Elsa Justino (Administradora dos Serviços de Ação Social da UTAD), João Redondo (Presidente da Associação Portuguesa do Ensino Superior Privado), José Ferreira Gomes (Ex-Secretário de Estado do Ensino Superior) e Leandro Almeida (Presidente do Instituto de Educação da Universidade do Minho) debatem o tema da equidade no acesso ao ensino superior, com a moderação por Bárbara Wong (jornalista do PÚBLICO).
A violência emocional e psicológica não deixa cicatrizes e pode até ser silenciosa. Mas deixa marcas profundas e duradouras nas vítimas. Esteja atento/a aos sinais. Denuncie. Procure ajuda. Saiba mais sobre Violência Emocional e Psicológica. Consulte o documento produzido pela Ordem dos Psicólogos Portugueses e a declaração partilhada pela European Federation of Psychologists' Associations (EFPA) neste dia
Ideia Chave: A meritocracia tornou-se um motor de desigualdade
No seu Gulbenkian Idea “Conversa sobre o Futuro da Igualdade”, Daniel Markovits traça uma breve exposição dos padrões característicos da desigualdade meritocrática e apresentam uma breve descrição das dinâmicas que a impulsionam e potenciam.
Jogo:Vamos Limpar o Oceano -Nesta atividade, a desenvolver sob a forma de jogo, as crianças aprenderão a detetar o fonema inicial /n/ e que este se representa com a letra <N; n>.
Entrevista a Paulo Pelixo - Dia Europeu da Proteção das Crianças contra Exploração e o Abuso Sexual
Rosário Farmhouse, presidente da CNPDPCJ, entrevista Paulo Pelixo, Psicólogo e Diretor Técnico da Associação para o Planeamento da Família, sobre a temática central do Dia Europeu da Proteção das Crianças contra a Exploração Sexual e o Abuso Sexual "Tornar o círculo de confiança verdadeiramente seguro para as crianças".
A 18 de novembro assinala-se o Dia Europeu da Proteção das Crianças contra a Exploração e o Abuso Sexual, criado em 2015 por decisão do Conselho de Ministros do Conselho da Europa.
A Comissão Nacional de Promoção de Direitos e Proteção das Crianças e Jovens volta a associar-se a esta iniciativa do Conselho da Europa, que encoraja todos os Estados-membros a desenvolver atividades alusivas ao tema selecionado, através do envolvimento de entidades públicas e da sociedade civil, com o objetivo de maximizar o impacto efetivo na promoção dos direitos e proteção das crianças e jovens de forma transversal à sociedade.
No dia 9 de novembro de 2021, teve lugar, em Torres Vedras, a Conferência “Sucesso educativo: recuperar para avançar” do Ciclo de Conferências Comunidades Ciganas, uma organização conjunta da Direção-Geral da Educação e do Alto Comissariado para as Migrações, I.P..
A sessão de abertura esteve a cargo da Presidente da Câmara de Torres Vedras, Laura Rodrigues, do Secretário de Estado Adjunto e da Educação, João Costa, e da Secretária de Estado para a Integração e as Migrações, Cláudia Pereira.
Aprofundando a reflexão sobre a inclusão das crianças e jovens das comunidades ciganas na escola e a promoção do seu sucesso educativo, a conferência contou com a colaboração de entidades diversas, designadamente especialistas nacionais e internacionais e escolas, e apresentou relatos de práticas e testemunhos, tendo em vista o desenvolvimento do trabalho nesta área.
O programa “O Zoo vai à Escola” é orientada por um educador zoológico que, no estabelecimento de ensino, dinamiza uma sessão de Educação Ambiental com enfoque na Sustentabilidade e na Cidadania, adaptada aos diversos conteúdos curriculares.
Resolução da Assembleia da República n.º 286/2021-Diário da República n.º 219/2021, Série I de 2021-11-11
Recomenda ao Governo que garanta o direito inalienável das crianças à presença de figura significativa nos momentos de transição dos contextos educativos
Guião Promover a inclusão e o sucesso educativo das comunidades ciganas - Guião pedagógico para a Educação Pré-Escolar.
No âmbito da Estratégia Nacional para a Integração das Comunidades Ciganas (ENICC) 2018-2022, e no seguimento da publicação, em 2019, do guião Promover a inclusão e o sucesso educativo das comunidades ciganas – Guião para as escolas, a Direção-Geral da Educação elaborou e disponibiliza o guião Promover a inclusão e o sucesso educativo das comunidades ciganas - Guião pedagógico para a Educação Pré-Escolar.
Esta publicação tem como objetivo apoiar o trabalho dos/as educadores/as de infância na inclusão de crianças das comunidades ciganas em contexto de jardim de infância, com vista à promoção do seu sucesso educativo e da sua aprendizagem ao longo da vida.
No encontro da Escola Amiga da Criança, com o psicólogo Eduardo Sá, a conversa será sobre o tema Bullying em meio escolar. Serão abordados alguns aspetos como:
- Agressividade e violência são a mesma coisa?
- Como se distinguem as picardias e a bulha do bullying?
- Como se maltrata e quem maltrata em meio escolar?
- Como pode a escola prevenir, controlar ou intervir nas situações de bullying?
- Deve a escola ter atenção ao ciberbullying, que “salta” do recreio para as redes sociais?
- Há alunos mais atreitos a serem vítimas de bullying?
- Será o bullying uma “epidemia” ou ele sempre existiu?
Estes e outros aspetos estarão em análise no Encontro Escola Amiga sobre o bullying em meio escolar numa conversa com o psicólogo Eduardo Sá.
Antes e durante o ensino da leitura e da escrita
existem sinais que permitem identificar crianças em risco ou já com
dificuldades de aprendizagem. O despiste deve ser feito precocemente, no
pré-escolar, com a identificação das crianças em risco e nos anos de
escolaridade seguintes, identificando as que têm dificuldades através da
observação do desempenho da criança em domínios particularmente relevantes. Fonte: Edulog
No âmbito da 3.ª edição do Ciclo de Entrevistas com Inovadores,
o INA, I.P., entrevistou Tânia Gaspar, Diretora do Instituto de Psicologia e
Ciências da Educação da Universidade Lusíada de Lisboa.
Tânia
Gaspar destacou a importância de as organizações investirem numa cultura
promotora da saúde e do bem-estar dos seus trabalhadores, uma vez que existe
uma relação positiva na redução dos riscos psicossociais e na melhoria da
qualidade de vida no trabalho e no desempenho laboral.
Para
o efeito, é essencial existir articulação, diálogo e envolvimento entre a
entidade e o trabalhador. Nesse sentido, foi construído um instrumento que visa
diagnosticar e monitorizar os ambientes de trabalho. Saiba mais sobre o Projeto
Ecossistemas dos Ambientes de Trabalho Saudáveis (EATS) na entrevista que se encontra no canal de
YouTube do INA, I.P. Mais informações: projetos.inovacaoap@ina.pt .
Respirar ou engolir são acções inatas, que não temos de aprender. Mas muitas outras são aprendidas ao longo da vida, num processo de tentativa erro. Conhecemos cada vez melhor os processos cerebrais associados à escolha das acções, à aprendizagem de competências e aos hábitos que adquirimos. Veja esta entrevista ao neurocientista Rui Costa, que dirige o maior centro de pesquisa sobre o cérebro do mundo, nesta entrevista do Mês da Ciência e da Educação.
A Plataforma PICCLE - Plano de Intervenção Cidadãos Competentes em Leitura e Escrita é o fruto de um projeto do Plano Nacional de Leitura (PNL2027) financiado pelo Programa Operacional Capital Humano (POCH), que tem como principal finalidade disponibilizar um conjunto de meios de informação e comunicação sobre a leitura, a escrita e as literacias em ambiente digital, de modo a facilitar a sua integração nos processos de ensino e aprendizagem dos alunos do 3.º ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário.
Se é um profissional na área dos Comportamentos Aditivos e das Dependências e gostaria de expandir os seus conhecimentos, convidamo-lo (a) a visitar esta plataforma.
A avaliação psicológica forense/pericial em processos de Regulação do Exercício das Responsabilidades Parentais é um dos temas que gera mais queixas junto do Conselho Jurisdicional da Ordem dos Psicólogos Portugueses.
De forma a contribuir para as boas práticas, a Ordem partilha um guia (https://bit.ly/3k4irU9) sobre a avaliação psicológica forense/pericial em processos de Regulação do Exercício das Responsabilidades Parentais.
Nota: Este guia tem duas versões: A primeira que partilhamos e uma segunda versão que contém anexos exclusivos da prática psicológica. Para aceder à versão completa do guia com os anexos aceda à área pessoal do site da OPP.
No dia 15 de junho pelas 10h de 2021 realizou-se o evento oficial de lançamento da E.Voluí - Mostra de Educação e Formação que visa divulgar projetos educativos e formativos de sucesso alinhados com as prioridades em matéria de desenvolvimento das competências digitais e ambientais.