quarta-feira, 27 de fevereiro de 2019

Portaria n.º 69/2019

Portaria n.º 69/2019 - Diário da República n.º 40/2019, Série I de 2019-02-26
Educação
Procede à regulamentação das modalidades educativas de ensino individual e de ensino doméstico previstas, respetivamente, nas alíneas b) e c) do n.º 1 do artigo 8.º do Decreto-Lei n.º 55/2018, de 6 de julho.

Abertas Candidaturas: Projeto de voluntariado europeu




Através do projecto Future is in your hands. Start off with Volunteering!, 1 jovem português irá disfrutar de uma oportunidade única!

PERFIL PREFERENCIAL DOS CANDIDATOS
-> Idade entre 18 e 30 anos;
-> Residência oficial em Portugal;
-> Vontade e abertura para desenvolver novas competências;
-> Proactividade e espírito de iniciativa para desenvolver novas ideias e novos projectos que estejam de acordo com os valores da organização de acolhimento;
-> Nível médio de Inglês
-> Ser uma pessoa descontraída e com boas competências de comunicação;
Requisitos adicionais não obrigatórios mas valorizados: conhecimento básico de design gráfico, captura e/ou edição de fotografia e/ou vídeo, conhecimento básico de online marketing ou conhecimento básico de gestão de plataformas e recursos online (websites, redes sociais, etc…)

INFORMAÇÕES ÚTEIS
Informação geral sobre a cidade de Bratislava: https://en.wikipedia.org/wiki/Sumy
Informação completa sobre o projecto: Future is in your hands. Start off with volunteering!
Podes consultar testemunhos de voluntários anteriores aqui!
Website da organização de acolhimento: Mladiinfo Slovensko
Página do Facebook da organização de acolhimento: Mladiinfo Slovensko
CANDIDATURA
Para te candidatares, basta preencheres o formulário de candidatura!

Plataforma Book in Loop - compra e venda de manuais usados





A Book in Loop, plataforma online de compra e venda de manuais usados do 5º ao 12º ano, vai lançar uma plataforma dedicada ao mercado universitário, a UniLoop, que vai funcionar durante o ano todo. A plataforma vai arrancar no primeiro semestre de 2019

terça-feira, 26 de fevereiro de 2019

"Programa de Prevenção de Abuso de Cannabis para Jovens Consumidores " (CAPPYC)



O "Programa de Prevenção de Abuso de Cannabis para Jovens Consumidores " (CAPPYC) é uma iniciativa apoiada pela Comissão Europeia, em resposta ao convite à apresentação de propostas do "Programa de Prevenção e Informação sobre Drogas", com o objetivo de promover a menos consumo de cannabis entre os jovens com idades compreendidas entre os 15 e 18 anos de idade, por influenciar directamente atitudes subjacentes para a sua utilização.

Acesso aos materiais do Programa: http://cappyc.eu/pt/portugal-docs

Portal «ePortugal»




Resolução do Conselho de Ministros n.º 46/2019 - Diário da República n.º 38/2019, Série I de 2019-02-22

Presidência do Conselho de Ministros
Cria o Portal «ePortugal», sob o domínio eportugal.gov.pt, que sucede ao Portal do Cidadão e ao Balcão do Empreendedor.ia do Conselho de Ministros.
Constitui o sítio na Internet agregador de informação e serviços prestados pela Administração Pública central dedicados a cidadãos e empresas. 


ACEDER: https://dre.pt/ (diploma de criação do Portal)

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2019

Publicação "Educação de infância: o que temos e o que queremos?



Está já disponível para download a publicação "Educação de infância: o que temos e o que queremos?
Autor: EDULOG 
Título: Educação de infância: o que temos e o que queremos? 
Coleção: EDUTalks 
Páginas: 44 
Ano de edição: 2019 


Sinopse

No dia 20 de março de 2018, decorreu em Évora, na Fundação Eugénio de Almeida, a terceira edição do ciclo de conferências EDUTalks, onde foi debatido o estado da Educação de Infância em Portugal e que contou com a participação de Teresa Vasconcelos (ex-Diretora-Geral da Educação Básica), Pedro Cunha (Programa Gulbenkian Conhecimento), Assunção Folque (Universidade de Évora), Ana Teresa Brito (Fundação Brazelton Gomes Pedro) e Jorge Ascenção (Confederação Nacional das Associações de Pais).


Retirado de: https://edulog.pt/publicacoes

MILD - Manual de Instruções para a Literacia Digital




MILD - Manual de Instruções para a Literacia Digital, é um portal financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian que visa desenvolver as competências dos jovens dos 15 aos 18 anos nos domínios da leitura, dos media e da cidadania digitais.

A partir de janeiro do deste ano, vai estar disponível nas escolas este novo portal para dotar os alunos de maior compreensão da Internet, para que a usem de forma mais esclarecida e crítica. O "Manual de Instruções para a Literacia Digital" é dirigido aos jovens, entre os 15 e 18 anos, e visa desenvolver as suas competências nos domínios da leitura, dos média e da cidadania digitais. O projeto contou com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian e a sua manutenção e gestão ficarão a cargo da Rede de Bibliotecas Escolares.

O acesso à plataforma é livre mas, se se pretender aceder aos fóruns, aos "quizzes" e às sondagens, é necessário criar uma conta de utilizador.

terça-feira, 19 de fevereiro de 2019

Educação: nosso lugar no mundo




No Brasil, a TV Globo estreou um programa televisivo especiaEducação: nosso lugar no mundo(https://globoplay.globo.com) Trata-se de uma série de episódios que mostram como e porquê determinados países estão a revolucionar os seus sistemas educativos e a ganhar destaque no ranking mundial da educação, medido através dos testes do PISA. Os primeiros episódios apresentam os casos de sucesso da Colômbia, Canadá e Portugal.
Fonte: EDULOG

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2019

Manual EducaMente: Bem-estar e qualidade de vida em crianças e adolescentes


AQUI ou AQUI


Instituto Politécnico de Viseu  - Escola Superior de Saúde
Projeto Maissaúde mental 
Edição 2018

A edição do manual EducaMente: Bem-estar e qualidade de vida em crianças e adolescentes, constitui um indicador central do Projeto Monitorização e Avaliação dos Indicadores de Saúde Mental das crianças e adolescentes: da investigação à prática MaiSaudeMental com a Referência CENTRO-01-0145-FEDER-023293, financiado no âmbito do Programa Portugal 2020, a decorrer na Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Viseu. Neste âmbito a publicação do EducaMente visa aportar evidências orientadoras da prática profissional dos Agentes intervenientes na ação educativa nas vertentes escolar, saúde e da segurança. Fazer convergir num único livro contributos científicos atuais para estes três públicos-alvo é hoje um grande desafio.

As temáticas centrais são abordadas numa visão preventiva de caráter prático, com foco nas premissas da neuro educação promotoras do desenvolvimento psicossocial saudável das crianças e adolescentes.

É um tema muito atraente e atual para todos aqueles que ensinam, com relevância para os professores, mas também muito interessante para os enfermeiros e restantes intervenientes na comunidade educativa como é caso dos psicólogos, agentes de segurança da equipa escola segura e assistentes operacionais educativos.
A estruturação do livro integra a apresentação de evidências em três áreas de interesse diverso, mas convergente e está ancorado nos resultados da investigação científica desenvolvida com foco nas crianças e adolescentes, nos professores, enfermeiros e agentes da segurança da equipa escola segura.

Be You



Vamos ajudar a desenvolver uma geração mentalmente saudável

Be You - apoio à saúde mental de crianças e jovens em serviços de educação precoce e escolas, desde os primeiros anos até os 18 anos.

https://beyou.edu.au/

Ranking dos percursos diretos de sucesso: escola a escola



Primeiro lugar do ranking do sucesso, que analisa a percentagem de alunos que acabaram o secundário sem chumbos e com positivas nos dois exames das disciplinas trienais, é ocupado por um colégio com contrato de associação, mas o top 15 é dominado por escolas do Estado.
Continuar a ler: 



sexta-feira, 15 de fevereiro de 2019

Como pensar a escola com menos jovens?



João Lopes

Edutalks _ Fundação Belmiro de Azevedo

Evento que decorreu a 30 janeiro 19 - Todos os vídeos :https://edulog.pt/videos

Resolução do Conselho de Ministros n.º 28/2019 -

Resolução do Conselho de Ministros n.º 28/2019 - Diário da República n.º 31/2019, Série I de 2019-02-13
Presidência do Conselho de Ministros.
Aprova o Plano de Ação para a Segurança e Saúde no Trabalho na Administração Pública 2020.

terça-feira, 12 de fevereiro de 2019

e-book: "Mais Fruta e Hortícolas"




Receitas do Chef Fábio Bernardino
Os hortícolas e a fruta são alimentos que se destacam para a promoção de hábitos alimentares saudáveis. O consumo inadequado de fruta e hortícolas é considerado um dos principais determinantes das doenças crónicas, como as doenças cardiovasculares e alguns tipos de cancro.
Considerando a importância desta temática, foi desenvolvido no âmbito da Estratégia para a Promoção da Alimentação Saudável de Santo Tirso um e-book que conta que com o apoio do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável da Direção-Geral da Saúde.
Este e-book pretende apresentar um conjunto de sugestões para promover o consumo de fruta e hortícolas em crianças em idade escolar, capacitando as respetivas famílias com conhecimentos e competências para uma maior utilização de fruta e hortícolas na alimentação diária.
Pode descarregar o e-book aqui: (https://nutrimento.pt/)

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2019

Conferência (Re)Pensar a Escola enquanto Escola Transformadora


A FGS - Fundação Gonçalo da Silveira e o CIDAC promoveram a Conferência (Re)Pensar a Escola enquanto Escola Transformadora, no âmbito do seu trabalho em Educação para o Desenvolvimento (ED) / Educação para a Cidadania Global (ECG), na educação formal.
A Conferência inseriu-se no projeto 'Desafios Globais: reforçar a ECG em meio escolar para responder aos contextos da atualidade' e teve como objetivos contribuir para repensar as práticas de educadores/as e professores/as, numa perspetiva de educação transformadora, e analisar os possíveis espaços para a concretização desta abordagem no quadro da educação formal.
O evento destinou-se a toda a comunidade escolar (professores/as, educadores/as, estudantes, assistentes escolares, famílias e organizações/ entidades das comunidades envolventes) e a todos/as os/as que, de modo geral, têm interesse neste tema.
Contou-se com a intervenção do Secretário de Estado da Educação, João Costa, e da Alejandra Boni, investigadora em ECG que tem desenvolvido trabalho com o Movimiento por la Educación Transformadora y Ciudadania Global, do Estado Espanhol.

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2019

DigCompEdu - Quadro Europeu de Competência Digital para Educadores




No âmbito da iniciativa DigComp da Comissão Europeia, acaba de ser lançado, em português, o Quadro Europeu de Competência Digital para Educadores - DigCompEdu,(http://area.dge.mec.pt/)  um documento destinado docentes, da Educação Pré-Escolar ao Ensino Secundário, Ensino Superior e Educação de Adultos, incluindo formação geral e profissional, educação especial e contextos de aprendizagem não formal. Nele são apresentadas 22 competências, organizadas em 6 áreas, e um modelo de progressão para ajudar os docentes a avaliarem e desenvolverem a sua competência digital. Este referencial pretende, ainda, ajudar os estados membros na promoção das competências digitais dos seus cidadãos e impulsionar a inovação na educação.
Com base no DigCompEdu, foi desenvolvida uma ferramenta de autorreflexão que permite aprender mais sobre os pontos fortes pessoais e as áreas onde é possível melhorar a utilização que se faz das tecnologias digitais para o ensino e a aprendizagem. Está disponível para docentes de diferentes níveis de ensino e pode ser acedida aqui.

RomArchive: Preservar a cultura cigana



quarta-feira, 6 de fevereiro de 2019

Decreto Regulamentar n.º 2/2019


Decreto Regulamentar n.º 2/2019 - Diário da República n.º 25/2019, Série I de 2019-02-05
Presidência do Conselho de Ministros 
Estabelece as regras para a fixação da prestação a atribuir na situação de pré-reforma que corresponda à suspensão da prestação de trabalho em funções públicas.
ACEDER AQUI

Plataforma STUDY & RESEARCH.PT



Descubra porque Portugal deve ser o seu destino para estudar ou investigar.
Descubra o que nos torna diferentes e porque é que as pessoas mais criativas escolhem Portugal para trabalhar e viver.
Aqui irá inspirar-se. Aqui irá superar-se. Aqui irá sentir-se em casa.
Aqui será feliz.

terça-feira, 5 de fevereiro de 2019

Am I being a bully?



Bullying comes in lots of different shapes and sizes, but there are some common signs to help you identify if you’re taking things too far and if your behaviour could be considered bullying. Ask yourself these few simple questions:
Do you tease people when you’re in a group?
Have people said to you that your behaviour bothers them? Do you force people to do things even if they don’t want to?
  • Do you exclude someone from activities on a regular basis?
  • Do you spread rumours about people?
  • Do you say things to people that you wouldn’t want people saying to you?
  • Do you regularly upset people by the things you do or say?
  • Do you feel good when someone else stuffs up?
  • Have you noticed that people never come to you for help or advice?
  • Do you always try to change people’s minds if things don’t go your way?



If you answered ‘yes’ to a bunch of these questions, it’s possible that you might be showing signs of bullying-like behaviour. It’s a good idea to keep these questions in mind whenever you’re out and about spending time with others, to help keep yourself in check.


Fonte: 

ReachOut.com





https://au.reachout.com/

ReachOut is Australia’s leading online mental health organisation for young people and their parents. Our practical support, tools and tips help young people get through anything from everyday issues to tough times – and the information we offer parents makes it easier for them to help their teenagers, too.