Autores: Ivone Patrão; Joana dos Santos Rita; Halley M. Pontes
Abstract
A Internet é um instrumento limitado, sem contactos face a face por natureza, o que favorece o desenvolvimento da dependência do espaço virtual e das actividades desenvolvidas pelos jovens nela. Alguns comportamentos só podem ser feitos on-line na Internet e não fora desse contexto. O DSM-5 (Manual Diagnóstico de Transtornos Mentais, 2013) considera importante o estudo de vícios comportamentais (ie, sem substância), como a dependência de videogames (on-line e / ou off-line). Para falar sobre a dependência da Internet deve estar
presente alguns componentes-chave:
- Grau de importância (PC, telefone, tablet, atividade dominante);
- Mudanças de humor (evitando a interação social, habilidades sociais);
- Tolerância (aumento do tempo online, maior investimento em actividades e comportamentos para atingir os mesmos níveis iniciais de prazer e bem-estar associados, por exemplo, jogos de azar);
- Sintomas de abstinência em relação à não utilização (por exemplo, irritabilidade, dores de cabeça, agitação e, por vezes, agressividade);
- Conflitos intra e intra-pessoais (controle de perda);
- Recaída em face de repetidas tentativas de parar o uso.
Propomos apresentar um projecto de promoção da saúde realizado numa escola vocacional, secundária, na área de Lisboa, que visava envolver todos os actores educativos e a comunidade, no que diz respeito à problemática da utilização da Internet (PIU).
Mais um recurso, o site de Vitoria Dunnnckley: http://drdunckley.com/
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