Namorar sem Violência GUIA PRÁTICO
quinta-feira, 27 de setembro de 2018
portal – TAXEDU
(escolha o seu idioma)
O nome deste portal – TAXEDU – deriva das palavras ‘Tax’ (Impostos) e ‘Education’ (Educação).
O portal TAXEDU é um projeto piloto da União Europeia. O seu objetivo é educar os jovens cidadãos europeus em matéria de tributação e como esta afeta as suas vidas.
O portal visa três grupos etários com informações individualizadas:
- Crianças: uma explicação do que são os impostos e dos benefícios recebidos no dia-a-dia. A secção inclui alguns factos surpreendentes e divertidos sobre os impostos na Europa para estimular a aprendizagem. A linguagem é simples e acessível.
- Adolescentes: uma descrição do que são os impostos e dos benefícios recebidos no dia-a-dia. Esta secção é mais pormenorizada do que a dedicada às crianças e inclui exemplos concretos que correspondem aos interesses dos adolescentes (descarregar música, compras online, etc.)
- Jovens adultos: informações relevantes para esta fase da vida, quando os jovens passam para a idade adulta (têm de pagar impostos quando entram na universidade, lançam a sua empresa, trabalham noutro país, etc.).
As informações são transmitidas por meio de jogos, material de aprendizagem eletrónica (elearning) e vídeos de microaprendizagem para que os jovens europeus aprendam sobre os impostos nas suas diferentes modalidades e sobre as questões que lhes estão associadas (fraude fiscal, evasão fiscal, etc.) de forma divertida e apelativa.
O canto dos professores propõe recursos, dicas e truques sobre o ensino dos impostos e os seus benefícios na escola.
Mestrado em Portugal em Empreededorismo e Impacto.
Campus da Universidade Nova School of Business & Economics - Carcavelos © DR
Gulbenkian e Nova SBE preparam novo Mestrado
Será o primeiro Mestrado em Portugal em
Empreededorismo e Impacto. Também será lançado em 2019-2020 uma Formação para
Executivos nesta área.
SABER mais: https://gulbenkian.pt
terça-feira, 25 de setembro de 2018
GUIA - Violência Escolar: Ações de Intervenção e Prevenção
Guia Para Profissionais
Grupo de Estudos Interdisciplinares sobre Violência
segunda-feira, 24 de setembro de 2018
Localização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável numa perspetiva de género
Produzida no âmbito da Agenda 2030 – Objetivos e Desenvolvimento Sustentável (ODS), esta publicação é um contributo para a implementação dos ODS a nível local numa ótica de integração transversal e sistemática da dimensão da igualdade entre mulheres e homens. Integra informação sobre o que são os ODS, com particular enfoque no ODS 5| Igualdade de Género e o empoderamento das mulheres e raparigas; especifica a relação entre todos os ODS, o empoderamento das mulheres e a promoção da igualdade entre mulheres e homens; e explicita como pode ser localizada a agenda numa perspetiva de género. Publicado pela PpDM em 2017, a publicação está disponível em formato papel e online.
Outras Publicações da Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres
sexta-feira, 21 de setembro de 2018
Guia para a elaboração do código de boa conduta para a prevenção e combate ao assédio no trabalho
Guia para a elaboração de Código de boa Conduta para a prevenção e combate ao assédio no trabalho
A CITE – Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego é, desde 1979, o mecanismo nacional responsável por prosseguir a igualdade e não discriminação entre homens e mulheres no mercado de trabalho.
Em 2017 foi publicado o estudo Assédio Moral e Sexual no Trabalho, promovido pela CITE e desenvolvido pelo CIEG - Centro Interdisciplinar de Estudos de Género do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas(*).
Este estudo permitiu conhecer e dar a conhecer a dimensão da realidade do assédio no local de trabalho em Portugal, bem como a suas características, com base num inquérito realizado pelo CIEG a nível nacional.
Com efeito, os dados do referido inquérito, realizado em 2015, revelam que as mulheres são as principais vítimas de assédio moral (16,7%) e sexual (14,4%) no local de trabalho. Mas os homens também estão sujeitos a estas formas de assédio (15,9% e 8,6%, respetivamente).
O amplo debate nacional em torno da dignidade no local de trabalho veio a culminar na publicação da Lei n.º 73/2017, de 16 de agosto, diploma que reforçou o quadro legislativo visando a prevenção da prática de assédio, quer no setor privado quer no setor público, prevendo, nomeadamente, que as entidades empregadoras, com sete ou mais trabalhadores/as, devem elaborar um Código de boa Conduta com o objetivo de prevenir e combater qualquer comportamento ofensivo e humilhante.
É sabido que o assédio moral e o assédio sexual provocam problemas graves na saúde física e psíquica das vítimas e das suas famílias e criam desestabilização no ambiente laboral, geradora de conflitos que potenciam acentuada quebra de produtividade. Geram, igualmente, um clima nocivo e prejudicial nas relações interpessoais.
Assim, a CITE, no âmbito da sua missão e assinalando os seus 39 anos de existência, marcados pelo progresso na área da igualdade entre homens e mulheres no mercado de trabalho, disponibiliza online um documento facilitador, que visa auxiliar entidades empregadoras na criação de um instrumento de gestão facilitador da política de tolerância zero ao assédio: O Guia para a elaboração de Código de Conduta para a prevenção e combate ao assédio no trabalho.
quinta-feira, 20 de setembro de 2018
E-book das II JORNADAS DE DIREITO DA FAMÍLIA E DA CRIANÇA - o direito e a prática forense
Colecção Caderno Especial
Edição Set 2018
Índice
1. Audição da criança: desafios e oportunidade
Anabela de Jesus Raimundo Fialho
Anabela de Jesus Raimundo Fialho
2. Audição da criança: desafios e oportunidade
Bernardo Seruca Marques
Bernardo Seruca Marques
3. Alteração da Residência da Criança - Questão de Particular Importância?
Ana Teresa Pinto Leal
Ana Teresa Pinto Leal
4. O Regime Provisório – Processualismo a seguir; vantagens e desvantagens do regime: notas para apresentação oral
Anabela Pedroso
Anabela Pedroso
5. Convívios com terceiros de referência
Teresa Silva Tavares
Teresa Silva Tavares
6. Extensão do exercício das responsabilidades parentais
Sofia Vaz Pardal
Sofia Vaz Pardal
7. Audição Técnica Especializada e Mediação: de costas voltadas?
Rosário Ataíde
Rosário Ataíde
8. Audição Técnica Especializada e Mediação: de costas voltadas?
Lucinda Gomes
Lucinda Gomes
9. As Perícias Psicológicas nos Processos de Regulação do Exercício das Responsabilidades Parentais: o como, o quando e o porquê
Mauro Paulino*
Mauro Paulino*
10. O Processo de Promoção e Proteção. O perigo, a criança e a família: como ultrapassar, reparar e unir?
Teresa Cadavez
Teresa Cadavez
11. Medidas provisórias – a sua importância para a defesa da criança
Julieta Monginho
Julieta Monginho
12. A avaliação do jovem com comportamentos transgressivos e a necessidade de educação para o Direito
Sandra Borba
Sandra Borba
13. A casa de morada de família à luz da jurisprudência recente
Chandra Gracias
Chandra Gracias
14. Atribuição da casa de moradia de família
Beatriz Paula Valério
Beatriz Paula Valério
terça-feira, 18 de setembro de 2018
Livro de Resumos do 4º Congresso OPP
Livro de Resumos: http://psyprjournal.com
ORDEM DOS PSICÓLOGOS PORTUGUESES (OPP)
Esta disponibilização procura dar continuidade ao Congresso para além do seu término e cujo tema foi dedicado à “Psicologia na Prevenção e Promoção do Desenvolvimento das Pessoas, Coesão Social e Crescimento Económico”, procurando promover a reflexão e informação em torno das práticas profissionais dos psicólogos e a ligação entre a ciência psicológica e a prática.
A criação e partilha em tempo útil deste Livro de Resumos só foi possível graças ao trabalho desenvolvido pela Comissão Científica do 4º Congresso OPP, presidida por Eugénia Ribeiro Pereira, e pelo editor da a revista cientifica da OPP “The Psychologist: Practice and Research Journal”, Osvaldo Santos. Fonte (OPP)
Site do Congresso :http://oppcongresso2018.pt/
quinta-feira, 13 de setembro de 2018
Novo site "Autonomia e Flexibilidade Curricular"
No âmbito da implementação da Autonomia e Flexibilidade Curricular nas Escolas (Decreto Lei n.º 55/2018), o Ministério da Educação disponibiliza um novo site, (http://afc.dge.mec.pt/pt), o qual se assume como um espaço virtual para a reflexão e a partilha de práticas, assim como para a publicação de recursos e outra informação relevante, tendo em vista o reforço do conhecimento profissional docente e o desenvolvimento da escola, enquanto organização aprendente.
segunda-feira, 10 de setembro de 2018
Balcão IncluiES
APOIO à DEFICIÊNCIA no ENSINO SUPERIOR
Inserido no Programa “Inclusão para o Conhecimento” promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, o Balcão IncluiES que reúne conteúdos sobre apoio à deficiência resultantes das parcerias com as mais diversas entidades e associações, tem como principais objectivos:
- Disponibilização de informação sobre apoio à pessoa com deficiência no ensino superior;
- Fomentar e divulgar os diferentes serviços das IES no apoio à deficiência;
- Difundir e promover boas práticas na área da deficiência;
- Promover a colaboração e o intercâmbio de informação entre as IES no apoio dado ao estudante/docente/investigador;
- Sensibilização para a deficiência no Ensino Superior;
- Promover a mobilidade internacional do estudante/docente com deficiência no espaço europeu através do Programa Erasmus+.
O Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior coloca a promoção da acessibilidade dos cidadãos com necessidades especiais ao ensino superior e ao conhecimento (estudantes, docentes e não docentes e investigadores) como um objetivo nuclear, por considerar que constitui um meio imprescindível para o exercício dos direitos que são conferidos a qualquer membro de uma sociedade democrática e inclusiva.
domingo, 9 de setembro de 2018
Entrevista com a filósofa Martha Nussbaum
Entrevista com a filósofa norte-americana Martha Nussbaum, sobre os desafios sociais, as desigualdades e a importância dos "saberes inúteis".
quarta-feira, 5 de setembro de 2018
Plano Nacional para a Juventude (PNJ) 2018-2021
Resolução do Conselho de Ministros n.º 114-A/2018 -Diário da República, 1.ª série — N.º 170 — 4 de setembro de 2018
Aprova o Plano Nacional para a Juventude
ACEDER https://dre.pt/
segunda-feira, 3 de setembro de 2018
Despacho n.º 8476-A/2018
Despacho n.º 8476-A/2018 - Diário da República n.º 168/2018, 2º Suplemento, Série II de 2018-08-31
Homologa as Aprendizagens Essenciais das disciplinas dos cursos científico-humanísticos de Ciências e Tecnologias, Ciências Socioeconómicas, Línguas e Humanidades e Artes Visuais
ACEDER: https://dre.pt/
e
http://www.dge.mec.pt/noticias/homologacao-das-aprendizagens-essenciais-do-ensino-secundario
e
http://www.dge.mec.pt/noticias/homologacao-das-aprendizagens-essenciais-do-ensino-secundario
sábado, 1 de setembro de 2018
Ana Isabel Lage Ferreira: "Sim, é possível ensinar a comunicar nas escolas! "
Licenciada em Psicologia pela Universidade do Porto e com Mestrado em Psicologia pela Universidade do Minho, completou a parte curricular do Doutoramento pelo ISCTE.IUL na área da Inteligência Emocional.
TEDxPorto
Subscrever:
Mensagens (Atom)