Duarte, A., & Dias, P. (2021). TikTok: usos e motivações entre adolescentes em Portugal. Chasqui. Revista Latinoamericana de Comunicación, (147), 81-102. https://repositorium.sdum.uminho.pt/
Resumo
Durante os primeiros meses de confinamento devido à pandemia Covid-19, o TikTok foi a aplicação mais descarregada a nível mundial, tendo conquistado, só em Portugal, meio milhão de novos utilizadores, o que requer um olhar mais aprofundado por parte das Ciências de Comunicação. Usando como base a teoria dos Usos e Gratificações (U&G), este estudo pretende mapear as práticas de adolescentes portugueses (13-16) nesta plataforma, explorando as diferenças entre os utilizadores e os criadores de conteúdos. Para tal, foi realizada um inquérito online a uma amostra não probabilística de 263 utilizadores do TikTok. Os resultados mostram que 44,5% produzem conteúdos e que estes têm uma atuação mais estratégica, focada na autopromoção, na expansão e dinamização da sua comunidade online,
https://repositorium.sdum.uminho.pt
Resumo
Durante os primeiros meses de confinamento devido à pandemia Covid-19, o TikTok foi a aplicação mais descarregada a nível mundial, tendo conquistado, só em Portugal, meio milhão de novos utilizadores, o que requer um olhar mais aprofundado por parte das Ciências de Comunicação. Usando como base a teoria dos Usos e Gratificações (U&G), este estudo pretende mapear as práticas de adolescentes portugueses (13-16) nesta plataforma, explorando as diferenças entre os utilizadores e os criadores de conteúdos. Para tal, foi realizada um inquérito online a uma amostra não probabilística de 263 utilizadores do TikTok. Os resultados mostram que 44,5% produzem conteúdos e que estes têm uma atuação mais estratégica, focada na autopromoção, na expansão e dinamização da sua comunidade online,
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