quarta-feira, 30 de novembro de 2022

terça-feira, 29 de novembro de 2022

Participar activamente recorrendo aos media é o desafio do projecto Expressa-te

 


O site do projeto “bYou (https://www.cecs.uminho.pt/byou-novo-projeto-

Projeto bYou convida crianças e jovens a fazerem ouvir a sua voz na campanha “Expressa-te”https://www.cecs.uminho.pt/


Participar activamente recorrendo aos media é o desafio do projecto Expressa-te

 - artigo de Tânia Gomes que saiu no Jornal Publico em 29 de Nov de 2022.: https://www.publico.pt/2022/11/29/

"O projecto bYou lançou o desafio aos jovens de usarem os media para reflectir sobre os mesmos, numa iniciativa que arrancou em Outubro.

 Procurando incentivar uma cultura participativa o projecto de investigação bYou, do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS) da Universidade do Minho, lançou, em Outubro, a campanha Expressa-te destinada a levar todos os jovens, até aos 18 anos, a exprimirem-se “sobre a presença dos media nas suas vidas, mas também outros assuntos sobre os quais tenham interesse”, avança Sara Pereira, coordenadora do projecto, ao PÚBLICO.

Lançado em Março de 2021, o projecto de investigação “pretende estudar as vivências, experiências e expressões das crianças sobre os media”, explica a coordenadora. Com uma primeira fase focada em perceber o contacto das crianças com os meios de comunicação, o projecto centra-se agora em ouvir as suas vozes através desta campanha.

​O propósito deste incentivo à participação passa também por permitir produzir conhecimento, através da análise dos dados que envolvem as várias vertentes do projecto, ajudando assim a perceber melhor “a cultura participativa como uma questão fundamental da nossa cidadania e da sua expressão”, acrescenta a responsável.

O objectivo é simples: que os jovens partilhem os seus pensamentos sobre os media utilizando os “próprios media como meios de participação”, explica a investigadora. Para isso, os jovens devem utilizar um meio de produção para dar voz às suas opiniões podendo tratar-se de vídeo, fotografia, memes, dança ou outro formato desejado, e enviar o resultado através do e-mail.

Os trabalhos submetidos passam por uma triagem, que serve para averiguar se o projecto está de acordo com a política de publicação, e são depois publicados no mural digital bYou. Este espaço, uma novidade lançada neste mês de Novembro, contará com todos os trabalhos dos participantes.

A campanha Expressa-te encontra-se a decorrer e irá durar até ao final deste ano lectivo, Julho de 2023, mas a coordenadora do projecto menciona a possibilidade de se manter no futuro. “Em função da adesão poderemos alargar o prazo, dado que a nossa ideia é que esta participação seja contínua e acompanhe todo o projecto”, esclarece Sara Pereira.

A responsável partilha ainda que o encerramento do projecto bYou, em Março de 2024, contará com uma exposição física dos trabalhos recebidos a decorrer, num espaço ainda a decidir, na cidade de Braga. Os investigadores responsáveis pretendem ainda produzir vídeos de divulgação do projecto e dos seus resultados."


segunda-feira, 28 de novembro de 2022

Não basta ler e escrever

 


No Dia da Literacia Mediática (22 de novembro), o Público dava conta que mais de um terço dos jovens, entre os 18 e os 24 anos, de idade utilizam as redes sociais como fonte principal de notícias. Perceber a informação lida é, por essa razão, tão importante como saber ler e escrever, defendem os especialistas da Educação, celebridades e entretenimento são os temas que mais interessam aos jovens, revela o Reuters Digital News -  Report (https://reutersinstitute.politics.ox.ac.uk/ ) de junho.

Fonte:EDULOG

sábado, 26 de novembro de 2022

Reportagem Especial: “As lágrimas não se fazem ouvir”

 



SIC Notícias - Reportagem Especial: “As lágrimas não se fazem ouvir”

O bullying continua a dar sinais de não estar controlado, apesar das campanhas de prevenção que todos os anos se renovam.

sexta-feira, 25 de novembro de 2022

jil - jogos interativos de leitura

 




A Câmara Municipal de Matosinhos tem vindo a apostar na promoção do sucesso escolar. A identificação e intervenção atempadas no âmbito da aprendizagem da leitura e da escrita têm sido uma prioridade, dado tratar-se de um domínio transversal e potenciador da igualdade de oportunidades entre todos.

Neste âmbito, tem vindo a ser desenvolvido o projeto “A Ler Vamos…”, que conta com 8 oito anos de implementação e direciona a sua ação principal para a promoção de competências facilitadoras da aprendizagem da leitura e da escrita, na educação pré-escolar.



Educar tem Ciência - Indisciplina na sala de aula

 




Iniciativa Educação Teresa e Alexandre Soares dos Santos

A indisciplina na sala de aula é um problema particularmente complexo. Do mau comportamento ao simples burburinho que perturba a aprendizagem, nenhum professor ou aluno está livre de se deparar com este fenómeno. No mais recente episódio do Educar tem Ciência, Célia Oliveira e Nuno Crato exploram um tema controverso à luz da psicologia cognitiva e dos dados mais recentes à nossa disposição.

quinta-feira, 24 de novembro de 2022

quarta-feira, 23 de novembro de 2022

SNS 24 - espaço ANSIEDADE

 



https://www.sns24.gov.pt

A Maria e os amigos conhecem os Direitos


 

terça-feira, 22 de novembro de 2022

Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável da DGS

 




https://alimentacaosaudavel.dgs.pt


imagem DGS

- Parecer da Ordem dos Psicólogos: https://recursos.ordemdospsicologos.pt/

Dia Europeu para a Proteção das Crianças contra a Exploração Sexual e o Abuso Sexual

 



A Direção-Geral, numa colaboração conjunta entre o Programa Nacional de Prevenção da Violência no Ciclo de Vida e o Programa Nacional de Saúde Infantil e Juvenil, lança uma campanha dirigida à população e a profissionais de saúde procurando assinalar o Dia Europeu para a Proteção das Crianças contra a Exploração Sexual e o Abuso Sexual, celebrado a 18 de novembro, por determinação do Conselho da Europa.

A edição desde ano tem como tema “Prevenir comportamentos de risco das crianças: imagens e/ou vídeos sexualmente explícitos de crianças produzidos por crianças”. De acordo com o Conselho da Europa, as crianças e jovens exploram e expressam, de forma crescente, a sua sexualidade através de tecnologias da informação e comunicação, particularmente redes sociais e aplicações de mensagens. Tal inclui a criação e a partilha de imagens e/ou vídeos sexualmente sugestivos ou explícitos delas próprias. Contudo, frequentemente subestimam os riscos associados a este comportamento, encontrando-se sob pressão dos pares para partilhar tais imagens e/ou vídeos ou são tentadas a assumir comportamentos de risco.

Enquanto problema com impacto na sua saúde física e mental e na salvaguarda dos seus direitos, importa reforçar o papel das famílias, da comunidade e dos Serviços de Saúde na prevenção e deteção precoce de indicadores de risco deste tipo de vitimação de cariz sexual, com especial alerta para os riscos na utilização de recursos digitais no contexto da sua vigilância de saúde. As situações identificadas devem ser sinalizadas aos Núcleos de Apoio a Crianças e Jovens em Risco e Núcleos Hospitalares de Apoio a Crianças e Jovens em Risco existentes nos Centros de Saúde e Hospitais.

Para saber mais, consulte: 



FONTE: SNS e DGS


Carta Portuguesa de Direitos Humanos na Era Digital

 



Foi publicada em Diário da República a Lei n.º 27/2021, de 17 de maio, que aprova a Carta Portuguesa de Direitos Humanos na Era Digital (https://files.dre.pt/)

No documento que prevê os direitos, liberdades e garantias dos cidadãos no ciberespaço,  são enunciados vários direitos tais como como o:

  1. direito: “ao esquecimento“;
  2. à proteção contra geolocalização abusiva; 
  3. ao desenvolvimento de competências digitais 
  4. o direito de reunião, manifestação, associação 
  5. à participação em ambiente digital.  

A lei determina que o Estado deve assegurar o cumprimento, em Portugal, do Plano Europeu de Ação contra a Desinformação para proteger a sociedade contra pessoas que produzam, reproduzam e difundam narrativas desse tipo. 

Está previsto que todo o cidadão tem o direito a apresentar queixas à Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) em casos de desinformação. O documento determina, ainda, o “direito ao esquecimento“, ou seja, todos têm o direito ao apagamento de dados pessoais que lhes digam respeito, nos termos da lei europeia e nacional, podendo, para tal, solicitar o apoio do Estado. 

Fonte: DGE

segunda-feira, 21 de novembro de 2022

Projeto Manifestamente - Kit Básico da Saúde mental online

 


Capitulo 1 - Introdução


No site do Projeto Manifestamente tem acesso à seguinte informação/formação e respetivos recursos (Kit Básico da Saúde mental Adulto Kit Básico da Saúde mental Criança)
 O 1º passo é registar-se e frequentar o curso.

"O curso é constituído por 9 capítulos, que devem ser visionados sequencialmente (apenas na primeira vez). No início e no fim, iremos pedir que preencham um questionário – não é uma avaliação, serve para percebermos como podemos melhorar o nosso projeto.

Assim que completarem o curso, desbloquearão novos recursos na vossa zona de utilizador: o certificado de participação, conteúdos úteis para partilhar nas redes sociais, dicas para como organizar uma sessão de grupo (privada ou pública) e vão ainda poder ver o que andamos todos a fazer pela saúde mental de todos nós."! fonte: https://cursos.manifestamente.org/


domingo, 20 de novembro de 2022

Por que razão precisamos de dormir?

 




FUNDAÇÃO FRACISCO MANUEL DOS SANTOS

Este episódio contém informações que podem ser chocantes para muitos ouvidos: 

1.      Dormir é fundamental.

2.      Há um número de horas abaixo do qual prejudicamos seriamente o funcionamento do nosso corpo.

3.      O que perdemos numa noite ‘em claro’ é irrecuperável.

Está preparado/a para isto? É que a Inês Lopes Gonçalves não se vai cansar de fazer perguntas para perceber a razão pela qual abandona o que fôr para ir dormir. E o biólogo Paulo Gama Mota explicará como funciona o sono nas profundezas do nosso organismo, indo mais longe, até: falará dos animais que dormem com apenas metade do cérebro, contará o porquê de alguns (como nós) não hibernarem, e referirá muitas doenças a que nos podemos seriamente habilitar se não dormirmos como deve se

sexta-feira, 18 de novembro de 2022

Plataforma EuroPsy . Sistema de Certificação Europeu para psicólogos




O EuroPsy é um Sistema de Certificação Europeu para psicólogos, criado pela Federação Europeia de Associações de Psicólogos (EFPA - European Federation of Psychologists Associations).

 Isto significa o quê precisamente?

Significa que os 38 países europeus que fazem parte da EFPA acordaram em padrões de competência profissional e conduta ética para o exercício da profissão.

 

Quando um/a psicólogo/a obtém este certificado indica que a sua prática profissional corresponde a estes padrões. Indica que obteve a formação inicial e avançada necessária para prestar um serviço de qualidade na área da psicologia.
 

Na página Europsy encontram mais informações e documentos que enquadram a existência e a relevância deste certificado.
 

A OPP desde 2019 que disponibiliza aos seus membros o acesso ao Europsy generalista. Através da plataforma Europsy qualquer membro efetivo tem acesso imediato.
 
Neste momento são quase 6.000 os psicólogos portugueses que já obtiveram este certificado e que assim fazem parte de um diretório europeu .
 
A partir de 2023 a OPP disponibilizará também o acesso ao Europsy especialista em psicoterapia.  
Fonte: Ordem dos Psicólogos

Legislação em destaque

 



Legislação sobre Currículo: http://www.dge.mec.pt/legislacao_geral_curriculo


Júri Nacional de Exameshttp://www.dge.mec.pt/informacoes-1


Educação Inclusiva: http://www.dge.mec.pt/legislacao-e-circulares


imagem: https://apisantos.com/



quinta-feira, 17 de novembro de 2022

Plataforma Teach for Life

 




Plataforma Teach for Life
O projeto 3C4Life (2021-2024), financiado pela UE, tem como objetivo destacar a valorização da profissão docente numa Europa que enfrenta, atualmente, uma escassez generalizada de professores. 

Concursos Especiais de Acesso: Outras 7 formas para entrar no ensino superior

 




  1. Maiores de 23 Anos:
  2. Titulares de Diploma de Especialização Tecnológica:
  3. Titulares de Diploma de Técnico Superior Profissional
  4. Titulares de Outros Cursos Superiores
  5. Concurso Especial para Estudantes Internacionais
  6. Concurso Especial para Acesso a Medicina por Licenciados
  7. Diplomados Vias Profissionalizantes





terça-feira, 15 de novembro de 2022

PORTAL Learning Scientists

 




A Iniciativa Educação mantém uma parceria com as Learning Scientists, um grupo de psicólogas americanas cuja missão é tornar mais acessível a investigação científica mais recente sobre o ensino e a aprendizagem. Ao longo dos anos, temos vindo a adaptar alguns dos artigos que publicam, contando também com contribuições originais e individuais de algumas destas psicólogas. Embora em inglês, vale a pena dar uma vista de olhos pelo portal deste grupo.

Fonte: Iniciativa educañ}aorupo.

segunda-feira, 14 de novembro de 2022

Tese de Tânia Fernandes

 


https://www.luacrescente.(imagem)

Tânia Filipa Moniz Fernandes (2020) Compreender para ler. Ler para compreender. Um programa de ensino e intervenção em compreensão da leitura para o 2.º ano do 1 .º Ciclo do Ensino Básico .Tese de Douturameneto Universidade do Minho]

https://repositorium.sdum.uminho

Existem, atualmente, em Portugal, dois programas estruturados de promoção da compreensão da leitura, dirigidos a alunos entre o 3.º e o 6.º anos de escolaridade. Contudo, verificou-se, não só a nível nacional, mas também a nível internacional, uma escassez de programas de ensino explícito da compreensão, destinados aos anos de escolaridade antecedentes. Neste sentido, considerou-se importante desenvolver um programa para o 2.º ano de escolaridade e analisar o impacto da sua implementação. Os objetivos centrais deste programa «Comprender para ler, ler para comprender» são promover o desenvolvimento da compreensão da linguagem oral, promover o desenvolvimento da compreensão da leitura e da metacompreensão. É constituído por 29 sequências didáticas, administradas em sessões semanais, com uma duração que varia entre 45 e 60 minutos, e está organizado em duas partes: modalidade oral e de leitura. No estudo empírico participaram 90 alunos do 2.º ano de escolaridade do 1.º Ciclo do Ensino Básico, oriundos de quatro escolas do concelho do Funchal – Região Autónoma da Madeira. Cinquenta alunos integraram o Grupo Experimental (GE) e 40 alunos integraram o Grupo de Controlo (GC). 

domingo, 13 de novembro de 2022

ONU: Programa Jovens Profissionais (YPP)







Interessado numa carreira profissional na ONU? O Programa Jovens Profissionais (YPP) é uma iniciativa para contratar jovens altamente qualificados.
Concorra agora!

sábado, 12 de novembro de 2022

HANDBOOK FOR CAREER ADVISERS

 





http://files.eun.org (acesso ao 

A orientação profissional é um campo gratificante, mas desafiante.
Se está curioso e deseja descobrir, o #STEAMIT_project criou um manual para guiá-lo!
Fonte: Dge

Bullying: um murro na adolescência

 


/https://ensina.rtp.pt/


Bullying é um termo inglês aplicado a actos de violência física ou psicológica, praticados por um indivíduo ou um grupo, que diminui a vítima e pode deixar marcas para toda a vida.

FICHA TÉCNICA

  • TÍTULO: Em Reportagem - Bullying um murro na adolescência
  • TIPOLOGIA: Reportagem
  • AUTORIA: Teresa Botelheiro
  • PRODUÇÃO: RTP
  • ANO: 2008




Antena 1 - RTP/ SERVIÇO PÚBLICO - BLOCO DE NOTAS

 





Um programa da jornalista Maria Flor Pedroso para responder às necessidades dos alunos de 11.º e 12º. anos com exames no ano lectivo presente. É uma conversa de rádio sobre as matérias de estudo com personalidades - umas mais, outras menos - conhecidas da vida pública portuguesa, mas com reconhecida capacidade académica para poderem conversar sobre os temas das disciplinas do secundário

sexta-feira, 11 de novembro de 2022

Plataforma Digital Skills and Jobs

 




A plataforma nacional Digital Coalition - Digital Skills and Jobs –, apresentada no Fórum das Competências Digitais, já está online. Pretende ser um repositório de iniciativas, boas práticas, estudos, recursos, eventos, notícias, formações, ofertas de emprego, oportunidades de financiamento no âmbito das competências digitais e fazer a ligação direta entre Portugal e a União Europeia.

Esta plataforma tem como objetivo reduzir a lacuna nas competências digitais, a nível nacional, promovendo a literacia digital. Para tal, fornece ferramentas e recursos, partilha as melhores práticas e informações sobre eventoliters e formação, promove oportunidades de financiamento, dando a conhecer o que é feito em Portugal para capacitar digitalmente a população, em todos os níveis.

A ligação interoperável existente entre as plataformas nacional e europeia, permite melhorar a oferta nacional, dando a conhecer o que a Europa tem para oferecer ao nível da promoção das competências digitais e partilhando com os países europeus as iniciativas promovidas em Portugal para melhorar a literacia digital da população.

Junte-se a esta comunidade e venha promover as competências digitais do país.

Fonte: https://www.incode2030.gov.pt





quinta-feira, 10 de novembro de 2022

Podcast da Ordem dos Psicólogos Portugueses: "os jovens e a saúde mental e respectiva promoção."

 

 

https://anchor.fm/istoepsicologia/episodes/EP-29-


 ORDEM DOS PSICÓLOGOS PORTUGUESES
✔ Que angústias trazem os jovens de hoje? Que esperanças podem os jovens ter num futuro onde tudo corre muito rápido?
✔ Neste episodio especial, gravado em directo durante a Semana da Juventude promovida pela Câmara Municipal de Lisboa, contamos com a presença de João Nuno Faria e Paula Ferreira, ambos psicólogos, que partilharam várias reflexões sobre "os jovens e a saúde mental e respectiva promoção."



segunda-feira, 7 de novembro de 2022

Lisboa Story Center- atividades para o ano letivo 2022/23

 


https://www.lisboastorycentre.pt

O serviço Educativo do Lisboa Story Center divulga o programa de atividades para o ano letivo 2022/23, que inclui conversas com personagens históricas, exposições multimédia e teatro de marionetas.

Destinatários
Estas atividades são dirigidas a todos os alunos, da educação pré-escolar ao ensino secundário.

Entre as atividades realizadas destacam-se as oficinas direcionadas ao público escolar e famílias, a promoção de ações de formação, nomeadamente para docentes e profissionais da educação e do turismo, e a orientação de estágios curriculares nos mesmos domínios disciplinares.

Porquês com Ciência - Não sabe? Os cientistas explicam…

 


https://ciencias.ulisboa.pt/

A Direção de Comunicação e Imagem da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa iniciou o projeto de divulgação científica “Porquês com Ciência”, com o recurso a meios audiovisuais.
Para o efeito, divulga diversas palestras, disponibilizadas no canal youtube, cujo objetivo é contribuir para a cultura científica no seio da sociedade e dos media, valorizando o conhecimento inerente.