Is Dyslexia a Brain Disorder?
Brain Sci. 2018 Apr; 8(4): 61.
Published online 2018 Apr 5.
Abstract
Dificuldade específica de leitura de palavras, comumente denominada 'dislexia do desenvolvimento', refere-se à extremidade inferior da distribuição das habilidades de leitura de palavras, mas é freqüentemente considerada um distúrbio do neurodesenvolvimento. Este termo implica que o desenvolvimento do cérebro é pensado para ser interrompido, resultando em um cérebro anormal e disfuncional. Discordamos dessa visão, apontando que não há evidência de qualquer anormalidade neurológica óbvia na grande maioria dos casos de dificuldade de leitura de palavras. A evidência relevante disponível dos estudos de neuroimagem consiste quase inteiramente em estudos correlacionais e de diferenças de grupo. No entanto, certamente existem diferenças nos cérebros sempre que existem diferenças de comportamento, incluindo diferenças de capacidade e desempenho. Portanto, descobertas de diferenças cerebrais não constituem evidência de anormalidade; em vez, eles simplesmente documentam o substrato neural das diferenças comportamentais. Sugerimos que a dislexia é melhor vista como uma das muitas expressões de diferenças individuais onipresentes comuns nos resultados normais do desenvolvimento. Assim, termos como “disfuncional” ou “anormal” não se justificam quando se referem ao cérebro de pessoas com dislexia.
Palavras-chave: dislexia, dificuldade de leitura, cérebro, distúrbio do neurodesenvolvimento, distúrbio neurológico, neuroimagem, fMRI
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