Stevemccurry Just Write
Tema – Pensamentos -
O que nos vai na cabeça!
Objectivos: Conhecer
como funciona o pensamento: pensamentos que ajudam e pensamentos que deitam
abaixo (agridem ou bloqueiam). Regulação dos pensamentos que nos ajudam e dos
que nos deitam abaixo: porque agridem ou bloqueiam: chaps e cheps.
1) Pensamentos que
ajudam: Vou tentar, vou procurar ajuda, vou fazer aos poucos, vou tentar de
novo, vou fazer de outra maneira, vou ver onde me enganei, vamos fazer todos
juntos
2) Pensamentos que
deitam abaixo: Nunca serei capaz, quando me meto nas coisas nunca consigo,
não vale a pena tentar, sou mesmo um zero, detesto-me por isso, tenho que ser o
maior…
Leva uma sova que
nunca mais diz o mesmo; meto-lhe medo e ele desiste, meto uma intriga e dou
cabo dele.
Falar com os alunos
sobre estes 3 tipos de pensamentos.
• Em cartões,
escrever situações: casa, familiares, irmãos, professores, colegas, amigos,
desconhecidos, escola, rua.
• Cada aluno
levanta-se e tira uma situação e representa um dos 3 tipos de pensamento.
Os
outros adivinham, o facilitador comenta e anima.
3) Grupos de 4- 10
minutos prepara/ dramatiza, sketches de 3 minutos
1- Pensamento que
ajuda (1 minuto);
2- Pensamento que
agride (1 minuto);
3- Pensamento que
bloqueia (1 minuto)
CHAPS e CHEPS do
pensamento e do sonho; Ser empreendedor e tomar iniciativas;
deixar-se “derrotar” e desistir, ficar à espera que as coisas “aconteçam” ou da
sorte
4) HAKA! Coro ou
movimento ou grito da turma
5) TPC – Pequeno
texto para dramatização (a dar ao professor no dia seguinte)
- CHAPS e
CHEPS do pensamento: notas da escola, desporto, amigos, amores, família,
professores, educadores, vizinhos, desconhecidos
Extraído de: Programa de promoção de competências pessoais e sociais, auto-regulação e
capital social com adolescentes, Matos, M.; Gaspar,
T.; Ferreira, M.; Tomé, G.; Camacho, I.; Reis, M.; Melo, P.; Simões; C.;
Machado, R. & Ramiro, L. (2011). Programa de Promoção de Competências
Pessoais e Sociais, Auto-regulação e Capital social com Adolescentes [Program
of social and personal skills promotion, self-regulation, and social capital
with adolescents]. Revista
de Psicologia da criança e do adolescente/Journal of Child and Adolescent
Psychology, 3, 165-168.
Sem comentários:
Enviar um comentário