Sofia A. Mendes* / Ana Isabel Pinto* / Isabel M. P. Abreu-Lima* / Leandro S. Almeida**
* Centro de Psicologia, Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, Universidade do Porto,
Porto, Portugal; ** Departamento de Psicologia da Educação e Educação Especial, Universidade do
Minho, Braga, Portugal
abstract
A colaboração entre psicólogos escolares e os vários
serviços e profissionais da comunidade educativa é essencial para a prestação
de serviços compreensivos, integrados e eficazes a alunos e famílias. Tendo por
base a resposta de 477 profissionais a um inquérito eletrónico, este estudo
investiga as práticas colaborativas intra e interinstitucionais dos psicólogos
escolares portugueses. Os resultados encontrados sugerem que estes
profissionais colaboram de forma regular, e com uma vasta gama de propósitos,
com uma grande diversidade de entidades, serviços e equipas, internos e
externos à escola. Entre as práticas colaborativas reportadas com mais
frequência, destaca-se a colaboração dos psicólogos escolares com conselhos de
turma, equipas de educação especial, comissões de proteção de crianças e
jovens, e serviços de saúde. Os objetivos e a natureza das atividades
desenvolvidas no contexto destas e de outras colaborações são explicitados,
permitindo concretizar e colocar em evidência a natureza multifacetada do papel
dos psicólogos escolares e os seus múltiplos contributos para as escolas.
Implicações para a prática profissional, o desenvolvimento da profissão e
futuras investigações são apresentadas.
Palavras-chave: Psicólogos escolares, Colaboração intrainstitucional, Colaboração interinstitucional.
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