quarta-feira, 5 de junho de 2024

RELATÓRIO: Resultados Escolares: Sucesso e Equidade - Ensino Básico e Secundário






Autores Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência Divisão de Estudos e de Gestão do Acesso a Dados para Investigação (DEGADI) Patrícia Pereira (Apuramento de dados) Patrícia Pereira e Joana Duarte (Relatório) Nuno Neto Rodrigues e Filomena Oliveira (Direção)

Ano de edição: 2024

 Principais resultados:

• A conclusão de cada ciclo/nível de ensino no tempo esperado apresenta uma evolução positiva ao longo da série analisada. O 2.º ciclo do ensino básico é o que tem maior percentagem de alunos a concluírem no tempo esperado (96%) (Figura 1);

• Os alunos abrangidos pelo programa de Ação Social Escolar (ASE) têm uma conclusão em ciclo/nível de ensino no tempo esperado mais baixa, mas no ensino secundário, e principalmente nos cursos profissionais, a diferença percentual face ao total dos alunos tem vindo a diminuir (Figura 2);

• As taxas de conclusão no tempo esperado têm sido sistematicamente superiores para as raparigas, no entanto, esta desigualdade tende a diminuir ao longo dos últimos anos em cada ciclo/nível de ensino (Figura 3);

• Em termos regionais, a evolução da conclusão no tempo esperado é positiva em todos os territórios e em cada ciclo/nível de ensino, embora não apresente o mesmo padrão regional em todos eles.

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