Fundação Francisco Manuel dos Santos
Vivemos numa era de hiperconectividade, onde a utilização excessiva de dispositivos digitais pode conduzir à dependência digital. Este fenómeno caracteriza-se por uma ligação compulsiva a tecnologias como a internet, smartphones, redes sociais, cybersexo, jogos e compras online, com impactos negativos na vida pessoal, profissional e social.
Estudos recentes, revelam alterações significativas nos comportamentos, atitudes e estilos de vida da geração millenium, evidenciando a necessidade de uma regulação e utilização saudável do digital. Esta responsabilidade estende-se a governantes, técnicos de saúde, professores e, sobretudo, a famílias.
«Agarrados ao ecrã: quais os impactos da dependência digital?», o novo episodio da Praça da Fundação, reúne Pedro Prostes da Fonseca, autor do livro «Dependência Digital», a arquiteta Bárbara Miranda e o psicólogo Pedro Fernandes, que exploraram os impactos da dependência digital, as estratégias de prevenção e as alterações comportamentais provocadas pelo mundo digital.
Moderação da jornalista Filipa Melo.
Sem comentários:
Enviar um comentário