segunda-feira, 18 de janeiro de 2021

Guião para Implementação do PIT - Uma proposta da APSA

 


https://www.dge.mec.pt/ 

ou 

(DGE em Outras Publicações https://www.dge.mec.pt)

GUIÃO DE APOIO AO DESENVOLVIMENTO DE PLANOS INDIVIDUAIS DE TRANSIÇÃO
- Mais inclusão na educação
O regime jurídico para a educação inclusiva prevê, no Decreto-Lei 54/2018, que os alunos com medidas adicionais de apoio à aprendizagem preparem, nos últimos três anos da escolaridade obrigatória, a sua transição para a idade adulta.
Para tal, as escolas devem desenvolver um Plano Individual de Transição, que, entre outras medidas, contemple parcerias para a empregabilidade dos alunos, para o estímulo da sua autonomia e para a validação e reconhecimento do potencial de cada um.
O Ministério da Educação estabeleceu uma parceria com a Associação Portuguesa do Síndrome de Asperger (APSA) para a elaboração de uma guião de apoio à elaboração e implementação dos Planos Individuais de Transição.
Do meu prefácio:
“Este Guião, que decorre de uma parceria entre o Ministério da Educação e a APSA, que muito generosamente nos permitiu contar com o seu saber acumulado e com as suas experiências reais, visa apoiar as escolas na elaboração e concretização dos Planos Individuais de Transição.
Esta é uma tarefa que, quando as dificuldades são agravadas, deve começar o quanto antes, para que se explore o potencial e a adaptabilidade de cada e para que os parceiros da comunidade e empresas tenham também tempo para perceber o quanto podem ganhar se o seu caminho for o da inclusão.
A inclusão é um processo complexo e longo. Mas não é uma utopia. Durante séculos, as mulheres não puderam votar ou exercer determinadas profissões. Durante séculos, a escravatura foi considerada normal. Durante séculos, a deficiência ficava trancada em casa, escondida e com vergonha. Se hoje derrubámos tantas barreiras, isso deve-se a tantas pessoas que não descansaram enquanto o sonho não se tornou realidade.”
Fonte: João Costa (Secretário de Estado Adjunto e da Educação) na sua pagina do Facebook

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