terça-feira, 28 de setembro de 2021

Portal Direitos e Deveres do Cidadão

 



FUNDAÇÃO FRANCISCO MANUEL DOS SANTOS

Com perto de um milhar de perguntas e respostas, há novidades no portal Direitos e Deveres do Cidadão, que permite de forma simples conhecer os principais direitos e deveres dos portugueses.


sábado, 25 de setembro de 2021

OPP disponibiliza documento no Dia Mundial da Prevenção do Suicídio

 


ORDEM DOS PSICÓLOGOS PORTUGUESES

O documento "Vamos Falar sobre suicídio?" [AQUI pretende contribuir com várias informações que vão desde a prevenção até às diversas formas de lidar com a tentativa ou pós-suicídio.

Dia Mundial da Prevenção do Suicídio, assinalado a 10 de Setembro de 2021

LINHAS DE ORIENTAÇÔES PARA A PRÁTICA PROFISSIONAL - Violência Doméstica

 


https://www.ordemdospsicologos.pt

Linhas de Orientação para a Prática Profissional no Âmbito da Violência Doméstica

Ordem dos Psicólogos Portugueses


quarta-feira, 22 de setembro de 2021

Nova aplicação Erasmus+ que integra o Cartão Europeu de Estudante




Comissão Europeia lançou hoje a nova aplicação Erasmus+ que marca uma nova etapa na digitalização do programa, integrando o Cartão Europeu de Estudante (https://ec.europa.eu) digital, válido em toda a UE, e assegurando a utilização de cada vez menos papel. 

Sendo o futuro digital, esta nova aplicação, disponível em todas as línguas da UE para os sistemas Android e IOS, permitirá aos estudantes pesquisar e selecionar um destino entre as parcerias da instituição de ensino superior que frequentam; assinar o plano de estudos online; ficar a par de eventos e conselhos úteis acerca do seu destino e contactar com outros estudantes; bem como obter o Cartão Europeu de Estudante para ter acesso a serviços, museus, atividades culturais e ofertas especiais na instituição e país de acolhimento. 

Mais de 4.000 instituições de ensino superior participam atualmente na rede "Erasmus without paper" (que permite a partilha de dados em segurança e a agilização dos processos de intercâmbio. Esta colaboração digital contribui para a implantação e maior reconhecimento do Cartão Europeu de Estudante.

 

Informação adicional encontra-se disponível no Comunicado de Imprensa e Conferência de Imprensa com a Comissária para a Inovação, Investigação, Cultura, Educação e Juventude, Mariya Gabriel.

 


Cartão Europeu de Estudante

 


https://ec.europa.eu/

A Iniciativa Cartão Europeu de Estudante visa permitir a todos os estudantes a identificação e matrícula por via eletrónica em instituições de ensino superior da Europa, de uma forma fácil e segura, quando forem estudar para o estrangeiro, eliminando a necessidade de procedimentos de registo em papel no local.

terça-feira, 21 de setembro de 2021

SOCIEDADE: E se procurássemos compreender a adolescência ?


 

Podcast Fundação (FFMS) - [IN] Pertinente

SET 2021 Ana Markl, Rui Costa Lopes
Achamos que estão perdidos. Achamos que são mal-educados. Achamos que são consentidos. Achamos que não têm interesse por nada. Achamos que são viciados em tecnologia. É assim em todas as gerações: os nossos pais já diziam isso de nós e os nossos avós pensavam o mesmo dos nossos pais. Mas aquilo de que nos esquecemos é que os adolescentes têm razões para os seus comportamentos: muitos deles explicam-se biologicamente, outros são fruto da época em que nasceram. A diferença está em que agora podemos conhecer as causas e talvez assim encontrar melhores soluções. Venha ouvi-las pela boca da Ana Markl e do Rui Costa Lopes / Rui Costa Lopes licenciou-se em Psicologia Social

segunda-feira, 20 de setembro de 2021

Manual: Digitalização e Clima. Consciência ambiental no mundo digital

 




Da responsabilidade do Instituto Português do Desporto e Juventude 

Portaria n.º 194/2021

Portaria n.º 194/2021-Diário da República n.º 182/2021, Série I de 2021-09-17,da Educação e Trabalho, Solidariedade e Segurança Social

Define os modelos de diplomas e de certificados em formato eletrónico das ofertas educativas e formativas do ensino básico e secundário. 

Aceder: https://dre.pt/

PORQUE A ESCOLA É MUITO MAIS DO QUE UM CONJUNTO DE NOTAS, NOVOS DIPLOMAS E CERTIFICADOS REGISTAM ATIVIDADES, INICIATIVAS E PROJETOS DOS ALUNOS
Foi publicada a portaria que define os novos modelos de diplomas e certificados escolares. Os diplomas passam a ser documentos que registam não apenas as disciplinas frequentadas e classificações obtidas, mas um conjunto alargado de projetos, iniciativas e atividades em que os alunos participam. Desta forma, cada estudante verá reconhecido o seu percurso escolar em todas as dimensões.
Destacam-se os seguintes aspetos:
1. Os certificados e diplomas passam a registar a menção da participação em projetos e atividades, como o Desporto Escolar, Olimpíadas, projetos Erasmus ou projetos na área artística, entre outros.
2. A representação dos alunos em órgãos da escola, como delegado de turma, membro da associação de estudantes ou representante dos alunos nos Conselhos Gerais, também será mencionada nos certificados e diplomas, atestando-se o envolvimento proativo dos estudantes na vida da escola.
3. A participação em projetos na área da Cidadania e Desenvolvimento, como experiências de voluntariado ou ações em parceria com outras instituições, será também alvo de menção.
4. Havendo várias escolas que adotam, nos seus planos de inovação, a criação ou fusão de disciplinas, também essa identificação será feita, para uma clara referência do envolvimento dos alunos em projetos curriculares diferenciados.
5. Os alunos que, por terem medidas específicas para a inclusão, beneficiam de planos individuais de transição, verão também reconhecido o trabalho realizado na passagem da escola para a vida ativa.
6. Os diplomas dos alunos estarão ligados ao Passe Jovem, do Instituto Português da Juventude e Desporto, ficando assim disponível um documento único que regista também a participação em atividades extraescolares.
7. A partir deste momento, todo o processo de emissão de certificados e diplomas é desmaterializado e digital.
Com esta iniciativa legislativa, o Ministério da Educação dá o justo reconhecimento aos alunos pela sua vivência escolar, reconhecendo as várias competências adquiridas e tornando visíveis os múltiplos contributos da educação formal para o desenvolvimento integral das crianças e dos jovens.
João Costa Secretário de Estado Adjunto e da Educação

sábado, 18 de setembro de 2021

Plataforma ITENS S.A.

 


https://itenssa.iave.pt


A plataforma ITENS S.A. integra exercícios para apoiar a recuperação das aprendizagens. do ensino básico. Disponibiliza, por conseguinte, itens utilizados em provas de avaliação externa produzidos pelo IAVE ou itens provenientes de estudos internacionais em que Portugal participa, de forma a poderem ser explorados pedagogicamente em sala de aula.

Na Plataforma ITENS S.A. são disponibilizados itens de variadas áreas disciplinares e anos de escolaridade, acompanhados de informações técnicas e didáticas que poderão permitir aos professores fazer uma utilização pedagógica desses itens de forma direcionada para áreas e competências específicas que pretendam diagnosticar nos seus alunos.

Destinatários: Professores e publico em geral

Numa 2º fase serão integrados na plataforma itens pertencentes às disciplinas do ensino secundário sujeitas à avaliação externa.


quinta-feira, 16 de setembro de 2021

Resolução do Conselho de Ministros n.º 132/2021

 Resolução do Conselho de Ministros n.º 132/2021-Diário da República n.º 178/2021, Série I de 2021-09-13

Presidência do Conselho de Ministros
Aprova a Estratégia Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional.

sexta-feira, 10 de setembro de 2021

quarta-feira, 8 de setembro de 2021

A ubbu - plataforma digital que ensina programação

 





A ubbu, plataforma digital que ensina programação nas escolas a crianças dos 6 aos 12 anos, vai disponibilizar, de forma gratuita, acesso à sua plataforma para uso remoto em casa. A empresa portuguesa junta-se a outras plataformas mundiais de software que têm anunciado iniciativas para minimizar o impacto na educação e na sociedade, na sequência do encerramento forçado de escolas pelo Coronavírus.

Para que o ensino em regime remoto seja facilmente adotado, a ubbu criou conteúdos para as escolas, pais e alunos, com ferramentas e instruções especialmente dedicadas a esta realidade.

Fonte: https://apoioescolas.dge.mec.pt/apoio/ubbu


Programa "@ Cientista Regressa à Escola”

 


https://www.cientistaregressaescola.pt/

Dia do Lançamento do Programa "@ Cientista Regressa à Escola” no Dia Internacional da Literacia (8 de setembro de 2021)

Criamos este programa porque queremos contribuir para a promoção da cultura e literacia científica em Portugal.

Kit de Ferramentas para a Comunidade Escolar

 



Kit de Ferramentas para a Comunidade Escolar

O Kit de Ferramentas Europeu para as Escolas - European Toolkit for Schools – tem novos recursos, com ideias concretas para melhorar a colaboração dentro, entre e fora das escolas, com vista a permitir que toda a comunidade escolar e famílias tenham acesso a mais meios para ajudar todas as crianças, adolescentes e jovens a ter um percurso escolar de sucesso.

terça-feira, 7 de setembro de 2021

Academia de Líderes Ubuntu

 




A Academia de Líderes Ubuntu é um projeto de educação não-formal orientado para a capacitação de jovens com elevado potencial de liderança, provenientes de meios desafiantes ou que neles queiram trabalhar.

 Pretende-se acompanharfacilitarenriquecer e consolidar o desenvolvimento de cada participante enquanto líder ao serviço da comunidade, promovendo competências humanas e técnicas relevantes para o seu percurso de vida.



LEME – Literacia e Educação Mediática Em linha




O sítio Internet Literacia e Educação para os Media Em linha (LEME) é um agregador de recursos (ex: vídeo, áudio, jogos, propostas de atividades), disponíveis em linha e prontos a usar em atividades pedagógicas a desenvolver em contextos formais, não-formais ou informais de aprendizagem.

segunda-feira, 6 de setembro de 2021

CAMPANHA "Depressão Sem Rodeios"

 


https://depressaosemrodeios.pt/


A Sociedade Portuguesa de Psiquiatria e Saúde Mental (SPPSM), a Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (APMGF), a FamiliarMente, Federação Portuguesa das Associações das Famílias de Pessoas Com Experiência de Doença Mental, a associação para a promoção da saúde mental Manifestamente, e a farmacêutica Lundbeck, lançaram recentemente a campanha “Depressão sem Rodeios”, a qual pretende alertar para esta doença que afeta milhares de portugueses de todas as idades.

Sob o mote “A depressão é mais do que um estado de humor”, a campanha está focada na necessidade de reduzir o estigma e a desvalorização a ela associados, de se conhecer melhor os seus sintomas, esclarecer e apoiar os que vivem com a doença e demonstrar que é possível voltar a ser quem eram antes de a depressão ter tomado conta das suas vidas, porque o tratamento existe.

Há pessoas mais vulneráveis emocionalmente a acontecimentos de vida adversos. Nos seus vários tipos, a depressão caracteriza-se, de forma geral, como uma patologia em que se encontram presentes sentimentos de tristeza profunda e persistente no tempo, vazio, falta de interesse nas atividades e sensação de cansaço. Quando existe este sofrimento emocional e a relação com familiares e amigos não é suficiente para o resolver, importa pedir ajuda a profissionais do setor, a começar pelo respetivo Médico de Família.

Informe-se melhor sobre este tema, consultando o site do Programa Nacional para a Saúde Mental (DGS) e, ainda, a página da DGS "Porque se fala em saúde mental?"

Se precisar de ajuda, ligue para as linhas telefónicas:

·    Linha Saúde 24 (808 24 24 24 – todos os dias 24 horas/dia).

·    Linha SOS Voz Amiga (21 354 45 45 / 91 280 26 69 – diariamente das 16 às 24h).

Feliz ano letivo 2021/22 !

 



Não se Cale! ; https://www.youtube.com/watch?v=QByeYvtWm2I

AULA DE CIDADANIA

domingo, 5 de setembro de 2021

Escola da Floresta | Academias Gulbenkian do Conhecimento



A Escola da Floresta Bloom, em Sintra, aposta no desenvolvimento das competências das crianças através de atividades lúdicas e pedagógicas associadas diretamente à Natureza.

O projeto Escola da Floresta Bloom, iniciado em Portugal no âmbito das Academias de Conhecimento Gulbenkian, oferece às crianças e jovens oportunidades regulares de aquisição de competências socio-emocionais, baseadas na vivência de experiências práticas num contexto de mata ou de floresta. 
 
Este projeto propõe às escolas um programa de oito sessões na floresta ao longo do ano letivo. 
 
A Associação Movimento Bloom desenvolve também formações para educadores e professores na metodologia Flow Learning

booklet : "Dependências e Comportamentos Aditivos nos Jovens"

 




O SICAD (Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências ) colaborou com a APEF (Associação Portuguesa de Estudantes de Farmácia) na criação do booklet sobre CAD, editando e validando conteúdos.

"Enquanto cidadãos conscientes do mundo que nos rodeia, é fundamental que tenhamos valores cívicos e que cultivemos o sentimento de entre-ajuda para com o próximo. Deves sempre lembrar-te que a pessoa inconsciente, ou que está a sentir-se mal na rua, é um Ser Humano tal como tu e que, por uma questão de minutos, poderás ajudar a salvar uma vida! Devemos sempre combater a indiferença inerente aos problemas que ultrapassam a esfera pessoal. Cada elemento da sociedade deve ser uma peça ativa no socorro e combate do crescente consumo de substâncias causadoras de dependência."

sexta-feira, 3 de setembro de 2021

Despacho n.º 8706/2021

 Despacho n.º 8706/2021-Diário da República n.º 171/2021, Série II de 2021-09-02

Educação - Direção-Geral da Educação 
Manutenção das equipas multidisciplinares da Direção-Geral da Educação para o ano escolar de 2021-2022.

Deliberação n.º 909/2021

 Deliberação n.º 909/2021-Diário da República n.º 171/2021, Série II de 2021-09-02

Ciência, Tecnologia e Ensino Superior - Comissão Nacional de Acesso ao Ensino Superior 
Divulga alterações de elencos de provas de ingresso para as candidaturas ao ensino superior de 2022, 2023 e 2024.

Cibersegurança em Campanha Eleitoral

 


Os cuidados e ter: https://www.cncs.gov.pt/

quarta-feira, 1 de setembro de 2021

Career ready?: How schools can better prepare young people for working life in the era of COVID-19

 



Mann, A., V. Denis and C. Percy (2020), "Career ready?: How schools can better prepare young people for working life in the era of COVID-19", OECD Education Working Papers, No. 241, OECD Publishing, Paris, https://doi.org/10.1787/e1503534-en(AQUI)

dez 2020

O foco deste documento de trabalho é como as escolas secundárias podem otimizar a preparação dos jovens para o emprego, em um momento de extrema turbulência no mercado de trabalho