissional está positivamente associada a melhores resultados no mercado de trabalho. No entanto, o PISA mostra que, na maioria dos países, poucos estudantes estão se envolvendo em atividades que estão mais fortemente relacionadas a melhores transições. Em particular, os jovens não estão recebendo orientação suficiente em áreas cruciais que os conectam com empregadores e pessoas no mercado de trabalho.
"Os alunos portugueses têm pouco contacto com o mercado de trabalho: só
11% fizeram um estágio aos 15 anos
Em Portugal, apenas uma minoria dos estudantes portugueses participou em feiras
de emprego, visitou empresas e locais de trabalho ou fez estágios até aos 15
anos, o que mostra uma lacuna na orientação vocacional nas escolas,
especialmente entre os alunos mais desfavorecidos.
Na Alemanha, na Dinamarca ou em França, por exemplo, mais de 60% dos alunos diziam ter já tido uma experiência de estágio aos 15 anos, que contrasta com a percentagem nacional de 11% e que coloca o país entre os três países onde isso menos acontece."
segunda-feira, 19 de maio de 2025
PORTAL O meu voto elegeu alguém?
67.930 é o número de votos que foram “desperdiçados” nestas eleições legislativas, ou seja, que não foram convertidos em mandatos. Fonte: Expresso
O projecto omeuvoto.com foi criado por Luís Humberto Teixeira, mestre em Política Comparada pelo Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (ICS-UL), e Carlos Afonso, CEO da Impulsys.
LIVRO: Teaching Reading Comprehension in a Digital World
Evidence-Based Contributions Using PIRLS and Digital Texts
livro de acesso gratuito
Edição: International Association for the Evaluation of Educational Achievement, tendo por base o Progresso in International Reading Literacy Study (ePIRLS)
Ano da edição: Publicado em 2025
Objetivo: apresentar uma visão geral da investigação atual e das descobertas científicas sobre a compreensão da leitura digital
Faculdade de Medicina de Lisboa abre vagas para estudantes brasileiros
https://dnbrasil.dn.pt/
A Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa abre vagas para estudantes brasileiros e passa agora a aceitar a nota do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) como critério de acesso. Esta medida visa atrair mais candidatos internacionais e facilitar a mobilidade académica entre Portugal e o Brasil.
Como refere o DN Brasil, a decisão pretende reforçar a cooperação entre os dois países e tornar o ensino superior português mais acessível a estudantes estrangeiros.
Guia de competências para Ensino e Formação Profissional
O Departamento de Educação do Conselho da Europa publicou um guia para a implementação do Quadro de Referência de Competências para a Cultura Democrática (RFCDC) no Ensino e Formação Profissional.
São definidas 20 competências essenciais para a participação ativa dos alunos em sociedades democráticas, organizadas em valores, atitudes, competências e conhecimentos.
O guia sugere estratégias para integrar estas competências no ensino profissional.
sábado, 17 de maio de 2025
Prepara-te para o exame de…
Conteúdos educativos digitais de preparação para os exames nacionais
A pensar na época de exames a plataforma Estudo Autónomo disponibiliza a partir de agora um conjunto alargado de conteúdos educativos digitais, selecionados para apoiar os alunos na preparação para os exames nacionais.
Estes conteúdos – Glossários, ebooks, Cadernos Digitais e Roteiros de Guiões de Trabalho Autónomo – estão disponíveis para download gratuito em estudoautonomo.dge.mec.pt.
Contamos convosco para a divulgação destes conteúdos aos professores e alunos e deixamos como sugestão dois Cadernos Digitais recentemente publicados.
Prepara-te para MATEMÁTICA A https://estudoautonomo.dge.mec.pt/
Prepara-te para GEOMETRIA DESCRITIVA A: https://estudoautonomo.dge.mec.pt
sexta-feira, 16 de maio de 2025
As opções de um aluno do ensino profissional
As opções de um aluno do ensino profissional Ep 5 Podcast «Educar +»
quinta-feira, 15 de maio de 2025
Mais de dois milhões de euros financiam projeto europeu liderado pela UC para estudar a violência no trabalho
RELATÓRIO OCDE (2025) "Como é a vida das crianças na era digital?"
OCDE (2025), Como é a vida das crianças na era digital?, OECD Publishing, Paris, https://doi.org/10.1787/0854b900-en .
Entre crianças mais velhas, o uso de dispositivos digitais é ainda mais disseminado. Em 2022, o acesso a dispositivos digitais era quase universal.
De acordo com dados do PISA 2022, uma média de 96% dos jovens de 15 anos nos países da OCDE tinham acesso a um computador desktop, laptop ou tablet em casa, enquanto 98% tinham um smartphone com conexão à internet. Além disso, em quase todos os países, pelo menos 50% dos jovens de 15 anos passavam 30 horas ou mais por semana em dispositivos digitais, com uma minoria notável – variando de 10% no Japão a 43% na Letônia – relatando passar 60 horas ou mais online
Este relatório examina as oportunidades e os riscos associados ao crescente envolvimento das crianças no mundo digital, fornecendo uma visão geral transnacional de suas experiências digitais nos países da OCDE.
Explora estratégias para aprimorar o bem-estar infantil, garantindo que as crianças sejam protegidas e capacitadas para usar os médias digitais de forma positiva, ao mesmo tempo em que gerenciam potenciais riscos.
quarta-feira, 14 de maio de 2025
Eduardo Sá : Há filhos tóxicos? Nem sempre são os pais a falhar
Quando são os filhos a trazer dor, conflitos e manipulação para dentro de casa?
Será que existem filhos tóxicos ou estamos apenas perante relações mal resolvidas?
RELATÓRIO ANUAL "AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE DAS CPCJ 2024"
Para conhecimento do trabalho no terreno, desenvolvido pelas 312 Comissões de Proteção de Crianças e Jovens distribuídas pelo país.
A Negligência foi
a categoria mais comunicada, com 19 107 casos, representando 30,4% do total,
segue-se a Violência doméstica, com 17 295 casos em 2024, representando 27,5%
do total, e uma diminuição de 1,6% face a 2023.
Os Comportamentos de perigo na infância e juventude apresentaram um aumento, com 11 795 casos em 2024, representando 18,8% do total. A categoria de Direito à educação teve 7246 casos em 2024, representando 11,5% do total.
Os Maus-tratos físicos aumentaram para 3282 em 2024, representando 5,2% do total. Os Maus-tratos psicológicos registaram 1981 casos, representando 3,2% do total.
O Abuso sexual representou
1329 casos, ou seja, 2,1% do total, com um aumento de 67 casos em relação a
2023.
Também a categoria Abandono, com 702 casos, representando 1,1% do total.
No que se refere à Exploração do Trabalho Infantil embora percentualmente a sua representação se tenha mantido igual (0,1%), em 2024 foram comunicadas mais 39 situações de crianças em perigo do que em 2023.
A categoria Criança
Proveniente de Conflito Armado registou uma diminuição no corrente ano com
menos 9 comunicações que no ano anterior.
terça-feira, 13 de maio de 2025
Entidade Reguladora Para a Comunicação Social - RECURSOS EDUCATIVOS
segunda-feira, 12 de maio de 2025
Literacia financeira: as nossas decisões são racionais?
Podcast INpertinente - Fundação Francisco Manuel dos Santos
Literacia financeira:
as nossas decisões são racionais?
Por que razão achamos que um produto mais caro é sempre melhor?
Neste episódio, Filipa Galrão e o professor de Finanças Diogo Mendes exploram os mecanismos da economia comportamental, para lhe responder a várias outras questões.
Despacho n.º 5393/2025: Calendário de ações dos regimes especiais - ensino superior para o ano letivo de 2025-2026
Despacho n.º 5393/2025-Diário da República n.º 90/2025, Série II de 2025-05-12
Despacho n.º 5392/2025: Calendário de ações do concurso nacional - ensino superior público para ano letivo de 2025-2026
Despacho n.º 5392/2025-Diário da República n.º 90/2025, Série II de 2025-05-12
Portaria n.º 210/2025: Ensino Superior Privado - Matrícula e Inscrição no Ano Letivo de 2025-2026.
Portaria n.º 210/2025/1-Diário da República n.º 90/2025, Série I de 2025-05-12
Videoconferência ICAD “Publicidade e jogo a dinheiro”
https://www.youtube.com
Os oradores convidados são: Luís Vasconcelos, Margarida Vaz, Pedro Morgado, Carla Frazão.
Moderação: Alcina Correia
https://www.icad.pt (notícia completa)
ATLAS DA EDUCAÇÃO (EPIS)
"Atlas da Educação: Contextos sociais e locais do sucesso e insucesso 1991-2021"
Edição de 2025
O Atlas foi apresentado a 13 de Maio de 2025, entre as 15:00 e as 17:00, no auditório do edifício L, do Campus do Lumiar (IAPMEI), na Estrada Paço do Lumiar, em Lisboa.
ESTUDO " From provider to precarious: How young men’s economic decline fuels the antifeminist backlash"
sexta-feira, 9 de maio de 2025
Se tens entre 15 e 18 anos podes subscrever jornais e revistas em formato digital (GRATUITO)
...e durante 2 anos
As publicações disponíveis para este programa são
- Correio da Manhã,
- Diário de Notícias,
- ECO,
- Expresso,
- Jornal de Notícias,
- Jornal Económico,
- Observador,
- Público,
- Sábado,
- Vida Económica
- Visão.
DOCUMENTO; Prevenção e intervenção no consumo de álcool em contextos laborais
01. O Consumo Problemático de Álcool enquanto Problema de Saúde Pública
02. O Consumo de Álcool em Contexto Laboral
03. O Papel dos/as Psicólogos/as no âmbito da Prevenção e Intervenção no Consumo de Álcool em Contexto Laboral
04. Recomendações para a Prática Profissional
Ranking de Desenvolvimento Humano
Ranking de Desenvolvimento Humano, divulgado nesta terça-feira, revela que nações de língua portuguesa melhoram em expectativa de vida, mas não em anos de escolaridade; em nível global, desigualdades entre países ricos e pobres aumentaram pelo quarto ano consecutivo.
Investir em capacidades que contam
Para preparar os jovens para prosperar com a IA, a educação deve se concentrar nos resultados da aprendizagem, bem como no desenvolvimento do pensamento crítico, criativo e relacional, em vez de critérios simples como o aumento de anos de escolaridade.
Pag 18 do Sumário executivo
quinta-feira, 8 de maio de 2025
RTP estreia a 12 de maio "Para Além do Cérebro”
"Para Além do Cérebro” é uma série documental que mergulha na investigação científica dedicada à mente humana e às suas múltiplas dimensões.
Ao longo de 16 episódios, 50 cientistas e especialistas vão explorar temas como a telepatia, mediunidade, experiências de quase morte e memórias de vidas passadas. Desafiando tabus, a série propõe uma nova forma de pensar a consciência e a realidade humana, colocando a mente como o epicentro de algumas das descobertas mais fascinantes do nosso tempo.
quarta-feira, 7 de maio de 2025
ESTUDO Automação e inteligência artificial no mercado de trabalho português: desafios e oportunidades
Os autores do policy paper alertam, contudo, que 28,9% da força de trabalho do país (na qual se incluem empregados de mesa e de bar, operadores de equipamentos móveis e cozinheiros) está concentrada no terreno das «profissões em colapso», cujos empregos estão seriamente ameaçados pela automação e pela IA, correndo sérios riscos de extinção.
Já os professores de ensino básico e educadores de infância, especialistas em vendas, marketing, finanças e contabilidade são exemplos de «profissões em ascensão» que serão as mais beneficiadas pela digitalização. Correspondem a 22,5% do mercado de trabalho e têm potencial para usufruir de ganhos de produtividade relacionados com a IA, ao mesmo tempo que estão salvaguardadas dos efeitos destrutivos da automação.