quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

site Common Sense

Common Sense é a principal organização independente sem fins lucrativos dedicada a ajudar as crianças a prosperar em um mundo de mídia e tecnologia.
Nós capacitamos pais, professores e formuladores de políticas, fornecendo informações imparciais, conselhos de confiança e ferramentas inovadoras para ajudá-los a aproveitar o poder da mídia e da tecnologia como uma força positiva em todas as vidas das crianças.
As mídias e a tecnologia estão no centro de todas as nossas vidas hoje - especialmente nos nossos filhos. As crianças hoje passam mais de 50 horas de tempo de tela todas as semanas. O conteúdo de mídia que eles consomem e criam tem um profundo impacto no desenvolvimento social, emocional, cognitivo e físico. Aprender a usar a mídia e a tecnologia com sabedoria é uma habilidade essencial para a vida e a aprendizagem no século XXI. Mas os pais, os professores e os decisores políticos lutam para manter o mundo digital em rápida mudança no qual nossos filhos vivem e aprendem. Agora, mais do que nunca, eles precisam de um guia confiável para ajudá-los a navegar em um mundo onde a mudança é a única constante.

segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

Revista NATURE: Coleção "Adolescência"




Revista NATURE -  Em um pacote especial , examinamos a complexidade e a promessa da adolescência e avaliamos os problemas enfrentados por esta faixa etária, bem como possíveis soluções, através da lente das disciplinas da medicina e das ciências sociais para a educação e a neurociência. Continuar a ler: https://www.nature.com/articles (554, 403 (2018)

MANUAL: Alimentos fornecedores de proteínas




MANUAL: Alimentos fornecedores de proteínas do cabaz de alimentos do POAPMC
O Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável da DGS, em colaboração com o Programa Operacional de Apoio às Pessoas Mais Carenciadas, e com a ajuda do Chef Fábio Bernardino e sua equipa, elaborou o presente manual com sugestões de poupança e gestão doméstica, no qual são apresentadas receitas saudáveis, saborosas e de baixo custo para toda a população. (Fonte DGS)

Saber mais: 

quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018

Jogo SEXO FORTE



Jogo SEXO FORTE - Este material lúdico-pedagógico recorre à foto-linguagem como estratégia educativa na abordagem das questões de género, através do debate acerca da igualdade de género entre os jovens. 

Destinatários:
Pode ser jogado com jovens entre os 12 e 16 anos de idade. 

Os materiais do jogo estão disponíveis para download/impressão (gratuito) no Site da APF.

MANUAL: "Global Schools - Propostas de integração curricular da Educação para o Desenvolvimento e Cidadania Global no 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico".




Novo recurso educativo "Global Schools - Propostas de integração curricular da Educação para o Desenvolvimento e Cidadania Global no 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico".


O manual foi elaborado de forma colaborativa entre docentes da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo e técnicos da FGS e do Graal, no âmbito do projeto
"Global Schools: Aprender a (con)viver".

Happy OnLife: Recurso Educativo sobre segurança online




Lançamento Happy OnLife: Recurso Educativo sobre segurança online
No dia 14 de março, pelas 16h45m, no Palácio Galveias (Campo Pequeno 57 A) em Lisboa, irão ser apresentados os recursos educativos Happy Onlife, desenvolvidos pelo Joint Reserach Center da Comissão Europeia, que têm como objetivo aumentar a literacia e as competências digitais das crianças entre os 8 e os 12 anos.
Programa: 
16h45: Receção aos Convidados. 
17h00: Boas Vindas: Secretária Geral da APAN – Manuela Botelho. 
17h15: Apresentação do Jogo Happy Onlife – Patrícia Dias e Rita Brito – Investigadoras da Universidade Católica.
17h30: Mesa Redonda sobre a Segurança Online com a presença de: 
Rute Agulhas – Psicóloga e Terapeuta Familiar 
Tito de Morais – Fundador do Site Miúdos Seguros na Net 
Pedro Marques – Fundação para a Ciência e Tecnologia

A confirmação de presença deve ser feita até ao dia 10 de março para o endereço mediasmart@apan.pt, ao cuidado de Susana Paiva.
Fonte: Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas https://www.facebook.com/

segunda-feira, 19 de fevereiro de 2018

Já podes traduzir chinês na Infopédia





Os primeiros dicionários online português/chinês e chinês/português já estão disponíveis no site da Infopédia. A Porto Editora lança este serviço a propósito do Ano Novo Chinês, que se assinala esta sexta-feira, 16 de Fevereiro. 
Estes dicionários apresentam mais de 25.500 entradas e exemplos e cerca de 36.500 traduções, na medida em que cada entrada tem mais do que uma tradução. O portal também permite a consulta gratuita de um limite de palavras. 
Estas obras lexicográficas, de acordo com o comunicado citado pela Lusa, "foram trabalhadas tendo por base o dicionário bilingue já publicado pela editora, em Maio de 2010". "Estas obras reflectem o apuro linguístico feito ao longo do tempo pela Porto Editora com o apoio de Ana Cristina Alves, autora do referido dicionário."
Continuar a  ler: http://p3.publico.pt/

sexta-feira, 16 de fevereiro de 2018

Helping Kids After a Shooting

Recursos para ajudar as crianças afetadas após um tiroteio

https://www.schoolcounselor.org/





Recursos da AAP:

kit "Emoções em Jogo"



Este kit permite trabalhar a identificação e gestão das emoções com crianças, jovens e adultos.
Nasce da parceria entre a Growth e a desenformar.com, projectos de 2 EMAPPianos de Lisboa

As “Emoções em Jogo” são um kit composto por: 2 baralhos com 52 cartas cada, onde cada carta representa uma emoção, e um manual. O manual faz o enquadramento científico das emoções e sugere 12 exercícios distinto para as explorar.
Através de exercícios, jogos e dinâmicas de grupo, as “Emoções em Jogo” ajudam crianças, jovens e adultos a compreender melhor o que sentem em cada situação, a integrar as emoções no seu vocabulário do dia-a-dia e a compreender como o seu comportamento é influenciado pelas emoções.
As “Emoções em Jogo” podem ser utilizadas para diversão, aprendizagem, desenvolvimento ou terapia, de forma individual ou em grupo e em diferentes contextos profissionais ou pessoais, como por exemplo: formação de adultos, ensino de jovens, equipas em organizações, grupos de apoio, casais, atividades pais-filhos, etc.
Autores: Psicólogos Patrícia Sarmento e Paulo Luis.
Ilustração e design: Tânia Martins Guita
Tem um custo de lançamento de 19€ até ao final de Fevereiro
Quem estiver interessado, pode adquiri-o aqui: https://positivegrowthproject.com/shop 
SABER mais sobre o Kit
 https://desenformar.com/

quinta-feira, 15 de fevereiro de 2018

Portaria n.º 45/2018 _ Medicina Tradicional Chinesa

Portaria n.º 45/2018 - Diário da República n.º 29/2018, Série I de 2018-02-09
Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e Saúde 
Regula os requisitos gerais que devem ser satisfeitos pelo ciclo de estudos conducente ao grau de licenciado em Medicina Tradicional Chinesa.
Acederhttps://dre.pt/

Medicina Tradicional Chinesa


Instituição de Ensino Superior: 
 Universidade Do Porto
Unidade Orgânica: 
 Instituto De Ciências Biomédicas De Abel Salazar
N.º do Processo: 
 CEF/0910/15897
Grau: 
 Mestre
ECTS: 
 120,0
Decisão: 
 Acreditado Preliminarmente

MyWaypass: Una plataforma de orientación vocacional para nativos digitales




MyWaypass es una plataforma online diseñada para ofrecer a los alumnos una serie de experiencias en clave de Etapas de un viaje de descubrimiento de sí mismo, sus intereses y el mundo que le rodea. MyWaypass está pensada para que los alumnos sean autónomos y puedan llevar a cabo las misiones sin la necesidad de mediación de un adulto. No obstante, ha sido concebida para poder ser integrada dentro de los planes de orientación y tutoría de cada centro, incluyendo el perfil de usuario tutor/ orientador. Es una herramienta dinamizada por dos jóvenes videoblogueros que cuentan su propio viaje vocacional, invitando a los alumnos a realizar las actividades de cada una de las etapas. Esta innovadora herramienta gamificada está ambientada en el espacio y es completamente gratuita.

sexta-feira, 9 de fevereiro de 2018

Memorando de Reflexão sobre Políticas Trans




Recomendações para o meio escolar e universitário 
Incentivos a boas práticas de inclusão de pessoas trans, intersexo e não-binárias em meio escolar. Inclui livros na temática trans nas bibliotecas e convites a autoras/es não-binários. Acolhimento explícito da livre expressão de género em meio escolar, independentemente de alterações formais ou físicas. Inclui: uso do nome social; uso livre das instalações (balneários, casas de banho) e dos uniformes escolares. Desenvolvimento de protocolos de prevenção e intervenção pedagógica em relação a bullying por motivos de expressão de género. Reconhecimento da área de Estudos Transgénero enquanto campo de saber interdisciplinar e autónomo.

Sobre o Memorando de Reflexão sobre Políticas Trans
No âmbito do projeto «Intimate | Cidadania, Cuidado e Escolha: A Micropolítica da Intimidade na Europa do Sul» financiado pelo European Research Council (ERC) e desenvolvido no CES-UC sob coordenação de Ana Cristina Santos, acaba de ser disponibilizado um Memorando de Reflexão sobre Políticas Trans com base nos resultados da investigação desenvolvida com pessoas trans e não-binárias em Portugal, Espanha e Itália.
Este Memorando inclui Resultados e Recomendações decorrentes da análise efetuada a um conjunto alargado de entrevistas em profundidade a pessoas trans e não-binárias, e pessoas peritas em políticas públicas no campo das sexualidades nos três países. Todas as entrevistas foram realizadas entre abril e julho de 2017, pelo que se trata de material empírico original e de grande atualidade.
Por se tratar do primeiro projeto financiado pelo ERC sobre temas de cidadania íntima LGBTQ na Europa do Sul, esta reflexão pode ser um contributo importante por parte da academia para a discussão acerca da Lei de Identidade de Género que está presentemente em discussão no Parlamento português.
Fonte: Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra

Por qué apoyar a mujeres y niñas en ciencia y tecnología?

quinta-feira, 8 de fevereiro de 2018

BAES: Biblioteca Aberta do Ensino Superior



A BAES é uma Biblioteca Virtual, onde está disponibilizado todo o acervo documental em formato alternativo que foi sendo criado ao longo dos últimos anos

Biblioteca com conteúdos acessíveis on-line, resulta do trabalho em parceria entre nove Instituições de Ensino Superior e constitui-se pela articulação de três grandes áreas: produção de informação, acesso à informação e partilha de informação.
Possui um acervo de mais de 3000 títulos em Braille, áudio e texto integral. Sendo uma estrutura em desenvolvimento, na BAES é possível encontrar muita informação, na área das Ciências Sociais e Humanas. Pretende-se, a curto prazo, alargar a produção para as áreas da Matemática, Música e Química, aumentar o nº de títulos para as actuais áreas e, a médio prazo, introduzir novas áreas do saber.
Os estudantes do ensino superior com necessidades educativas especiais podem aceder ao texto integral de colecções específicas que lhes são dirigidas, designadas pelo título genérico de colecções ALFA, autenticando-se, quando para tal são solicitados pelo sistema, com as mesmas credenciais que utilizam para o acesso à rede wireless (e-U/eduroam) das suas instituições.
O acesso está disponível a partir da Biblioteca Virtual da U.Porto.
Em caso de dificuldade no processo de autenticação ou para obter mais informação são disponibilizados os contactos dos diversos parceiros BAES:
Universidade do Porto: saed@letras.up.pt
Universidade de Aveiro: difusao@doc.ua.pt
Universidade de Coimbra: atped@dtp.uc.pt
Universidade de Évora: nae@uevora.pt
Universidade de Lisboa (Reitoria): div.alunos@reitoria.ul.pt
                                        (FCUL): gapsi@sa.fc.ul.pt
                                        (FLUL): saa@fl.ul.pt
Universidade do Minho: gaed@reitoria.uminho.pt
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro: certic@utad.pt

quarta-feira, 7 de fevereiro de 2018

terça-feira, 6 de fevereiro de 2018

Portal de denúncias IWF em Moçambique





A partir de hoje e assinalando o Dia Por Uma Internet Mais Segura, Moçambique passa a dispôr de um portal para a denúncia de imagens e vídeos de abuso sexual de crianças.

segunda-feira, 5 de fevereiro de 2018

Quadro Europeu de Competências para o Empreendedorismo



O Quadro Europeu de Competências para o Empreendedorismo, enquanto estrutura que oferece uma descrição abrangente das competências empresariais, procura, atualmente, recorrer à autoavaliação para compreender o potencial de empreendedorismo de cada indivíduo. Por isso mesmo identifica competências em três áreas-chave que descrevem o que é necessário para se ser empreendedor.

quinta-feira, 1 de fevereiro de 2018

Argumentário a favor da igualdade de género -PERCEBER E SABER DO QUE FALAMOS





A Rede Portuguesa de Jovens para a Igualdade de Oportunidades entre Mulheres e Homens (REDE) é uma associação sem fins lucrativos que tem como objetivo a promoção da igualdade de género na juventude no respeito pelos preceitos e orientações das Nações Unidas e da União Europeia recorrendo, para tal, a atividades de informação, formação, pressão e influência, investigação, solidariedade e educação e cooperação para o desenvolvimento (continuar a ler: .http://redejovensigualdade.org.pt/blog/

Raparigas e Rapazes nas Associações Juvenis: um guia para o mainstreaming de género



A Rede Portuguesa de Jovens para a Igualdade de Oportunidades entre Mulheres e Homens (REDE) é uma associação sem fins lucrativos que tem como objetivo a promoção da igualdade de género na juventude no respeito pelos preceitos e orientações das Nações Unidas e da União Europeia recorrendo, para tal, a atividades de informação, formação, pressão e influência, investigação, solidariedade e educação e cooperação para o desenvolvimento.
A REDE congrega duas áreas de intervenção: a igualdade de género e a juventude. Pretende, pois, fazer o mainstreaming de género na área da juventude.