Estratégias para lidar com o bullying (Parte 1)
quarta-feira, 26 de outubro de 2011
A Psicologia da Ciência
Uma nova disciplina emerge: A Psicologia da Ciência.
A par da história da ciência, da filosofia da ciência, ou da sociologia da ciência, esta nova área do conhecimento é apresentada pelo psicólogo Gregory J. Feist da San Jose State University no jornal da Association for Psychological Science.
Sendo a ciência um acto cognitivo, ou seja, tem a ver com a personalidade, criatividade, processos de desenvolvimento, a Psicologia da Ciência é o estudo científico do pensamento científico e do comportamento, como refere o autor, e não é só sobre como os cientistas produzem o conhecimento, mas como todos nós o fazemos.
Esta ciência poderá explicar, por exemplo, como as crianças criam teorias sobre a forma como o mundo funciona, tendo por isso implicações na educação.
As investigações têm descoberto dados interessantes, por exemplo, pessoas muito interessadas pela ciência, têm mais consciência (traços como cautela e meticulosidade), enquanto que a curiosidade científica está ligada a menos consciência e mais ligada à abertura de espírito.
Saber mais na Science Daily
O site da Association for Psychological Science, aqui.
terça-feira, 25 de outubro de 2011
Porque temos tanto sono?
Como levantá-los, a horas, pela manhã? Para os pais, pode ser desesperante. Até os próprios adolescentes se surpreendem como têm tanto sono, embora pareça que no final da adolescência, lidem melhor com a falta dele. Porque é que isso acontece?
A partir do estudo do cérebro, não se sabe bem porque dormimos e o que se passa neste órgão. Sabemos contudo, que as necessidades de sono no adolescente variam de indivíduo para indivíduo.
Algumas explicações para o que pode contribuir para a dificuldade de levantar da cama de manhã:
- A glândula pineal que se situa no cérebro segrega a hormona melatonina durante a noite, e encolhe significativamente durante a adolescência. Consequentemente, os seus níveis nocturnos e diurnos da melatonina ocorrem aproximadamente duas horas mais tarde do que em adultos – daí, oito horas pareçam seis, a um adolescente.
- O sono pode ser menos reparador na adolescência do que nos adultos.
- Outro factor poderá ser o entusiasmo por actividades (a Net…), que os absorve até altas horas da madrugada.
“Seja qual for a culpada, é evidente que o fenómeno ( dormir demasiado) não reflecte uma preguiça adolescente simples, como tanto se diz.”
David Bainbridge Teenagers Guerra e Paz.
segunda-feira, 24 de outubro de 2011
Anorexia Nervosa
Sendo a anorexia nervosa uma problemática que atinge por vezes os adolescentes, os vídeos de:
- Testemunhos pessoais de uma anorética
- Isabel Brandão psiquiatra, chefe do serviço de psiquiatria do São João, dá dicas sobre como identificar um amigo/a com anorexia nervosa.
- António Roma Torres psiquiatra, fala com a psicóloga Gabriela Moita sobre o "estigma da doença mental".
- Tânia Barbosa terapeuta ocupacional, fala sobre o seu trabalho.
Aceder aqui.
segunda-feira, 17 de outubro de 2011
Centro de Informação Europeia Jacques Delors
Trata-se de um importante recurso para professores e alunos, sobre a europa. Contém materiais destinados à educação para a cidadania. Aceder ao eurocid.
Estimular o cérebro
Ainda não se sabe, mas estudos apontam, que o cérebro humano é notavelmente plástico, ou seja, sua estrutura e actividades mudam quando a pessoa precisa encarar um desafio. Não confundir com a ideia defendida por alguns cientistas, que o cérebro humano, em termos da evolução da espécie, atingiu o estado final. Consequentemente, os estudos realizados até hoje não indicam, por exemplo, que as nossas cabeças poderão atingir o tamanho e os talentos que se observam nas personagens dos filmes de ficção científica.
Retomando a ideia da plasticidade do cérebro e da importância essencial de desafiar os alunos para irem mais além (embora as pesquisas tenham sido feitas com ratos):
- Milhares de células são geradas no cérebro adulto todos os dias, especialmente no hipocampo, estrutura envolvida na aprendizagem e memória;
- Em poucas semanas a maioria dos neurónios recém-nascidos morre a não ser que o animal seja desafiado para aprender alguma coisa nova;
- Acreditamos que as tarefas que resgatam uma quantidade maior de neurónios novos são as mais difíceis de aprender, exigindo um esforço mental maior.
In Tracey J. Shors, Estimulado, cérebro produz e preserva novas células nervosas, Scientific American - Neurociências, Em busca da Consciência, edição especial, nº 40, 2011
Imagem retirada de: http://www.soscorpo.com.br/anatomia/s-ner02.htm
sexta-feira, 14 de outubro de 2011
O fim de uma amizade
Com Therese J. Borchard.
Pode também ter interesse os vídeos sobre: como acabar uma amizade; o que é uma relação tóxica, entre outros.
quinta-feira, 13 de outubro de 2011
quarta-feira, 12 de outubro de 2011
O Projeto Nacional de Educação para o Empreendedorismo
O Projeto Nacional de Educação para o Empreendedorismo – PNEE – desenvolvido pela DGIDC, entre 2006 e 2009, criou condições para que as escolas desenvolvam um conjunto de iniciativas conducentes à criação, na sua comunidade educativa, de competências e atitudes que permitam empreender.
Aceder aos documentos do Projeto.
Consultar os documentos do Projeto
http://www.dge.mec.pt/educacao-para-o-empreendedorismo/projeto-nacional-de-educacao-para-o-empreendedorismo
Aceder aos documentos do Projeto.
Consultar os documentos do Projeto
http://www.dge.mec.pt/educacao-para-o-empreendedorismo/projeto-nacional-de-educacao-para-o-empreendedorismo
terça-feira, 11 de outubro de 2011
Revistas científico-culturais
Revistas científico-culturais é um serviço digital que congrega as Revistas produzidas no Grupo Lusófona, disponibilizando de forma pública e universal a sua produção científica.
De âmbito muito variado integra revistas, por exemplo, de sexualidade, arquitectura, educação ou psicanálise.
Aceder às revistas.ulusofona.
quinta-feira, 6 de outubro de 2011
O que é um investigador
São investigadores no ISCTE (Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa), nas diversas áreas científicas (Psicologia; ...).
Prova de Ingresso - Filosofia
A partir do ano lectivo (2011/12) os alunos que frequentam o ensino secundário Cursos Científico-Humanisticos, poderão optar por realizar o exame de Filosofia em substituição de uma disciplina bienal, mas obedecendo às seguintes regras de acordo com o Artigo 13º, Ponto 8 da Portaria 243/2012:
a) É realizada nos prazos de inscrição para admissão às provas dos exames finais nacionais do ensino secundário;
b) No momento previsto na alínea anterior é indicada a disciplina bienal da componente de formação específica em que o aluno realiza o exame final nacional, no caso de opção pela realização de exame final nacional a uma das disciplinas da componente de formação específica, e a disciplina de Filosofia da componente de formação geral.
quarta-feira, 5 de outubro de 2011
Manual de resiliência
Edward Hopper
O manual de resiliência (CYRM) 28 - em inglês - foi pensado para ser uma ferramenta de triagem para explorar os recursos (individual, relacional, comunitário e cultural) disponível para jovens entre 12-23 anos de idade.
Aceder aqui.
A fonte é o projeto internacional: resilienceresearch.org
Top 10 das carreiras na Austrália
Esta informação vale pela curiosidade em saber como vai o mundo.
É o Top 10 (em myfuture - http://www.myfuture.com/ ) das carreiras na Austrália, ou seja o Ranking das formações que são mais valorizadas.
É o Top 10 (em myfuture - http://www.myfuture.com/ ) das carreiras na Austrália, ou seja o Ranking das formações que são mais valorizadas.
Se tiver interesse, navegue no site. Contém muita informação.
Austrália e Canadá são para mim, os países que estão mais desenvolvidos a nível da orientação vocacional.
sábado, 1 de outubro de 2011
Materiais de apoio à educação sexual
A APF – Associação Para o Planeamento da Família – realizou no dia 10 de Setembro de 2009, nas instalações da ESESC em Leiria, o Encontro Nacional de Educação Sexual sob o tema “Nova Lei, Novo Contexto, Novos Materiais”.
Quanto às comunicações/ materiais de apoio à educação sexual, aceder:
Apresentação dos Kits de educação sexual: aqui.
O Kit para o 1º Ciclo do Ensino Básico: aqui.
O Kit para o 2º Ciclo do Ensino Básico: aqui.
O Kit para o 3º Ciclo do Ensino Básico: aqui.
O Kit para o Secundário: aqui.
Os objectivos e temas para os diversos níveis de ensino para a educação sexual e cidadania, aqui.
Os objectivos e temas para os diversos níveis de ensino para a educação sexual e cidadania, aqui.
As restantes comunicações apresentadas, estão aqui.
Subscrever:
Mensagens (Atom)