sábado, 29 de dezembro de 2018

O que sabe sobre a Declaração Universal dos Direitos Humanos?



O 70.º aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos assinala-se esta segunda-feira. O PÚBLICO reuniu algumas questões sobre os artigos que compõe a carta, os seus defensores e abstencionistas e ainda sobre quem a deveria ter escrito.

Imagem: http://www.wikijornal.com

sexta-feira, 28 de dezembro de 2018

Decreto Legislativo Regional n.º 24/2018/M

REGIÂO AUTONOMA DA MADEIRA
Cria o Programa Regional de Produtos de Apoio na Região Autónoma da Madeira, adiante designado por «APOIAR +»
O APOIAR+ abrange as pessoas com deficiência e, ainda, as pessoas que por uma incapacidade temporária necessitam de produtos de apoio. A elaboração da lista de produtos de apoio é objeto de despacho dos membros do Governo Regional com competência nas áreas da saúde, segurança social, emprego e educação.

O património cultural da Europa: conjunto de ferramentas para professores



Esta série de ferramentas destina-se aos alunos dos 10 aos 15 anos de idade. Visa ajudar os professores a abordar e a debater o tema do património cultural nas salas de aula. A ideia é incentivar os jovens a comemorar, descobrir e experimentar a riqueza e a diversidade do património cultural europeu de uma forma lúdica. É acompanhado de um jogo em linha.
Este pacote de ferramentas foi concebido como um recurso para professores de qualquer tópico ou disciplina, a fim de ajudá-los nas aulas, em debates e em trabalho de projeto sobre temas relacionados com o património cultural.
  • Grupo etário: 10-15
  • Tópicos: todos
  • Publicado por: Comissão Europeia
  • Ano: 2018
  • Línguas disponíveis: todas as línguas da UE
  • Ligação: clicar aqui (conjunto de ferramentas) e aqui (jogo em linha)

sexta-feira, 21 de dezembro de 2018

segunda-feira, 17 de dezembro de 2018

«Trabalhadores saudáveis, empresas prósperas — Guia prático para o bem-estar no trabalho»

Este guia apresenta uma abordagem prática para prevenir e gerir os riscos psicossociais e as lesões musculosqueléticas relacionados com o trabalho. Os trabalhadores europeus referem estes dois fatores como as principais causas de problemas de saúde relacionados com o trabalho. Tais problemas significam muitos dias de trabalho perdidos e resultam não apenas em sofrimento individual mas também em custos financeiros significativos.
Adaptado às necessidades das micro e pequenas empresas, o guia sugere um processo simples em cinco etapas para melhorar o ambiente de trabalho no sentido de resolver estes problemas. Embora se destine sobretudo a proprietários e gestores, o guia também é de interesse para os trabalhadores e respetivos representantes, bem como para profissionais da segurança e saúde no trabalho.
O guia fornece explicações simples e apresenta uma seleção de exercícios que podem ser utilizados para criar melhorias significativas e duradouras para benefício de trabalhadores e empresas.
ACEDER ao Guia (em língua inglesa), emhttps://osha.europa.eu/

Resolução da Assembleia da República n.º 311/2018

Resolução da Assembleia da República n.º 311/2018 Diário da República n.º 242/2018, Série I de 2018-12-17
Recomenda ao Governo a aplicação pelos profissionais de saúde de testes de diagnóstico de Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção
ACEDER: https://dre.pt/

sábado, 15 de dezembro de 2018

Livro: Gestão Curricular – Para a Autonomia das Escolas e dos Professores



Nova edição do livro Gestão Curricular – Para a Autonomia das Escolas e dos Professores

No quadro das novas políticas educativas, Maria do Céu Roldão, agora em coautoria com Sílvia de Almeida, retoma a reflexão sobre autonomia das escolas e flexibilização curricular procedendo a uma atualização do livro Gestão Curricular - para a autonomia das escolas e professores.

sábado, 8 de dezembro de 2018

Práticas de Intervenção Precoce na Infância: O caso do Agrupamento de Escolas de Referência de Alapraia




O Decreto-Lei n.º 54/2018 prevê a constituição de uma rede de Agrupamentos de Referência para a Intervenção Precoce na Infância (IPI), os quais dispõem de docentes que, em parceria com os serviços de saúde e de segurança social, permitem assegurar este tipo de intervenção o mais precocemente possível.
Neste webinar serão apresentados os testemunhos da diretora do Agrupamento de Escolas de Alapraia, que se focará na organização e monitorização do trabalho dos docentes que desenvolvem a sua atividade em IPI no concelho de Cascais, e de duas docentes, que irão testemunhar o trabalho que efetuam com famílias e crianças

quinta-feira, 6 de dezembro de 2018

Plataforma Parli



Gostavas de aprender uma língua nova de forma rápida cómoda e intuitiva? Três antigos estudantes da FEUP, Guilherme Guedes, Nelson Ribeiro Cardoso e João Pedro Abrantes, criaram a Parli que ajuda o utilizador a aprender diferentes línguas com conteúdos de interesse para o dia a dia. Começa já a aprender, acede a https://www.parliapp.com/home

TESE: "O PAPEL DO TRABALHO DE PROJETO NO ENSINO PROFISSIONAL DA DISCIPLINA DE ÁREA DE INTEGRAÇÃO"



Ana Filipa Vieira Lopes Joaquim 
Mestrado em Ensino de Economia e de Contabilidade
Relatório da Prática de Ensino Supervisionada orientado pela Professora Doutora Ana Luísa Rodrigues - Universidade de Lisboa 

Imagem: https://ensinoprofissional2018.wordpress.com

A Manual on Work and Happiness


THE MANUAL is a kit of instructions on how to create the participatory theatre show A Manual on Work and Happiness. It includes a video, a step-by-step document, a set design kit and the texts of the show in five languages (English, Portuguese, Italian, Greek and Spanish).

THE MANUAL is royalty-free. People around the world – artists, professional or amateur companies – are encouraged to download it and create their own version of the show! THE MANUAL is one of the outcomes of a two-year project which included, among other events, five artistic residencies and five participatory stage performances in five cities from three countries (Portugal, Italy and Greece). Those residencies were coordinated by Portuguese theatre company mala voadora and were designed to the local communities, thus turning a group of citizens out of arts scene into performers. Each one of those five performances was based on a series of instructions and texts which were tested and adjusted to the necessities of different groups and different venues. THE MANUAL is a compilation of those instructions and texts written by Pablo Gisbert (including the ones which were left out of the performances). Upcoming shows, directed by motivated professional or non professional artists worldwide willing to give it a try, are expected to follow THE MANUAL, but also keep a certain level of creative freedom. Now you have everything you need to do this show. Try not to be too strict and enjoy yourself!

Aceder ao MANUAL em: http://amanualonworkandhappiness.eu/

Manual na versão Portuguesahttp://amanualonworkandhappiness.eu/

terça-feira, 4 de dezembro de 2018

Ebook: INOVAÇÃO PEDAGÓGICA E MUDANÇA EDUCATIVA - Da teoria à(s) prática(s)


(acesso integral)


“O Homem domina o rio ou o rio domina o Homem?” in INOVAÇÃO PEDAGÓGICA E MUDANÇA EDUCATIVA Faculdade de Educação e Psicologia, orgs. Ilídia Cabral e José Matias Alves

Universidade Católica
Novembro de 2018


Documentos E. Especial - Agrupamentos de Escolas de Vila Nova de Paiva




Relatório Técnico Pedagógico

Relatório de Apoio Psicopedagógico

Programa Educativo Individual

Programa Educativo Individual – Adaptações Curriculares Significativas

Processo de identificação da necessidade de medidas

Plano Individual de Transição

Plano Individual de Transição - avaliação da experiência laboral

Manual de procedimentos de educação  inconclusivo em elaboração

Ficha de Implementação das Medidas Universais

Adaptações curriculares não significativas



Um exemplo de boas práticas

segunda-feira, 3 de dezembro de 2018

Documento "Orientações para o trabalho em Psicologia Educativa nas Escolas”




Estas Orientações, construídas num diálogo intenso e construtivo com a Ordem dos Psicólogos Portugueses, visam apoiar os psicólogos no exercício das suas atividades, sobretudo tendo em conta a produção de nova legislação sobre inclusão e currículo e o desenvolvimento de várias medidas de apoio ao desenvolvimento de um sentimento de pertença em cada aluno: apoios tutoriais específicos, programas integrados municipais, sinalização precoce de dificuldades, reforço da educação estética e artística, entre tantas outras medidas que visam a geração de sentimento de felicidade e bem-estar junto dos alunos.

sexta-feira, 30 de novembro de 2018

Observatório da Deficiência e Direitos Humanos (ODDH)



O Observatório da Deficiência e Direitos Humanos (ODDH) visa acompanhar a implementação de políticas para a deficiência em Portugal e nos países de língua oficial portuguesa, assim como promover processos participados de monitorização e de desenvolvimento dos direitos humanos das pessoas com deficiência.

Resolução do Conselho de Ministros n.º 154/2018


Diário da República n.º 230/2018, Série I de 2018-11-29
Aprova a revisão da Estratégia Nacional para a Integração das Comunidades Ciganas 2013-2022
ACEDER: https://dre.pt


A nova Estratégia Nacional para a Integração das Comunidades Ciganas prevê que 100 alunos do ensino secundário beneficiem de bolsas de estudo no próximo ano. 

Artigo: Práticas colaborativas dos psicólogos escolares portugueses: Uma análise de tipologias e contextos


Sofia A. Mendes* / Ana Isabel Pinto* / Isabel M. P. Abreu-Lima* / Leandro S. Almeida** * Centro de Psicologia, Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, Universidade do Porto, Porto, Portugal; ** Departamento de Psicologia da Educação e Educação Especial, Universidade do Minho, Braga, Portugal

Análise Psicológica (2018), 4 (XXXVI): 485-500

Aceder em: http://publicacoes.ispa.pt

abstract 
A colaboração entre psicólogos escolares e os vários serviços e profissionais da comunidade educativa é essencial para a prestação de serviços compreensivos, integrados e eficazes a alunos e famílias. Tendo por base a resposta de 477 profissionais a um inquérito eletrónico, este estudo investiga as práticas colaborativas intra e interinstitucionais dos psicólogos escolares portugueses. Os resultados encontrados sugerem que estes profissionais colaboram de forma regular, e com uma vasta gama de propósitos, com uma grande diversidade de entidades, serviços e equipas, internos e externos à escola. Entre as práticas colaborativas reportadas com mais frequência, destaca-se a colaboração dos psicólogos escolares com conselhos de turma, equipas de educação especial, comissões de proteção de crianças e jovens, e serviços de saúde. Os objetivos e a natureza das atividades desenvolvidas no contexto destas e de outras colaborações são explicitados, permitindo concretizar e colocar em evidência a natureza multifacetada do papel dos psicólogos escolares e os seus múltiplos contributos para as escolas. Implicações para a prática profissional, o desenvolvimento da profissão e futuras investigações são apresentadas.

Palavras-chave: Psicólogos escolares, Colaboração intrainstitucional, Colaboração interinstitucional.

domingo, 25 de novembro de 2018

OS PSICÓLOGOS E O PROCESSO DE ORIENTAÇÃO





Titulo : OS PSICÓLOGOS E O PROCESSO DE ORIENTAÇÃO
Editor :Direção - Geral da Educação
Ministério da Educação 2016

Autores
Maria do Céu Taveira, Maria Paula Paixão, Vítor Gamboa
Escola de Psicologia, Universidade do Minho
Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, Universidade Coimbra
Departamento de Psicologia e Ciências da Educação, Universidade do Algarve

sexta-feira, 23 de novembro de 2018

CIÊNCIAVITAE




Facilita a gestão do seu currículo científico, dando-lhe maior visibilidade.

CIÊNCIAVITAE é o sistema nacional de gestão curricular de ciência, assumindo-se enquanto elemento central no ecossistema de gestão da informação sobre a atividade científica e tecnológica bem como uma ferramenta de suporte à modernização dos processos administrativos suportados por um CV.

Destinatários: Estudante, Investigador e Instituições

quinta-feira, 22 de novembro de 2018

KIT de EXPLORAÇÃO: 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos


AMINISTIA INTERNACIONAL PORTUGAL
Conjunto de sugestões para promover os direitos humanos na sua escola, com atividades que incentivam os alunos a melhor compreender e valorizar os DH e a responsabilizaram-se pelo seu respeito, defesa e promoção.

Outros materias pedagógicos no âmbito dos Direitos Humanos: 

quarta-feira, 21 de novembro de 2018

Aqeduto — projecto de investigação para avaliação da qualidade e equidade em educação

O Conselho Nacional de Educação e a Fundação Francisco Manuel dos Santos  promovem o Projeto aQeduto desde 2015.
É um projecto de investigação para avaliação da qualidade e equidade em educação —, com base em estimativas feitas pela Education Endowment Foundation, uma organização independente inglesa criada em 2011 com o objectivo de promover as aprendizagens dos alunos mais carenciados.

Projeto de investigação, aQeduto: Avaliação, qualidade e equidade em educação, tem como propósito construir um corpo de referenciais sobre avaliação, qualidade e equidade em educação, baseado em investigação comparada a partir das bases de dados dos alunos portugueses que participaram nos sucessivos ciclos de testes PISA (2000, 2003, 2006, 2009, 2012) e visa explicar a variação dos resultados dos alunos portugueses nos testes PISA, nomeadamente os fatores responsáveis pela evolução positiva verificada em Portugal ao longo dos doze anos, tendo em conta três eixos fundamentais:
  • os alunos (alterações na condição social, económica, cultural, comportamental e motivacional dos alunos e das famílias);
  • as escolas (mudanças na organização escolar);
  • e o país (variações nas condições económicas a nível macro do país).
Este projeto tem como principal objetivo municiar a opinião pública com informação credível e sustentada sobre o desempenho dos alunos portugueses...
Continuar a  ler: http://www.aqeduto.pt/

sábado, 17 de novembro de 2018

The Self-Authoring Suite



PLANEAR A VIDA
The Self-Authoring Suite is a series of online writing programs that collectively help you explore your past, present and future.
Site: https://www.selfauthoring.com

quinta-feira, 15 de novembro de 2018

online – Partilhas à Quarta


Com o objetivo de divulgar práticas inovadoras de ensino e de aprendizagem, desenvolvidas no âmbito da iniciativa Laboratórios de Aprendizagem e do projeto eTwinning, a ERTE/DGE agendou um conjunto de videoconferências, online – Partilhas à Quarta.
Continuar a ler: http://www.dge.mec.pt/

Programa de Desenvolvimento Socioafetivo (DAS)


Autor: M.ª V. de la Cruz Mª C. Mazaira 

População: Crianças & Adolescentes

Versão: Portuguesa

Aplicação: Coletiva

Descrição Física
O programa DSA é constituído pelo seguinte material:
  • Manual Técnico
  • Cartão com a Roda dos Sentimentos
  • Cartões com Expressões Faciais

Programa de intervenção que tem como objectivo estimular o desenvolvimento social e afetivo.
Através deste programa pretende-se que os jovens aprendam a estar e a agir em grupo, aumentem o conhecimento que têm acerca de si mesmos, aprendam a reconhecer e a aceitar os seus sentimentos, aumentem e melhorem os seus padrões comunicacionais, e aprendam a seleccionar comportamentos construtivos empregando-os na resolução de problemas.
Este programa destina-se, principalmente, à prevenção de problemas comportamentais junto de jovens que manifestam ou que podem vir a manifestar problemas ao nível do comportamento social.

https://www.forma-te.com/

http://www.edipsico.pt/_old/dsa.htm

segunda-feira, 12 de novembro de 2018

Projeto “O CES vai à Escola”





Uma das apostas do Centro de Estudos Sociais (CES) consiste na difusão da cultura científica, empenhando-se por isso na promoção de espaços de contacto entre os seus investigadores/as e a comunidade. Nesse sentido, o CES convida as escolas a participar no projeto “O CES vai à Escola”. A iniciativa desenvolve-se, desde janeiro de 2014 em parceria com o Ciência Viva, atestando a importância do trabalho que “O CES vai à Escola” tem vindo a desenvolver.
A atividade, que decorre entre novembro e junho de cada ano lectivo, é vocacionada para alunos de vários ciclos de ensino (2º e 3º ciclos do ensino básico e ensino secundário). Através dela pretende-se contribuir para a divulgação do conhecimento produzido em diferentes áreas das Ciências Sociais e das Humanidades, através da partilha do trabalho de investigação desenvolvido na nossa instituição e da promoção do debate em seu torno.


Rui Ângelo. Psicólogo de Emergência



Um vídeo da Plataforma design the future
Mais Vídeos sobre Profissões: http://www.designthefuture.pt/discover.aspx

Revistas online da Plataforma ONGD




Cada edição da Revista aborda um tema acerca da Cooperação para o Desenvolvimento e da Educação para o Desenvolvimento bem como a da Ajuda Humanitária e de Emergência



domingo, 11 de novembro de 2018

Podcast EDUTalks




As EDUTalks são ciclos de conferências e debates públicos sobre temas transversais à Educação, com a presença de individualidades de referência na área. Aceda aos vários debates e conferências nesta página ou subscreva o nosso Podcast num dos vários serviços disponibilizados

Campanha "Time for Inclusive Education (TIE)"


https://www.tiecampaign.co.uk (site da Campanha)

Escócia é o primeiro país a incluir aulas LGBTI em todas as escolas
O objectivo das aulas é fazer com que “todos as crianças e jovens LGBTI se sintam seguros, apoiados e incluídos na escola”. Mas também "promover a tolerância e as relações positivas” entre todos. Iniciativa governamental é estreia mundial.
A Escócia vai ser o primeiro país a leccionar, em todas as escolas públicas, os direitos das pessoas lésbicas, gay, bissexuais, transgénero e intersexo. O plano curricular vai passar a integrar a história dos movimentos que lutam pela igualdade da comunidade LGBTI, bem como discutir formas de explorar a terminologia e a identidade de género e combater a homofobia, bifobia e a transfobia.
PUB
O vice-primeiro-ministro escocês, John Swinney, apresentou no Parlamento, a 8 de Novembro, o relatório e as linhas de recomendação do grupo de trabalho Educação Inclusiva LGBTI. Estabelecido em Abril de 2017, o grupo foi liderado pelos representantes da campanha Time for Inclusive Education (TIE) e juntou dez comissões e associações tanto governamentais como não-governamentais — e até católicas. O governo escocês “aceitou por completo” todas as 33 propostas que resultaram da discussão.
Continuar a ler: https://www.publico.pt/


sábado, 10 de novembro de 2018

transferência de competências para os municipios no domínio da educação e da cultura


COMUNICADO do CONSELHO de MINISTROS de 8 de NOVEMBRO de 2018

Foram aprovados os decretos - lei que concretizam a transferência de competências 
para os municipios no domínio da educação e da cultura
Continuar a ler: https://www.portugal.gov.pt

Nota: Transferência de competências para os órgãos municipais  ao nível do "recrutamento, seleção e gestão do pessoal não docente, transferindo-se o vínculo do Ministério da Educação para os municípios"

quinta-feira, 8 de novembro de 2018

Guia Pedagógico: O TRABALHO HOJE E NO FUTURO




ou
(Centro de Intervenção para o Desenvolvimento Amilcar Cabral)

Trata-se de um recurso pedagógio sobre o trabalho
  • Este guia pedagógico para educadores e educadoras foi pensado para apoiar a utilização do recurso. A sua consulta é importante antes de passarem à prática, pois:
  • explica a forma como o recurso se encontra organizado e como pode ser utilizado;
  • apresenta algumas reflexões sobre o conceito de Educação para a Cidadania Global (ECG) e a sua evolução histórica;
  • fornece dicas sobre o papel do educador e da educadora à luz da ECG;
  • apresenta um enquadramento conceptual sobre o tema do trabalho no geral, e em particular sobre o âmbito das migrações e da automatização do trabalho, que poderá ser importante para o desenvolvimento do percurso e das atividades;
  • fornece dicas metodológicas concretas para a realização dos percursos e das atividades sugeridas;
  • sugere algumas referências (livros, artigos, sites, vídeos) que consideramos úteis e interessantes para aprofundar conhecimentos no âmbito da Educação para a Cidadania Global

Destinatários: 3º Ciclo e secundário

Imagem: Gazeta do Povo

domingo, 4 de novembro de 2018

Entrevista - Professora Ariana Cosme



Entrevista - Professora Ariana Cosme, professora da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto.

quinta-feira, 1 de novembro de 2018

Seleção de textos: O FUTURO do TRABALHO

Hot Links | 2025: Future of Work

Textos:
  • 21 Jobs of the Future*
  • New World of Work*
  • What key competencies are needed In the digital age?*
  • Social and Solidarity Economy and the Future of Work*
  • Robots vs Jobs*
  • The Digital Talent Gap: Are Companies Doing Enough?*
  • Future of Work*
  • The Future of Skills: Employment in 2030*
  • Workforce of the Future: The Competing Forces Shaping 2030*
  • AI and the Future of Work*
  • A review on the future of work: online labour exchanges or crowdsour, em: https://oshwiki.eu/