quarta-feira, 17 de abril de 2024

RELATÓRIO FINAL: Comissão de Análise Integrada da Delinquência Juvenil e da Criminalidade Violênta

 




Menores de 12 anos identificados como correios de droga pela PSP
Hugo Guinote deu conta que a maioria dos jovens delinquentes tem entre 12 e 16 anos, pratica sobretudo crimes de roubo e ofensas à integridade física e recorrerem a armas, maioritariamente branca.(...)
Menores de 12 anos identificados como correios de droga pela PSP
"Estão todos em idade escolar e muitas vezes vão à escola. Eles não deixam de ir à escola, só que depois quando estão fora da escola, acabam por se entregar a actividades marginais e à prática de crime. São sobretudo crimes contra a propriedade, mas que depois, fazendo uso da violência, acabam por se transformar em crimes contra a integridade física em que roubam para ter dinheiro ou artigos que as pessoas têm na sua posse, como telemóveis e roupas", Hugo Guinote (PSP) explicou.
Fonte: Jornal Publico de hoje. 

Recomendações (pag.56 do relatório)

1ª Em contexto escolar, reforçar a capacidade de deteção, sinalização e intervenção ao nível de crianças e jovens em risco, designadamente ao nível dos profissionais de Psicologia e da Equipa Multidisciplinar quando existe, potenciando a implementação de programa(s) de intervenção (em grupo ou individualmente) e a ativação articulada de recursos na comunidade. (Articula com R8 e R17 - 2RI) 2.


Outros relatórios: https://www.sg.mai.gov.pt/

Sem comentários: