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Tânia Filipa Moniz Fernandes (2020) Compreender para ler. Ler para compreender. Um programa de ensino e intervenção em compreensão da leitura para o 2.º ano do 1 .º Ciclo do Ensino Básico .Tese de Douturameneto Universidade do Minho]
https://repositorium.sdum.uminho
Existem, atualmente, em Portugal, dois programas estruturados de promoção da compreensão
da leitura, dirigidos a alunos entre o 3.º e o 6.º anos de escolaridade. Contudo, verificou-se, não só a
nível nacional, mas também a nível internacional, uma escassez de programas de ensino explícito da
compreensão, destinados aos anos de escolaridade antecedentes. Neste sentido, considerou-se
importante desenvolver um programa para o 2.º ano de escolaridade e analisar o impacto da sua
implementação. Os objetivos centrais deste programa «Comprender para ler, ler para comprender» são
promover o desenvolvimento da compreensão da linguagem oral, promover o desenvolvimento da
compreensão da leitura e da metacompreensão. É constituído por 29 sequências didáticas,
administradas em sessões semanais, com uma duração que varia entre 45 e 60 minutos, e está
organizado em duas partes: modalidade oral e de leitura.
No estudo empírico participaram 90 alunos do 2.º ano de escolaridade do 1.º Ciclo do Ensino
Básico, oriundos de quatro escolas do concelho do Funchal – Região Autónoma da Madeira. Cinquenta
alunos integraram o Grupo Experimental (GE) e 40 alunos integraram o Grupo de Controlo (GC).
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