quinta-feira, 21 de março de 2013

Exercício sobre "Pensamentos"

Stevemccurry Just Write

Tema – Pensamentos - O que nos vai na cabeça!
Objectivos: Conhecer como funciona o pensamento: pensamentos que ajudam e pensamentos que deitam abaixo (agridem ou bloqueiam). Regulação dos pensamentos que nos ajudam e dos que nos deitam abaixo: porque agridem ou bloqueiam: chaps e cheps.
Actividades
1) Pensamentos que ajudam: Vou tentar, vou procurar ajuda, vou fazer aos poucos, vou tentar de novo, vou fazer de outra maneira, vou ver onde me enganei, vamos fazer todos juntos
2) Pensamentos que deitam abaixo: Nunca serei capaz, quando me meto nas coisas nunca consigo, não vale a pena tentar, sou mesmo um zero, detesto-me por isso, tenho que ser o maior…
Leva uma sova que nunca mais diz o mesmo; meto-lhe medo e ele desiste, meto uma intriga e dou cabo dele.
Falar com os alunos sobre estes 3 tipos de pensamentos.
• Em cartões, escrever situações: casa, familiares, irmãos, professores, colegas, amigos, desconhecidos, escola, rua.
• Cada aluno levanta-se e tira uma situação e representa um dos 3 tipos de pensamento.
Os outros adivinham, o facilitador comenta e anima.
3) Grupos de 4- 10 minutos prepara/ dramatiza, sketches de 3 minutos
1- Pensamento que ajuda (1 minuto);
2- Pensamento que agride (1 minuto);
3- Pensamento que bloqueia (1 minuto)
CHAPS e CHEPS do pensamento e do sonho; Ser empreendedor e tomar iniciativas; deixar-se “derrotar” e desistir, ficar à espera que as coisas “aconteçam” ou da sorte
4) HAKA! Coro ou movimento ou grito da turma
5) TPC – Pequeno texto para dramatização (a dar ao professor no dia seguinte)
- CHAPS e CHEPS do pensamento: notas da escola, desporto, amigos, amores, família, professores, educadores, vizinhos, desconhecidos
Extraído de: Programa de promoção de competências pessoais e sociais, auto-regulação e capital social com adolescentes, Matos, M.; Gaspar, T.; Ferreira, M.; Tomé, G.; Camacho, I.; Reis, M.; Melo, P.; Simões; C.; Machado, R. & Ramiro, L. (2011). Programa de Promoção de Competências Pessoais e Sociais, Auto-regulação e Capital social com Adolescentes [Program of social and personal skills promotion, self-regulation, and social capital with adolescents]. Revista de Psicologia da criança e do adolescente/Journal of Child and Adolescent Psychology, 3, 165-168.

Sem comentários: