25. O Apoio Psicopedagógico pode envolver professores
para além do psicólogo escolar?
Sim. O apoio psicopedagógico concretiza-se,
preferencialmente de forma indireta, através da capacitação dos professores e
outros agentes educativos, para que possam intervir na resolução de problemas
comportamentais, para potenciarem a sua prática pedagógica e para desenvolverem
nos alunos estratégias de autorregulação da aprendizagem, da tomada de decisão
e da resolução de problemas. O apoio psicopedagógico tem como principal
objetivo otimizar o processo de ensino e de aprendizagem e a aquisição de
estratégias fundamentais para a performance académica. A ponderação por esta
modalidade de intervenção deverá considerar um conjunto de questões: •
Quais os objetivos do apoio psicopedagógico e como vão
ser atingidos?
• Em que medida se
enquadra no projeto de promoção do sucesso educativo da escola?
• Em que domínios vai incidir (comportamental, cognitivo,
afetivo, socio relacional)?
• Qual a duração e
a calendarização? • Em que medida responde às expectativas e necessidades dos
alunos e docentes?
• Como e quem
identificou a necessidade de implementar a intervenção? • Qual o caráter da intervenção
(remediativo ou preventivo)?
Retirado de : Perguntas e Respostas - FAQ do Decreto-lei 54/2018 de 6 de julho
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