segunda-feira, 24 de junho de 2019

Guia Pedagógico e Artístico de Promoção da Interculturalidade






É uma ferramenta que visa apresentar algumas sugestões artísticas – livros ilustrados e filmes – que poderão ser explorados, em sala de aulas, de forma a fomentar princípios de pedagogia intercultural, junto de públicos de diferentes faixas etárias. 

O Guia encontra-se no site da Câmara Municipal da Lourinhã.

Mochila do Soldado – Partir da Guerra para a Paz




 Recursos Pedagógicos de Educação para o Desenvolvimento
A Organização Não Governamental para o Desenvolvimento AIDGLOBAL - Acção e Integração para o Desenvolvimento Global, desenvolveu, através do Projeto “Educar para Cooperar: a Rota Histórica das Linhas de Torres e a Cidadania Global”, um recurso didático-pedagógico intitulado Mochila do Soldado – Partir da Guerra para a Paz.
Este recurso, destinado a educadores, professores e profissionais da área do Património, usou a Rota Histórica das Linhas de Torres como estratégia da materialização dos conceitos de sustentabilidade ambiental, paz, direitos humanos, igualdade de género.
Partindo de um contexto historicamente conhecido como Guerra Peninsular (1807-1814) – conflito armado que envolveu quatro estados soberanos europeus (Portugal, Espanha, França e Inglaterra) – e centrando-se no quadro das invasões francesas de Portugal (1807-1810), este recurso, como refere a AIDGLOBAL, “integra um guia pedagógico acompanhado de vários adereços, imagens, cartões de personagens e fichas de apoio às atividades” e articula-os com conteúdos programáticos de várias disciplinas.
Como refere a AIDGLOBAL, é desta articulação que nascem as etapas para um caminho de “promoção de uma Cidadania Global ativa” e cuja meta é afirmada no subtítulo deste projeto: Partir da Guerra para a Paz.

sexta-feira, 21 de junho de 2019

Garden sketching — encontro de urban sketchers no Jardim Gulbenkian



Atividade livre
Como vem sendo habitual nos últimos anos, nestes dois sábados há mais encontros de urban sketchers no Jardim. 
Todos os anos aqui se juntam verdadeiros especialistas do desenho e se revelam novos talentos, novas paixões. Desenhar pode ser muito apaixonante e divertido, e só não sabe quem não experimenta. Convidamos todos os que suspeitam que gostam de desenhar e outros curiosos a participar. É só trazer um caderno de folhas lisas, uns lápis ou tintas, e descontração. Não há nada como experimentar!

Sáb, 22 junho 2019
 10:30

Com 
Urban Sketchers Portugal

As crianças até aos 12 anos devem vir acompanhadas por um adulto.

quarta-feira, 19 de junho de 2019

Plano Nacional das Artes



https://www.dge.mec.pt/ (Resolução do Conselho de Ministros nº 42/2019)


Desenvolvido pelas áreas governativas da Cultura e da Educação, o Plano Nacional das Artes (PNA) tem como objetivo tornar as artes mais acessíveis aos cidadãos, em particular às crianças e aos jovens, através da comunidade educativa, promovendo a participação, fruição e criação cultural, numa lógica de inclusão e aprendizagem ao longo da vida. Pretende incentivar o compromisso cultural das comunidades e organizações e desenvolver redes de colaboração e parcerias com entidades públicas e privadas, designadamente, trabalhando em articulação com os planos, programas e redes pré-existentes.

Apresentação Publica a 18/06/19: https://www.dge.mec.p


- Resolução do Conselho de Ministros n.º 51/2021-Diário da República n.º 91/2021, Série I de 2021-05-11
Presidência do Conselho de Ministros
Altera as linhas orientadoras para o Plano Nacional das Artes.

terça-feira, 18 de junho de 2019

Diferentes formas de Aprender, diferentes formas de motivar!




Portal da Formação e dos Formadores
Consultório da Aprendizagem: "Diferentes formas de Aprender, diferentes formas de motivar!", realizado no dia 18 de junho de 2019. Dinamizado pela Escola Profissional de Aveiro (Vencedora do Prémio Criatividade e Inovação na Formação 2019) e moderado por Mário Martins (Forma-te).

Conteúdos da sessão:
- A escola que não deixa ninguém para trás!
- Formas criativas de “agarrar” quem teima em fugir.
- Educar para a escola, para a vida, para o trabalho, para as relações.
- Projeto Educativo: E se fosse Bom fugir para a Escola!
- Exemplos de boas práticas.

https://www.forma-te.com/artigos/564-notcias/

segunda-feira, 17 de junho de 2019

Tese - EDUCAR NAS VIRTUDES: programa de intervenção para alunos do 1º ciclo de ensino básico



Universidade de Lisboa - Faculdade de Psicologia
Autor: Maria da Ressurreição Morais Monge da Silva
Orientador: Maria Helena Marujo
Tese de Doutoramento
2014

RESUMO
Este estudo visou a construção, aplicação e avaliação de um Programa de Intervenção em contexto escolar, dirigido a alunos do 1.º ciclo do ensino básico a frequentarem os 1.º, 2.º e 3.º anos de escolaridade, com uma média de idades de 7,5 anos, destinado a promover atividades e contextos facilitadores do desenvolvimento de forças e virtudes. Para tal comparou os resultados de um grupo experimental (N=107), a quem o Programa foi aplicado, com um grupo de controlo (N=84), que não foi submetido ao Programa. Esta comparação foi feita em três momentos temporais – pré-teste, pós-teste e follow-up. A investigação realizada, que utilizou metodologias qualitativas e quantitativas, teve como base teórica a Psicologia Positiva e partiu do trabalho de concetualização de Peterson e Seligman (2004) sobre as Virtudes e Forças de Caráter. O treino das forças e virtudes foi assim desenvolvido através: a) da consciência e reflexão individuais e coletivas da sua operacionalização e prática; b) do envolvimento numa horta pedagógica baseada em agricultura natural; c) da prática da arte do Ikebana. Os resultados sugerem que, de acordo com as suas auto descrições, os alunos sujeitos ao Programa, comparativamente ao grupo de controlo, evidenciaram aumento da utilização das forças Criatividade; Curiosidade; Pensamento Crítico; Desejo de Aprender; Perspetiva; Bravura; Persistência; Integridade; Vitalidade; Amor; Bondade; Inteligência Social; Cidadania; Equidade; Perdão; Humildade; Prudência; Autocontrolo; Apreciação da Beleza; Gratidão; Esperança e Humor, integradas nas seis Virtudes - Sabedoria; Coragem; Humanidade, Justiça; Temperança e Transcendência. Não se encontraram diferenças entre os alunos dos dois grupos, controlo e experimental, nas forças: Liderança e Espiritualidade. Os dados encontrados foram discutidos à luz da literatura e da psicologia educacional considerando-se o interesse psicológico e pedagógico de Programas de promoção de virtudes no contexto escolar.

domingo, 16 de junho de 2019

Novas orientações para o pré-escolar




Novas orientações para o pré-escolar são claras: crianças não devem ser classificadas

Como devem progredir e o que devem saber as crianças entre os 3 anos e  o ingresso no 1.º ciclo? As novas orientações para o pré-escolar estão a ser apresentadas neste sábado.
Na Comunicação social: https://www.publico.pt/


quinta-feira, 13 de junho de 2019

"Partilhas à Quarta" - projetos no âmbito da Educação para a cidadania



Vídeo de apresentação da 7.ª sessão da iniciativa "Partilhas à Quarta" (ERTE/DGE), realizada no dia 8 de maio de 2019, entre as 21h e as 22h, com a apresentação de dois projetos no âmbito da Educação para a cidadania: - "Sair da escola dos diferentes para a escola das diferenças " (cenário de aprendizagem LA), da responsabilidade de Maria Clara Silva e de José Bessa Oliveira, do Agrupamento de Escolas de Oliveira de Frades; - "Litter@sea" (eTwinning), da responsabilidade de Manuela Correia, do Agrupamento de Escolas Dr. Manuel Gomes de Almeida, Espinho.

"Partilhas à Quarta" - projetos no âmbito da Articulação curricular


Vídeo de apresentação da 8.ª sessão da iniciativa "Partilhas à Quarta" (ERTE/DGE), realizada no dia 5 de junho de 2019, entre as 21h e as 22h, com a apresentação de dois projetos no âmbito da Articulação curricular: - "Uma Janela para a cidade do Futuro" (cenário de aprendizagem LA), da responsabilidade de José Santos e de Paulo Santos, do Agrupamento de Escolas de Pinhal de Frades; -"Perspetivas multidisciplinares em projetos internacionais" (eTwinning), da responsabilidade de Ana Mel, Francisco Ferreira e de Margarida Godinho , da Escola Secundária Maria Amália Vaz de Carvalho, Lisboa.

quarta-feira, 12 de junho de 2019

Prioridade na Matrícula


Decreto-Lei nº  54/2018 - artigo 27º 


Mediateca de formação



Portal da Formação e dos Formadores - Forma-te
Mediateca de formação para formadores e professores de acesso livre e gratuito. Faça o download de milhares de Recursos Formativos / Educativos Abertos (manuais, ficheiros e apresentações PowerPoint).

RECURSOS nas seguintes Categorias:



Portaria n.º 181/2019

Diário da República, 1.ª série — N.º 111 — 11 de junho de 2019
A presente portaria define os termos e as condições em que as escolas, no âmbito da autonomia e flexibilidade curricular, podem implementar uma gestão superior a 25 % das matrizes curriculares -base das ofertas educativas e formativas dos ensinos básico e secundário, com vista ao desenvolvimento de planos de inovação, regulamentando o n.º 3 do artigo 12.º do Decreto -Lei n.º 55/2018, de 6 de julho

ACEDER https://dre.pt/

Na comunicação social: https://observador.pt/

terça-feira, 11 de junho de 2019

Kit de ferramentas para lidar com o abandono escolar precoce



O novo Kit de ferramentas no Ensino e Formação Profissional (EFP) foi apresentado pela CEDEFOP e pela Plataforma de Aprendizagem ao Longo da Vida, em Bruxelas, no dia 29 de maio de 2019.
Este kit disponibiliza orientações, dicas e boas práticas do EFP, com o objetivo de ajudar os jovens a alcançar uma qualificação secundária superior.
O acesso ao Kit: http://www.cedefop.europa.eu/

quarta-feira, 5 de junho de 2019

ATEC | Curso de Aprendizagem - Técnico de Mecatrónica Automóvel



Este curso Técnico de Mecatrónica Automóvel permite a conclusão do ensino secundário e, prepara o Formando para cumprir as tarefas multi-facetadas exigidas para os profissionais nas oficinas, nas áreas da mecânica, eletricidade, eletrónica e diagnóstico.

Perfil do curso Técnico de Mecatrónica Automóvel: https://www.atec.pt/

SABER mais sobre este e outros cursos da ATEC: https://www.atec.pt/

ATEC - Academia de Formação, é um projeto idealizado e promovido pela Volkswagen Autoeuropa, Siemens, Bosch e Câmara de Comércio e Indústria Luso- Alemã, que se materializou em dezembro de 2003 como uma Associação de Formação para a Indústria.  Nasceu da fusão das estruturas de formação em que participava a Volkswagen Autoeuropa (FORMAUTO) e a Siemens, S.A. (ANFEI – Associação Nacional de Formação Eletrónica Industrial), assumindo um papel próprio e autónomo que soube conjugar todo o know-how destas entidades.