segunda-feira, 12 de maio de 2025

ESTUDO " From provider to precarious: How young men’s economic decline fuels the antifeminist backlash"

 





Uma nova divisão política está emergindo na Europa: uma crescente disparidade de gênero entre os jovens eleitores, com as mulheres jovens tendendo a se tornar progressistas e os homens jovens se voltando cada vez mais para a extrema direita.

 Este artigo argumenta que o aumento da reação antifeminista entre os homens jovens não é meramente uma reação cultural ao feminismo, mas também o resultado do aprofundamento da precariedade econômica — particularmente para os homens da classe trabalhadora sem diploma universitário.

. Nas últimas duas décadas, os jovens homens têm visto declínio na riqueza, estagnação dos salários, menores taxas de emprego e piores resultados em saúde mental.

 Em alguns países da UE, as mulheres jovens agora ganham mais do que os homens da sua idade. 

Esse declínio econômico não é causado pelo avanço das mulheres, mas sim por mudanças econômicas estruturais, como o aumento da desigualdade e da automação, que afetam desproporcionalmente os homens que ocupam mais empregos manuais.

Dados de Portugal  - rapazes portugueses votam 5 vezes mais na extrema- direita do que as raparigas. É o segundo número mais alto da União Europeia.

Sem comentários: