Encontros Regionais Bem-estar: Colaborar para Transformar – 2025
- 8/5 (5.ª feira) – Viseu, ES Alves Martins
- 9/5 (6.ª feira) – Setúbal, ES D. João II
- 13/5 (3.ª feira) – Matosinhos, ES Augusto Gomes
Encontros Regionais Bem-estar: Colaborar para Transformar – 2025
As “Diretrizes para diretores escolares, professores e educadores para abordar o bem-estar e a saúde mental na escola” foram desenvolvidas pelo Grupo de Peritos da Comissão sobre ambientes de aprendizagem favoráveis a grupos em risco de baixo desempenho e para apoiar o bem-estar na escola.
Baseiam-se na estrutura baseada em evidências “Uma abordagem sistêmica e integral para a saúde mental e o bem-estar nas escolas”.e alinhar com a lógica e abordagem da Recomendação do Conselho sobre Caminhos para o Sucesso Escolar, a Estratégia da UE sobre os direitos da criança e outros quadros propostos por organizações internacionais, como a Organização Mundial da Saúde (OMS) “Escolas e sistemas promotores da saúde” implementados em associação com o Fundo das Nações Unidas para a Infância e a UNESCO, o projeto “Educação para sociedades inclusivas” da OCDE6 e o “Quadro Escolas Felizes” da UNESCO.
Formato online
GRATUITO
Online
Formadores: Prof Dr Daniel Rijo; Psicóloga Carla Oliveira
Data/Hora: 30 de abril de2025; 19 h
Encontro Nacional de Cidadania Digital - Ano Europeu da Educação para a Cidadania Digital
Portaria n.º 209/2025, joram, 1ª série de 7 de abril de 2025
Neste episódio, o psiquiatra Gustavo Jesus e Rui Maria Pêgo analisam a forma como a tecnologia e, em especial, os smartphones estão a capturar a nossa atenção e a reconfigurar o funcionamento do cérebro.
Ao longo da conversa, a dupla desconstrói o «circuito da recompensa» e explica como os algoritmos tentam monopolizá-lo para nos manter ligados a todo o momento. Resultado? Nos últimos dez anos, a capacidade de concentração (attention span) das crianças diminuiu de 12 para 8 segundos.
Aos interessados na Ilustração Científica (IC):
As Oficinas, de natureza livre, funcionam de modo independente e de forma sequencial, contemplando diferentes técnicas de IC.
A Associação Portuguesa de Apoio à Vítima divulga as Estatísticas APAV | Crianças e Jovens vítimas de crime e violência 2022–2024, (AQUI) com os dados que se referem aos processos de apoio desenvolvidos presencialmente, por telefone, e-mail e online, no período compreendido entre 2022 e 2024.
Durante este período, a APAV apoiou 9.085 crianças e jovens que foram vítimas de crime, registando um aumento de 31,9% entre os anos de 2022 e 2024 – o que significa que em 3 anos a APAV apoiou:
Destas 9.085 vítimas menores, 60% eram do sexo feminino e a média de idades é de 11 a 17 anos. Em 38,3% dos casos, a vítima era filho ou filha da pessoa agressora.
Chegaram ao conhecimento da APAV um total de 16.493 crimes e outras formas de violência contra crianças e jovens. Entre os comportamentos violentos destacam-se a violência doméstica (62,3%), conteúdo de abuso sexual de menores (12,1%) e o abuso sexual de crianças (10,9%).
Neste mês de abril, Mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância, a APAV relembra que qualquer criança ou jovem pode ser vítima de crime e violência.
A APAV presta apoio gratuito, confidencial e especializado a vítimas de todos os crimes. A Linha de Apoio à Vítima, 116 006, funciona de segunda a sexta-feira, entre as 8h00 e as 23h00.
A Linha Internet Segura está disponível através do 800 21 90 90, de segunda a sexta, entre as 8h00 e as 23h00, e do e-mail linhainternetsegura@
Consulte aqui o documento: Estatísticas APAV | Crianças e Jovens vítimas de crime e violência 2022–2024
30 Mai 2025 - das 10h00 às 19h00
Descrição:
A NOVA FCT é um dos fundadores desta iniciativa que vai reunir especialistas, educadores, alunos e líderes para debater soluções educativas mais inclusivas e ajustadas aos desafios do futuro. Aproveite esta oportunidade única para refletir sobre o impacto da educação na sociedade e no mercado de trabalho.
Ordem dos Psicólogos Portugueses
Portaria n.º 171/2025/1 - Publicação: Diário da República n.º 71/2025, Série I de 2025-04-10 Saúde e Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, 2025-04-10
JOVENS CONSOMEM MENOS SUBSTÂNCIAS PSICOÁTIVAS - Os resultados permitem constatar que, no que aos comportamentos aditivos entre os alunos do ensino público (13-18 anos) diz respeito, o cenário é hoje globalmente menos gravoso, sendo que os comportamentos de maior risco estão confinados a uma minoria, sendo mais esporádicos do que frequentes.
JOVENS CONSOMEM MAIS ANALGÉSICOS FORTES - Por outro lado, há fenómenos que, face ao estudo anterior, se tornaram mais prevalentes, como o consumo de analgésicos fortes com o intuito de ficar «alterado», o jogo eletrónico e o jogo a dinheiro.
Os dados do ECATD-CAD/2024 vão ao encontro das conclusões do estudo anterior (implementado em 2019), embora se verifique uma clara tendência de descida dos valores relativos à maior parte dos indicadores em análise.
ACEDER
https://www.icad.pt/ (retirado de)
O Verão na ULisboa (https://www.ulisboa.pt/verao-na-ulisboa) é a iniciativa anual da Universidade de Lisboa que proporciona a oportunidade única, aos alunos do 8.º ao 12.º anos de estudo, ou que tenham já concluído o 12.º ano, de ficar a conhecer e experimentar o ritmo e o espírito da vida académica na Universidade.
As candidaturas estão abertas!
GRATUITO
De junho a setembro de 2025
Estão abertas as inscrições para a 29.ª edição do Ciência Viva no Laboratório, o programa de estágios científicos de verão da Ciência Viva.
Destinatários: Estudantes do 9.º ano do ensino básico ao 12.º ano do ensino secundário e profissional podem inscrever-se nos estágios de algumas das mais prestigiadas instituições científicas nacionais.
Áreas: Eletrónica, Geografia ou Química são apenas algumas das 14 áreas de ciência e tecnologia que os participantes podem explorar nos quase 300 estágios dinamizados por mais de 70 entidades, entre junho e setembro.
Os estágios, de uma a duas semanas, são acompanhados por investigadores da respetiva área de conhecimento. Esta é uma oportunidade para estudantes experimentarem o dia a dia da investigação científica e tecnológica, em contexto real.
Lei n.º 54/2025-Diário da República n.º 71/2025, Série I de 2025-04-10, Assembleia da República
- Deliberação n.º 528/2025-Diário da República n.º 70/2025, Série II de 2025-04-09
Lei n.º 39/2025, de 1 de abril, Diário da República n.º 64/2025, Série I de 2025-04-01, Assembleia da República
Proíbe o casamento de menores e inclui o casamento infantil, precoce ou forçado no conjunto das situações de perigo que legitimam a intervenção para promoção dos direitos e proteção da criança e do jovem em perigo, alterando o Código Civil, o Código do Registo Civil e a Lei de Proteção de Crianças e Jovens em Perigo.
Saber mais: https://www.cig.gov.pt
Hoje, dia 7 de Abril, assinala-se o "Dia Mundial da Saúde". Como forma de alerta e reforço do papel dos psicólogos e da Psicologia, a Ordem dos Psicólogos Portugueses divulga três novos documentos sobre "Doenças Crónicas"
Deixamos de gostar de alguém de um dia para o outro ou aos bocadinhos?
Percebemos tarde demais que deixámos de gostar ou estamos sempre a par daquilo que se passa connosco?
Deixar de gostar de alguém é uma espécie de fatalidade ou não tem que ser sempre assim?
Podcast "Porque sim Não é resposta" Deixamos de gostar de omissão em omissão?
Fundação Francisco Manuel dos Santos
A digitalização está a redefinir o mercado de trabalho, obrigando as
sociedades a repensarem o futuro do emprego.
Este policy paper é o primeiro a analisar os impactos da automação,
digitalização e inteligência artificial em todo o mercado de trabalho nacional.
Os autores identificam as profissões e as regiões do país que estão mais expostas à mudança tecnológica e as competências que são mais valorizadas.
E
apontam soluções de políticas públicas e de requalificação dos trabalhadores.