Que factores que contribuem para a adaptação ao Ensino Superior e para o sucesso educativo?
Os estudos citados pelo psicólogo e investigador da Universidade do Minho, Leandro de Almeida e Colaboradores, indicam que as dificuldades de aprendizagem no ensino superior, podem estar associadas aos seguintes factores:
- Falta de conhecimentos de base para o curso, por exemplo, nas disciplinas consideradas básicas;
- Relação mais distante com os professores e a falta de um feedback destes;
- Um raciocínio dogmático e rígido pouco adequado à apropriação de modelos explicativos mais controversos e complexos;
- Falta de métodos de estudo pautados por fraca autonomia e auto-regulação;
- A pouca clareza do projecto vocacional e baixa auto-confiança com claras implicações nos níveis de motivação;
- O fraco domínio das TIC e outros recursos de suporte (Línguas estrangeiras, capacidades de leitura e escrita ...);
- A gestão deficiente do tempo de estudo, conduzindo por vezes a estudo sazonal e nos momentos de avaliação.
Para Saber Mais, Consultar o Artigo Rendimento Académico no Ensino Superior: Estudo com Alunos do 1º ano.
Sem comentários:
Enviar um comentário