quinta-feira, 30 de junho de 2022

Plataforma RELEVO



 A plataforma RELEVO® - Comunidade Nacional de Boas Práticas Educativas é uma plataforma digital para disseminação de boas práticas educativas levadas a cabo pelos mais variados intervenientes no processo educativo – alunos, professores, diretores, pais e encarregados de educação, autarquias e outras organizações (com e sem fins lucrativos), que desempenham um papel determinante no sistema educativo. Este projeto pretende fomentar o trabalho colaborativo e dar lugar à partilha de atividades de excelência, realizadas nas escolas portuguesas, promotoras do sucesso educativo dos alunos.

Recomendação n.º 3/2022

 Recomendação n.º 3/2022 Diário da República n.º 124/2022, Série II de 2022-06-29

Educação - Conselho Nacional de Educação
O acolhimento de migrantes e a construção de uma escola mais inclusiva


segunda-feira, 27 de junho de 2022

Livro: "Qual o estado das redes de ensino profissional em Portugal?

 



 

O ensino profissional foi “concebido para permitir aos participantes a aquisição de competências práticas, saber-fazer e a compreensão necessária para trabalhar”, tal como se encontra definido na Classificação Internacional Tipo da Educação (ISCED) criada pela UNESCO em 1997. Os textos que aqui se apresentam resultam das intervenções dos participantes numa série de três webinars genericamente designados Redes de Ensino Profissional: vivências, desafios e colaboração. Com esta série de webinars, pretendeu-se dar voz às opiniões de atores com grande experiência no terreno, privilegiando-se a prática em relação à teoria e procurando-se registar as sensibilidades existentes quanto a três subtemas fundamentais: a transição dos alunos para o mercado de trabalho, a transição dos alunos para o ensino superior e a organização das formações em contexto de trabalho.

Autoria

Edutalks #9

Com a participação de:
Gonçalo Paiva Dias
António Machado Matos
António Santos
Augusto Resende
Carmen Guimarães
Claudia Amaral Santos
Isabel Ribeiro
Igor Silva

Autor: EDULOG
Título: Qual o estado das redes de ensino profissional em Portugal?
Coleção: EDUTalks
Março 2021

Educar tem Ciência - SABER ESTUDAR

Educar tem Ciência - saber estudar
Programa TSF de 24 de junho de 2022



Campanha: "FINAL À POBREZA"

 


Um produto da ordem dos Psicólogos Portugueses"

Uma campanha que pretende, através do desenvolvimento e promoção de um conjunto de iniciativas e recursos, disponibilizados neste portalpromover um debate amplo e participado com as psicólogas e os psicólogos no sentido da recolha de contributos (também através deste formulário que convido a preencher) para o desenvolvimento de um plano estratégico de acção nesta matéria assente em quatro dimensões

a) Sociedade civil: promovendo literacia sobre a pobreza nas suas causas, consequências e possibilidades de erradicação, bem como sobre o potencial contributo da Psicologia; 
b) Decisoras e decisores: contribuindo com conhecimento e evidência da ciência psicológica para o desenho e para a efectividade de políticas e intervenções nesta área; 
c) Profissão: estimulando e apoiando com recursos e ferramentas a prática profissional, a formação inicial e contínua e a investigação científica neste âmbito; 
d) Cooperação nacional e internacional: afirmando e promovendo redes colaborativas de reforço do contributo da Psicologia para a erradicação da pobreza em Portugal e no Mundo. 

segunda-feira, 20 de junho de 2022

Educação de infância: o que temos e o que queremos?

 


(acesso integral)

Sinopse

Apesar dos berçários, creches e jardins de infância acolherem um número crescente de crianças, Portugal, alerta a Comissão Europeia, começa a afastar-se do cumprimento da meta europeia de conseguir 95% das crianças dos quatro aos seis anos inscritas no pré-escolar até 2020.

No dia 20 de março de 2018, decorreu em Évora, na Fundação Eugénio de Almeida, a terceira edição do ciclo de conferências EDUTalks, onde foi debatido o estado da Educação de Infância em Portugal. A presente publicação reúne um conjunto de textos que resultam da experiência e/ou da investigação dos oradores presentes no evento: Teresa Vasconcelos (ex-Diretora-Geral da Educação Básica), Pedro Cunha (Programa Gulbenkian Conhecimento), Assunção Folque (Universidade de Évora), Ana Teresa Brito (Fundação Brazelton Gomes Pedro) e Jorge Ascenção (Confederação Nacional das Associações de Pais).

Autoria

Edutalks #3

Com a participação de:
Teresa Vasconcelos
Pedro Cunha
Maria da Assunção Folque

Ana Teresa Brito
Jorge Ascensão

Info

Autor: EDULOG
Título: Educação de infância: o que temos e o que queremos?
Coleção: EDUTalk

quarta-feira, 8 de junho de 2022

Inspiring CAREER CAMP

 



O Inspiring Career Camp tem o objetivo de ajudar os jovens a tomarem decisões mais conscientes sobre o seu futuro profissional e sobre a sua vida. São duas semanas de formação em soft skills e estágios em empresas onde vais poder experimentar várias profissões e conhecer diferentes ambientes de trabalho para estares mais capacitado a escolher a tua futura carreira.
Porto; Lisboa e Ovar

terça-feira, 7 de junho de 2022

O fim do curso para a vida: o que vamos ter de aprender sempre?


 

https://www.youtube.com

Na penúltima das PSuperior Talks de 2021, temos como oradores o reitor da Universidade do Minho, Rui Vieira de Castro, o ex-secretário de Estado do Ensino Superior José Ferreira Gomes, o presidente executivo da Fundação José Neves, Carlos Oliveira, Teresa Freire, professora da Escola de Psicologia da UMinho, e Tomás Domingues, finalista do Mestrado Integrado em Engenharia e Gestão Industrial. A abertura é feita pelo director do PÚBLICO, Manuel Carvalho, e a moderação fica a cardo da editora executiva Andreia Sanches. Esta talk é patrocinada pela Fundação José Neves, com o apoio da Universidade do Minho

O poder da criatividade. De onde vem, como se estimula?


https://www.youtube.com/
 A criatividade é uma força motriz da inovação tecnológica, da dinâmica económica e do progresso social. Como se pode promovê-la? Faz sentido orientá-la? Como determinar o que é ou não é "criativo"?
Assista a esta Talk do PSuperior na Universidade do Algarve (UAlg) com a produtora cultural Fúlvia Almeida, o Co-CEO da Fuel João Madeira da Silva, a directora do curso de Imagem Animada da UAlg, Marina Estela Graça, a estudante na mesma licenciatura Marta Ribeiro, e a directora de Arte do PÚBLICO, Sónia Matos. A moderação é do director adjunto do PÚBLICO David Pontes

segunda-feira, 6 de junho de 2022

Pós-Graduação em Psicologia Escolar

 




Público-alvo:
Psicólogos/as juniores e efetivos da OPP, em particular psicólogos escolares

Objetivo Geral:
Aprofundar conhecimentos e competências na área da Psicologia da Escolar à luz dos paradigmas legais e teóricos atuais, com base na evidência e que contribua efetivamente para uma maior eficácia profissional.

23/24 setembro de 2022 a julho 2023

Pós-laboral, quinzenal

Sextas, 18h00 - 21h00
Sábados, 9h00 - 13h00

Corpo Europeu de Solidariedade

 



Através do Corpo Europeu de Solidariedade (CES), - https://europa.eu/youth/ a UE oferece ótimas oportunidades de voluntariado a nível local e internacional. Pode inscrever-se no CES se tiver entre 17 e 30 anos de idade, mas deve ter pelo menos 18 anos para aderir a um projeto de voluntariado.

A base de dados do CES de organizações acreditadas permite-lhe encontrar os dados de contacto das organizações e projetos que procuram voluntários, podendo candidatar-se diretamente através do sítio Web. Uma vez selecionado para um projeto, tudo é organizado por si.

Portal " Eu Sinto-me"

 


https://eusinto.me/

eu sinto.me é um portal que reúne um conjunto de informação e recursos de qualidade sobre Saúde Psicológica e Bem-estar – baseados em evidências científicas da Psicologia, actualizados, fidedignos, gratuitos e acessíveis a todos (crianças, jovens, adultos e cidadãos seniores).
É um produto da Ordem dos Psicólogos Portugueses


sexta-feira, 3 de junho de 2022

Violência Doméstica

 Um enxerto do artigo de Carla Ribeiro que saiu no jornal Publico de hoje com o título: 

"Um caso mediático pode servir para aumentar as denúncias, “independentemente

do género" a propósito do julgamento de Johnny Depp  e  Amber Heard

 (:::)

  

A estratégia do agressor para o psiquiatra João Redondo, da Unidade de Violência Familiar, faz todo o sentido deixar de lado o discurso do bom e do mau, destacando que “trabalhar apenas a vítima pode ser arriscado”, sendo imperativo para que se chegue a bom porto, um trabalho profundo também com o agressor. E, no caso que fez manchetes um pouco por todo o mundo, mais relevante do que decidir qual dos dois actores terá sido agressor e qual o agredido, ou se a violência foi bidireccional, o clínico realça que importa observar que ambos relataram uma infância problemática e descreveram abusos que sofreram em contexto familiar. “O ambiente onde as pessoas crescem vai desde potencialmente poder alterar estruturas cerebrais, até digamos, no extremo, activar e desactivar genes”, diz João Redondo. Isso não significa que alguém que sofra maus tratos na infância venha a ser um agressor, mas as probabilidades aumentam. “Os nossos cérebros são  esculpidos pelas nossas primeiras experiências”, diz, citando o investigador norte-americano Martin Teicher, num estudo de 2000 sobre a redução do volume do hipocampo na perturbação de stress pós-traumático: “Os maus tratos são um cinzel que modelam o cérebro para lidar com conflitos, mas à custa de profundas feridas duradouras.” E o impacto é tanto maior quanto menor for a idade da vítima, como reforça Renata Benavente: “A criança pode não se lembrar (as primeiras memórias são dos 3 ou 4 anos) mas os acontecimentos moldam e influenciam os comportamentos futuros.” Daí que João Redondo se centre na “importância da saúde, das famílias e das relações”, considerando imperativo que se aposte na prevenção. Isso não significa que se desista de corrigir as relações desequilibradas, e, aponta o clínico, “quando se faz o historial violência, importa perceber quem é que, ao longo desse historial, quer manter o controlo e o poder sobre quem” para identificar quem é a vítima e o agressor. Quanto a quem agride, o psiquiatra explica que “o medo é a estratégia do agressor”, enquanto a vítima, regra geral, exibe “vergonha” e “culpa”
(...)

Nova brochura publicada no VET:Ensino e formação profissional:Competências para hoje e para o futuro

 Nova brochura publicada no VET:Ensino e formação profissional:Competências para hoje e para o futuro





Educar em Ciência - Cursos Profissionais

 


TSF

https://www.tsf.pt/programa/educar-tem-ciencia/emissao/cursos-profissionais-14910335.html

quinta-feira, 2 de junho de 2022

A (in)felicidade de um diploma


 

https://www.youtube.com

O concluir de um curso poderá ser visto apenas como o final feliz da conclusão de uma etapa académica, que exige abertura e disponibilidade para outras etapas congéneres? Estarei satisfeito com o que estudei? Terei vocação para colocar em prática o que aprendi? Assista a esta Talk do PSuperior com o Economista e Político, Daniel Bessa, o Professor e Investigador do CIPES, Hugo Figueiredo, o Empreendedor, Ricardo Luz e Presidente da AAUAv, Wilson Carmo. A moderação é de David Pontes, Director-Adjunto do PÚBLICO.