https://digituma.uma.pt/handle/10400.13/4996
Universidade da Madeira
TESE: de MESTRADO:
AUTOR: Ana Catarina Rodrigues Nóbrega
DATA DA DEFESA: 13 de dez 22
RESUMO
O Essencial promover experiências que proporcionem o desenvolvimento de conhecimentos e capacidades, permitindo aos alunos a definição e exploração do seu percurso vocacional (Oliveira & Araújo, 2021). Esta investigação teve como objetivo delinear um programa de intervenção para a promoção do Bem-Estar e da consciência de carreira na infância. O projeto assumiu um design quasi-experimental e utilizaram-se os seguintes instrumentos: a Escala Ludo-jogo das Profissões (Pocinho et al., 2010), a ECCI (Jorge, 2011), o PERMA (versão original de Kern & Butler, 2014, versão portuguesa por Pocinho & Almeida, s.d.), incluindo pré e pós-teste; e ainda, um questionário sociodemográfico acerca dos pais e crianças. O programa foi aplicado numa escola privada da R.A.M, tendo participado 48 alunos do 4º ano com idades compreendidas entre os 9 e os 10 anos, sendo que, 25 integravam o grupo experimental e 23 o de controlo. Realizou-se uma análise qualitativa das sessões e da Escala Ludo-jogo das Profissões, de forma a observar a eficácia da intervenção e identificar os principais contributos do programa de intervenção aplicado. A análise de resultados sugere poucas diferenças significativas nas variáveis estudadas em função dos fatores considerados, remete-nos ainda, para um contributo ao nível das intervenções no âmbito da promoção do Bem-Estar e da Consciência de Carreira. Para esta amostra, não houve diferenças significativas. Futuras investigações poderão incluir uma amostra mais alargada e diversificada que permita a generalização dos resultados
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