quinta-feira, 27 de setembro de 2018

Guia Prático NAMORArte



Namorar sem Violência GUIA PRÁTICO

portal – TAXEDU



(escolha o seu idioma)

O nome deste portal – TAXEDU – deriva das palavras ‘Tax’ (Impostos) e ‘Education’ (Educação).
O portal TAXEDU é um projeto piloto da União Europeia. O seu objetivo é educar os jovens cidadãos europeus em matéria de tributação e como esta afeta as suas vidas.
O portal visa três grupos etários com informações individualizadas:
  • Crianças: uma explicação do que são os impostos e dos benefícios recebidos no dia-a-dia. A secção inclui alguns factos surpreendentes e divertidos sobre os impostos na Europa para estimular a aprendizagem. A linguagem é simples e acessível.
  • Adolescentes: uma descrição do que são os impostos e dos benefícios recebidos no dia-a-dia. Esta secção é mais pormenorizada do que a dedicada às crianças e inclui exemplos concretos que correspondem aos interesses dos adolescentes (descarregar música, compras online, etc.)
  • Jovens adultos: informações relevantes para esta fase da vida, quando os jovens passam para a idade adulta (têm de pagar impostos quando entram na universidade, lançam a sua empresa, trabalham noutro país, etc.).
As informações são transmitidas por meio de jogos, material de aprendizagem eletrónica (elearning) e vídeos de microaprendizagem para que os jovens europeus aprendam sobre os impostos nas suas diferentes modalidades e sobre as questões que lhes estão associadas (fraude fiscal, evasão fiscal, etc.) de forma divertida e apelativa.
O canto dos professores propõe recursos, dicas e truques sobre o ensino dos impostos e os seus benefícios na escola.

Mestrado em Portugal em Empreededorismo e Impacto.


Campus da Universidade Nova School of Business & Economics - Carcavelos © DR


Gulbenkian e Nova SBE preparam novo Mestrado
Será o primeiro Mestrado em Portugal em Empreededorismo e Impacto. Também será lançado em 2019-2020 uma Formação para Executivos nesta área.
SABER mais: https://gulbenkian.pt

segunda-feira, 24 de setembro de 2018

Localização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável numa perspetiva de género




Produzida no âmbito da Agenda 2030 – Objetivos e Desenvolvimento Sustentável (ODS), esta publicação é um contributo para a implementação dos ODS a nível local numa ótica de integração transversal e sistemática da dimensão da igualdade entre mulheres e homens. Integra informação sobre o que são os ODS, com particular enfoque no ODS 5| Igualdade de Género e o empoderamento das mulheres e raparigas; especifica a relação entre todos os ODS, o empoderamento das mulheres e a promoção da igualdade entre mulheres e homens; e explicita como pode ser localizada a agenda numa perspetiva de género. Publicado pela PpDM em 2017, a publicação está disponível em formato papel e online.

Outras Publicações da Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres





sexta-feira, 21 de setembro de 2018

Guia para a elaboração do código de boa conduta para a prevenção e combate ao assédio no trabalho




Guia para a elaboração de Código de boa Conduta para a prevenção e combate ao assédio no trabalho
A CITE – Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego é, desde 1979, o mecanismo nacional responsável por prosseguir a igualdade e não discriminação entre homens e mulheres no mercado de trabalho.
Em 2017 foi publicado o estudo Assédio Moral e Sexual no Trabalho, promovido pela CITE e desenvolvido pelo CIEG - Centro Interdisciplinar de Estudos de Género do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas(*).
Este estudo permitiu conhecer e dar a conhecer a dimensão da realidade do assédio no local de trabalho em Portugal, bem como a suas características, com base num inquérito realizado pelo CIEG a nível nacional.
Com efeito, os dados do referido inquérito, realizado em 2015, revelam que as mulheres são as principais vítimas de assédio moral (16,7%) e sexual (14,4%) no local de trabalho. Mas os homens também estão sujeitos a estas formas de assédio (15,9% e 8,6%, respetivamente).
O amplo debate nacional em torno da dignidade no local de trabalho veio a culminar na publicação da Lei n.º 73/2017, de 16 de agosto, diploma que reforçou o quadro legislativo visando a prevenção da prática de assédio, quer no setor privado quer no setor público, prevendo, nomeadamente, que as entidades empregadoras, com sete ou mais trabalhadores/as, devem elaborar um Código de boa Conduta com o objetivo de prevenir e combater qualquer comportamento ofensivo e humilhante.
É sabido que o assédio moral e o assédio sexual provocam problemas graves na saúde física e psíquica das vítimas e das suas famílias e criam desestabilização no ambiente laboral, geradora de conflitos que potenciam acentuada quebra de produtividade. Geram, igualmente, um clima nocivo e prejudicial nas relações interpessoais.
Assim, a CITE, no âmbito da sua missão e assinalando os seus 39 anos de existência, marcados pelo progresso na área da igualdade entre homens e mulheres no mercado de trabalho, disponibiliza online um documento facilitador, que visa auxiliar entidades empregadoras na criação de um instrumento de gestão facilitador da política de tolerância zero ao assédio: O Guia para a elaboração de Código de Conduta para a prevenção e combate ao assédio no trabalho.

quinta-feira, 20 de setembro de 2018

E-book das II JORNADAS DE DIREITO DA FAMÍLIA E DA CRIANÇA - o direito e a prática forense




Colecção Caderno Especial
Edição Set 2018
Índice
1. Audição da criança: desafios e oportunidade
Anabela de Jesus Raimundo Fialho
2. Audição da criança: desafios e oportunidade
Bernardo Seruca Marques
3. Alteração da Residência da Criança - Questão de Particular Importância?
Ana Teresa Pinto Leal
4. O Regime Provisório – Processualismo a seguir; vantagens e desvantagens do regime: notas para apresentação oral
Anabela Pedroso
5. Convívios com terceiros de referência
Teresa Silva Tavares
6. Extensão do exercício das responsabilidades parentais
Sofia Vaz Pardal
7. Audição Técnica Especializada e Mediação: de costas voltadas?
Rosário Ataíde
8. Audição Técnica Especializada e Mediação: de costas voltadas?
Lucinda Gomes
9. As Perícias Psicológicas nos Processos de Regulação do Exercício das Responsabilidades Parentais: o como, o quando e o porquê
Mauro Paulino*
10. O Processo de Promoção e Proteção. O perigo, a criança e a família: como ultrapassar, reparar e unir?
Teresa Cadavez
11. Medidas provisórias – a sua importância para a defesa da criança
Julieta Monginho
12. A avaliação do jovem com comportamentos transgressivos e a necessidade de educação para o Direito
Sandra Borba
13. A casa de morada de família à luz da jurisprudência recente
Chandra Gracias
14. Atribuição da casa de moradia de família
Beatriz Paula Valério

terça-feira, 18 de setembro de 2018

Livro de Resumos do 4º Congresso OPP



Livro de Resumos: http://psyprjournal.com

ORDEM DOS PSICÓLOGOS PORTUGUESES (OPP)
Esta disponibilização procura dar continuidade ao Congresso para além do seu término e cujo tema foi dedicado à “Psicologia na Prevenção e Promoção do Desenvolvimento das Pessoas, Coesão Social e Crescimento Económico”, procurando promover a reflexão e informação em torno das práticas profissionais dos psicólogos e a ligação entre a ciência psicológica e a prática.
A criação e partilha em tempo útil deste Livro de Resumos só foi possível graças ao trabalho desenvolvido pela Comissão Científica do 4º Congresso OPP, presidida por Eugénia Ribeiro Pereira, e pelo editor da a revista cientifica da OPP “The Psychologist: Practice and Research Journal”, Osvaldo Santos. Fonte (OPP)
Site do Congresso :http://oppcongresso2018.pt/

quinta-feira, 13 de setembro de 2018

Novo site "Autonomia e Flexibilidade Curricular"


No âmbito da implementação da Autonomia e Flexibilidade Curricular nas Escolas (Decreto Lei n.º 55/2018), o Ministério da Educação disponibiliza um novo site, (http://afc.dge.mec.pt/pt), o qual se assume como um espaço virtual para a reflexão e a partilha de práticas, assim como para a publicação de recursos e outra informação relevante, tendo em vista o reforço do conhecimento profissional docente e o desenvolvimento da escola, enquanto organização aprendente.

Uma Vida, Várias Carreiras? | 12 Set, 2018 | Episódio 7


segunda-feira, 10 de setembro de 2018

Balcão IncluiES

APOIO à DEFICIÊNCIA no ENSINO SUPERIOR
Inserido no Programa “Inclusão para o Conhecimento” promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, o Balcão IncluiES que reúne conteúdos sobre apoio à deficiência resultantes das parcerias com as mais diversas entidades e associações, tem como principais objectivos:
  • Disponibilização de informação sobre apoio à pessoa com deficiência no ensino superior;
  • Fomentar e divulgar os diferentes serviços das IES no apoio à deficiência;
  • Difundir e promover boas práticas na área da deficiência;
  • Promover a colaboração e o intercâmbio de informação entre as IES no apoio dado ao estudante/docente/investigador;
  • Sensibilização para a deficiência no Ensino Superior;
  • Promover a mobilidade internacional do estudante/docente com deficiência no espaço europeu através do Programa Erasmus+.
 O Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior coloca a promoção da acessibilidade dos cidadãos com necessidades especiais ao ensino superior e ao conhecimento (estudantes, docentes e não docentes e investigadores) como um objetivo nuclear, por considerar que constitui um meio imprescindível para o exercício dos direitos que são conferidos a qualquer membro de uma sociedade democrática e inclusiva.

domingo, 9 de setembro de 2018

quarta-feira, 5 de setembro de 2018

Plano Nacional para a Juventude (PNJ) 2018-2021

Resolução do Conselho de Ministros n.º 114-A/2018 -Diário da República, 1.ª série — N.º 170 — 4 de setembro de 2018
Aprova o  Plano Nacional para a Juventude

segunda-feira, 3 de setembro de 2018

Despacho n.º 8476-A/2018

 Despacho n.º 8476-A/2018 - Diário da República n.º 168/2018, 2º Suplemento, Série II de 2018-08-31
Homologa as Aprendizagens Essenciais das disciplinas dos cursos científico-humanísticos de Ciências e Tecnologias, Ciências Socioeconómicas, Línguas e Humanidades e Artes Visuais

sábado, 1 de setembro de 2018

Ana Isabel Lage Ferreira: "Sim, é possível ensinar a comunicar nas escolas! "



Licenciada em Psicologia pela Universidade do Porto e com Mestrado em Psicologia pela Universidade do Minho, completou a parte curricular do Doutoramento pelo ISCTE.IUL na área da Inteligência Emocional.

TEDxPorto