Autores Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência
Divisão de Estudos e de Gestão do Acesso a Dados para Investigação (DEGADI)
Patrícia Pereira (Apuramento de dados) Patrícia Pereira e Joana Duarte
(Relatório) Nuno Neto Rodrigues e Filomena Oliveira (Direção)
Ano de edição: 2024
• A conclusão de cada ciclo/nível de ensino no tempo
esperado apresenta uma evolução positiva ao longo da série analisada. O 2.º
ciclo do ensino básico é o que tem maior percentagem de alunos a concluírem no tempo
esperado (96%) (Figura 1);
• Os alunos abrangidos pelo programa de Ação Social Escolar (ASE) têm uma
conclusão em ciclo/nível de ensino no tempo esperado mais baixa, mas no ensino secundário, e principalmente nos
cursos profissionais, a diferença percentual face ao total dos alunos tem vindo
a diminuir (Figura 2);
• As taxas de conclusão no tempo esperado têm sido
sistematicamente superiores para as raparigas, no entanto, esta desigualdade
tende a diminuir ao longo dos últimos anos em cada ciclo/nível de ensino
(Figura 3);
• Em termos regionais, a evolução da conclusão no tempo
esperado é positiva em todos os territórios e em cada ciclo/nível de ensino,
embora não apresente o mesmo padrão regional em todos eles.
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