Cada um de nós tem o seu próprio estilo de aprendizagem. Uma determinada maneira de estudar pode ser útil para uma pessoa , mas menos eficaz para outra.
O artigo publicado na Psicologia Psychological Science in the Public Interest, com base de no Trabalho de Dunlosky, J., Rawson, K., Marsh, E., Nathan, M ., & amp; Willingham, aborda este assunto.
- ACEDER em plataforma Bigthink. ou:
http://bigthink.com/neurobonkers/assessing-the-evidence-for-the-one-thing-you-never-get-taught-in-school-how-to-learn (Tem acesso ao artigo na íntegra)
- ACEDER a outros artigos, sob o mesmo tema, em:
http://www.vox.com/2014/6/24/5824192/study-smarter-learn-better-8-tips-from-memory-researchers
https://ww2.kqed.org/mindshift/
O artigo publicado na Psicologia Psychological Science in the Public Interest, com base de no Trabalho de Dunlosky, J., Rawson, K., Marsh, E., Nathan, M ., & amp; Willingham, aborda este assunto.
- ACEDER em plataforma Bigthink. ou:
http://bigthink.com/neurobonkers/assessing-the-evidence-for-the-one-thing-you-never-get-taught-in-school-how-to-learn (Tem acesso ao artigo na íntegra)
- ACEDER a outros artigos, sob o mesmo tema, em:
http://www.vox.com/2014/6/24/5824192/study-smarter-learn-better-8-tips-from-memory-researchers
https://ww2.kqed.org/mindshift/
TÉCNICAS de ESTUDO(Breve Síntese):
Interrogatório de Elaboração (Moderada eficácia)
Significa colocar a si próprio questões sobre a matéria e dar como respostas. É uma técnica eficaz para os casos em que já se possui um certo conhecimento sobre os assuntos..
Trata-se de, depois de ler alguns parágrafos do texto, criar uma pergunta : "Por Que x = y".
Auto-explicação (Moderada eficacia)
É uma técnica útil para a a aprendizagem de assuntos abstratos. Explica~se como se resolvem os problemas e dá-se explicações para as escolhas feitas.
Fazer sumários (baixa eficácia)
Trata-se de tentar sintetizar em pequenos textos.
Destacar e sublinhar (baixa eficácia)
Destacar uma ideia ou conceito. É muito popular. aconselha-se que seja utilizada com outras técnicas.
A palavra-chave mnemónica (eficácia baixa)
Trata-se de memorizar Informação com recurso a palavras com um significado semelhante
CRIAR Imagens (eficácia baixa)
Trata-se de criar imagens visuais enquanto se lê os textos, Parece que tem pouca eficácia, quanto mais bocados de texto estão envolvidos..
Reler (baixa eficácia)
A releitura é menos eficaz que as outras técnicas
A releitura concentrada - Volta a ler, com com atenção, após uma primeira leitura foi considerada mais éficaz.
Praticar exercícios (Alta eficácia)
Prática DISTRIBUIDA (eficácia alta)
Alguma vez se questionou se seria melhor estudar a matéria em grande quantidade, ou dividi-la distribuindo-a em pedaços ?
Prática intercalada (eficácia moderada)
Alguma vez se perguntou se voçê é melhor a estudar em blocos e intervalar com outra matéria diferente, por exemplo, problemas?
Sem comentários:
Enviar um comentário