A Cooperativa ECOS (entidade associada da APCEP) acaba de publicar uma ferramenta prática de autoavaliação da participação dos vários actores escolares (docentes, estudantes, famílias, pessoal não docente) na aprendizagem, governança e relações com a comunidade.
A Escala de Referência para Escolas de Cidadania Participativa é uma ferramenta prática de autoavaliação da Participação dos atores escolares na aprendizagem, governança e relações com a comunidade. A Escala pode ser utilizada como um referencial para escolas de toda a União Europeia que pretendam compreender o nível de Participação em que se encontram e que procurem inspirar-se transformando-se em espaços mais participativos.
A Escala foi concebida para ser aplicada por escolas secundárias ou equivalentes. Apesar de poder ser adaptada aos primeiros anos escolares, será importante nesse caso ter em conta os diferentes papéis desempenhados pelo pessoal docente e não docente, pelos estudantes e pelas mães, pais e encarregados de educação, em cada nível escolar. A Escala está organizada por níveis, de forma a que a cada nível seguinte na escala corresponda a um maior nível de Participação dos vários atores escolares e, consequentemente, a um maior grau de promoção da cidadania ativa por parte das escolas.
A versão online pode ser descarregada em: http://democraticschools.ecos.pt/ Esta publicação foi desenvolvida no âmbito do projecto network of democratic Citizenship schools 2015-1- pT01_Ka201-013089, financiado com o apoio da união Europeia através do programa Erasmus +.
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