Recomendações para o meio escolar e universitário
Incentivos a boas práticas de inclusão de pessoas trans, intersexo e não-binárias em meio
escolar. Inclui livros na temática trans nas bibliotecas e convites a autoras/es não-binários.
Acolhimento explícito da livre expressão de género em meio escolar, independentemente
de alterações formais ou físicas. Inclui: uso do nome social; uso livre das instalações
(balneários, casas de banho) e dos uniformes escolares.
Desenvolvimento de protocolos de prevenção e intervenção pedagógica em
relação a bullying por motivos de expressão de género.
Reconhecimento da área de Estudos Transgénero enquanto campo de saber
interdisciplinar e autónomo.
Sobre o Memorando de Reflexão sobre Políticas Trans
No âmbito do projeto «Intimate | Cidadania, Cuidado e Escolha: A Micropolítica da Intimidade na Europa do Sul» financiado pelo European Research Council (ERC) e desenvolvido no CES-UC sob coordenação de Ana Cristina Santos, acaba de ser disponibilizado um Memorando de Reflexão sobre Políticas Trans com base nos resultados da investigação desenvolvida com pessoas trans e não-binárias em Portugal, Espanha e Itália.
Este Memorando inclui Resultados e Recomendações decorrentes da análise efetuada a um conjunto alargado de entrevistas em profundidade a pessoas trans e não-binárias, e pessoas peritas em políticas públicas no campo das sexualidades nos três países. Todas as entrevistas foram realizadas entre abril e julho de 2017, pelo que se trata de material empírico original e de grande atualidade.
Por se tratar do primeiro projeto financiado pelo ERC sobre temas de cidadania íntima LGBTQ na Europa do Sul, esta reflexão pode ser um contributo importante por parte da academia para a discussão acerca da Lei de Identidade de Género que está presentemente em discussão no Parlamento português.
Fonte: Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra
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